Novidades

Caminhadas na Madeira

escapadelas

Membro Novo
Boa noite.

Dirijo-me aqui aos caminhantes do fórum, que possam dizer de sua justiça quanto ás caminhadas imperdiveis (veredas e levadas) na ilha da Madeira.
Tenho 4 dias completos para me esticar à vontade e visto que a Madeira tem dezenas de trilhos pedestres, queria saber de viva voz, alguém que já tivesse feito alguns, que possa partilhar a sua opinião sobre os que acha serem os melhores.
Em 1992 fiz o Rabaçal - 25 fontes ou Risco, mas não me recordo qual - era o que seguia em frente - porque um deles, a certa altura tinha que se sair para a esquerda, e esse não fiz.
Quanto a equipamento (calçado apropriado, luz, etc), existe percursos que exigem ir bem apetrechado? Quais?

Boas viagens a todos!
 

escapadelas

Membro Novo
levada do caldeirão verde
levada do ribeiro frio-portela
pico areeiro-pico ruivo ou achada do teixeira-pico ruivo

estas que citei são as 'imperdiveis'. pode ver mais informaçoes aqui: http://clicksnatura.wordpress.com/

quanto ao vestuário, levar sempre roupa quente, calçado apropriado e uma lanterna no caso de haverem tuneis :)
Boas.

Obrigado pelas dicas.
Em principio vou fazer o caldeirão verde, com possivel continuação até ao caldeirão do inferno, vamos lá a ver se me aguento. Alguém sabe se continua através de levada ou é vereda? Será mais quanto tempo até lá?
Também quero fazer as 25 fontes, mas já li que fecham o acesso de carro ao Rabaçal e temos que vir depois do passeio tudo a pé até cá acima à estrada e acho que é um bom esticão. Será que vedam o acesso só na altura do verão ou é todo o ano?
O Pico Arieiro-Pico Ruivo-Achada do Teixeira e o Ribeiro frio-Portela, vou deixar para quando for à Madeira com alguém que não goste muito destas andanças e me apanhe e à cara-metade na outra ponta do percurso.

Abraços e Bjs.
 

mokas

Membro Conhecido
Olá :)


Pelo que me parece poucas pessoas têm feito essas caminhadas pela Madeira. Tenho acompanhado o teu tópico e visto a falta de respostas ao mesmo.

Por isso venho aqui sugerir que faças um report quando voltares desta tua viagem. O que te parece?

De qualquer forma, boa viagem e boas caminhadas!!! :)
 

escapadelas

Membro Novo
[sub]Boas.[/sub]

[sub]Parece que é o que me resta...a não ser que entre no fórum dos ingleses, de certeza que eles falam das caminhadas da Madeira às carradas.[/sub]
[sub]De qualquer forma, depois da minha viagem, vou tentar reportar aqui o mais pormenorizadamente possivel as minhas caminhadas...a não ser que me falte a coragem na última da hora, como parece acontecer aos membros do fórum. [/sub]


[sub]
Olá :)


Pelo que me parece poucas pessoas têm feito essas caminhadas pela Madeira. Tenho acompanhado o teu tópico e visto a falta de respostas ao mesmo.

Por isso venho aqui sugerir que faças um report quando voltares desta tua viagem. O que te parece?

De qualquer forma, boa viagem e boas caminhadas!!! :)
[/sub]
 

mokas

Membro Conhecido
[sub]Boas.[/sub]

[sub]Parece que é o que me resta...a não ser que entre no fórum dos ingleses, de certeza que eles falam das caminhadas da Madeira às carradas.[/sub]
[sub]De qualquer forma, depois da minha viagem, vou tentar reportar aqui o mais pormenorizadamente possivel as minhas caminhadas...a não ser que me falte a coragem na última da hora, como parece acontecer aos membros do fórum. [/sub]

Olá :)

Não me parece que seja falta de coragem de outros membros aqui do portal, mas sim mesmo falta de experiência. Pois já li aqui comentários de pessoal que fez algumas levadas, ou caminhadas madeirenses , mas nada de realmente muito sério com material apropriado e tal. Daí te ter falado em fazeres um report para divulgares esta outra forma de conhecer belas paisagens.

Eu sou fã de caminhadas, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de ir até à Madeira. :blush:
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas,

Eu apesar de ser um apaixonado pelas caminhadas, quando fui à Madeira não ia com intenções de fazer nenhuma, mas o vicio falou mais alto e acabei por fazer o PR2 ao Pico Ruivo... não ia com nada preparado, nem sequer tinha visto nada sobre isso... foi mesmo chegar lá de carro, ver a placa a dizer PR2 e virar-me para a minha namorada e pronto lá fomos à aventura... nem roupa, nem calçado decente levava-mos... posso dizer que ao subir, apanhamos muitas nuvens e apanhamos muito frio porque ia-mos de t-shirt (tal como disse, não ia-mos preparados para nada disso)... ao subir fomos grande parte do tempo a ser acompanhados pelo Sr. (não me lembro do nome) que tomava conta do refugio e que nos ofereceu um cafezinho (oferece a todos os caminhantes pelo que percebi)...

A caminhada foi brutal e chegar lá acima valeu mesmo a pena... provavelmente pelo facto de não "fazer conta" o que é certo é que foi uma caminhada que me marcou muito... foi pena a visibilidade ser muito fraca por causa do nevoeiro, pois em dias limpos dizem que as vistas são brutais...

mais tarde ainda hei-de fazer a ligação entre Pico Ruivo e Areeiro, mas tem de ser numa férias com mais calma...

O que te posso aconselhar é a veres o wikiloc, e veres lá o que o pessoal fala e aconselha... esta é fácil, e com paisagens muito boas... a subida é um pouco íngreme nalgumas zonas, mas faz-se bem... com vento pode assustar um pouco quem tiver menos experiência, pois estás a subir pelos "costados" da montanha. Ida e volta são somente 6kms pelo que é uma caminha muito rápida.
 
Olá pessoal das caminhadas.

Preciso da vossa ajuda, pela primeira vez vou à Madeira e queria aproveitar para ver paisagens inesquecíveis. Para isso o mais certo é ter que fazer uma caminhada ou levada mas tenho um problema... muita má forma fisica!! :(

Conhecem algumas caminhadas/levadas fáceis de fazer? Quais?

Obrigado
 

escapadelas

Membro Novo
Olá Hélio,

tens uma caminhada facilima, que é o trilho que te leva aos balcões, que se inicia no Ribeiro Frio e cujo término é nos ditos balcões com uma vista fabulástica (imperdivel). Para entrares em forma esta é a melhor que podes fazer, para começar.
Depois, tens também a levada do risco e das 25 fontes, que se iniciam no mesmo ponto (Rabaçal) e pelo que me lembro (levada do risco) não é muito exigente.

Boas caminhadas
 
Obrigado Escapadelas!!

Tb já tinha visto essa caminhada dos Balcões e já a coloquei na agenda!! Em relação à outra caminhada, tens ou alguém tem mais alguma informação sobre ela? Um mapa, duração, etc?

Obrigado
 

escapadelas

Membro Novo
Obrigado Escapadelas!!

Tb já tinha visto essa caminhada dos Balcões e já a coloquei na agenda!! Em relação à outra caminhada, tens ou alguém tem mais alguma informação sobre ela? Um mapa, duração, etc?

Obrigado
Boas,

dá uma espreitadela no comentário acima da LadyP84 que menciona lá um site interessante e não deixes de navegar um pouco pelo Wikiloc, tens ainda este site muito completo de caminhadas: http://pedestrianismo.blogspot.pt/2007/03/madeira-percursos-pedestres.html.

Boas caminhadas
 

Marta

Membro Novo
Já visitei a Madeira e adorei. Quero muito voltar e era isto que queria mesmo encortrar, algumas dicas para caminhadas na natureza. Achei as vossas sugestões muito interesssantes. Obrg
 

Carina Moreno

Membro Novo
Alo a todos..

Também sou nova aqui pelo Forúm mas posso ajudar-vos um pouco.
O ano passado em Julho, fiz a Levada do Caldeirão Verde, até ao Caldeirão do Inferno. São cerca de 13km, mas que se fazem muito bem. A verdade é que não estávamos no pico do Verão e os dias até estavam com algumas nuvens, acho que estas condições climatéricas favoreceram a caminhada.

Não éramos experts em caminhadas, aliás até temos profissões bastante sedentárias e não fazemos grande desporto, por isso posso vos descansar e dizer que não foi assim tão cansativo, muito pelo contrário.
Pelo meio temos uma paisagem verdejante fantástica e imensas quedas de água. Temos também o antigo caminho dos cursos de água, que ainda estão activos apesar do volume de água ser quase inexistente. Como esta é uma das caminhadas mais conhecida, e por isso mesmo mais concorrida...a única dificuldade que surge por vezes é a organização de quem passa primeiro nestes trilhos mais sinuosos e mais estreitos. Temos depois de passar por 3 tuneis, pouco iluminados e claro com alguma lama, mas pouca ;)

Recomendo que levem calçado confortavel, lanterna de mão (ou do telemovel) e se quiserem podem depois tentar dar um mergulho no Caldeirão do Inferno uma queda de água...Atenção que a água é fria, têm muitas rochas para entrar também na água.

A caminhada para pessoas com algum ritmo como nós, mas inexperientes nestas coisas das caminhadas, durou 2h30 para lá e para cá acho que não chegou às 2h. Foi bom, é um bom programa e adorei.

Vou tentar colocar aqui algumas fotos ;)
 

tinocas

Membro Ativo
Levadas fáceis de fazer, bem curtas e interessantes:
Levada dos balcões, que sai de Ribeiro Frio.
Levada do Pico das Pedras ao parque das queimadas, em Santana
Levada do Risco, em Ribeiro Frio.
São as três curtas e que dá perfeitamente para fazer com crianças.
Mais longas e lindas, aconselho as 25 fontes e a do Caldeirão Verde( ano passado não conseguimos ir até ao Caldeirão do Inferno, a estrada estava cortada), São duas levadas lindas, a das 25 mais exigente, por causa das escadas. Ambas com muitas cascatas, durante o percurso.
A levada do Pico do areeiro ao Pico Ruivo, o ano passado encontrava-se cortada, mas muita gente ignorou os avisos. Eu ainda fiz um pedaço, mas aviso que oi piso é terrível e as escadas não têem fim. Também é um local, onde o nevoeiro costuma cobrir tudo, não deixando ver a paisagem nem o caminho. Não aconselharia a esta a quem não tenha um a boa preparação física.
Não esquecer as lanternas, impermeável e botas de caminhada. Levar também um agasalho, porque refresca muito em ambos os percursos.
Vou ver se faço um, relatório sobre as levadas da Madeira, já fiz umas quantas.
Este ano quero ver se faço mais umas, para juntar ao curriculum
 

pedroatg

Membro Novo
Olá vou vos deixar aqui um guia para fazer umas boas caminhadas pela Madeira.

Podem consultar a informação no site ou na aplicação para Android, para quem tiver.
A aplicação tem algumas vantagens, como por exemplo ver a sua posiçao por GPS, entre outras coisas.

Mas com o site já dá para ter uma boa ideia do que vão encontrar no caminho.

Android App: WalkMe | Levadas Madeira
Site: Madeira Levadas Walks Guide

Se tiverem algum duvida especifica sobre alguma levada, estão a vontade e espero poder ajudar.

Pedro
 

ClaraVieira

Membro Ativo
Olá!
No ano passado estive na Madeira em Agosto, e fiz algumas caminhadas. Rabaçal, 25 fontes, caldeirão verde/caldeirão do inferno. Como referiu tinocas, o percurso do caldeirão verde para o caldeirão do inferno encontrava-se encerrado, mas como tínhamos o percurso no gps, do geocaching arriscamos, queríamos muito fazer este percurso. Como estava encerrado havia algumas partes um pouco mais complicadas e que era preciso mais atenção. Só ia eu e o meu namorado, um pouco mais a frente encontramos um grupo de pessoas que também arriscou, mas estavam um pouco perdidos, pois o trilho não tinha indicações. Esse grupo de pessoas desistiu pois já estava a ficar um pouco tarde. Nós continuamos sozinhos... O percurso do caldeirão até ao caldeirão do inferno é muito giro e vale muito a pena, o local final propriamente dito não achei nada de extraordinário , mas o percurso sem dúvida.

Regressamos e a noite começava a aparecer, quando chegamos ao carro que tinha ficado estacionado no inicio do percurso para o caldeirão verde já eram 21h30min..mas valeu a pena :)

Neste tipo de caminhadas além de roupa apropriada e alguns mantimentos, água, e pelo menos umas barras energéticas e fruta, para quem não quiser ir muito carregado. É essencial uma boa lanterna, existem muitos túneis os quais são impossíveis passar sem iluminação. Ainda tivemos que auxiliar um casal de Alemães que estavam a tentar fazer o percurso com uma pequena lanterna que não iluminava nada.

E acima de tudo aproveitam a paisagem mas sempre com cuidado !
 

rita.mar

Membro
Estivemos 11 dias na Madeira em 2011, em Agosto, uma época muito simpática: está calor, os dias são grandes e há muitas festinhas de aldeias e vilas. Com tanto tempo vimos a ilha toda, fomos a Porto Santo e aproveitámos para fazer umas caminhadas.
Fizemos 3 levadas: a do rabaçal (não se assustem com a descida a pique antes de iniciar a própria levada, depois para cima podem vir de carrinha) um bocado puxada porque o início e depois o fim tem umas "escadas" muito altas e cansativas, mas muitooo bonita. Esta levada ainda permite fazer a das 25 fontes. Fizemos ainda a mais espetacular de todas: a do caldeirão verde (comprámos, no Funchal, uma lanterna) e aventurámo-nos pela Serra adentro por passando túneis e vegetação muito exuberante.
Mas é mesmo preciso levar calçado confortável, um casaco, porque a temperatura desce imenso (mesmo com um calor brutal no Funchal) e qualquer coisa para comer (andar faz fome!!).
Está tudo muito bem sinalizado.
 
Top