Novidades

Burla com cartoes de crédito em viagens

goncalo82

Membro Ativo
Já todos temos ouvido de historias em viagens de burlas com cartoes de crédito. Já vi isso bem de perto com pessoas que estavam connosco na Republica Dominicana (clonagem de cartoes) e noutros sitios tambem.

Desta vez foi comigo. Fizemos um cartão de crédito novo em Agosto de 2011 para a nossa viagem de Setembro de 2011 à indonesia.
Apenas usámos o cartão em 2 ou 3 hoteis para a reserva online e para comprar as passagens de avião (obrigatorio), de resto pagámos tudo em cash ou multibanco).

No fim de semana passado, estavamos nós em casa a ver televisão e limparam-nos 900 euros do cartão em escassos minutos. Quando demos por isso já nao havia nada a fazer. Compras na china, no chipre, na suecia, etc etc. Mandámos de imediato cancelar o cartão e reportámos ao BES. Eles respondem que estão a investigar e que ainda não sabem se teremos de suportar esses valores ou não.

Alguem já passou por esta experiencia na primeira pessoa !?
Pensei que o seguro cobrisse estas coisas mas já percebi que nao é tão linear assim ou então o banco como só quer é sacar dinheiro está-se a fazer de estúpido a ver se pega....


Cumps
 

Flecha

Membro Conhecido
900euros.....é mt massa....a melhor das sortes para a resolução.
Só usei cc uma vez fora de PT e foi sem espinhas...ok, que foi na grécia/UE ....mas todo cuidado é pouco.
 

Voyager

Membro
Eu quando faço marcações pela net, utilizo sempre que possa o MBNET.

Não poderias ter utilizado também o MBNET?

Para além disso, o cartão de crédito que tenho tem sempre um plafond muito baixo, para evitar precisamente essas situações.

Abraço
 

badbones

Membro Conhecido
O banco está-se a fazer de estupido a ver se pega.
Faças o que fizeres não pagues isso. Se pagares, mesmo que reclames posteriormente, estás a assumir que concordas com essa cobrança. Reclama e faz queixa na Policia Judiciaria e na Unicre/SIBS.
Já trabalhei numa empresa que recebia atraves de capturas de CC e quando os clientes reclamavam a Unicre solicitava-nos um comprovativo como tinhamos entregue a mercadoria ou que o serviço tinha sido prestado. Sem o comprovativo eles tiravam o € da nossa conta e devolviam ao cliente.
Em caso de fraude cabia-nos a nós apresentar queixa.
Mas como isso são situações complicadas o que deves mesmo fazer é esquecer o teu banco e ir directo à PJ informar-te de como fazer. O banco vai-te começar por dar a resposta mais fácil para eles
 

jfreitas

Membro Conhecido
O banco está-se a fazer de estupido a ver se pega.
Faças o que fizeres não pagues isso. Se pagares, mesmo que reclames posteriormente, estás a assumir que concordas com essa cobrança. Reclama e faz queixa na Policia Judiciaria e na Unicre/SIBS.
Já trabalhei numa empresa que recebia atraves de capturas de CC e quando os clientes reclamavam a Unicre solicitava-nos um comprovativo como tinhamos entregue a mercadoria ou que o serviço tinha sido prestado. Sem o comprovativo eles tiravam o € da nossa conta e devolviam ao cliente.
Em caso de fraude cabia-nos a nós apresentar queixa.
Mas como isso são situações complicadas o que deves mesmo fazer é esquecer o teu banco e ir directo à PJ informar-te de como fazer. O banco vai-te começar por dar a resposta mais fácil para eles
é importante que digas isto porque a situação é mesmo esta... sem comprovativo não há compra... só que os bancos.. fecham os olhos à espera que alguém pague.. O mesmo se passa se usares o cc e não assinares o recibo... recusas o pagamento e a responsabilidade é de quem o aceitou o pagamento...
 

sarap

Membro Ativo
Olá!
Ainda à bem pouco tempo um conhecido meu passou por uma situação do género.
Clonaram o cartão dele e estavam a utilizar o cartão de crédito em Miami, Florida.. A sorte dele foi ele,ter usado o cartão para pagar um almoço em Lisboa e passado pouco tempo ligaram-lhe, penso que do banco, a perguntar se ele estava nos EUA, porque estavam a haver movimentos com o cartão dele lá.. E como não era só um movimento e ao mesmo tempo o cartão estava a ser usado em Portugal... Foi a sorte dele!
 

goncalo82

Membro Ativo
Nos cartões de crédito isso é irrelevante, porque podes estar a almoçar em lisboa e estar a pagar o almoço com o teu cartão e ao mesmo tempo estar no restaurante com o portatil a fazer compras em qualquer lado do mundo sem sair da cadeira.
De qualquer das formas o telefonema do banco só mostra profissionalismo e competencia, coisa que o BES nao mostrou. A esta hora ainda estariamos sem saber nada provavelmente....

No meu caso, já me responderam, atraves dos sites onde foi usado o cartão, que foi um individuo da Russia que usou o nosso cartão.
Uma das compras foi um telemovel no site alibaba.com , mas o site nao dá mais detalhes.

O banco insiste que está a investigar e que há 50% de hipoteses de pagar como 50% de não pagar.
Enfim, pelo sim pelo não, no dia 26 a conta do BES vai estar a zeros, nao vá os senhores do BES lembrarem-se de nos tirar os quase 900 euros da conta à ordem, por transacções que nao fizemos e para as quais reportámos o incidente 12 horas depois.


Respondendo a uma mensagem mais em cima, nao podia ter usado o MBNET porque as companhias aerias nao deixam: no check-in, a maioria pede o cartão fisico e se não o tiveres é recusado o embarque (como já li algures aqui no forum que aconteceu com alguem). Alias, só fizemos o cartão por causa disto mesmo, felizmente nao precisamos de cartões para nada. Depois aproveitámos para reservar 1 ou 2 hoteis que exigiam reserva via cartão de crédito, doutra forma nao aceitavam a reserva, e que o mesmo tinha de ser mostrado no check-in tambem (um deles foi pago mesmo antecipadamente por esta forma).

Enfim....
 

silvia santos

Membro Ativo
Já todos temos ouvido de historias em viagens de burlas com cartoes de crédito. Já vi isso bem de perto com pessoas que estavam connosco na Republica Dominicana (clonagem de cartoes) e noutros sitios tambem.

Desta vez foi comigo. Fizemos um cartão de crédito novo em Agosto de 2011 para a nossa viagem de Setembro de 2011 à indonesia.
Apenas usámos o cartão em 2 ou 3 hoteis para a reserva online e para comprar as passagens de avião (obrigatorio), de resto pagámos tudo em cash ou multibanco).

No fim de semana passado, estavamos nós em casa a ver televisão e limparam-nos 900 euros do cartão em escassos minutos. Quando demos por isso já nao havia nada a fazer. Compras na china, no chipre, na suecia, etc etc. Mandámos de imediato cancelar o cartão e reportámos ao BES. Eles respondem que estão a investigar e que ainda não sabem se teremos de suportar esses valores ou não.

Alguem já passou por esta experiencia na primeira pessoa !?
Pensei que o seguro cobrisse estas coisas mas já percebi que nao é tão linear assim ou então o banco como só quer é sacar dinheiro está-se a fazer de estúpido a ver se pega....


Cumps
Olá Gonçalo82

ja passei pelo mesmo..

no meu caso foi na Gambia num hotel de uma cadeia internacional

com um cartao visa da Caixa Geral de Depositos...

só tenho a agradecer a este Banco que foi 5*

os funcionarios excepcionais ...e tudo se resolveu pelo melhor

explico:

fui de ferias em julho e em meados de novembro um funcionario da CGD da sede telefona-me e pergunta-me onde eu me encontro

" ora a trabalhar...em n cidade pk?"

"tem a certeza...é que temos informação que o seu cartão visa foi ontem utilizado em NY 1490€"

como tenho uma dependencia desse banco em frente do meu serviço dirigi-me logo lá

a subgerente ja estava a minha espera e tranquilizou-me logo

levei o passaporte e todos os documentos da viagem

e ....passado 15 dias tudo resolvido

espero que se passe o mesmo consigo gonçalo

os bancos tem um seguro para essas situações ...foi o k me explicaram

silvia
 

hydra

Membro Conhecido
Numa viagem a Cuba também clonaram o meu cartão, só o usei numa caixa multibanco. Antes de dar conta de que alguma coisa se estava a passar a CGD cancelou o cartão e ligou a avisar-me. Fui a Cuba em Junho de 2007 e só tentaram fazer movimentos em Maio de 2009.

Passou-se o mesmo com um familiar, mas com um cartão do Bcp, ligaram a perguntar se o estavam a utilizar para compras na net, como não era a pessoa eles assumiram os custos e cancelaram o cartão.
 

Bruno Machado

Membro Ativo
felizmente nunca aconteceu. fui para o méxico no verão e usei o cartão, ainda que com algum receio, em algumas lojas e para levantamentos. é certo que é multibanco apenas, mas segundo consta também estes podem ser clonados...
 

Migma

Membro
Atenção, não é apenas com os cartões de Crédito.

Aconteceu-me em 2009, em Punta Cana, no aeroporto, efectuar compras nas lojas (uma em restauração e outra de roupa) com dois cartões de débito (multibanco vulgar) de bancos diferentes.

Os bancos ao perceberem que foram efectuadas tentativas de clonagem e utilização desses mesmos cartões, cancelaram-me os cartões e emitiram novos.
 

Nin

Membro Conhecido
Olá,
Aconteceu uma situação identica com o cc de meu marido há 2 ou 3 meses. O cartão estava a ser usado nos Emirados Árabes Unidos. Nós só soubemos porque a Unicre contatou-o a perguntar se tinha estado recentemente nos Emirados Árabes Unidos, pois havia o pagamento de uma compra de viagens numa companhia aérea do dito país no valor de 870 euros. Claro que o cartão foi logo cancelado e emitido um novo. Todo o cuidado é pouco!
Nin
 
Top