Novidades

Budapeste e Praga

Patythewildflower

Membro Novo
Olá a todos ;)

No final deste mês irei fazer uma viagem de 8 dias entre Budapeste e Praga.
Já tive oportunidade de ler alguns reports sobre as duas cidades, mas ainda assim gostaria de saber as vossas opiniões sobre as mesmas.
Uma vez que vou sozinha a maior preocupação será a segurança, como tal qual os vossos concelhos relativamente a sítios a evitar e cuidados a ter?

Também gostava de saber quais as melhores opções de transporte do aeroporto para o centro da cidade? Pelas minhas pesquisas em ambos os casos penso que o percurso terá de ser feito de autocarro...

E por fim a vossa opinião sobre locais que valham a pena visitar e que geralmente não venham nos guias turisticos?

Todas as sugestões são bem-vinda ;)

Obrigada.
 

mokas

Membro Conhecido
Olá Patrícia!


Fico ansiosamente à espera do teu feedback dessa viagem, pois Praga será o meu destino também brevemente.
 

Mrs Covas

Membro
Olá,
Estive em Budapeste em Setembro e adorei a cidade . . .Recomenda-se! É uma cidade muito bonita e bem conservada.
Basicamente o planeamento da viagem foi feito com base em informações e report aqui do forum e informação recolhida na net.

Andamos praticamente sempre a pé e em diferentes horários e nunca vimos nada que pudesse comprometer a nossa segurança. A única questão que recomendo atenção redobrada é nos pagamentos. Muitos cafés, restaurantes e lojas permitem pagamentos em euros e pelo que vi o câmbio nunca é favorável, acabas por pagar sempre mais e o troco é na moeda local (demasiadas contas a fazer em tão curto espaço de tempo ...). Por isso recomendo pagamentos sempre na moeda local e ter muita atenção aos trocos (por 2 xs tivemos que chamar a atenção e a reacção deles não é nada simpática!). Estes episódios deixaram-me logo de pé atrás e a duvidar da honestidade deles, podem ter sido situações pontuais mas mais vale prevenir!
Não aconselho os restaurantes da rua vaci ucta (uma das ruas paralelas ao Danúbio), os preços estão inflacionados por ser uma zona turistica.

Relativamente à questão do transporte para o centro da cidade não posso ajudar porque vim de comboio de Bratislava e segui também de comboio para Viena.

Quando planeares a viagem tem em atenção o horário do Parlamento e se possível confirma no site se não há nenhum constrangimento, o mesmo para a Ópera.
Quando lá estive o Labirintus estava fechado por tempo indeterminado. Fiquei mesmo :(, era um dos pontos obrigatorios no meu roteiro!

Se tiveres mais alguma questão é só dizeres!

Cristina
 

Patythewildflower

Membro Novo
@ Mokas - Praga é sem duvida é uma cidade do imaginario de muitos e prometo que assim que regressar poder organizar um report, para contar como foi.

@ Cristina - Muito obrigado pelas dicas que são sempre importantes. Sobre os preços e os enganos nos trocos já tinha ouvido falar, deve ser muito comum pelos vistos, por isso vou ter bastante atenção. Quantos aos monumentos vou fazer uma pesquisa para ver se existe algum constrangimento e não bater com o nariz na porta quando la chegar . Obrigado pela ajuda mais uma vez!
 

mokas

Membro Conhecido
Aqui estou eu à espera do feedback de Praga ...

Como correu???

A minha viagem é já em Janeiro (sei que vou apanhar muitoooooo frio :brr: ), e ainda não comecei a preparar roteiro. A ver se esta semana começo a ver isso com mais atenção.

No entanto, hotel e voo marcados, assim como o guia comprado. ;) Só falta o resto ... :blush:
 

monicap

Membro Novo
Tb quero um report!!!
Praga é, sem dúvida, um dos meus destinos de eleição que aguardo por descobrir! Já Budapeste... ainda espero um bom motivo (ou um bom report ) que me estimule a entrar no meu top 10 e a passar por lá... :blush: Pode ser que seja o caso! :bye1:
 

JATG

Membro Ativo
Eu tb espero um belo report...
Vou a Praga em fevereiro (Hotel Eurostar David)...
 

sarap

Membro Ativo
Olá!
Que tal essa viagem?
Estou a ponderar ir a Praga em Outubro e gostava de visitar Viena ou Budapeste. Entretanto já me avisaram que para Viena teria de ter uns quantos dias para ver a cidade em condições! E quanto a Budapeste? É giro? Merece a visita?
Fizeste os voos Lisboa/Porto - Praga - Lisboa/Porto ? Ou regressaste de Budapeste?
Obrigada !

Sarap
 

Patythewildflower

Membro Novo
Olá!
Que tal essa viagem?
Estou a ponderar ir a Praga em Outubro e gostava de visitar Viena ou Budapeste. Entretanto já me avisaram que para Viena teria de ter uns quantos dias para ver a cidade em condições! E quanto a Budapeste? É giro? Merece a visita?
Fizeste os voos Lisboa/Porto - Praga - Lisboa/Porto ? Ou regressaste de Budapeste?
Obrigada !

Sarap
Olá Sarap,

Fiz a viagem no final de outubro inicio de novembro Budapeste/Praga e adorei.
Optei por começar por Budapeste devido aos preço dos voos na altura pelas datas que tinha disponiveis, sai de Lisboa em voo directo para ganhar tempo e dispensar escalas e regressei via Praga. Estive 4 dias em cada cidade e ambas sem vêm bem nesse tempo.

Eu pessoalmente adorei Budapeste, É tranquilo, apanhei um tempo frio mas espectacular com solinho o que tornou a cidade mais bonita, tem muito para ver mas tudo se paga (museu e algumas atracções), e quando digo tudo É mesmo tudo atÉ uma ida ao WC numa hora de aperto. A cidade É um mix de old e new e muitas vezes em muitos locais parecia que estava num daqueles filmes sobre a Russia ou a ocupação nazi
Cidade muita tranquila e segura não senti qualquer problema, embora É sempre bom tomar as devidas precauções do costume, 3/4 dias vê se bem a cidade, É facil de andar a pÉ e chegas facilmente a todo o lado, a única coisa menos positiva É teres de cambiar moeda pois não tem euro.

A minha ideia inicial era ir de Budapeste a Praga de comboio só que a viagem demorava 7 horas e não me recomendaram pois eu fui sozinha e para alÉm do tempo que ia perder na viagem parece que existem assaltos dentro dos mesmos durante a viagem, optei por um voo entre budapeste Praga que durou cerca de 30 a 50 min e o preço tambÉm compensou bastante )eram um voo de escala entre Lisboa e Praga.

Praga É uma cidade magnifica saida de um conto de fadas, muito para ver, muitos turistas (especialmente se fores no feriado do 1 Nov como eu), o tempo estava muito frio e sol nem ve lo a cidade É sempre rodeada de uma certa neblina carateristica que lhe da um outro encanto. TambÉm se vê perfeitamente em 4 dias, É facil andares a pÉ e chegar a todo o lado embora o bilhete dos transportes saiba sempre bem ao fim do dia para regressar ao hotel.

Comparativamente a Praga, Budapeste não terá tanto impacto, mas tem o rio as colinas quase como Lisboa, tem a Margaret Island, uma ilha no meio do rio perto do parlamento, um enorme espaço verde onde se pode passear descansar, tem o Fisherman's bastion (este situdo na parte de Buda) tem entrada livre na altura do ano que eu fui, mas pelo que percebi na altura de maior turismo É cobrada entrada, basicamente É uma muralha com um miradouro sobre a cidade que fica no complexo do castelo.
Mesmo ao lado tens a Mathias Church que É assim qualquer coisa de especial mas fiquei só pela arquitectura do edificio pois recusei me a pagar para entrar, vale a pena ir atÉ a Hero's Square o monumento aos herois uma praça enorme que só vendo o tamanho das estatuas, o Parlamento, o metro que É dos mais antigos da europa, a zona da Opera, a Adrassy ucta a avenida da liberdade lá do sitio, as termas do lado de buda, o mercado tipico, a sinagoga, a ponte das correntes tem muito mesmo para ver...

Qualquer outras questão É so perguntar! Espero ter ajudado de alguma forma
 

sarap

Membro Ativo
Ola!!
Ajudas-te e muito!! :)
Fiquei ainda mais com o "bichinho" para conhecer estas duas cidades!!
Só uma questão, de uma forma geral são cidades caras? A nível de alojamento, alimentação, etc.?
Pois eu também tinha pensado em fazer Praga-Budapeste ou Budapeste-Praga, conforme os voos e etc, de comboio, mas também já vi que fazer essa ligação de avião também é uma boa solução!
Obrigada!
Sarap!
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Ola!!
Ajudas-te e muito!! :)
Fiquei ainda mais com o "bichinho" para conhecer estas duas cidades!!
Só uma questão, de uma forma geral são cidades caras? A nível de alojamento, alimentação, etc.?
Pois eu também tinha pensado em fazer Praga-Budapeste ou Budapeste-Praga, conforme os voos e etc, de comboio, mas também já vi que fazer essa ligação de avião também é uma boa solução!
Obrigada!
Sarap!
Sarap

Não achei Praga uma cidade muito cara. é semelhante a Lisboa.
E tens imensa cadeias internacionais de sandes e hamburgers para uma refeição ligeira. E em cada esquina estão aquelas barracas com salsichas gigantes.
Para jantar, num restaurante já bom com comida checa, fica uma refeição completa para duas pessoas entre 25/30€

Ana
 

Patythewildflower

Membro Novo
Ola!! Ajudas-te e muito!! :) Fiquei ainda mais com o "bichinho" para conhecer estas duas cidades!! Só uma questão, de uma forma geral são cidades caras? A nível de alojamento, alimentação, etc.? Pois eu também tinha pensado em fazer Praga-Budapeste ou Budapeste-Praga, conforme os voos e etc, de comboio, mas também já vi que fazer essa ligação de avião também é uma boa solução! Obrigada! Sarap!
Olá Sara,

No geral não achei cidades caras, o grande senão é o cambio e estar atenta as trocos, pois especialmente em Praga eles gostam de ser aldrabões nas contas.

Em Budapeste gastei o menos possível e o único museu que entrei foi o Museu Nacional (engraçado mas nada de especial, fala da historia do pais deste a sua formação ate aos dias de hoje), tudo o resto vi apenas o exterior o que acaba por se poupar um bom dinheiro, fiz um levantamento de dinheiro apenas nos últimos dias, uma vez que levava dinheiro comigo. A comida em Budapeste resumiu se a fast food e supermercados, tinha também o mercado central de Budapeste ficava perto do hotel onde fiquei, onde tens de tudo frutas, pão, bolos, a parte de cima tem também um restaurantes que me disseram come-se relativamente barato (mas que não experimentei). Já agora o mercado é passagem obrigatoria pela sua construção carateristica é muito engraçado
Na Hungria segundo me disseram a cerveja é mais barata que a água por isso nada de estranhar que uma garrafa de agua custe assim por volta de 3 euros (uma garrafa pequena).

Quanto a Praga sinceramente achei a cidade bastante mais cara que Budapeste, mas em termos de alimentação se optares por fast-food acaba por se poupar. Como disse a Anaviajante depois tens é muitos quiosques ou pequenas lojas que vendem as salsichas, sandes, pizzas, hamburgers, existem também os argelinos com preços muito em conta (paguei 90Czk por um pita shoarma são cerca de 3 euros), em Praga supermercados é que foi mais complicado achar não sei muito bem porque, encontram se muitos Starbucks que dá sempre jeito para quem vai no inverno bem dito chazinho quentinho pois Praga é mesmo muito frio e humido :brr:
Em praga o caro é comer em restaurantes, optei por fazer uma refeição um dia num restaurante tipico na zona historica mesmo em frente ao relogio, comi bem mas pelo prato e bebida paguei 310 Ckz são 12 euros. Atenção as taxas de serviço que eles aplicam no fim da conta. Ou seja o menu tem um preço e no final eles aplicam uma taxa pelo serviço o que vai encarecer a conta :thumbdown: e pode passar despercebido pois em lado algum alertam os clientes.

Quanto a alojamento fiquei na cadeia ibis pois foram os preços mais em conta que encontrei na net na altura, mas fazendo uma pesquisa antecipada de certo que se encontram outras opções.
Espero ter ajudado
 

sarap

Membro Ativo
Obrigada pelas dicas! :)
Reparei que fizeste a viagem em Outubro, é precisamente nessa altura que estou a pensar ir a Praga! Como é que estava o tempo? Anoitece muito cedo? Às 17horas já é muito tarde por terras Checas? lol
(Em Janeiro quando estive em Eindhoven, era impressionante... Às 16h as pessoas desapareciam das ruas!!)
 

Patythewildflower

Membro Novo
Obrigada pelas dicas! :) Reparei que fizeste a viagem em Outubro, é precisamente nessa altura que estou a pensar ir a Praga! Como é que estava o tempo? Anoitece muito cedo? Às 17horas já é muito tarde por terras Checas? lol (Em Janeiro quando estive em Eindhoven, era impressionante... Às 16h as pessoas desapareciam das ruas!!)
Budapeste o tempo em final de Outubro estava frio mas bom, apanhei solinho o que ajudou. Estive em Praga já no inicio d Novembro e é frio e húmido, por isso convém optar por vestir em camadas, usar um cachecol e umas luvas para proteger e um gorro ou um tapa orelhas dão sempre jeito :brr:
Quanto a luz solar achei idêntico com Portugal nos dias mais frios de inverno, embora anoiteça mais cedo ai por volta das 16h/17h já fica escuro, mas por incrível que pareça nem o frio nem a noite impedem os Checos de andar na rua, aliás muito me impressionaram com a quantidade de pessoas a andar nas ruas, as compras, a ver montras
 

mrmac

Membro Novo
Quais são as opções de compra antecipada de bilhetes para viajar entre Budapeste e Praga de comboio ou autocarro?
 

Patythewildflower

Membro Novo
Quais são as opções de compra antecipada de bilhetes para viajar entre Budapeste e Praga de comboio ou autocarro?
mrmac,

Muito sinceramente não posso ajudar pois acabei por não realizar a viagem de comboio entre as duas cidades.
Na altura pareceu me boa ideia e uma forma de poupar algum dinheiro, mas depois de uma pesquisa conclui que iria perder algum tempo na viagem (de comboio são 7 horas entre Budapeste e Praga) depois acabei por conseguir um preço bom de avião o que acabou por compensar

Outra coisa que me fez desistir da viagem de comboio, foi uma amiga que estudou em Praga e que fez algumas vezes a viagem de comboio entre as cidades perto e que não me recomendou, especialmente para quem viagem sozinho como eu, pois é frequente os assaltos e roubos de bagagem.

Sobre autocarro nem sequer vi essa hipótese pois na altura, pela minha pesquisa só encontrei comboio ou avião.

Deixo aqui uns links que poderão ajudar:

http://czech-transport.com/transport-service

http://elvira.mav-start.hu/elvira.dll/uf

Qualquer outra duvida é a só dizer
 

Nika

Membro Conhecido
Quais são as opções de compra antecipada de bilhetes para viajar entre Budapeste e Praga de comboio ou autocarro?
Olá,

para autocarro conheço este site:

http://berletelin.volanbusz.hu/ticket/wrd/run/ticmain?lang=en

pode ver horários e preços (depois tem que se calcular o cambio)

Cumpr.
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Depois de algum tempo lá nos decidimos por marcar a viagem para Praga, e quem impulsionou foi a Tap, pois vamos pagar 118€ pela viagem (ida e volta), com as taxas incluídas e sem termos que fazer escala! Tendo em conta que os preços que tínhamos visto rondavam sempre os 170€, no mínimo, com escalas... Acho que foi uma boa compra.
Agora começam as primeiras dúvidas, nomeadamente, com a localização do hotel. É mais do que certo que teremos de ter uma estação de metro por perto, mas gostaria de saber qual a zona a evitar, qual a zona mais recomendada para o hotel ou se têm boas experiências no alojamento em Praga!

Obrigada
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Olá,

Depois de algum tempo lá nos decidimos por marcar a viagem para Praga, e quem impulsionou foi a Tap, pois vamos pagar 118€ pela viagem (ida e volta), com as taxas incluídas e sem termos que fazer escala! Tendo em conta que os preços que tínhamos visto rondavam sempre os 170€, no mínimo, com escalas... Acho que foi uma boa compra.
Agora começam as primeiras dúvidas, nomeadamente, com a localização do hotel. É mais do que certo que teremos de ter uma estação de metro por perto, mas gostaria de saber qual a zona a evitar, qual a zona mais recomendada para o hotel ou se têm boas experiências no alojamento em Praga!

Obrigada
Vais certamente gostar de Praga!
Estive lá no inicio de Março e fiquei no The Icon Hotel (decidi por este, depois de ter visto fotos e comentários aqui no portal).
O hotel é magnifíco. Pequeno, estilo boutique hotel, design moderno e fica numa rua muito sossegada, mas muito central. Em 5 minutos a pé estava na Cidade Velha junto ao relógio. Durante os quatro dias que lá estivemos, andámos sempre a pé para todo o lado. A cidade é relativamente pequena e consegue ver-se tudo a pé. Ainda em relação ao hotel, tem um excelente pequeno almoço, que pode ser tomado durante todo o dia, e o pessoal da recepção está sempre pronto a ajudar e a esclarecer todas as dúvidas. Fiz a marcação directamente com o Hotel e ficou mais barato do que através do Booking.

Ana
 
Top