Novidades

Berlim em Março - Dicas

Florinha

Membro Ativo
Bom dia,

Estou a pensar numa viagem até Berlim no inicio de Março.
Nunca estive na Alemanha, por isso precisava da vossa preciosa ajuda.

Os transportes em Berlim, como é mais fácil, barato e comodo? O metro? Qual o valor?
Há alguma zona mais central para ficar?

Muito obrigada.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas. Estive por lá em 2012, sei que utilizei daqueles bilhetes diário ou de 2 dias. Não tenho bem a certeza, mas foi algo que compensou. Localização na altura fiquei um pouco afastado do centro, mas tinha metro perto do hotel. Convém que pesquises algo minimamente central, em sites como o booking consegues ver isso e que tenha transportes perto.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

O metro chega a todo o lado mas não é barato, cerca de 2,70€ cada bilhete. Para deslocações curtas curiosamente o taxi acabou por ser uma opção bastante economica (Dividindo por 4 pessoas)

Eu fiquei perto da estação Central, fica muito proximo do Reichstag e tem o metro mesmo ao lado.
 

Florinha

Membro Ativo
Olá,

O metro chega a todo o lado mas não é barato, cerca de 2,70€ cada bilhete. Para deslocações curtas curiosamente o taxi acabou por ser uma opção bastante economica (Dividindo por 4 pessoas)

Eu fiquei perto da estação Central, fica muito proximo do Reichstag e tem o metro mesmo ao lado.
Boas. Estive por lá em 2012, sei que utilizei daqueles bilhetes diário ou de 2 dias. Não tenho bem a certeza, mas foi algo que compensou. Localização na altura fiquei um pouco afastado do centro, mas tinha metro perto do hotel. Convem que pesquises algo minimamente central, em sites como o booking consegues ver isso e que tenha transportes perto.

Obrigada :)

À partida somos mesmo 4 pessoas.
Devemos ficar num apartamento pelo Airbnb, mas como ainda estamos numa fase muito inicial de planeamento de viagem, estamos a estudar o que há para visitar, e quanto iremos gastar previsivelmente.
Vamos ficar à partida 4 dias, acham suficiente? O que é obrigatório visitar?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Assim de repente Portão de Brandenburgo, Reichstag, Memorial do Holocausto, Gendarmenmarkt, Checkpoint Charlie, segmentos do muro, Alexanderplatz e Torre de TV...

Existem também alguns museus interessantes.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Uma voltinha pelo rio também é agradável. O estádio Olímpico podem dar um salto até lá.
De resto o essencial já foi dito pelo @ploferreira e a sugestão do @Jorge Gonçalves parece me muito interessante!
 
Última edição por um moderador:

Florinha

Membro Ativo
@Jorge Gonçalves obrigada pela dica, vou explorar essa hipótese com o resto do grupo!
@rmonteiro obrigada. @ploferreira estive a pesquisar e de facto os transportes não são baratos. Vi um género de pack de grupo até 5 pessoas para 72horas a cerca de 18 euros. Se for mesmo assim estamos a pensar em aderir.

Estamos numa fase muito inicial de planeamento, por isso é possível que mais dúvidas surjam entretanto . Obrigada a todos. ☺
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Florinha ;)

Visitei Berlim e Potsdam em 2014 e fiquei 5 noites no Mondrian Suites Berlim am Checkpoint Charlie (189€ pessoa em duplo). Gostei do estúdio e da localização.

* Transportes: Tickets - S-Bahn Berlin GmbH Para o trajecto Aeroporto-Berlim e Berlim-Potsdam comprei o bilhete de grupo diário ABC. Custa 17,8€ para 5 pessoas e dá para o dia inteiro, pelo que nos dias de ida e volta deu para ir aos locais mais distantes – Charlotenburg, Alexanderplatz, East Side Gallery e zona leste – e nos outros andar a pé. Eu andei uma manhã de bicicleta pelo parque Tiegarten e arredores. Para o centro basta o bilhete AB. Existem 2 autocarros que fazem a linha turística, o 100 e o 200. Apanhei o 200 na Avenida Unter den Linden e fiz ida e volta pois vai à zona leste que é arquitectonicamente muito diferente.
* Comprei o Museum Pass no Museu Judaico. Custa 24€, dá para 3 dias consecutivos e inclui os 5 museus da Ilha dos Museus, a Catedral na Gendermarkt, a Igreja Nikolai, Museu da Medicina e mais. Com visita a 2 museus fica logo pago. Berlin - Museum pass Berlin - visitBerlin.de EN
Também existe o Welcome Card AB e ABC de vários dias com ou sem Museus e Potsdam Startseite | Berlin WelcomeCard – das Erlebnisticket für Berlin Touristen
*Potsdam vale a pena e é um dia bem passado a percorrer o Parque Sanssouci. A viagem demora 40 minutos e apanha-se o S7 na Estação Berlim Hauptbahnhof ou na Alexanderplatz. Passam de 10/10 minutos. Para visitar os palácios é importante reserva (à 2ªF muitas coisas estão fechadas) Welcome to the SPSG Ticketshop

Desculpa a mensagem ficar tão extensa mas vou copiar para aqui a cábula que fiz para enviar às minhas amigas para saberem o que poderíamos visitar (preços de 2014):
» Checkpoint Charlie - torre vigia e parte do muro (Caixa preta 5€)
» Exposição Topográfica do Terror - antiga sede Gestapo (ao pé checkpoint) - 10-20h
» Potsdamer Platz - Sony center, restaurantes e bares, portão, torre de vigia na Rua Erna, pedaços muro ao pé metro potsdamer e Ritz-carlton com chicletes no mural)
» Holocaust Memorial - 10-19h fecha 2ªF
» Cúpula do Parlamento – é grátis mas temos de marcar online Registering to visit the dome of the Reichstag Building
» Bradenburger Gate» passeio beira rio até Museu da Medicina
» Gendarmenmarkt - praça bonita com 2 catedrais e casa concerto
» Unter den Linden - arquitectura ao longo da rua - Catedral St Hedwig, livraria velha, Bebelplatz-Universidade Humbolt queima dos livros (vidro no chão), estátua Frederick, Newe Wache, Palácios do Príncipe e Princesa, Ópera - visita marcada 8€
» Ponte Schlossbrücke (palácio na ponte) para ilha museus
» Catedral na ilha 9-19h (dom 12-19h) - 7€
» Ilha Museus - maioria fecha à 2ª (acima da ilha há uma sinagoga e muitos bares)
- Altes Museum - escadaria fachada/ antiguidades gregas e romanas - 10-18h - 10€
- New Museum - pré-história e egípcia - 10-18h - 12€
-
Bode Museum - esculturas, moedas - 10-18h - 12€
-
Old National Museum - arte séc XIX - 10-18h - 12€
-
Pergamon - mais famoso, arte grega e babilónia - 10-18h - 12€
» Zona histórica de Nikolaiviertel e Rotes Rathaus-- Câmara (Fonte Neptuno)
» Alexander Platz - Relógio Mundial, torre TV (paga-café rotativo), fonte amizade, Palácio Justiça, estação...
» East Side Gallery - zona de 1316m do Muro perto da Ponte Oberbaumbrücke
» Charlotenburg Palace - maior de Berlim - 10-18h fecha 2ªF - 12€
» Parque Tiergarten - Siegeaaule/Coluna da Vitória (observatório 270 degraus - 9:30-18h30 -2,5€) , zoo, Palácio Bellevue, casa cultura, lagos
» Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche (Igreja Tombada) - 9-19h
» Pedras do tropeço - placa às vítimas nazis espalhadas pela cidade

E pronto… chegou ao fim! Espero que ajude na tua pesquisa ;)
 

Florinha

Membro Ativo
@Jorge Gonçalves obrigada pela dica, vou explorar essa hipótese com o resto do grupo!
@rmonteiro obrigada. @ploferreira estive a pesquisar e de facto os transportes não são baratos. Vi um género de pack de grupo até 5 pessoas para 72horas a cerca de 18 euros. Se for mesmo assim estamos a pensar em aderir. ☺
Pessoal, enganei-me, e o valor não é para 72h, mas sim para 24h, ainda assim compensa para quem vai com grupo pequeno até 5 pessoas.
estive a pesquisar e de facto os transportes não são baratos. Vi um género de pack de grupo até 5 pessoas para 72horas a cerca de 18 euros. Se for mesmo assim estamos a pensar em aderir.

----//-----
@PaulaCoelho Muito obrigada!! Que ajuda preciosa :D
Por isso é que adoro este Portal :)
 

JATG

Membro Ativo
Olá!

Vou a Berlim em Março e gostava de obter opiniões sobre o seguinte:
- Qual a melhor forma (e mais barata) para a deslocação Aeroporto Schonefeld / Centro de Berlim?
- Vou ficar alojado em Alexanderplatz. Esta zona é uma boa escolha? Ou há uma zona mais central?
- Que pass de transporte poderei comprar para 48 horas?

Thanks
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas.
Do aeroporto não sei, pois cheguei e parti de Berlim de Comboio. Mas devem ter comboio a ligar ao centro da cidade.
Alexanderplatz parece me bem para estadia.
Para transportes, bilhetes diários poderá ser a melhor opcção.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @JATG

No Aeroporto segues a indicação para a estação Berlim Schonefeld Flughafen que fica a uns 300 metros a pé, depois compras o bilhete pretendido nas máquinas e apanhas o comboio R7 ou R14 que vai até às estações principais: Alexanderplatz, Friedrichstrabe e Hauptbahnhof. Também existem os metros S45 e S9 mas tens de trocar para outro.
Existem bilhetes de 2h, 4 viagens, 1 e 7 dias AB e ABC. Se pretendes andar bastante de transporte no dia da ida e volta, o melhor é o bilhete diário ABC por 5,30€ pois dá para o aeroporto. Para andar no centro basta o bilhete AB. Vê no site dos transportes: Tickets - S-Bahn Berlin GmbH

Quanto à zona, Alexanderplatz é bem localizada e dá para ir a pé até à Catedral, Ilha dos Museus e zona da Câmara e Nikolaiviertel. As restantes atracções ficam mais distantes.
;)
 

sarap

Membro Ativo
Olá a tod@s!
Dia 04/jan (quarta feira) vou até Berlim, chegarei por volta das 22h (voo da ryanair) e ficarei até dia 08/jan (domingo) pelas 13h, visto o voo ser por volta das 14h.

Tenho três dias inteiros para conhecer a cidade, já tenho a visita ao Parlamento marcada para dia 07 com guia em espanhol, e agora a minha questão é a seguinte: adorava visitar Potsdam. Se o fizer, fico apenas com 2 dias inteiros para visitar Berlim. É suficiente? Vale realmente a pena visitar Potsdam?
Por outro lado, e como já estive a estudar uma possível ida a Potsdam, uma vez que vou ficar no Hotel Come Inn Kurfurstendamm, apanharia o comboio em Berlin Charlottenburg até Potsdam. E aqui tenho outra dúvida, em que estação saio? Potsdam Hbf ou Potsdam Charlottenhof ?

Agradeço, antecipadamente, e votos de um ano novo repleto de muitas viagens!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @sarap
Dois dias não é muito para Berlim, mas é suficiente para os pontos principais se não pensas entrar em muitos museus e se tiveres passe de transporte.
Gostei muito de ir a Potsdam e acho que vale a pena se o tempo estiver bom pois o Parque Sanssouci é enorme, cheio de jardins e árvores e terás de andar muito (com chuva e vento não deve ser muito agradável). Eu não comprei entrada para o palácio pois também não tinha a certeza de ir ou não. Apenas passeei pelo parque, vi os palácios por fora, almocei num restaurante num dos jardins e adorei o passeio.

Quanto ao transporte, apanhei o S7 em Berlim Hbf e saí em Potsdam Hbf e aí apanhei um bus hop on hop off que pára em vários locais por cerca de 10€ .
Caso queiras ir directo para Potsdam Charlottenhof terás de apanhar o RE1 na estação Friedrischstabe (não sei se passa na Charlottenburg) ou trocar de comboio quando chegares a Potsdam Hbf. Da estação Charlottenhof terás de andar uns 2-3km até ao Palácio Sanssouci a menos que exista transporte aí. O bilhete ABC diário dá para estes comboios.

Boa viagem ;)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá,
Em Berlim andei sempre de metro mas achei caro e confuso. Fui dois dias e vi praticamente tudo, mas um pouco a correr.
Fiquei alojada no Generator hostel, num quarto privado, e achei a localização porreira.
 

sarap

Membro Ativo
Olá @PaulaCoelho e @Maria B.
Apenas para vos dar feedback da minha viagem: apanhei imeeensa neve, foi girissimo, e vim encantada com a cidade!
Estive dois dias inteiros a visitar Berlim, fui a todos os pontos mais importantes, deambulei pelas ruas e sem muitas pressas. De entradas em museus ou igrejas, visitei o Parlamento com guia em espanhol, a visita durou cerca de 90m e foi super interesante e visitei a Catedral de Berlim. Para conhecer a cidade, fiz um free tour que passou pelos pontos mais importantes da cidade e como tínhamos a guia a acompanhar, foi bastante interessante.
Fui um dia a Potsdam e segui a dica do Hop On Hop Off, não só para rentabilizar o tempo, como também, porque estava imeeenso frio!!
O meu hotel era na Kurfurstendamm, tínhamos metro e autocarro à porta, o que foi muito bom! Como não tínhamos ideia de entrar em muitos monumentos, comprámos o passe diário, 7€ para zonas AB e 7,70€ para ABC.
Para concluír, foram uns dias muito bem passados, com muito frio e muita neve e, confesso que não estava à espera de gostar tanto desta viagem..!! Foi uma agradavável surpresa! E um obrigada pelas vossas dicas!
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
@sarap
Obrigada por nos contares como correu a visita a Berlim. Fico genuinamente feliz que tenha corrido tão bem! :) É bom ver outras pessoas satisfeitas com as suas viagens.
Acredito que a neve ainda tenho dado mais uma magia à coisa! Essa sensação é do melhor...
Continuação de boas viagens ;)
 
Top