Novidades

Compras on -line ...

tobias

Membro Novo
Bom dia,

Não consigo conceber quem ainde pense que o negócio das agências "físicas" tenha os dias contados, só porque proliferam as ditas agências online, que não oferecem quaisquer tipo de garantias ao cliente final (quando as coisas correm mal).
Aliás a maior parte delas nem são associadas da APAVT, ou seja, qualquer reclamação em termos de conflito deixa de poder ser intervencionada pelo Provedor de Cliente (como já explicou e bem o colega do forúm APimentel).
A maior parte das agências online pertencem a grupos económicos ou a empresas sem rosto definido, que estão sedeadas em qualquer parte do mundo onde lhes seja mais proveitoso, abrem e fecham num ápice, são detidas por outras ou outros grupos, fruto das conveniências dos momentos, quando damos por ela, já foram!!

As agências portuguesas físicas (como qualquer empresa) também apresentam os seus riscos, como foi o caso da Marsans (espanhola) sedeada em Portugal, contudo julgo ser mais fácil a resolução da não conformidade, em última instância há uma entidade a quem podemos reportar.

Todos temos consciência da morosidade dos processos e das difulcades de resolução inerentes, mas garantidamente a posição do cliente sai mais reforçada se recorrer à Figura do Provedor do Cliente, que passo a citar:


QUEM É?
O Provedor é uma figura pública de comprovada integridade e sólida experiência profissional que está à disposição dos clientes, para apreciar, com independência, qualquer reclamação, sugestão ou comentário sobre o serviço de transporte colectivo de passageiros.

É UM ÓRGÃO INDEPENDENTE.
O Provedor do Cliente é um serviço autónomo e gratuito, com estatuto próprio. Zela pelos interesses e direitos legalmente protegidos dos clientes, analisa as reclamações/sugestões/comentários e emite pareceres e recomendações aos Conselhos de Administração das Empresas, de forma imparcial, a fim de serem implementados ajustamentos funcionais e regulamentares, tendentes a melhorar a qualidade do serviço prestado.

O QUE PODE FAZER?
O Provedor pode solicitar e obter com rapidez, de todos os serviços das empresas, informações e esclarecimentos necessários à formulação de um juízo independente e proceder a todas as averiguações que considere necessárias para a instrução de processos que corram termos na Provedoria, desde que não colidam com a Constituição e com as Leis.

COMO RECORRER?
Todos os clientes poderão recorrer ao Provedor do Cliente sempre que considerem que os seus assuntos não foram correctamente tratados. As reclamações/sugestões/comentários deverão ser dirigidas para:
Provedor do Cliente
R. do Bolhão, 170; 4000 - 111 Porto

Tel.: 222074450 – Fax: 223403810
E-mail: [email protected]



Ainda há bem pouco tempo, neste fórum o colega, pedronb, cujo testemunho se intitulava "Destinia e Dominicanatours ou a ultima vez que fui a 1 aeroporto "
é bem elucidativo da dificuldade acrescida de comunicação/resolução de problemas, com agências on-line.
Mesmo se tratando de agências físicas os problemas poderão ser de difícil resolução, imagine-se com estas.

Fico estupefacto, incrédulo, por continuar a assistir a comentários de que comprar on-line é que é bom e barato, contudo, não deixo de perceber existir muita insegurança, por parte dos clientes, aquando das transações monetárias e documentais efectuadas e respectivos procedimentos via on-line.

Não tenho algum interesse corporativista numa agência de viagens, nem tão pouco trabalho nessa área, apraz-me deixar aqui o meu comentário apenas para reforçar que é tudo uma questão de querer correr mais ou menos riscos, porque esses existirão sempre quer pela via "física" ou on-line.
Quanto aos valores evidenciados pelas duas vias não consigo conceber diferenças tão abismais como são aqui referidas. Já viajo há muitos anos, quer por motivos profissionais quer pessoais, e também utilizo a ferramenta on-line para fazer n simulações, no entanto valido sempre os valores on line com os do "agente de viagens físico" e as diferenças são por vezes residuais. Mesmo que as diferenças sejam consideráveis, há que fazer a análise de risco, e esse também tem de ser contabilizado.

Julgo que os testemunhos aqui deixados neste fórum, deveriam contribuir para um esclarecimento sério e útil para quem viaja, porque através daquilo que vou lendo, apercebo-me de algumas opiniões gratuitas e avulsas sem qualquer tipo de fundamento, que podem induzir em erro os menos atentos e constituir em si mesmo uma opinião "enviesada" e cor de rosa, ao fazerem passar a ideia de que é melhor a compra on-line, feita de forma desprotegida. Na verdade, todos sabemos que existem muitos casos de insucesso e problemas por resolver que não são denunciados.

As questões pertinentes que deverão ser equacionadas por todos os compradores on-line são:

E se algo corre mal, constitui problema?
Como fazer em caso de reclamação?A quem me devo dirigir?
Existe alguma entidade/figura que me possa defender em última instância?
O valor do dinheiro é importante para mim?
Não me importo de correr riscos elevados?
...


E para aqueles que tanto gostam da via on-line aqui deixo uma dica, que foi colocada num post meu há algum tempo atràs, para responder a um colega do forúm:

A propósito de reservas pela Logitravel, não sei se conheces a Best Travel, mas esta rede de agências disponibiliza desde há uns meses atrás a plataforma da Logitravel (mesmo formato) com a vantagem de poderes fazer a compra on-line através da escolha de qualquer agência Best Travel a nível nacional. A vantagem deste serviço é poderes fazer a compra on-line com a salvaguarda de uma agência de viagens "física" por detrás. Fazes tal e qual como na logitravel, só tens de escolher a agência pretendida (por área de residência ou outro critério à tua escolha), se algo correr mal julgo ser mais fácil reclamar.



É tudo uma questão de análise de risco!

Até breve!

Tobias
 

Flecha

Membro Conhecido
mais... comprei as minhas duas viagens este ano via online e telefone!
zero problemas.. uma na logitravel outra na d-viagem...nunca fui a uma loja fisica.
Risco? talvez tenhas um pouco de razão, mas no meu caso foi zero porque ambas têm lojas fisicas.
Escolhi-as porque foram as que fizeram mais barato e no caso da D-viagem vieram entregar tudo à porta de casa por transportador, inclusive, aviso de mudança de horarioss de avião.

O risco há em tudo o que se faz na vida. são opções, cada um com uma.
O que seria do azul, se todos gostassemos do amarelo?

e nestes dias, o valor monetario mais baixo, supera o medo do risco de correr mal, que diga-se francamente, contam-se pelos dedos as vezes que isso acontece.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá tobias...

Um fórum reflete apenas a opinião dos seus participantes... todas têm o mesmo valor...

Aceito que se tenha medo e aceito que não se tenha...

Compreendo o teu ponto de vista mas não posso concordar totalmente...

Se as agências prestassem um bom serviço, eu era cliente assíduo de agências, mas são muito mais as experiências negativas que tenho com agencias do que com as reservas directas que fiz e acredita que foram bastantes...

Tudo tem a ver com credibilidade... muitas agencias on-line são uma fraude da mesma forma que muitas fisicas tb o são...

O desempenho e a qualidade de serviço de cada uma não tem a ver com o canal mas sim com o fornecedor...

Muitas das agencias on line são um segundo canal de vendas das agencias fisicas e muitas vezes com nomes diferentes para apagarem o "mau nome" que tinham como agencias fisicas...

O fórum serve exactamente para que cada um possa expor as suas ideias e quem lê possa formular as suas conclusões...

Não dá para meter compras de viagens on line no saco do não presta e as fisicas no saco bom.

existem muitas agencias on line credíveis e com níveis de qualidade de serviço muito elevado. Existem operadores que praticamente já só operam on line.

No dia em que as agencias começarem a saber vender viagens, em vez de tentarem "enfardar" pacotes em promoção... eu concordo contigo...

metade das viagens que fiz não as conseguiria fazer sem reservar directamente o que queria... porque as respostas eram sempre as mesmas... "isso não é possivel" ou então os valores que me pediam tratavam de transformar os meus desejos em impossibilidade...

Podia citar aqui dezenas de exemplos... alguns no limite do inconcebivel...

Acho que tem de haver muita cautela na compra de viagens on line bem como nas reservas directas (vôos hoteis operadores) Mas isso não significa que deva limitar as viagens que faço, ao gosto ou interesse comercial da agencia... apenas significa que devo ter cuidado!!! tal como a comprar num agencia fisica...

É para isso que servem também os fóruns como este... para que se possa avaliar, através da experiencia de outros, a qualidade dos fornecedores.

há riscos?? claro que há!!! alguns clientes da marsans (mero exemplo) também devem ter ponderado os riscos... e viu-se o que aconteceu.. os clientes das empresas independentes que fecham portas com dezenas de clientes pendurados...

A minha opinião é, como já disse, que passa tudo por uma avaliação cuidada do que se faz...

Reconheço que andar atrás de menos 10 ou 20 euros numa viagem é uma perfeita estupidez e muitas vezes troca-se a credibilidade do vendedor pelo preço praticado... quando vamos atràs do "preço maravilha" temos tendência a esquecer o risco que corremos... Se assim não fosse não havia charlatões...

Mas "patos" há em todo o lado... em quem compra on line ou quem compra em loja... dispostos a cair na cantiga de um "belo negócio"

Não quero dizer que não há bons negócios mas... o pai natal não existe.. certo?


Resumindo... penso que o problema das agências fisicas é que se formataram para vender pacotes pré-desenhados dos operadores... esqueceram a mais valia que representa para o cliente construir a "viagem dele" à medida dos seus sonhos e expectativas...

Sem mais valias acrescentadas ( conhecimento dos destinos, que em alguns casos é mentira em cima de mentira perante quem os conheçe melhor) abriram espaço à venda on-line...

Por outro lado não vejo qual é o risco de comprar bilhetes de avião na companhia aérea, reservar hotel e transferes directamente e fazer um BOM seguro de viagem...

Se ganho no preço e faço a viagem como quero... o que é que a agência tem para me oferecer???

Um caso: Maldivas.. o hotel meeru leva com 90% dos turistas nacionais.. existem mais 90 hoteis que podem ser marcados directamente e incomparavelmente melhores. Porque raio hei-de chegar a uma agência e a primeira ideia é enfiarem-me no meeru???
e se digo que gostava de ir para ellaidhoo??? dizem-me que não é possível... ou então apresentam-me um preço 3x superior... para eu desistir...

NO dia em que as agências recuperarem a mais valia que já tiveram... e trabalahrem para o cliente em vez de trabalharem para o operador que dá melhores condições... quando se deixarem de vender pacotes 2x1 e tentarem construir viagens à medida do cliente... eu volto a ser fã das agências.. fisicas ou on-line.
 

paulojmb

Membro Novo
- LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE (exemplo retirado de um qualquer site de uma prestigiada agencia de viagens )
Se depois de ler continuarem com vontade de reservar na Net, eu admiro-vos
(O nome foi substituído por (...) e o tamanho do texto aumentado 30xs)

Determinada informação incluída no website da (…) foi cedida pelos prestadores de serviços que se oferecem no referido website. A (…) não se responsabiliza pela veracidade dos conteúdos ou das erratas que possam aparecer de determinada informação.

Dentro do website podem realizar-se links a outros websites dos quais (…)não tem controlo e cujo conteúdo não é responsável. De igual forma (…)não será responsável pela disponibilidade técnica das páginas web às quais o usuário aceda através do seu website.

O usuário assume sob sua exclusiva responsabilidade os danos ou prejuízos que, e, seu caso, poderão derivar do aceso a ditos conteúdos, assim como de qualquer outro dano ou prejuízo ocasionado ao seu sistema informático por qualquer material descarregado ou de qualquer modo obtido através do uso dos serviços ou por qualquer perca de dados derivada de descarregar dito material.

Assim sendo, (
) não se responsabiliza pelos danos ou prejuízos derivados das infracções de qualquer usuário que afectem os direitos de outro usuário, ou de terceiros, incluindo os direitos de copyright, marcas, patentes, informação confidencial e qualquer outro direito de propriedade intelectual e industrial.

(…) não se responsabiliza pelos danos e prejuízos causados ao usuário em caso de impossibilidade de prestar os serviços objecto das presentes condições gerais de uso, em casos de força maior, caso fortuito ou outras causas não imputáveis ao mesmo. Igualmente, (…) igualmente, não será responsável pelo uso inadequado do serviço como consequência de trabalhos de mantimento, ou de uma configuração defeituosa do equipamento informático do usuário, ou da insuficiente capacidade para suportar os sistemas informáticos necessários para a utilização dos serviços oferecidos.”
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá Paulo


São estas as razões que te levam a não fazer compras de viagens pela net???

Nunca leste um contrato de viagem ou as condições gerais de um catálogo fisico de um operador de viagens?

O que colocaste não tem nada a ver com viagens mas sim com a necessidade de qualquer site ou qualquer empresa de se precaver contra o oportunismo de processos estupidos.. tipo acedi ao site e não fui avisado que enquanto estava ligado o meu computador podia avariar (como em qualquer outra altura).

Ou seja: o contrato de viagem entre a agência/operador e o cliente é rigorosamente o mesmo se a viagem for comprada na net ou na agência fisica.

Compreendo e aceito perfeitamente que tenhas receio de comprar viagens pela Net.

Mas as "condições" que colocaste têm apenas a ver com as condições de utilização do site.. É profundamente errado que possam servir de argumento.

É evidente que quando compro viagens pela net não o faço na primeira agência que me aparece e não compro sem aferir a credibilidade que essa agência tenha. Claro que jogo pelo seguro. Mas tenho o mesmo comportamento numa agência fisica...

A internet ou o balcão da agência são apenas canais de vendas

Para complementar...

A informações que colocaste foram retiradas do site da Halcon...

As partes que realmente interessam (contratos de viagem combinada, de viagem avião + hotel, etc) também lá estão, no mesmo texto.

Apenas transcreveste a parte que não diz respeito à venda de viagens...
 

tobias

Membro Novo
Compras on-line...

Bom dia J Freitas,

Ao ler os teus comentários, fiquei um pouco indignado, na forma/conteúdo como descreves os profissionais das agências de viagem. Sabendo que este portal pretende ser um espaço de opinião livre e sem interesses sobre o sector de actividade que trabalha com viagens, julgo de “mau tom” os termos utilizados, que denotam uma opinião parcial e extremamente redutora desta classe profissional.
Como disseste e bem não podemos colocar tudo no mesmo saco, digo o mesmo em relação a estes profissionais. Reconheço que não é fácil encontrar o “agente de viagens” que nos agrade, durante anos fui cliente de agências diferentes, isto porque faltava sempre qualquer coisa, às vezes não é em simpatia, mas sim em conhecimento sobre os locais a viajar. Contudo também tem de haver algum bom senso , não posso exigir a um técnico de agência de viagens que conheça mundo, sabendo que a sua receita salarial não lhe permite, ir muito longe, apesar das ofertas e algumas vantagens que lhes estão associadas.
Todos nós já fomos confrontados com péssimos profissionais, daqueles que mal olham para nós quando entramos ou até desprezam, dos que não tem qualquer brio profissional e como tal, tanto lhes faz vender para aqui, aquolá ou aquoli, dos que não tem quaisquer tipo de conhecimentos sobre os “produtos” que vendem, ...
No entanto também há o outro lado da barricada, tenho no meu agente de viagens uma pessoa de grande profissionalismo, rigor, dedicação e conhecimento de todos os aspectos regulamentares e geográficos (conhece mundo!). Nunca me vendeu a “viagem de pacote”, aliás, não o faz por príncipio, no entanto eu próprio já lhe solicitei “pacotes” ou “semi-pacotes” de viagens quando considero interesse monetário nisso. O que eu quero dizer é que por regra vende aquilo que lhe peço, formatado ou não, o itinerário é sempre feito de acordo com os meus interesses. Às vezes até agradece porque já levo o “trabalho de casa feito” (voos, hotel,...).
O que procuro quando compro na agência física é a eventual assistência pós-venda para o caso de não conformidades, aconselhamento técnico e pesquisa de operadores múltiplos em fontes seguras e um “rosto” em quem confiar, para além de uma entidade associada da APAVT. Isto faz a diferença entre algumas agências on-line e as físicas, porque o produto em si, esse é rigorosamente, o mesmo!

Termino o meu comentário com uma célebre frase de Eugène Delacroix:

“Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que é preciso corrigir muita coisa; a segunda é que não se deve corrigir demais.”


Tobias
 

jfreitas

Membro Conhecido
tobias disse:
Bom dia J Freitas,

Ao ler os teus comentários, fiquei um pouco indignado, na forma/conteúdo como descreves os profissionais das agências de viagem. Sabendo que este portal pretende ser um espaço de opinião livre e sem interesses sobre o sector de actividade que trabalha com viagens, julgo de “mau tom” os termos utilizados, que denotam uma opinião parcial e extremamente redutora desta classe profissional.


Tobias: se há alguém que dorme de consciencia tranquila quanto a este aspecto sou eu porque em 2200 mensagens colocadas neste portal, não há 1 que tente influenciar, tenha contactos ou faça apologia de uma agência, de um operador, de uma promoção ou lá do que for... em fóruns relativos a destinos.


Em relação ao portal, se não fosse um espaço aberto, plural e desprovido de quaisquer interesses eu não participava nele. Como moderador passo o tempo (muito tempo) que por aqui ando exactamente a velar para que não existam aproveitamentos e a informação colocada seja desprovida de interesses ou possa induzir em erro quem a lê... Eu e os restantes moderadores e administrador.

Por outro lado a minha posição até é claramente contrária a qualquer possivel interesse nesta ou naquela entidade, portanto não percebi onde queres chegar com a tua informação.


Como disseste e bem não podemos colocar tudo no mesmo saco, digo o mesmo em relação a estes profissionais. Reconheço que não é fácil encontrar o “agente de viagens” que nos agrade, durante anos fui cliente de agências diferentes, isto porque faltava sempre qualquer coisa, às vezes não é em simpatia, mas sim em conhecimento sobre os locais a viajar. Contudo também tem de haver algum bom senso , não posso exigir a um técnico de agência de viagens que conheça mundo, sabendo que a sua receita salarial não lhe permite, ir muito longe, apesar das ofertas e algumas vantagens que lhes estão associadas.
Todos nós já fomos confrontados com péssimos profissionais, daqueles que mal olham para nós quando entramos ou até desprezam, dos que não tem qualquer brio profissional e como tal, tanto lhes faz vender para aqui, aquolá ou aquoli, dos que não tem quaisquer tipo de conhecimentos sobre os “produtos” que vendem, ...
No entanto também há o outro lado da barricada, tenho no meu agente de viagens uma pessoa de grande profissionalismo, rigor, dedicação e conhecimento de todos os aspectos regulamentares e geográficos (conhece mundo!). Nunca me vendeu a “viagem de pacote”, aliás, não o faz por príncipio, no entanto eu próprio já lhe solicitei “pacotes” ou “semi-pacotes” de viagens quando considero interesse monetário nisso. O que eu quero dizer é que por regra vende aquilo que lhe peço, formatado ou não, o itinerário é sempre feito de acordo com os meus interesses. Às vezes até agradece porque já levo o “trabalho de casa feito” (voos, hotel,...).
O que procuro quando compro na agência física é a eventual assistência pós-venda para o caso de não conformidades, aconselhamento técnico e pesquisa de operadores múltiplos em fontes seguras e um “rosto” em quem confiar, para além de uma entidade associada da APAVT. Isto faz a diferença entre algumas agências on-line e as físicas, porque o produto em si, esse é rigorosamente, o mesmo!

Termino o meu comentário com uma célebre frase de Eugène Delacroix:

“Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que é preciso corrigir muita coisa; a segunda é que não se deve corrigir demais.”


Tobias
Não entendo porque ficaste indignado com a minha resposta. Não insultei ninguém, não acusei ninguém, não afirmei nada que não seja a minha experiência pessoal enquanto "consumidor" de viagens...

Este tópico foi criado por ti para dares a tua opinião sobre a validade das agências de viagens no contexto actual do turismo... certo?

Como tópico aberto à discussão expuz a minha opinião, respeitando integralmente a tua.

Defendes a compra de viagens através de agências...

Eu defendo a compra de viagens utilizando os canais de venda que me forem mais vantajosos (sejam operadores externos, internos, agencias, internet, marcação directa de hoteis e vôos) De acordo com as vantagens de cada um, para cada situação expecifica, defendo a livre escolha.

O que tem isto de errado? Ofende alguém?

Critico as agencias de viagens por não se saberem adaptar ao mercado aberto e à possibilidade de livre escolha. Eu já não preciso de ir a uma agência de viagens marcar uma viagem de avião. Já não preciso de ir a uma agência de viagens marcar um hotel.

Posso fazê-lo no conforto da minha casa, da mesma forma que faço a gestão da minha conta bancária sem ir a uma agencia bancária, ou compro bilhetes para um concerto musical.

Tenho város amigos ligados a agências de viagens e é exactamente esta ideia que lhes transmito. Têm de se adaptar e deixar-se de vender pacotes pré-formatados que eu posso comprar em qualquer lado a preços inferiores...

Não pensei que o que disse indignasse alguém, sinceramente!

Da mesma forma que achas que é um risco comprar viagens on line, tens de aceitar que muitos participantes deste fórum se sentem bem a comprar on line e não têm razão de queixa. Podem ter ou não ter más experiencias com agencias físicas.
 

RAP

Membro Novo
...eu aconselho mesmo a acabar com a "internet". O e-commerce em particular, O e-learning, o e-government e a Internet em geral.

Só vejo é poucas vergonhas na net, e informação, muita informação. E agências que me querem vender "produtos" mais baratos, e outros mais caros, os malandros. E fóruns que discutem estas coisas e outras igualmente interessantes. E desinteressantes tmbém leio às vezes.

E todas as milhões de empresas que estão presentes na "rede", andam enganadas...e a enganar.

E parar a televisão, os Jornais e a rádio, e a publicidade que subverte os espiritos. O novo ópio do povo.

E já agora...tentar travar a lua...porque eu gostava sempre de ver a lua quando olhasse para cima...

Abraço amigo (irónico, mas com respeito, eu espero)

PS.
a questão é que o e-commerce é prefeitamente imparável. E as emprensas apreceberam-se disso. E quem não se aprecebe disto vai ter alguma dificuldade em sobreviver comercialmente.

...e tanto me enganam as "da rede" como as "fisicas"...alargando isto a todo o tipo de comercio e de serviços, e não só às agências de viagens obviamente.

Reforço o abraço


Rui
 
Top