Novidades

ALGAS - Que fenómeno é este?

Olá
A mim ninguém me disse nada, nem tocaram no assunto, eu sabia que tinha havido algas em Punta Cana e erradamente pensei que em novembro teriam desaparecido. Ainda quis comprar a viagem para Samaná ou La Romana, por iniciativa própria porque tinha lido que tinha menos probabilidades de ter algas e disseram-me que já não havia voos diretos. Ninguém me alertou para que em novembro ainda poderia haver algas, pelo contrário senti-me pressionada a comprar a viagem mais rápidamente com receio que também esgotassem os voos diretos para punta cana na minha semana de férias.
Já não sei se espero que melhore ou pelo menos que não piore
 

Hybris

Membro Novo
A mim também não me avisaram de nada, alegando que os operadores não lhes transmitiram essa informação. Uma semana depois de ter marcado a viagem vi no telejornal a questão do sargaço...
Falei várias vezes em tentar mudar, com a agência, mas a única forma de ter voos e não perder grande dinheiro seria mudar para outra zona do México, mas acaba por estar tudo muito semelhante...
 

Tuxa

Membro Conhecido
Não sei se a agência tem o dever de informar, senão vejamos: as fotos de Punta Cana que aparecem nas brochuras não correspondem às praias de Punta Cana mas sim eventualmente da Saona ou coisa parecida...
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não me parece que uma eventual reclamação tenha hipóteses de sucesso, é um fenómeno natural que pode nem ocorrer nas datas em que alguém vai para esses lados.

Acho que seria como alguém comprar uma viagem para uma estância de ski e chegar lá e haver pouca ou nenhuma neve.

Hoje em dia a informação está a disposição da generalidade das pessoas, também não custa muito procurar informação genérica sobre os lugares onde pensamos ir, se se fizer isso em relação às Caraíbas rapidamente se descobre que existe o problema do sargaço, mas também que ninguém pode saber onde e quando vai ocorrer.

Para dar um exemplo, numa determinada altura pensei em ir às Seychelles, e das buscas que fiz cheguei à conclusão que dependendo das épocas, certas partes das ilhas podem estar cheias de algas, mas não me parece que nenhuma agência ou operador avise os clientes sobre esta questão.
 

Hybris

Membro Novo
Já estive várias vezes nas Caraíbas e sei como as coisas funcionam. A pesquisa que fiz foi mais ao nível dos hóteis. E quando comprei a viagem sabia da existência de algas naquela zona, que já acontece há alguns anos, mas em quantidades normais, depositadas maioritariamente na areia, sem grande interferência. Mas uma coisa é ter algumas algas, outra coisa é o país declarar calamidade! É óbvio que ninguém controla a natureza, mas se me tivessem alertado do estado em que estavam as águas (ainda que melhorasse entretanto), eu talvez tivesse escolhido outro destino. Não se trata de vender "coelho por lebre", como o exemplo que a Tuxa deu das águas azuis, mas sim de omitir e não alertar para um facto importante que pode mudar completamente a estadia. Por exemplo, as Caraíbas no Verão são uma zona de furacões e toda a gente sabe isso, e qualquer um está sujeito a apanhar um, e a agência ou operador não têm qualquer culpa. Mas o sargaço é um caso completamente diferente, que tem estado em força há alguns meses, não é algo que aconteça de forma esporádica.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Fui apenas uma vez às caraíbas(Cuba) e pesquisei desde voos a condições meteorológicas. Sobre algas não vi nada.

Hoje o sargaço é uma realidade e se este tópico surgiu apenas desde Maio deste ano, é porque não se trata de um fenómeno natural recorrente, senão já teriam aberto há anos.
Se hoje eu for a uma agência, com certeza não espero que digam que haverá sargaço em Dezembro, altura que pretenderia ir. Esperava, isso sim, que me informassem que tem havido praias com sargaço ao ponto de estarem interditas(?) ou pelo menos de ninguém conseguir tomar banho decentemente. Isto seria uma agência honesta.
As agências sabem perfeitamente que se mostrassem as fotos que aqui são publicadas e que deveriam ser elas a alertar para o que poderemos encontrar, a maioria dos clientes não comprava a viagem !
Tudo o resto, vão-me desculpar, mas é defender o indefensável.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Fui apenas uma vez às caraíbas(Cuba) e pesquisei desde voos a condições meteorológicas. Sobre algas não vi nada.

Hoje o sargaço é uma realidade e se este tópico surgiu apenas desde Maio deste ano, é porque não se trata de um fenómeno natural recorrente, senão já teriam aberto há anos.
Se hoje eu for a uma agência, com certeza não espero que digam que haverá sargaço em Dezembro, altura que pretenderia ir. Esperava, isso sim, que me informassem que tem havido praias com sargaço ao ponto de estarem interditas(?) ou pelo menos de ninguém conseguir tomar banho decentemente. Isto seria uma agência honesta.
As agências sabem perfeitamente que se mostrassem as fotos que aqui são publicadas e que deveriam ser elas a alertar para o que poderemos encontrar, a maioria dos clientes não comprava a viagem !
Tudo o resto, vão-me desculpar, mas é defender o indefensável.
Nem percebo porque é que as agências devem omitir as algas. Uma boa agência além de vender viagens aconselha viagens para angariar clientes a médio longo prazo.
Mas se calhar a atitude das pessoas que trabalham lá deve ser como noutros sítios do tipo: "não é meu nem do meu pai por isso estou-me a lixar".
 

Nuno Dias

Membro
Nem percebo porque é que as agências devem omitir as algas. Uma boa agência além de vender viagens aconselha viagens para angariar clientes a médio longo prazo.
Mas se calhar a atitude das pessoas que trabalham lá deve ser como noutros sítios do tipo: "não é meu nem do meu pai por isso estou-me a lixar".
O que interessa na agência é o bottom line. Sabem que quando corre mal 10% reclama e desses 10% só uma percentagem recebe alguma coisa.
Quando recebem alguma coisa , o valor está tabelado pelo grau de incumprimento, logo isto é aritmética pura e dura.
Concordo que devem ter uma proximidade com o cliente. Comigo só funciona dessa maneira. Prefiro jogo aberto que andarem com palhaçadas.

Agora, já vi situações que a culpa é realmente do cliente e não da agência. Há muitas pessoas que são umas autênticas bestas.

Atenção- não trabalho em nenhuma agência nem sequer no mesmo ramo.
 
Ainda ontem a Geostar me enviou um mail com uma listagem de 17 hotéis com preços para Punta Cana, estão a fazer marketing e a promover o sitio mas com os preços de sempre.
Eu não lhes disse que tinha viagem marcada para lá. Disse-lhes que não estava interessada de momento porque tinha a informação que as praias estavam cheias de sargaço o que as tornava desagradáveis, e que no México até havia praias interditas.
A resposta foi: não quer escolher outro destino? Não fez um único comentário sobre o estado das praias.

E pelo que vi hoje nas camaras do Palladium Punta Cana, está feio
upload_2018-9-28_12-37-41.png


alguém tem mais informações?
 
Eu este ano "vendi" uma série de viagens para México e República Dominicana mas desde que este problema se abateu por terras do Caribe que eu informo e vou dando notícias do desenrolar das coisas. Infelizmente as notícias não teem sido as melhores a alguns até trocamos para Cuba, Jamaica ou Samaná… Eu trabalho assim como consultor / angariador da agência
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Sobre o México
Pese a la contingencia de sargazo de este 2018, que de acuerdo con los investigadores es el triple de lo que hubo en 2015, el Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt) abrirá apenas convocatoria del Fondo Mixto (Fomix) para investigaciones del alga, se pone las pilas algo tarde ya que de acuerdo con expertos, para octubre quedará poco sargazo en el Caribe mexicano y terminando el año ya no habrá.
E pelo que sei, parece que as costas da Florida neste momento começam a ser muito afetadas.
 
Estava a pensar ir em novembro ao México (Riviera Maya) mas estou com algum receio pois as praias ainda tem muitas algas.
 
Última edição por um moderador:
Top