TSport
Membro Novo
Não sei se já viram as notícias, mas parece que houve mais uma atentado (e concretizado) da ETA.
Desta vez o local escolhido foi Maiorca
»»» Fonte - TVI24 «««
___________________________________
Tenho viagem marcada com saída de Lx ás 19h - Domingo, dia 2.
Será que vou ficar por cá?
Desta vez o local escolhido foi Maiorca
Maiorca: explosão de carro mata dois guardas civis
Rebentamento fez ainda vários feridos. Portos e aeroportos encerrados para evitar fuga de responsáveis.
Dois guardas civis morreram e várias outras pessoas ficaram feridas depois de um carro ter explodido ao início da tarde perto de um quartel da Guarda Civil, na ilha espanhola de Maiorca. De acordo com a edição electrónica do jornal «El País», o rebentamento ocorreu na localidade de Palmanova às 13:50 (12:50 em Lisboa).
A publicação adianta ainda, citando o delegado do governo, Ramón Socías, que os dois agentes mortos se encontravam no interior do veículo. Na origem do rebentamento poderá estar uma bomba-lapa, colocada sob o carro patrulha, um veículo todo-o-terreno. Um dos guardas tinha 28 anos e era natural de Burgos, o outro tinha 27, mas, apesar de ter nascido em Pamplona, vivia há vários anos em Palma de Maiorca.
Os corpos ainda continuam no local, até que sejam dadas ordens de um juiz, para que sejam recolhidos, de acordo com o «El País». Os bombeiros explicaram ao jornal espanhol que parte de um dos cadáveres se encontra em cima de uma árvore, o que ilustra a violência do rebentamento. O outro estava no solo quando as equipas de emergência chegaram. Ainda tentaram reanimar o militar, mas sem sucesso.
A zona foi sujeita a um perímetro de segurança e as autoridades estão a verificar se existem outros engenhos explosivos na zona. Foram também montadas tendas de campanha para assistir aos feridos.
Além de um posto dos correios e de um quartel dos bombeiros, a cerca de 500 metros do local da explosão situa-se uma praia muito frequentada. A poucos quilómetros está o palácio Marivent, local de férias da família real.
Recorde-se que esta quarta-feira a organização terrorista ETA cometeu um atentado contra a casa-quartel da Guarda Civil de Burgos, que feriu mais de meia centena de pessoas.
O incidente desta quinta-feira coincide com o 18º aniversário de dois atentados cometidos em Maiorca, com o rebentamento de dois carros-armadilhados. Na altura, ficou ferido um ferido um militar e um militar.
Esses ataques levaram à condenação do operacional da ETA Ekaitz José Luis Urrusolo Sistiaga a 41 anos de cadeia.
Não houve qualquer reivindicação da explosão desta quinta-feira, embora vários médios de comunicação espanhóis tratem já o incidente como um ataque terrorista da ETA, que, a confirmar-se, será o primeiro com vítimas mortais nas Ilhas Baleares.
A Ministra da Saúde espanhola, Trinidad Jiménez, disse em conferência de imprensa que uma reunião com o primeiro-ministro foi interrompida depois de ter sido noticiado «o que parece ser um terrível atentado». «Nas próximas horas receberão informação pontual por parte do Ministério do Interior sobre o mesmo, mas quero fazer chegar, em nome do governo, a mais firme condenação deste que parece ser um terrível atentado», disse.
O governo anunciou, posteriormente, o encerramento de portos e aeroportos da ilha de forma a evitar a saída dos responsáveis pela explosão.
»»» Fonte - TVI24 «««
___________________________________
Tenho viagem marcada com saída de Lx ás 19h - Domingo, dia 2.
Será que vou ficar por cá?