Novidades

Concordia

Sandra C.

Membro Novo
Boa tarde

Vou participar, pela primeira vez, em um cruzeiro. O Perfumes do Mediterrâneo, no Costa Concordia, com partida de Barcelona a 24 de Maio. Já alguém viajou no Costa Concordia? Quais as recomendações?

O circuito inclui Palma de Mallorca, La Valletta (em Malta), Palermo, Civitavecchia/Roma e Savona (Itália). Recomendam as excursões da companhia? Ou acham que é melhor ir por própria conta e risco?

Obrigada.

 

RuiXpto

Membro Ativo
Ola Sandra,

Fiz este mesmo cruzeiro com a Costa e com o mesmo barco em Outubro de 2009. Nada a apontar. O percurso tinha algumas diferenças nomeadamente Napoles em vez de Roma, Tunes em vez de La Valleta. Com a companhia fiz em Savona a excursão ao Monaco, já que achei longe para arriscar sozinho e na altura fiz Pompeia a partir de Napoles para beneficiar de guia. As excursões com a Costa são caras (como com todas as companhias!!!) e as cidades podem perfeitamente serem visitadas por sua iniciativa já que os portos não são afastados (pelo menos os que conheço, já que Roma e La Valleta não conheço).

Qualquer duvida, não hesite em perguntar.

Cumps

Rui
 

jfreitas

Membro Conhecido
Era uma vez um navio... novinho!!! A única coisa que me deixou a pensar, foram as declarações de passageiros "os barcos desfaziam-se mal batiam na água"... titanic II ?????
 

Nuno

Administrador
Staff
Até parece impossível como nos dias de hoje com a tecnologia existente estes acidentes podem acontecer :(
 

jfreitas

Membro Conhecido
Até parece impossível como nos dias de hoje com a tecnologia existente estes acidentes podem acontecer :(
é mesmo isso. Nada podia ter corrido pior com um dos barcos mais modernos do mundo. Horas e horas de formação às tripulações para saber agir nestes casos e instala-se o caos, Salva-vidas que se desfazem. Rochas não cartografadas? E não há sonares? O comandante abandona o navio antes da transferência dos passageiros. é uma lista de erros que assusta...
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Quanto ao barco... é novinho e acredito que facilmente recuperável, a menos que, exista alguma tempestade que arraste o navio até ao canyon existente na zona... mas isso não me parece provável.

Quanto aos botes a desfazerem-se... acho um relato exagerado, possivelmente face ao desconhecimento das pessoas e pânico que têm tendência a ampliar o que verdadeiramente aconteceu... acredito numas cordas a rebentarem, numas boias a saltarem, mas não acredito em botes salva vidas a desfazerem-se... eles são bem preparados e até para situações bem mais extremas, por isso em relação a isso, para mim não passam de exageros que quem viveu um bom susto.

O acidente em si, é muito estranho... conheço a electrónica de barcos mais pequenos e é impressionante o seu detalhe... agora, o que pode acontecer neste navio é que face à sua dimensão, a manobrabilidade é muito difícil, por isso, se alguma rocha foi detectada, certamente o navio não teve tempo de corrigir a rota a tempo de a evitar.
Por exemplo, um navio petroleiro, que vá a velocidade cruzeiro e que sofra um problema nos seus motores, só pela força de arrasto do barco, pode navegar por cerca de 1 a 3 kms mais até que fique "parado".

Quanto ao capitão... para mim nestes paquetes de luxo, o capitão é apenas o palhaço mor de um circo... é a personagem contratada para passear a coroa do barco, animar uns jantares etc... quem realmente opera o barco não é o capitão que provavelmente não deve passar mais de 1 ou 2 horas diárias na ponte. Esta minha "imagem" do capitão de cruzeiros é bem personificada no capitão deste navio... um verdadeiro capitão dava ele a noticia pelos intercomunicadores, e seria sem duvida o ultimo a deixar o navio... o problema é que hoje em dia estes "capitães" são pagos para justificarem os tradicionais jantares, para acompanhar alguns "guests" com isso fazerem-nos sentirem-se mais VIPs para que mais tarde voltem a viajar pela companhia e até mesmo para que façam certas aquisições durante a companhia (como é o caso de vinhos caros e champanhes), para além disso, ainda fazem companhia a algumas senhoras que anseiam por um bom bocado passado com o "capitão" do navio....
Podem dizer que tenho uma visão radical... mas acreditem que não é distorcida da realidade...

Agora... este capitão está bem tramado... pensava ele que o seu salário chorudo era um mar de vantagens, esqueceu-se é que ser "capitão" é em ultima análise o responsável mor de todo o navio.. Se houve erro humano (mesmo que fosse do cozinheiro) a responsabilidade é do capitão, abandono de navio naufragado com pessoas a bordo, pelas leis do mar pode ser homicídio (se houver mortos) que pode ou não ser involuntário, pois o abandono de náufragos é crime... por exemplo... um "barqueiro" que numa tempestade tem um homem ao mar e lhe atira uma bóia, mas abandona o local para "salvar" o barco... se o homem ao mar morrer, o "capitão"/barqueiro pode e deverá ser condenado, pois existiu o tal crime de abandono de naufrago. A única "hipotese" que um Capitão tem de se livrar de tal responsabilidade e se conseguir provar que o naufrago já estava morto ou que sofreu um motim a bordo e nesse caso, tem de apontar o responsável/responsáveis pelo motim...
Ou seja, em ultima análise, esta capitão deverá ser colocado numa cela e deitada a chave fora.


Estou agora a lembrar-me de um caso antigo também com um paquete... nos EUA uma vez um capitão afundou um navio e foi acusado pk passou por cima dumas Rochas... o Capitão sempre se defendeu porque segundo o mapa, aquelas rochas e naquele momento da maré deviam estar a maior profundidade... estudos feitos e concluiu-se que as rochas estavam correctamente mapeadas pelo que a defesa do capitão foi "por terra", no entanto ele insistiu e concluiu-se que afinal a altura da maré devia ser mesmo suficiente, pelo que o caso se tornou quase paranormal... após longos meses de estudos lá se descobriu algo que todos desconheciam, é que estes paquetes, face ao seu peso e velocidade fazem com que o mar "desça" até 2 metros à sua volta, e isto foi uma "noticia que revolucionou as cartas marítimas, pois rochas que estão por exemplo a 12 metros de profundidade, se passar um navio destes por cima, ficam apenas com 10 metros de água acima...
Questiono-me agora, se não terá sido algo semelhante a acontecer... ou seja, pensarem que determinadas rochas estariam a X mts de profundidade, havendo o erro de não "deduzir" o tal efeito de afundamento do barco...
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Acho que alguém vai ficar preso muito tempo...
Ele não foi contra rochas mas sim contra terra (rochas)
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
in DESTAK

Uma manobra arriscada realizada pelos cruzeiros que visitam a ilha de Giglio, que passam muito perto de terra e lançam foguetes de saudação, terá estado na origem do desastre do Costa Concórdia.

Os funcionários e testemunhas, citados pela AP, disseram hoje que é normal os navios cruzeiros fazerem uma saudação aos habitantes da ilha muito perto de terra, o que é uma manobra arriscada para um navio de 114,5 mil toneladas.

O navio cruzeiro afundou depois de bater num recife de apenas 300 metros de profundidade depois de passar muito próximo da ilha de Giglio, na Toscânia, na sua rota para Savona, no norte da Itália.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
in DESTAK

Uma manobra arriscada realizada pelos cruzeiros que visitam a ilha de Giglio, que passam muito perto de terra e lançam foguetes de saudação, terá estado na origem do desastre do Costa Concórdia.

Os funcionários e testemunhas, citados pela AP, disseram hoje que é normal os navios cruzeiros fazerem uma saudação aos habitantes da ilha muito perto de terra, o que é uma manobra arriscada para um navio de 114,5 mil toneladas.

O navio cruzeiro afundou depois de bater num recife de apenas 300 metros de profundidade depois de passar muito próximo da ilha de Giglio, na Toscânia, na sua rota para Savona, no norte da Itália.
Mas que raio de jornalistas são estes???? eles lêem o que escrevem???
Todos os dias encontro erros grosseiros nos jornais, incluindo em jornais como o Publico e o Económico... é por demais... gostava mesmo de saber a que se deve tanta incompetência...

Esse "artigo" foi claramente o mau resultado de uma péssima tradução de noticias da AP... então o/a jornalista diz que o navio afundou depois de bater num recife "de apenas 300 metros de profundidade"??? então mas será que a expressão 300 metros não lhe soou "demasiado"... eu sei que o navio era gigantesco, mas também não é preciso exagerar... já imaginaram o tamanho de um navio com um calado de 300 mts????????
Na realidade os cruzeiros possuem um calado de cerca 10 mts, sendo que neste navio em particular, ronda os 8,5 mts quando completamente carregado.

Agora em relação à actualidade do caso...
Pelo que se sabe, estes navios estão equipados com uma programação de rota pré-definida pela empresa e no caso de existir algum desvio soam os alarmes nos escritórios em terra (é tipo piloto automático nos aviões)... ora, o navio fez um desvio de cerca 5 milhas náuticas (quase 10kms) face à rota original, o que só terá sido possível havendo o desligamento dos controlos automáticos e isso implica inclusivamente o desligamento dos alarmes. Pelo que se sabe, a empresa Costa já confirmou que existiu esse "desligamento" e que o mesmo não foi autorizado e era do completo desconhecimento da empresa.

Em relação ao embate, existem testemunhas que afirmam que o navio passou demasiado perto da costa na aproximação ao porto. Ora a zona possui um local de mergulho que se chama "Le Scole" e que está registado como tendo uma profundidade média para o mergulho de 25 mts e profundidade máxima de 60 mts (mergulho recreativo vai no máximo aos 40mts de profundidade), mas no entanto possui algumas rochas que afloram até à superfície e existem alguns navios mais pequenos que costumam passar até entre essas rochas.
Na minha opinião, este navio passou mesmo por cima desse local, pois segundo as fotos o navio possui uma rocha incrustada no casco a não mais que 1 mt de profundidade em relação à linha de água, o que prova que a rocha onde embateu teria de estar mesmo à superfície (e não a 300 mts como o destak ridiculamente afirma).
Mas vamos esperar pelas conclusões oficiais... agora resta lamentar a perca de provavelmente mais de 10 vidas humanas, graças ao mau trabalho de alguém...
 
Top