Novidades

Danos em bagagem

TREPADOR

Membro Conhecido
Boa tarde.

No passado mês fiz uma viagem pela Ryanair, sendo que ao chegar ao destino, verifiquei que a minha mala de porão estava partida.
Dirigi-me de imediato ao balcão que presta assistência à Ryanair, onde fiz a reclamação.
A referida reclamação foi encaminhada para a companhia dentro do prazo sendo que obtive resposta ao fim de poucos dias, até aqui tudo a correr bem...
O problema é a proposta da Ryanair, que se propõem uma indeminização de 50€ por uma mala redigida (grande), que tem um custo de mercado de 150€.
Recusei a proposta, afirmando que o valor proposto não cobre os danos, tendo enviado fotos da mala, bem como o link da loja com o preço para uma mala semelhante.
Até ao momento não obtive qualquer resposta da companhia, apesar da minha insistência.
Contactei a ANAC que me respondeu não ser da competência deste organismo a mediação do conflito, pelo que questiono qual a melhor forma de pressionar a Ryanair, sem ter de recorrer à via judicial.
Agradeço desde já os contributos.

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Infelizmente não há grandes opções, pode sempre "ameaçar" recorrer à via judicial, mas as companhias por norma sabem que ninguém vai iniciar um processo por um valor tão baixo.
Em relação à mala quantos anos têm? Por norma costumam a depreciar o valor da indemnização com base no número de anos de utilização.

A titulo de Curiosidade, há uns anos aconteceu-me o mesmo na TAP e eles questionaram o valor da mala e a data de compra e com base nestes dados ofereceram um voucher para comprar uma mala numa empresa parceira - no meu caso acabou por não ser um valor mau, no entanto também não foi o valor da mala nova!

TREPADOR

Membro Conhecido
Pelo que pude apurar, as companhias podem fazer o que bem entenderem, uma vez que não existe nenhum organismo a que os lesados possam recorrer e um processo judicial não compensa.
Basicamente entregam uma mala completamente partida ao ponto de não ser possível continuar viagem, sendo que após reclamação ao não aceitar a miséria que é proposta como indeminização, deixam de responder aos emails.

ploferreira

Administrador
Staff
Viva @TREPADOR,

Efetivamente e uma situação complicada pois colocar um processo por um valor pequeno não compensa, o que irias receber a mais em indemnização gastaras com um advogado.
Podes tentar Recorrer ao CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo para ver se conseguem ajudar neste caso, sei que algumas companhias são obrigadas a responder ao Tribunal do consumo e a decisão deste e valida , coma vantagem de não ter qualquer custo. A única questão aqui e que não sei se as companhias serão obrigadas a responder e nesse caso nada feito.