Novidades

[Crise] - Sinais de Mudança

PEQUENA SEREIA

Membro Novo
Bom dia a todos.
Muito se fala de crise :( !
E porque este é um espaço dedicado a viagens, e gostamos sempre de "cortar" um pouco a rotina e sair do nosso dia-a-dia para descontrair e relaxar um pouco, eu pergunto se mudaram alguns hábitos para economizar um pouco mais e poder desfrutar, nem que seja, de um fim de semana, ou dia, diferente?
E que modalidades de viagens começaram a fazer mais?

Aproveito para dizer que gosto sempre de partir à descoberta de locais novos, sejam perto ou longe de casa, ande de carro ou a pé ;) .
Mas ultimamente faço mais pedestrianismo (até porque muito locais que encontramos na Natureza são bem "escondidinhos"!), levo sempre as refeições de casa, procuro alojamento como parques de campismo (bungalows), casas de turismo rural e etc.
E vocês? Mudaram de hábitos? Que opções tomaram?
Agradeço a partilha e as sugestões.

P.S.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Viva,

Um topico a abrir a semana bem interessante!! De fato as n/atitudes estão a mudar com a crise que nos assola. Se queremos poupar durante um ano para as n/merecidas férias de uma ou duas semanas no paraiso, temos de fazer opções e as minhas foram as seguintes:

Na altura das festas populares de Junho compro um mealheiro de barro e o coloco em segredo e a minha esposa diariamente ou no fim de semana uma multa (só notas, nunca moedas) e partimos o mesmo passado um ano. Conseguimos juntar o valor das férias. Para se conseguir isso aos fins-de -semana não circulamos de carro optando pelas bicicletas, não vamos a Shopings, e não saímos á noite,jantares e almoços fora só uma vez por mês e compras do supermercado fracionadas pelas necessidades de uma semana, optando também pela leitura e caminhadas.

Como sou pescador desportivo, quando saio com os amigos para a Galiza, desde Finisterra até Ferrol, dividimos as despesas a meias do gasóleo , portagens e cada um leva uns petiscos para serem partilhados por todos.

Ou seja no geral temos de empreender mais a nossa vida social com os outros, partilhar despesas e sairmos juntos , casais , amigos, etc.

Boas viagens e..boa semana!
Pedro
 

luaviajante

Membro
Olá pequena sereia, nós somos 3 e à partida no próximo ano seremos 4, antes de termos a pequena costumávamos ir um pouco à aventura, para além de pelo menos uma semana sairmos rumo às Caraíbas, depois apareceu a pequena, e começamos a fazer mais férias cá, vamos uma semana às caraíbas na mesma, outra viagem mais pequenita, e depois ficamos pelo Algarve, agora com um novo rebento as coisas devem alterar ainda mais, no próximo ano e como as previsões não são as melhores devemos ficar-nos por uma das ilhas espanholas e o resto das férias passaremos no Algarve.
O que nos espera com estas mudanças todas não fazemos ideia, vamos esperar para ver, alteramos alguns hábitos sobretudo ao fim de semana que íamos regularmente passar fora, comer fora e neste momento acabamos por estar mais em casa e na casa dos meus pais, depois como vamos a trabalho várias vezes para fora do país aproveitamos e juntamos quando dá uns dias de férias.
 

badbones

Membro Conhecido
Eu deixei de comprar viagens em agencias (a poupança que obtenho disto é brutal mas tambem tem a ver com os meus destinos).
Procuro o melhor preço para o avião e assim que tenho uma boa oportunidade aproveito.
Quanto ao hotel varia bastante. Nos casos que vou visitar uma cidade qualquer coisa limpa e com WC privativo serve, se vou para relaxar já procuro uma coisa melhor.
Quanto às refeições o almoço pode ser cachorros, pizzas, qualquer coisa comprada no supermercado. O jantar é que já é em restaurante. Vinho só dá casa.
No meu caso somos só dois e ainda nos podemos dar a alguns luxos mas tentamos equilibrar as coisas. Hoteis de 5* rarissimo, restaurantes caros apenas 1 x por semana (ferias).
 

saitam

Membro
boas

badbones, ontem comprei a minha viagem numa besttravel pelo mesmo preço da dominicanatours.....

em relaçao à crise, para irmos de ferias somos 3 nesta conjuntura actual é 1 bocadito dificil, mas fazendo 1 esforço poupando aki e ali consegues o dinheiro para a viagem
eu ja tive anos em ke nao fui(como podem ver na minha assinatura), mas cheguei ao final do ano e o meu dinheiro era o mesmo.... ou seja ia 1 fim de semana à serra da estrela e 1 fim de semana ao algarve gastava kuase o mesmo dinheiro ke fosse 1 semana pas caraibas...
eu tambem só tenho 1 semana de ferias por ano de resto tou sempre a trabalhar por isso VOU!!!
ainda esta semana falei com 1 casal amigo ke este ano no alvarve 15 dias gastaram 1300€, perfiro 1 semana nas caraibas do ke 15 dias nos algarve..
so se vive 1 vez e o meu vicio (além do tabaco) sao as viagens......portanto irei
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Pequena Sereia

Até ao momento, felizmente, ainda não senti necessidade de deixar de fazer algo que gosto por causa do "papão" crise.
Quando assim for, deixo de comprar as minhas férias em agências, e passo a comprar tudo pela net, como muita gente já o faz. Secalhar também passo a ir menos vezes a neve, para que no verão, pelo menos, possa fazer as férias que tinha estipulado.
Em relação ao tipo de férias que procuro mais, no verão é boas praias e de preferência juntar cultura nas mesmas férias, é uma combinação perfeita, no Inverno é neve sem dúvida alguma :).

Cumprimentos
 

PEQUENA SEREIA

Membro Novo
pedro de barros disse:
Viva,

Um topico a abrir a semana bem interessante!! De fato as n/atitudes estão a mudar com a crise que nos assola. Se queremos poupar durante um ano para as n/merecidas férias de uma ou duas semanas no paraiso, temos de fazer opções e as minhas foram as seguintes:

Na altura das festas populares de Junho compro um mealheiro de barro e o coloco em segredo e a minha esposa diariamente ou no fim de semana uma multa (só notas, nunca moedas) e partimos o mesmo passado um ano. Conseguimos juntar o valor das férias. Para se conseguir isso aos fins-de -semana não circulamos de carro optando pelas bicicletas, não vamos a Shopings, e não saímos á noite,jantares e almoços fora só uma vez por mês e compras do supermercado fracionadas pelas necessidades de uma semana, optando também pela leitura e caminhadas.

Como sou pescador desportivo, quando saio com os amigos para a Galiza, desde Finisterra até Ferrol, dividimos as despesas a meias do gasóleo , portagens e cada um leva uns petiscos para serem partilhados por todos.

Ou seja no geral temos de empreender mais a nossa vida social com os outros, partilhar despesas e sairmos juntos , casais , amigos, etc.

Boas viagens e..boa semana!
Pedro
Obrigada Pedro pela tua partilha:)
Gostei da ideia do mealheiro, já tentei isso, mas nem sempre é fácil! Quando precisamos de umas moeditas e não temos na carteira, lá nos socorremos do mealheiro, porque sabemos que ali tem! E depois de ir uma vez ao pote............é difícil resistir depois!
Realmente temos mesmo de aprender também a partilhar as coisas. Posso dizer que tentamos sempre fazer passeios, férias ou até mesmo fins de semana, com outros amigos. Se uma vez vamos na nossa viatura, na próxima vamos na deles! E acredita que é bem vantajoso, acabamos por sair mais e a preços relativamente baixos!
Também apreciei a opção de evitar shopings, andar mais de bicicleta, mas confesso que às vezes é bem dificil seguir estas opções! Por comodismo talvez!

Bem, como se diz: "no poupar é que está o ganho"!
Feliz 2013

PS
 

PEQUENA SEREIA

Membro Novo
luaviajante disse:
Olá pequena sereia, nós somos 3 e à partida no próximo ano seremos 4, antes de termos a pequena costumávamos ir um pouco à aventura, para além de pelo menos uma semana sairmos rumo às Caraíbas, depois apareceu a pequena, e começamos a fazer mais férias cá, vamos uma semana às caraíbas na mesma, outra viagem mais pequenita, e depois ficamos pelo Algarve, agora com um novo rebento as coisas devem alterar ainda mais, no próximo ano e como as previsões não são as melhores devemos ficar-nos por uma das ilhas espanholas e o resto das férias passaremos no Algarve.
O que nos espera com estas mudanças todas não fazemos ideia, vamos esperar para ver, alteramos alguns hábitos sobretudo ao fim de semana que íamos regularmente passar fora, comer fora e neste momento acabamos por estar mais em casa e na casa dos meus pais, depois como vamos a trabalho várias vezes para fora do país aproveitamos e juntamos quando dá uns dias de férias.
Olá:)
Com a família a crescer, é bem preciso uma boa gestão familiar!
Eu gosto de qualquer tipo de férias, desde que me leve para "fora" da rotina está excelente! Não me importo nada de acampar, fazer as refeições, fazer pic-nic, e outros.....
As ilhas espanholas são também boa opção: preços baixos, vantagens para crianças com idades inferiores aos 12 anos (em alguns operadores), animação, gente bonita, praia e sollllllllll!
Obrigada pela partilha.

Feliz 2013

PS
 

Matilde Sofia

Membro Ativo
Olá olá
Sou novata no forum e novata em ferias.
Só fui ainda á Madeira,a Espanha e a São Miguel

Mas tenho o desejo de um dia conseguir ir até Tailandia,Bali,Nova Zelandia..
tudo viagens super económicas :bye:

mas a esperança está cá sempre..essa do mealheiro é muito bom..mais ideias?
eu viajp é muito durante o ano em Portugal,por acaso hoje foi o dia de contactar hoteis e ja marquei as varias ferias para este ano..
mas como dizia o sr do mealheiro,talvez se eu poupasse nelas tmb eram um bom começo nera..
.Até "dói" ler alguns reports por aqui
 

Madrugador

Membro Novo
Ola :)

Para já, somos apenas 2 e temos a noção que se a familia aumentar, será mais dificil juntar dinheiro!

Para já, tomamos algumas medidas:

Jantar fora - Apenas em ocasiões especiais, ou jantares de grupo. Por norma, apenas 1 vez por mes.

Cinema - Redução no num. de vezes

Shopping - apenas quando queremos mesmo comprar algo.

Supermercado - 1 vez por mes, as compras "maiores", sempre com lista. Pequenas compras feitas a meio do mes para comprar aquelas coisas "basicas".Seguir SEMPRE a lista.

Mensalmente anotamos todas as despesas que temos e temos sempre em conta quais as despesas pontuais do mes seguinte (seguro carro, aniversarios......)...
 

carla08

Membro Conhecido
Eu tento levar uma vida minimalista, viver com o essencial, nada de excessos, mas também nada de radicalismos. Tento acima de tudo um equilíbrio entre o espiritual e o material :)
Adoro viajar, jantar fora, são coisas que sempre irei gostar ;)
Dispenso idas a shoppings, cinema, cabeleireiros, e afins

Assim vou conseguindo gerir as contas...
 

engenheiro82

Membro Novo
Nos ultimos anos como trabalho fora de Portugal nao tenho sentido a "Crise" mas sempre gosto de voltar ao meu Portugal para umas boas ferias.....
Mas quando estava em Portugal optava sempre por fazer uma vida regrada, sem extravagancias.... a unica extravagancia era mesmo fazer umas boas jantaradas.
Em relacao as ferias sempre fui desde pequeno com meus pais para o Algarve porem com o passar dos anos comecei a notar a falta de educacao por parte das gentes ligadas ao Turismo Algarvio e comecei a frequentar o nosso pais vizinho sendo que ate era mais barato e de melhores condicoes.
A questao do mealheiro tambem o fazia em que no final de cada dia tudo o que fosse trocos em moedas ate notas de 5euros colocava dentro do mealheiro mas atencao era um mealheiro em barro nao fosse cair em tentacao e abri-lo antes do tempo ahahahahah
 
Top