Novidades

ALGAS - Que fenómeno é este?

HPaixão

Membro Novo
Boa tarde.
Permitam-me uma questão. Estou a ponderar ir para Punta Cana em finais de Maio, mas gostaria de saber como tem estado as praias a nível de algas.
Alguém que tenha estado lá recentemente e que possa opinar sobre isto!?
Obrigado
Cumprimentos.
 

AntonyS

Membro Ativo
Boa tarde.
Permitam-me uma questão. Estou a ponderar ir para Punta Cana em finais de Maio, mas gostaria de saber como tem estado as praias a nível de algas.
Alguém que tenha estado lá recentemente e que possa opinar sobre isto!?
Obrigado
Cumprimentos.
O fenómeno das algas é imprevisível.
No entanto, há relatos de que este ano haverá uma intensificação do fenómeno (veja o link acima).

Cheguei a ponderar Punta Cana para este ano, hipótese que acabei por colocar de parte devido às "previsões".
Inclusivamente, na agência solicitavam a assinatura de uma declaração em como foi dado conhecimento dessas previsões, que obtiveram por via do(s) operador(es).

Na República Dominicana tem a região de "Samaná" e "Bayahibe" como boas alternativas (há quem diga que são destinos superiores), é uma questão de pesquisar e ver alguns reports. Sendo certo que, não é garantido que o fenómeno não chegue lá. Em Punta Cana, segundo consta, é uma realidade, naqueles destinos não será, pelo menos por enquanto.
 

rum

Membro Conhecido
Boa tarde.
Permitam-me uma questão. Estou a ponderar ir para Punta Cana em finais de Maio, mas gostaria de saber como tem estado as praias a nível de algas.
Alguém que tenha estado lá recentemente e que possa opinar sobre isto!?
Obrigado
Cumprimentos.
É irrelevante saber como está hoje, para tirar uma conclusão para maio, quando nem sequer conseguimos saber como vai estar no próximo fim de semana...
 

HPaixão

Membro Novo
Certo, e percebo que seja improvável saber para o fim de semana que vem, no entanto esta noticia já é de fins de Fevereiro, e portanto, já dá para ter uma noção para perguntar às pessoas que têm lá estado recentemente (ultimas semanas) como está a situação.
 

DaisyP

Membro Conhecido
Uma zona muito afectada é Tulum. Já Playa del Carmen acho que deve ter picos, uns dias vejo muito outros vejo uma quantidade pequena. Tenho acompanhado por redes sociais.
 

AndréPimenta

Membro Ativo
Boa tarde pessoal

Venho dar o meu pequeno contributo. Estive em lua de mel no México, mais especificamente, no Grand Palladium Kantenah, durante os dias 27 de Março a 3 de Abril.

No primeiro dia a praia estava completamente limpa. Nenhum vestígio de sargaço, nada mesmo. Apartir do dia 29 foi aparecendo gradualmente, até ficar como se vê nas fotos em anexo. As fotos foram tiradas no dia 3 de Abril.

Qualquer dúvida, disponham pf.

Cumps
AP
DSC_0086.JPG
DSC_0087.JPG
DSC_0088.JPG
 
Última edição por um moderador:

VeraPereira

Membro Ativo
Boa tarde
Estou a pensar marcar as minhas 2ªs férias para Setembro e gostava de voltar ao México, para o Barcelo Maya Beach.
Mas pelas últimas informações que tenho lido prevê-se que venha ainda mais sargaço para estes lados, peço a quem já tenha ido recentemente ao México e propriamente a este hotel que me dê informações se pela Vossa experiência devo ou não considerar este hotel ou efectivamente mudar o destino para Cuba ou Samana?
Grata pela ajuda
Boas Viagens :)
 

rum

Membro Conhecido
Olha, tu dás a resposta à tua pergunta... "...prevê-se que venha ainda mais...". São apenas previsões, sabe-se que vai haver, só não se sabe quando nem em que quantidade. Este é um tema pelo qual não se pode fazer previsões porque os sistemas de monitorização conseguem prever que vai haver sargaço mas o impacto ainda é muito difícil de prever, e isto sempre com uns dias ou horas de antecedência. Se estás à espera de qual vai ser o estado do sargaço para daqui a 5 meses, então nunca vais marcar as férias. Hoje dia 14-04 há muito sargaço em toda a Riviera, entre 2 a 5 metros em quase todas as praias.

Esta foto é de ontem, a caleta de Xcaret
179688


Já agora, comparando com uma foto minha do mesmo local.
179689


Quanto a Cuba ou Samaná, não tenho informação. De qualquer forma o comportamento é igual, poderemos saber a realidade de hoje, provavelmente poderemos ter uma previsão para amanhã mas para próxima semana não é possível prever, muito menos para daqui a 5 meses.
 
Última edição:

VeraPereira

Membro Ativo
Obrigado, como já visitei 2x o México estava com vontade de voltar, mas quando vejo essas imagens perco logo a vontade ;) agora em Maio vou para a RD, mas para Setembro acho que o fenômeno vai piorar.. Talvez Cuba..
 

rum

Membro Conhecido
Se as coisas ontem na Riviera estavam más, hoje parece que estiveram melhores de uma forma geral em toda a costa. Não totalmente limpa, mas melhor.

A quem possa interessar o que se tem observado é que a zona Hoteleira de Cancun, apesar de também ser afectada sofre menos do que toda a restante Riviera.
 
Top