basapistas
Membro Conhecido
1) Em Agosto de 2011, eu e a minha esposa, tínhamos viagem no voo charter da Air Midwest com destino a Sharm El Sheikh (voo 1445), pelas 13h30 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
2)Surpreendentemente no dia anterior, sou surpreendido pela informação do site da Ana Aeroportos, que esse voo tinha como partida às 10h30. Pelo que diligentemente e podendo existir alguma alteração de última hora no horário do voo desloquei-me para o Aeroporto mais cedo, pelas 08h30.
3)Ao chegar ao Aeroporto, deparo-me com a mesma informação no painel das partidas, mostrando que o voo da Air Midwest tinha hora prevista pelas 10h30 e o check in seria realizado no balcão n.º 5.
4) Desloquei-me para o balcão n.º5 e ainda estavam a realizar o check in do voo da Aigle Azur para Paris. Quando finalizou este check in, aparece no balcão n.º5 a indicação do Voo 1445 para Sharm El Sheikh, pelo que me desloquei ao mesmo e sou informado pela funcionária de que se deve tratar de uma erro do sistema e ela informa-se que o voo seria as 14h30 e que o check in deveria iniciar pelas 11h00 – 12h00, numa zona diferente daquela. No entanto insisti para saber se era possível fazer o check in, tendo a mesma dito que não seria possivel, tendo nesse momento obtido a informação que o voo estaria atrasado e só partiria pelas 15h15 (dali a 6horas e 15m).
5) Face a ainda ser cedo andei a fazer tempo no aeroporto e reparo que pelas 09h30 a informação no painel das partidas alterou e voo além do atraso que alterou a hora de partida para as 15h15, o balcão do check in alterou para o Balcão 13-14-15.
6) Face a esta nova situação permaneci durante 2 a 3 horas no café, com gastos inerentes a esta espera, situado junto dessa zona de check in e constantemente ia verificando se existiu alguma alteração no painel das informações ou se o check in tinha iniciado, mas as informações mantiveram-se sempre as mesmas.
7) Pelas 11h30 já estranhando a situação, mas pensando tratar-se de mais um atraso, sou surpreendido por uma chamada da minha agência de viagens a informar-me que estou a faltar o check in e que o mesmo estava a encerrar, tendo nesse momento dirigido transtornado
novamente ao painel de informação e o mesmo apresentava o balcão 13-14-15 para check in. Dirijo-me ao balcão não estava lá ninguém, começo a andar pelos balcões do check in e no balcão n.º 5 (o mesmo que tinha estado pelas 09h00) deparo-me com o balcão correcto. De 90 passageiros só faltava a minha pessoa fazer o check in, estando já a fechar o respectivo balcão.
8) Face ao caricato da situação, questiono a funcionário do balcão (TAP) o motivo pelo qual no painel da informação estava o balcão 13-14-15 para check in e não o n.º5. A resposta foi “o Sr. é que tem de procurar o balcão correcto…”. Face a esta resposta “grosseira” e totalmente incompreensível percebi que não era com diálogo que ia resolver seja o que for.
9) Pelo que percebi e a informação dada pela funcionária, os clientes do aeroporto não devem confiar totalmente nas informações dos painéis informativos e nós é que temos que procurar a zona do check in correcta, não vá painel estar errado. Nunca visto em nenhum aeroporto, principalmente nos Aeroportos de Frankfurt, Barajas, Charles de Gaulle, onde afirmação da funcionária é no mínimo estranha, pois imaginem o chec in estar atrasado e ter que andar à procura da localização do chec in por todo o aeroporto? Impensável...? Talvés perguntar a um funcionário, mas já me tinham dito que o check in não era no balcão n.º5...
10) Dirigi-me logo ao balcão da ANA e pedi o livro de reclamações. Durante a reclamação, informaram-me que realmente o voo estaria previsto para as 10h30 e que realmente o painel de informação estava errado, pois naquele preciso momento continuava a dar a indicação do balcão n.º 13-14-15.
O mais rídiculo foi a resposta oficial via correio da ANA aeroportos foi: “Não houve mudança de porta, nem houve mudança de balcões de check in. "
Agora vejam... se eu tivesse falhado o check in... como é possivel verificar, ninguém se iria responsabilizar, apesar de ter comprovaticos fotográficos do que estou afirmar, pois apesar de ser fácil de ver que houve erro, a própria ANA diz que não... quando me foi igualmente informado não "oficialmente" que isto é normal acontecer com alguns voos charter, aqueles que não interessam a ninguém que mas os clientes pagam taxas de aeroporto.
Isto para dizer o quê.. cuidado com os dados fornecidos pela ANA aeroportos, nem eles sabem aquilo que fornecem aos clientes, pelos visto tudo é possível.. só falta dizer que naquele dia não viajei...
Logo que possível vou fazer o download da foto... que comprava a veracidade das minhas afirmações...