Novidades

Conselhos Cuba

falancio

Membro Novo
Boa tarde Pessoal,

Tenho lido alguns tópicos e vou meter aqui todas as dúvidas que ainda tenho e contar a minha situação actual.

Simples, somos 2 casais e queriamos mais que os 9 dias. Vamos 14 dias. Marcamos voos separados de hoteis. Vamos para casas particulares 3 noite inicialmente para Havana, depois seguimos 2 noites em Trinidad e depois seguem-se 6 noites num Resort (Perla Blanca) em Cayo Santa Maria. Finalizamos com mais uma noite em Havana antes de voltar.

No final prometo vir aqui mostrar todos os passos que usei. A verdade é que com vistos, seguros, voos, dormidas, resorts.. está a ficar-me manifestamente mais barato que todas as propostas de agências. Mas temos tido trabalho... :p

Dúvidas:
-> Consulta do Viajante? Sim ou Não? Não obrigatório e conheço muitas pessoas que vão e não pensam sequer nisso...
-> Já foram a alguma quinta de tabaco? Qual é o valor que devo estar à espera?
-> Repelentes, alguma marca que aconselhem?
 

TPinto

Membro
Olá Falancio,
Estive em Cuba em 2015 e desde já garanto que vai adorar ;)
1º- Consulta do Viajante: Nós não a fizemos. Se lá voltar não faria e sinceramente na situação atual não acho que seja necessário, mas se tiver algum receio informe-se melhor com eles.
2º- Repelentes: Eu costumo usar dois:
- Previpiq tropics com 50% Deet para países onde pode haver risco de contágio (é forte, se não me engano só se pode meter uma vez por dia porque irrita a pele)
- Previpiq Outdoor 30% Deet para países onde é só para evitar as picadas

Boa viagem
 

Ana G

Membro Novo
Olá,

Cheguei há poucos dias de Cuba e também fiz viagem independente. No cayo santa maria estive no mesmo hotel! No que puder ajudar, disponha :)

Vamos às dúvidas:

-> Consulta do Viajante? Não fiz... não achei necessário. Tinha feito uma consulta relativamente há pouco tempo para outro destino e achei que não havia necessidade de outra consulta ou mais vacinação.

-> Já foram a alguma quinta de tabaco? Fui à plantação de tabaco "Alejandro Robaina" em Pinar del Rio. Há uma visita guiada que tem o custo de 2 CUC's por pessoa e depois têm lá um funcionário já de muita idade a enrolar e a fazer charutos. Esse simpático senhor faz um charuto e as pessoas deixam-lhe alguma moeda. Quando estive em Vinãles fiz um tour em caminhada pelo parque nacional e estive numa casa de camponeses onde outro senhor explicava a técnica de enrolar o tabaco, deixava experimentar e onde vendia a uma preço baratíssimo. Neste tour por vinãles o guia voltou a explicar todo o processo do cultivo do tabaco, foi até mais interessante que a visita à quinta.

-> Repelentes, alguma marca que aconselhem? No cayo santa maria senti necessidade de usar o repelente e das vezes em que não usei arrependi-me. Usei o "tabard" que me foi recomendado na consulta do viajante.

Boa viagem!!!
 

Neia Alves

Membro Novo
Boa tarde! Desculpe a intromissão Falancio, mas vou colar-me ao seu post! :)
Eu e o meu marido vamos para Cuba no dia 31/05, estamos 3 noites em Havana e depois partimos para o Cayo Santa Maria, onde vamos estar 5 noites. Ando a estudar o custo de uma viagem (tipo bate e volta, só um dia) a Trinidad a partir do Cayo Santa Maria. Já dei uma vista de olhos nos preços das excursões, mas acho esse tipo de passeio não nos enche as medidas... Pelo seu roteiro percebi que vai estar em Trinidad e depois é que parte para o Cayo Santa Maria. Como vai fazer essa ligação e qual o custo?
 

Ana G

Membro Novo
Boa tarde! Desculpe a intromissão Falancio, mas vou colar-me ao seu post! :)
Eu e o meu marido vamos para Cuba no dia 31/05, estamos 3 noites em Havana e depois partimos para o Cayo Santa Maria, onde vamos estar 5 noites. Ando a estudar o custo de uma viagem (tipo bate e volta, só um dia) a Trinidad a partir do Cayo Santa Maria. Já dei uma vista de olhos nos preços das excursões, mas acho esse tipo de passeio não nos enche as medidas... Pelo seu roteiro percebi que vai estar em Trinidad e depois é que parte para o Cayo Santa Maria. Como vai fazer essa ligação e qual o custo?
Olá Neia,
a questão não foi para mim mas penso que posso ajudar.

A viazul faz a rota Trinidad- cayo Santaa Maria, por exemplo. E outras empresas também farão julgo eu.
 
  • Gostar
Reações: rum

Neia Alves

Membro Novo
Olá Neia,
a questão não foi para mim mas penso que posso ajudar.

A viazul faz a rota Trinidad- cayo Santaa Maria, por exemplo. E outras empresas também farão julgo eu.
Olá Ana G! Toda a ajuda é bem-vinda! Desde já obrigada pela dica! Sabe onde é a paragem da via azul no cayo Santa Maria? Tenho que comprar bilhete com antecedência certo? Onde é que o posso fazer?
 

Ana G

Membro Novo
Olá novamente :)

Não faço ideia onde pára a viazul no cayo por acaso. Utilizei quase sempre a viazul em Cuba mas esse trajeto não fiz. Como queria ir a Sta Clara fiz Trinidad-Sta Clara na viazul (no autocarro que depois seguiu para o Cayo), mas depois fui de taxi de Sta Clara até ao Cayo.

Eu comprei os bilhetes todos online com antecedência (Viazul). No site vão aparecendo os lugares que ainda estão disponíveis. é sempre possível comprar os bilhetes na hora e vai encontrar muita gente que o faz. Eu optei por comprar com antecedência para não ter nenhuma surpresa :)
 

Neia Alves

Membro Novo
Olá novamente :)

Não faço ideia onde pára a viazul no cayo por acaso. Utilizei quase sempre a viazul em Cuba mas esse trajeto não fiz. Como queria ir a Sta Clara fiz Trinidad-Sta Clara na viazul (no autocarro que depois seguiu para o Cayo), mas depois fui de taxi de Sta Clara até ao Cayo.

Eu comprei os bilhetes todos online com antecedência (Viazul). No site vão aparecendo os lugares que ainda estão disponíveis. é sempre possível comprar os bilhetes na hora e vai encontrar muita gente que o faz. Eu optei por comprar com antecedência para não ter nenhuma surpresa :)
Estive a ver os horários no Site do Viazul e não dá para ir e vir no mesmo dia pelos horários que lá tem...
 

rum

Membro Conhecido
Boa noite @Neia Alves estive a olhar para mapa e são quase 200 km... Se é para ver Trinidad parece-me que a viagem é demasiado longa para ir e voltar no mesmo dia... não verás muito.
 

Neia Alves

Membro Novo
Boa noite @Neia Alves estive a olhar para mapa e são quase 200 km... Se é para ver Trinidad parece-me que a viagem é demasiado longa para ir e voltar no mesmo dia... não verás muito.
Eu sei que é distante, mas penso que é exequível fazer um passeio de um dia para conhecer a cidade. A ideia seria passear e sentir o local, sem ter que entrar em todos os museus e outros pontos de interesse. E "desenjoar" da rotina do resort! O meu marido queria muito umas férias de pulseirinha, e conseguiu convencer-me apenas por ser Cuba e por antes dos dias de praia estarmos em Havana, que é uma das cidades que eu mais queria conhecer! Sei que o ideal seria ficar pelo menos uma noite, mas estou a trabalhar com o que tenho! E estou a tentar avaliar alternativas às típicas excursões dos operadores...
 

Ana G

Membro Novo
Eu sei que é distante, mas penso que é exequível fazer um passeio de um dia para conhecer a cidade. A ideia seria passear e sentir o local, sem ter que entrar em todos os museus e outros pontos de interesse. E "desenjoar" da rotina do resort! O meu marido queria muito umas férias de pulseirinha, e conseguiu convencer-me apenas por ser Cuba e por antes dos dias de praia estarmos em Havana, que é uma das cidades que eu mais queria conhecer! Sei que o ideal seria ficar pelo menos uma noite, mas estou a trabalhar com o que tenho! E estou a tentar avaliar alternativas às típicas excursões dos operadores...
Trinidad é maravilhosa. Vale bem a pena passar lá uma noite. Mas vale sempre a pena lá ir mas será uma viagem bem cansativa. Se os horários da viazul não dão terá que ser táxi particular então julgo eu... pode ver preços na plataforma yotellevo ou na pickocar mas penso que não cobrem a zona do cayo. Fica portanto com a hipótese de negociar la na hora um táxi...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Sim isso existe e muito nas ruas de Havana, como diz esse guia se alguém se aproximar a perguntar se precisamos de ajuda em principio deve ter segundas intenções.
Aconteceu-me isso, por acaso o Cubano levou-me a lugares que nem fazia ideia que existiam, e que só mais tarde começou a aparecer em reports e nos guias.
Depois começou com a conversa da falta de dinheiro e pediu para comprarmos algo, lá compramos, mas tenho a certeza que ele depois voltou lá para receber o dinheiro.
"Cai" no esquema, com alguma noção disso, mas como até passamos ali umas horas interessantes, até não dei o dinheiro por mal empregue.
 
  • Gostar
Reações: Nin

kareca

Membro Ativo
Já agora, aproveito o tópico para uma questão:

Vou lá em Setembro e entretanto estive a ler que é obrigatório seguro de saúde. Qual fizeram? (para quem não comprou pacotes de viagem)

Obrigado
 
Cheguei há poucos dias de Cuba e também fiz viagem independente. No cayo santa maria estive no mesmo hotel! No que puder ajudar, disponha :)
Olá.
Desculpe estar a perguntar mas marcamos para ir a Cuba no fim do ano. Estamos a viver no Luxemburgo A minha dúvida é: temos de tirar um visto? Como o podemos fazer, já que marcamos de forma independente?
 
Última edição por um moderador:
Top