Novidades

ALGAS - Que fenómeno é este?

rum

Membro Conhecido
O sargaço continua em abundância por toda a Riviera, toda a costa está afectada neste momento e já foi detectada nova massa de sargaço e pela previsão dos ventos vai bater também na Riviera Maya. Cancún continua sem sargaço.
 

rum

Membro Conhecido
O sargaço, na Riviera Maya, continua a chegar de forma intermitente. Mas quando chega, vem em quantidades massivas. A retirada do dito não está a ser eficaz e há, neste momento, muito sargaço por toda a costa. Cancun está a ser menos atingido e tem dias em que está totalmente limpo. A zona hoteleira de Cozumel também não tem sido afetada. Estima-se, e são tudo especulações, porque as previsões deste fenómeno não são fiáveis, e tudo depende muito das maré e sobre tudo dos ventos, que junho o sargaço possa baixar, mas até lá quase certo que vai ser a ferro e fogo... infelizmente, sargaço com fartura.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Realmente tenho visto imagens da praia de Akumal e da Playa del Carmen e é horrível.
Acho que o ano passado não houve dias tão maus!
 

Pena

Membro Ativo
Ainda é cedo para saber o que no reserva este Verão, mas por enquanto continuam a chegar toneladas de sargaso a praticamente toda a costa da RM.

Previsões não são de fiar mas aqui deixo uns links para podermos ter uma ideia do que se vai passando por lá...

Em Playa del Carmen, a zona em frente ao parque los fundadores, (onde se apanham os ferries) está irreconhecivel...
SARGAZO DEJA PLAYAS VACÍAS: Se agudiza problema del alga en Playa del Carmen, donde negocios reportan ocupación del 30% en fin de semana

Cancun parece estar a abrandar, mas também não está muito melhor...
DA SARGAZO ‘TREGUA’ A PLAYAS DE CANCÚN: Este fin se semana se registró una disminución en el recale del alga

Puerto Morelos: http://casabandidos.dyndns.org:4321/video/mjpeg/stream2

Tulum: Live Cam Tulum - Quintana Roo

Akumal: Akumal: Beach Webcam (Akumal, México)

Xcaret: Xcaret Beach

Penso que por enquanto só Isla mujeres y Cozumel não estão a ser tão severamente afetadas...

Alguem conhece alguma webcam na zona de Ponta Maroma até ao Iberostar?
 
Última edição por um moderador:

Tuxa

Membro Conhecido
Meu deus. Até dói ver.......
Quem for comprar viagem vai pensar duas vezes antes de gastar 1000 e tal euros/pessoa........ É uma pena... :confused:
 

Pena

Membro Ativo
Tuxa, é isso mesmo!
Quem conhece esta zona sabe que este é um destino maravilhoso e que não é só praia, mas sem elas não é a mesma coisa...
Eu pessoalmente tenho acompanhado nos ultimos anos este fenómeno e levado em consideração na hora de escolher onde gastar os €€... e por isso vou postando para ajudar outros membros do forum.
Noto que este ano pela primeira vez, fui alertado por escrito pela agência de viagens sobre o tema sargaço, o que sinceramente me surpreendeu.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Sim não é só praia mas ninguém vai estoirar 1000€ num resort "à beira mar plantado" para levar com uma quantidade de sargaço destas. :)
O ano passado estive no México e do que vejo nessas imagens acima, nem de perto estava assim, e não pondero lá voltar só com aquilo que apanhei, quanto mais com o que vejo!
 

Tuxa

Membro Conhecido
É demasiado mau para o turismo de um país. Independentemente de irmos de férias ou não, quem sofre com tudo isto é a hotelaria.
 

rum

Membro Conhecido
Não é só a hotelaria que sofre. A hotelaria em si é um mal menor. Há um ecossistema em perigo, há toda uma uma subsistência local em risco.

Este fim de semana a chegada de sargaço aligeirou um bocado na Riviera Maya, mas prevê-se que de hoje e até quarta-feira haja uma nova chegada massiva de sargaço. É previsível que este ano se bata o record de toneladas de sargaço retirado das praias.

Este ponto de situação e de ontem à noite:
El recale de sargazo es un fenómeno regional, que afecta, sin distinción, a todas las costas de más de 30 países, territórios y protectorados distintos.

Se reporta sargazo en las costas de Cuba, Islas Turcas y Caicos, Inagua, Las Bahamas, Jamaica, Grand Caimán, Haití, República Dominicana, Puerto Rico, Honduras y también la región costera de Quintana Roo México.
Asimismo, más al Este están afectadas todas las islas del arco de las Antillas Menores como Islas Vírgenes Británicas, Saint John, Saint Thomas, Culebra, Antigua y Barbuda, Montserrat, Guadalupe, Martinica, Dominica, Santa Lucía, Barbados, San Vicente y las Granadinas.

Además llega a Granada, Trinidad y Tobago, Curazao, Isla Margarita, Aruba, la Costa atlántica de Brasil, Guayana Francesa, Surinam, Guyana, Venezuela, Colombia, Panamá, Costa Rica, Nicaragua, Honduras, Guatemala, Belice, y la Península de la Florida en Estados Unidos.
Basicamente todas as regiões que foram afectadas nos últimos anos estão novamente afectadas mas com mais quantidade. No ano passado também houve registos massivo de sargaço nas costas Africanas.
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Quem se quiser entreter a perceber mais alguma coisa sobre o sargaço, a universidade de Tampa tem uma plataforma de monitorização do sargaço.
Optical Oceanography Laboratory — College of Marine Science — University of South Florida

Deixo também umas imagens, actuais, de alguns destinos nas Caraíbas. As cores quentes representam a concentração de sargaço.

Cuba
180460


Haiti e República Dominicana
180461


Jamaica
180462


Porto Rico e parte norte Antilhas Menores
180463



Bahamas
 

Alexandra Alves

Membro Novo
Boas, estou no BP Akumal, e está repleto de algas. A sorte é que faz uma enseada e é mais ou menos controlado, os empregados não param o dia todo. E já estou com algumas manchas vermelhas na pele. BP Tulum acho que nem as apanham, está o mar muito revolto e não há nada a fazer. Estive nos Riu em Playa del Carmen há 2 anos, e estava bem pacífico, e eu já achei muito na altura...
 

joana rosa

Membro Ativo
Fogo...outra vez... e como esta Punta Cana ??
Alguém que esteja por lá que ponha fotos...

Pelo menos as web cam's não mostram algas .....podem sempre estar a caminho...:oops::oops:
 
Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Eu vi esse post e achei graça ao texto "infelizmente as caraíbas estão assim".. É mesmo por o alarme ao máximo :D

Tenho um amigo meu esta semana em Punta Cana e tem-se safado tranquilamente. Está hospedado no Occidental Caribe e tem tido o mar impecável.
Há dois dias fez o passeio à Ilha Saona e apanhou algum sargaço, mas pelas fotos que vi não é nada de especial/relevante.
 
Tenho viagem marcada para Outubro - Riviera Maya praia Akumal. Estou meio sem saber o que fazer, este fenômeno tem um período específico para aparecer ou é constante o ano inteiro?
Tenho feito muita pesquisa no sentido de conseguir chegar a alguma conclusão, uma vez que vamos levar a nossa princesa de 4 anos, por enquanto ainda posso trocar de destino...
 
Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Este fenómeno não tem épocas.. É apenas incerto.. Se bem que ultimamente no México tem sido mais "certo" do que "incerto".

E devem ter viagem marcada para o GBP Akumal (que não é na praia de Akumal atenção), certo?
Se for o caso, o GBP é dos que mais tem sofrido com o sargaço.

Eu o ano passado estive no México, apanhei sargaço.. Não me impedia de ir à água, mas fazer 9 horas de avião para cada lado, para apanhar aquele mar assim... Não obrigado!
Há muita gente que diz, que o México não é só praia... Claro que não é... Mas "ninguém" vai para o México/Riviera Maya a pensar na espectacular pirâmide de Chinchén Itza...
 
Top