Novidades

Beyond Riviera Maya = Natureza - Eco-Turismo - Comunidades Mayas

Alex@Tulum

Membro Novo
Ola a todos!
Decidi criar este novo topico no forum do Portal de Viagens com o objectivo de informar e esclarecer todos os futuros turistas / viajantes que pretendem visitar futuramente a Riviera Maya e pricipalmente aqueles que pretendem explorar as belezas naturais que esconde o caribe Mexicano para alem das mega-resorts de Cancun e Playa del Carmen. Sim, porque atras das discotecas e bares, das Margueritas e dos parques tematicos esconde-se o verdadeiro Mexico, ou antes um de muitos fascinantes Mexicos que existem dentro do mesmo país.
A Riviera Maya faz parte do estado de Quintana Roo na Peninsula do Yucatan - berço de civilizaçoes pre-colombianas como e o caso dos Mayas e Olmecas - e devido a caracteristicas geologicas e naturais unicas contem uma diversidade extraordinaria de vida selvagem e um dos maiores sistemas de rios subterraneos do mundo. Para alem das paradisiacas praias de areia branca, esta regiao esconde um sem numero de lagunas de agua cristalina rodeadas por selva densa onde as garças e aguias pesqueiras sao a unica companhia,milhares de Cenotes (cavernas inundadas perfeitas para nadar com tartarugas de agua doce e varias especies de peixes), Projectos Comunitarios onde o visitante pode contactar directamente (sem operadores turisticos!!) com comunidades Mayas e visitar projectos ecologicos que beneficiam directamente a comunidade sem intermediarios ou ainda visitar um numero infindavel de ruinas e templos todavia semi-cobertos por selva onde o turismo de massas ainda nao chegou.
Sendo um Portugues residente na Riviera Maya na pequena cidade de Tulum e visto ser um apaixonado por vida selvagem e por esta regiao que me oferece algo novo cada dia, pretendo que todos aqueles que decidam visitar esta fascinante parte do mundo tenham a oportunidade de explorar o "outro lado" do caribe Mexicano, aquele que certamente ira enriquecer e recompensar todos aqueles que o decidam descobrir.
Resumindo, estou a vossa inteira disposiçao para responder a questoes, tirar duvidas e oferecer sugestoes e tentarei responder com a maior brevidade possivel.
Atentamente
Alex Cyrne
NOTA: Nao estou associado a nenhum tipo de Operadora Turistica e a informaçao que me predisponho a oferecer e totalmente gratuita, independente e livre de qualquer vinculo!
 

Braz

Membro Novo
Olá Alex,

Desde já agredeço a tua disponibilidade, é sempre bom contactar com alguém que tem um conhecimento alargado de um destino como este.
Já tive o prazer de fazer férias nesse belissimo lugar :) , em 2005. ( H. Bahia Principe Akumal)
Este ano estou a pensar voltar, em Março ou Maio. (depende dos preços)
Gostava de saber a tua opinião sobre a melhor altura, pois ja tive em Punta Cana no final de Março e apanhei bastante chuva e temperaturas relativamente baixas para praia.
Tenho alguns hoteis de referência, Catalonia Playa Maroma, Barceló Maya Beach e o Riu Playacar, gostava também saber a tua opinião.
Obrigada

M/C
Rita
 

Alex@Tulum

Membro Novo
Estimada Rita,
Neste momento aqui na Riviera Maya estamos na chamada Dry Season (epoca seca) que se estende desde Outubro ate meados de Abril. Isto quer dizer que chove muito, muito pouco e os ventos de Norte ajudam a manter uma temperatura extremamente agradavel com muitos dias de sol e ceu azul. No entanto pode acontecer que cheguem ocasionalmente algumas "frentes frias" vindas do Golfo do Mexico e que arrefecem as coisas durante 2 ou 3 dias mas nada que um agasalho leve pela noite nao resolva. Pessoalmente a minha temporada favorita e exactamente agora pois a humidade e relativamente baixa e os dias sao quentes mas sem excessos!

De qualquer modo devo dizer-lhe que o clima aqui e espetacular durante praticamente todo o ano. Julho e Agosto sao talvez os unicos meses onde para mim pessoalmente faz demasiado calor mas tudo se resolve com um mergulho num Cenote onde a agua e sempre deliciosamente fresca e limpida!

Em relaçao as Resorts, devo confessar que nao sou de todo um expert pois apesar de ja ter estado uma unica vez no Grand Sirenis Riviera Maya durante uma semana justamente para aproveitar o voo barato (do qual nao usei o regresso!) sou mais apologista do conceito de Viajante Independente. Tudo depende do tipo de viagem que procura claro!! Se procura unicamente uma semana de praia com refeiçoes incluidas e entertenimento pelas noites (karaoke, etc.) entao sera a opçao mais indicada ir para um destes Hoteis porque realmente sao muito convenientes. Desconheço a qualidade de serviço das Resorts a que se refere na sua mensagem mas sei que a praia de Punta Maroma e simplesmente espetacular e considerada uma das mais bonitas do mundo. Claro que tudo isto e relativo pois para mim pessoalmente as praias de Tulum e da Reserva da Biosfera de Sian Kaan sao imbativeis com muito menos gente e uma beleza selvagem unica!

Sei que viajar de forma independente requer um esforço extra pois ha que pesquisar de forma independente (ou por Agencia de Viagens) os voos mais baratos e buscar opçoes de alojamento mas a recompensa pelo esforço e grande em diversos aspectos. Espero que tenha podido ajudar de alguma forma e se porventura decidir visitar este belissimo paraiso e quiser conhecer a beleza que se esconde para alem da praia privada da Resort nao hesite em contactar-me e estarei disponivel para lhe dar indicaçoes mais concretas.
Os melhores Cumprimentos
Alex

Alguns links de interesse:
http://www.despegar.com.mx/search/flights/RoundTrip/MAD/CUN/2011-03-10/2011-03-24/1/0/0

http://www.locogringo.com/destinmain.html

http://www.rumbo.pt/
 

Norah

Membro Novo
Olá Alex,

Vou viajar para a Riviera Maia no fim de Março, estou a pensar em conhecer Tulum, chichen Itza, Coba e ir ao Rio Secreto. Quais os sitios que mais aconselhas visitar? E alugar um carro é seguro? Os parques x-caret e x-ela merecem uma visita? Qual seria o roteiro que recomendarias, tendo em conta que quero aproveitar alguma praia, mas também conhecer um pouco da riquissima cultura desse país. Fico a aguardar uma resposta :)
 

goncalo82

Membro Ativo
Caro Alex!
Obrigado pela tua disponibilidade. É sempre ver alguem por aqui que reside nessa bela zona do México.

Gostava de te perguntar o seguinte:
Quando estive na Riviera Maya, como gosto sempre de explorar bem as zonas, encontrei uma zona que me ficou na memoria pela sua beleza e que certamente conhecerás bem que fica um pouco abaixo de tulum, mesmo á entrada da reserva de Sian Kaan.

Nessa zona (que penso chamar-se Punta Allen), que na altura (2008) ainda estava bastante devastada pelo furacao Wilma, encontrei um belissimo eco-resort gerido por um americano, que eu penso entretanto ter sido fechado pelo governo. O resort chamava-se Ocho Tulum e era gerido pelo John Fischer. Segundo sei ele agora gere um restaurante chamado Altamar tulum.

A zona é belissima, longe do turismo de massas e com uma beleza natural indiscritivel.
Sabes algo sobre isso?
Gostava um dia de lá voltar.

Cumps
 
Top