Novidades

Atraso entrega bagagem - Air Europa

yara

Membro Conhecido
Boa noite.

A mala de uma pessoa amiga não apareceu em Cancun no domingo, voo realizado pela Air Europa (Lisboa/Madrid/Cancun).
Liguei para a AirEuropa e disseram que pode comprar bens de 1ª necessidade até 100€, desde que guarde os recibos.

Ora se a pessoa está em férias, saiu de Lisboa com roupa normal de Primavera e sem levar mais nada, facilmente atinge os 100€ comprando 2 t-shirts, uns calções, uns chinelos, um bikini e roupa interior.

Este "limite" de valor é legal?

Obrigado a quem puder ajudar.
 

Minhota80

Membro Ativo
Já aconteceu ao meu marido e também lhe deram um limite de €. Se passado 48h a mala não aparecesse poderia comprar mais coisas e teria que guardar a fatura.
Agora não sei como funciona. Dependerá de companhia para companhia?
Os voos com ligação são uma chatice. É maior a probabilidade da mala não chegar ao destino. Provavelmente ficou em Madrid. Foi só uma mala?
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Boa noite.

A mala de uma pessoa amiga não apareceu em Cancun no domingo, voo realizado pela Air Europa (Lisboa/Madrid/Cancun).
Liguei para a AirEuropa e disseram que pode comprar bens de 1ª necessidade até 100€, desde que guarde os recibos.

Ora se a pessoa está em férias, saiu de Lisboa com roupa normal de Primavera e sem levar mais nada, facilmente atinge os 100€ comprando 2 t-shirts, uns calções, uns chinelos, um bikini e roupa interior.

Este "limite" de valor é legal?

Obrigado a quem puder ajudar.
Por isso mesmo é que se deve sempre levar os "bens essenciais" para um dia ou dois na mala de cabine. A pessoa em questão já fez a reclamação por escrito junto da companhia?
 

yara

Membro Conhecido
Já aconteceu ao meu marido e também lhe deram um limite de €. Se passado 48h a mala não aparecesse poderia comprar mais coisas e teria que guardar a fatura.
Agora não sei como funciona. Dependerá de companhia para companhia?
Os voos com ligação são uma chatice. É maior a probabilidade da mala não chegar ao destino. Provavelmente ficou em Madrid. Foi só uma mala?
Pior é que ainda nem localizaram a mala.
Sim, foi só uma mala...

Já passaram as 48h. Chegaram domingo à noite a Cancun...

Por isso mesmo é que se deve sempre levar os "bens essenciais" para um dia ou dois na mala de cabine. A pessoa em questão já fez a reclamação por escrito junto da companhia?
Eu levo sempre mas compreendo que haja pessoas que não levem...
Sim, a pessoa já fez a reclamação junto da companhia e tenho andado a ligar para a companhia cá...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Segundo a Legislação da UE:

Atrasos da bagagem

Em caso de atraso da bagagem, a transportadora aérea é responsável pelos prejuízos causados, a menos que tenha tomado todas as medidas razoáveis para os evitar ou tenha sido impossível tomar essas medidas. A responsabilidade pelos atrasos da bagagem é limitada a 1000 DSE (montante aproximado na divisa local).
Ora 1000 DSE equivale à data de hoje a 1256€, portanto diria que o limite de 100€ é um pouco abusivo...

Por outro lado, creio que mesmo que as despesas ultrapassem esses 100€ a companhia pagará sempre desde que os gastos sejam bem justificados, havendo facturas e não sendo considerado um gasto abusivo a companhia deverá pagar.
 

yara

Membro Conhecido
Olá,

Segundo a Legislação da UE:



Ora 1000 DSE equivale à data de hoje a 1256€, portanto diria que o limite de 100€ é um pouco abusivo...

Por outro lado, creio que mesmo que as despesas ultrapassem esses 100€ a companhia pagará sempre desde que os gastos sejam bem justificados, havendo facturas e não sendo considerado um gasto abusivo a companhia deverá pagar.
Eu também acho que 100€ é pouco.
Uma pessoa sem mala no México, basta comprar roupa interior, um bikini, chinelos, uns calções e 2/3 t-shirts por mais baratas que sejam lá vão os 100€...
 

Minhota80

Membro Ativo
Nem é preciso tanto. Eu acho que os 100€ (utilizando a loja do hotel), gastam-se com muito menos.
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
A pessoa foi a Praça Playacar (que fica perto do hotel) e comprou umas coisas mas mesmo assim já chegou aos 100€...
 

hydra

Membro Conhecido
Não tem seguro de viagem?
No caso de ter e ativar os plafons devem estar descritos no contrato.
 

hydra

Membro Conhecido
A agência normalmente entrega o contrato do seguro, com nomes dos segurados, contactos em caso de emergência, regras, etc.
 

yara

Membro Conhecido
A pessoa está lá e não sei qual é o operador.
Liguei para a Abreu para tentar saber...
 
Top