Novidades

DICAS ESSÊNCIAIS ROMA

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Estive lá em Outubro e fiquei perto de Termini, uma zona mais afastada, sempre andei de Metro, mesmo à noite e nunca me senti inseguro, tens sempre muita gente na rua.
Nessa zona, terás ainda mais movimento, pelo que não acho que tenhas problemas de insegurança.
 

Nika

Membro Conhecido
JeJe disse:
Boa tarde,
Antes de mais parabens por este autentico serviço público de informacoes e partilha.
Estou a pensar ir a Roma, proximamente.
Estive a pesquisar hotéis na net, e apareceu um que me agradou. Fica na zona do Coliseu e Fórum.
Acham a zona segura ? E para visitar Roma a pé? Pela informação que o site disponibiliza parece que fica a cerca de 10/15 minutos de quase todas as atracções.
Preocupa-me a zona, para saber se será seguro passear à noite, tipo ir jantar e regressar a pé ao hotel.
Obrigado pela atenção que possam dispensar.
Olá,
Eu fui com uma amiga o ano passado para Roma e ficamos alojadas precisamente nessa zona. Posso garantir que não achamos a zona nada insegura, pelo contrário, havia muito policiamento. O acesso é fácil a pé para a maioria das atracções e nós vinhamos a pé à noite quer da fonte de Trevi quer da piazza navona. Ao contrário do que podia imaginar, achei Roma uma cidade muito segura ao contrário de p.ex. Barcelona.
Se puder ajudar em mais alguma questão estou ao dispor. :)

Cumpr.
 
Bom tarde gostava de pedir uma ajuda na planificação da minha viagem a Roma em Fevereiro !
Estou lá 4 noites 5 dias!
Mas estamos a pensar um dos dias apanhar o comboio em termini e ir passar o dia a Veneza.
Alguém sabe valor do bilhete ao certo??
 

Bé O.

Membro Ativo
De Roma para Veneza de comboio é uma grande viagem apenas para um dia, a não se que vás de TGV e aí são cerca de 160€ ida e volta e mesmo assim +/- 3h30 de viagem cada trajecto). Ou seja chega-se a Veneza e tens poucas horas para aproveitar a cidade.

Eu se fosse a ti ia a Florença ou a Pompeia bem mais perto ou melhor ainda aproveitava essa estadia em Roma onde há tanto para ver.

Mas cada um sabe de si ;)
 
Obrigada pela dica, pois sei que é puxado para um dia só mas por acaso gostava, deve ser magnifica a cidade!
Sim sim Roma tem muito para ver, tenho que ver bem o nosso percurso, vamos a 19 de Fevereiro :D
obrigada pela ajuda!
registei me a pouco no portal realmente tem dias muito boas, e para quem ama viajar como eu passo horas e ver o site :D
 

ploferreira

Administrador
Staff
Cristina Higino disse:
Obrigada pela dica, pois sei que é puxado para um dia só mas por acaso gostava, deve ser magnifica a cidade!
Sim sim Roma tem muito para ver, tenho que ver bem o nosso percurso, vamos a 19 de Fevereiro :D
obrigada pela ajuda!
registei me a pouco no portal realmente tem dias muito boas, e para quem ama viajar como eu passo horas e ver o site :D
Caso faças questão de ir a Veneza, planeia a viagem de forma a enquadrar essa visita no inicio/fim assim voas para Roma, e no final apanhas o comboio para Veneza e regressas de avião por Veneza, já tens inclusivamente low cost a partir dai.

Desta forma poupas um bilhete de comboio e ficas com mais tempo livre para ver Veneza, de qualquer forma pela minha experîencia em Roma 5 dias não são demais, aconselhava a dedica-los exclusivamente a Roma para não veres as coisas "a correr".
 
Pois eu já tenho o bilhete de avião reservado com chegada e partida em Roma! Pois tens razão andar a correr não tem piada nenhuma!
tenho que ver bem a situação eu e o meu namorado vamos com um casal amigo temos que pensar!*
Não se pode ver tudo da mesma vez LOL
 

AnaRibeiro

Membro Novo
Cristina Higino disse:
Bom tarde gostava de pedir uma ajuda na planificação da minha viagem a Roma em Fevereiro !
Estou lá 4 noites 5 dias!
Mas estamos a pensar um dos dias apanhar o comboio em termini e ir passar o dia a Veneza.
Alguém sabe valor do bilhete ao certo??
Olá Cristina

Se me permite a sugestão, não vá a Veneza. Vá antes a Pompeia que é mais perto e segundo dizem é bastante interessante. O ano passado estive em Roma também 4 dias e a cidade tem muito para ver.
Deixe Veneza para mais tarde, vá lá um dia prepositadamente porque é uma cidade fantástica, adorável, e se for só por algumas horas não vai apreciar nem um terço do que devía.
Tenho a certeza que vai gostar de Roma mas quando um dia for a Veneza tenho a certeza que não vai esquecer mais. Boa viagem.
 
ola ola obrigada pela dica, nós já decidimos que Veneza vai ficar para outra oportunidade!
Nós vamos ficar mesmo por Roma para também não andáramos a correr e ver as coisas :D!
obrigada pela dica :D





2008-Gerês
2010- Sevilha; Puerto de S. Maria; Algeciras; Gibraltar; Algarve
2011-Londres; Algarve
2012- Paris; Monte Sant Michel (frança) lidissimo ; Barcelona
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Cristina Higino disse:
Bom tarde gostava de pedir uma ajuda na planificação da minha viagem a Roma em Fevereiro !
Estou lá 4 noites 5 dias!
Mas estamos a pensar um dos dias apanhar o comboio em termini e ir passar o dia a Veneza.
Alguém sabe valor do bilhete ao certo??
Fazer Roma-Veneza-Roma no mesmo dia?? São mais de 500 km's para cada lado... Deve dar umas 5 horas cada viagem em TGV...
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Cristina Higino disse:
ola ola obrigada pela dica, nós já decidimos que Veneza vai ficar para outra oportunidade!
Nós vamos ficar mesmo por Roma para também não andáramos a correr e ver as coisas :D!
obrigada pela dica :D
Com a Easyjet a voar entre Lisboa e Veneza, é preferível guardar essa cidade para outra altura. Concentre-se em Roma, que já tem imenso que visitar. Numa outra altura, planeie Veneza e dê um salto a Florença, que de comboio é 1:45 para cada lado...
 

B&C

Membro
Muito bom post da Janica.
Todas as dicas são muito importantes para quem está a começar a organizar a viagem a esta bela cidade.
O pormenor dos restaurantes é fantástico!
 
Qualquer coisa sempre disponível, Roma é maravilhosa! super segura, pelo menos nós eramos um casal jovem e, logo no primeiro dia, fomos a pé de uma ponta à outra da cidade sem problemas...atenção que não é para repetir, porque é um estouro para os pés! havia greve e queríamos mesmo aproveitar cada minuto... achamos assustador a estação de metro perto da praça de Espanha, era de noite, seria o último metro (como havia greve, acabou por não haver...), é um corredor super grande, com escadas rolantes super grandes que, se fosse em Lisboa, tenho a certeza que seria aproveitada pelos amigos do acaso... de resto, cidade maravilhosa!
 

André B.

Membro
Olá!!

Estive recentemente em Roma e li, reli, e voltei a ler bastante informação aqui pelo Portal. Depois da minha experiência em terras italianas pensei que seria interessante apresentar as minhas dicas de forma a complementar o que por aqui se escreveu!

Então aqui vai:

- Roma pareceu-me uma cidade muito segura, fiquei alojado na zona de Santa Maria Maggiore (reservei pelo site airbnb). Nunca me senti inseguro. Fiquei com a ideia que as "chamadas minorias étnicas" respeitam muito os turistas, vi sempre muita polícia. Considero uma cidade muito segura mesmo, apesar de nunca ter andado na rua a altas horas da noite porque visitar Roma cansa um pouco;

- Importantíssimo levar dinheiro trocado para o metro, como já aqui foi dito;

- Visitar os Museus do Vaticano o mais cedo possível (9h) porque a meio da manhã enche muito, com muitos grupos que dificultam muito uma visita tranquila. Se tiverem de deixar as mochilas à entrada dos museus, é importante não se esquecerem de levar dinheiro convosco porque há bares a meio e podem sempre aproveitar para comer alguma coisa, e não é muito caro;

- Utilizei os transfers da Terravision porque existe muita informação na internet, mas à chegada aos aeroportos (quer fiumicino, quer ciampino) existem outras companhias, praticamente pelo mesmo preço e com muito menos passageiros. A terravision não me falhou, mas há mais hipóteses igualmente boas;

- A comida é cara... Se forem a um restaurante e estiver na entrada um menu a preço especial, têm de dizer ao empregado que querem aquele menu a preço especial antes de pedirem. Aconteceu-me ver um cartaz que dizia "pizza margerita + bebida = 8 euros" e no final a conta que veio foi (pizza 8.5€ + coca cola 6 € + taxa de serviço 2€) ou seja praticamente mais dez euros e tudo porque eu não disse que queria aquele menu especifico. É preciso ter cuidado com esses detalhes;

- Eles usam muito o primeiro e segundo prato. No caso de quererem uma refeição de massas podem pedir um primeiro prato e dividir por dois (no caso de estarem acompanhados por uma pessoa ;-)) e depois um outro segundo prato e novamente dividir. Assim fica uma refeição mais em conta...

E pronto, basicamente acho que é isto...
 
Olá!

Uma dúvida, em relação à viagem de comboio do aeroporto para o hotel, falam do Leonardo Express e de outro que faz mais paragens e é mais barato, apanham-se os dois na mesma zona do aeroporto ou nem por isso? Encontra-se com facilidade este mais barato? Eu vou para o aeroporto de Fiumicino.

Obrigada
 
André Brito disse:
- A comida é cara... Se forem a um restaurante e estiver na entrada um menu a preço especial, têm de dizer ao empregado que querem aquele menu a preço especial antes de pedirem. Aconteceu-me ver um cartaz que dizia "pizza margerita + bebida = 8 euros" e no final a conta que veio foi (pizza 8.5€ + coca cola 6 € + taxa de serviço 2€) ou seja praticamente mais dez euros e tudo porque eu não disse que queria aquele menu especifico. É preciso ter cuidado com esses detalhes;
Concordo com tudo menos com a parte da comida. Se nos guiarmos pelo Foursquare e pelo Yelp conseguimos comer barato.
 

TeK

Membro Conhecido
Vanda ambos os comboios se apanham no mesmo local, estão praticamente lado a lado e compensa o mais barato se o objectivo for poupar algum.

Quanto à comida também não achei nada cara, desde que fujam aos sítios mais turísticos (nas Plazas, etc) e saibam escolher, deixo uma ideia, eles habitualmente comem dois pratos, sendo o primeiro considerado entrada, por exemplo para nós é o equivalente a um prato normal (uma pizza, uma pasta, etc) e são mais em conta, ou seja, acaba por sair mais caro a bebida se forem para o vinho do que os pratos em comparação. Almocei Carbonaras a 3,00€, comi fatias de pizza a 1,5€ e Capuccinnos a 0,50€, é uma questão de explorar bem os locais.
 
Top