Novidades

Câmbio da Moeda

Luixito

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Quem te disse que não pagas ? :)
Seja em que local fores trocar dinheiro, pagas sempre comissão. Sempre.

Se levantares num ATM, o teu banco cobra uma comissão, depende do montante levantado, mas quanto em proporção, convém fazer um levantamento de um montante elevado do que vários de montantes baixos.
Se levares euros e trocares lá por CUCs, seja onde for, se disserem que não levam comissão estão a mentir. A comissão pode simplesmente estar na conversão Euro -> CUC, onde colocam um valor de conversão abaixo do real, para ganharem aí comissão.
Cláudio,

Eu concordo com tudo o que disseste aqui até agora, mas não lhe chames comissão porque não é uma comissão. O que uma casa de câmbio tem é um spread entre a compra e a venda de moeda estrangeira, que lhes permite ganhar dinheiro, pois afinal esse é o negócio deles. Não lhe chamemos comissão pois pode confundir pessoas que não estejam muito à vontade nestas matérias. ( Porque há casas que para além de oferecerem taxas de câmbio más, ainda levam comissões)

Por outro lado, quando fazes um levantamento numa ATM o teu banco vai utilizar a taxa de mercado do momento para fazer a conversão entre moedas, e por esse serviço cobra uma comissão, que pode ser fixa ou variável de acordo com o cartão utilizado e provavelmente também com o país em questão. E aqui está normalmente o grande problema na maior parte dos casos. Há bancos e cartões que têm como comissão um autêntico balúrdio e são muito poucas as pessoas que estão informadas sobre essas coisas.

Contudo, concordo com o que dizes, o mais eficiente de tudo, para uma pessoa que seja financeiramente muito disciplinada, será levantar numa ATM uma única vez, na quantidade suficiente para todas as férias.

Noutro caso, o mais vantajoso para todos é quase sempre trocar no local de destino, e fora dos aeroportos e hoteis. Excepção feita a grandes moedas como USD / Libras, em que normalmente se arranjam bons negócios em mais locais.

Relativamente a este caso, alguem sabe se as ATM's fornecem CUC's ou os outros pesos? Quando estiveste lá usaste as ATM's? Isso não sei mesmo...
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
luixito disse:
Relativamente a este caso, alguem sabe se as ATM's fornecem CUC's ou os outros pesos? Quando estiveste lá usaste as ATM's? Isso não sei mesmo...
Sim, foi melhor uma explicação mais detalhada :)

Quando estive lá usei as ATM's e levantei CUCs. Tenho quase a certeza que não podes levantar CUPs(pesos cubanos), também não os querias para nada...
 

TeK

Membro Conhecido
Os turistas são proibidos de utilizar pesos cubanos, por vezes são os próprios "negociantes" cubanos que dão o troco em pesos cubanos pois se conseguirem enganar o turista vão ficar com muito troco no bolso. E o peso cubano vale muito pouco, teriamos que andar com os bolsos bem cheios para ter 5€ no total...
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
TeK disse:
Os turistas são proibidos de utilizar pesos cubanos, por vezes são os próprios "negociantes" cubanos que dão o troco em pesos cubanos pois se conseguirem enganar o turista vão ficar com muito troco no bolso. E o peso cubano vale muito pouco, teriamos que andar com os bolsos bem cheios para ter 5€ no total...
TeK, 1 CUC = 0,75€
1 CUC = 26,5 CUPs
5€ = 175 CUPs

Não é preciso andares com os "bolsos bem cheios". Precisarias de muitos mais escudos portugueses para ter 5€ !
5€ = 1000 escudos.

Já agora, salvo erro a maior nota de pesos cubanos é de 100, eu até trouxe uma de 3 com o Che :)
O peso cubano não vale pouco, vale bem mais do que o antigo escudo.
 

TeK

Membro Conhecido
Sim foi uma maneira de dizer sem comparar com escudos ou outra moeda, era o valor que tinha de quando lá fui 1 para 27, daí considerar uma diferença grande.
 
Top