Novidades

Algarve - De fugir

Nuno

Administrador
Staff
Boas,

Eu acho que o Algarve é uma zona excelente ... tem uma oferta hoteleira e gastronómica muito boa e tem excelentes condições para se fazer turismo e passar uns dias relaxados.
Tal como em qualquer outra zona turística, tem a zonas de massas onde a confusão é enorme e onde os preços são muito acessíveis. Temos naturalmente as zonas mais exclusivas cujos preços são proibitivo para o comum dos Portugueses. Temos por fim as zonas menos turísticas onde aí sim ... temos o verdadeiro Algarve para os Portugueses onde a paz, qualidade e tranquilidade reina.

Ou seja, há de tudo um pouco, para todos os gostos e carteiras!

Não sou algarvio, mas existem aqui pessoas que melhor do que eu podem ajuda pois também já fui maltratado lá, não sou excepção, mas isso não faz do Algarve um sítio mau para turismo.

Só tenho pena que os governantes não olhem para a "industria" que temos cá dentro e que a potencie como merece. O turismo é uma dessas que merecia ser olhada e encarada como uma "jóia da coroa", pois é um dos recurso natural que podemos oferecer num dos países com mais luz e sol da Europa.

Na minha humilde opinião, o sul de Espanha não é melhor do que o Algarve ...
 

badbones

Membro Conhecido
Boa noite novamente,
realmente acho engraçado compararem o algarve ao méxico ou a qq pais das caraibas. Passo só a fazer uma simples pergunta: será que nós somos tratados iguais aos residentes lá? Ou somos tratados lá como turistas?!
Sim porque voces querem comparar hotes de 5 estrelas se calhar por pensoes em que ficam quando cá veem?!
Quem já foi por exemplo dormir no Sheraton do Algarve ou Real Santa Eulalia? Arcredito que a vossa opinião mudaria num abrir e fechar de olhos. Acho que se come aqui muito bem. Agora vos digo nós temos aqui uma qualidade de vida um pouco superior a outras zonas fora do algarve. Não ganhamos mal e isso dá-nos a possibilidade de frequentar sitios com melhor qualidade.
Ja me coloquei a disposição para dar boas referencias para comer ou ficar no algarve, acredito que mudem bastante de ideia. Mas quando volta ao Porto e ao Geres vou vos consultar tb, pk posso dizer que em 7 pessoas algarvias que fomos ninguem conseguiu ter uma alimentação de jeito em 5 dias de viagem.

Bom dia

1º - Apenas conclui que entre passar ferias no Algarve ou noutro sitio das Caraibas a segunda opção sai mais barato. Esta comparação foi feita entre hoteis de 5* para um casal sem filhos.
2º - Tambem mencionei que os hotéis onde fiquei eram bons pelo que não percebo a observação aos hoteis/pensões
3º - Das experiencias que tive fora de Portugal regra geral os locais não são tratados da mesma forma que os turistas uma vez que não têm dinheiro para fazer férias. Mas por exemplo no Brasil, os brasileiros com dinheiro para fazer férias são até melhor tratados que os turistas (do que eu vi. Não sei se é sempre assim)
4º - "será que nós somos tratados iguais aos residentes lá? Ou somos tratados lá como turistas?!" Não estarás a confirmar que os estrangeiros são melhor tratados? É que eu quando vou ao Algarve tambem sou turista.
5º- Se leres com atenção o começo deste Post vais ler que preferia não ter de escrever isto. Gosto do meu pais e sinceramente custa-me ver coisas como as que me sucederam este fds. Mas como elas aconteceram que culpa é que eu tenho?
6º- Tambem acho piada à arrogancia do nivel de vida uma vez que não disse onde fiquei nem tão poucos sabes onde eu costumo ficar.
 

jfreitas

Membro Conhecido
... ... ... ... É certo que existe mau atendimento em todo o lado. Mas parece-me que face ao custo das coisas no Algarve e à forma como somos tratados vou gastar o meio dinheiro para outro sitio. 1 em 8 é demasiado mau para quem queria descansar e descontrair um bocado.

... ... ... ... Ja me coloquei a disposição para dar boas referencias para comer ou ficar no algarve, acredito que mudem bastante de ideia. Mas quando volta ao Porto e ao Geres vou vos consultar tb, pk posso dizer que em 7 pessoas algarvias que fomos ninguem conseguiu ter uma alimentação de jeito em 5 dias de viagem.

Empate técnico:D :D

Acho que tiveram os dois um azar terrivel porque comer mal 5 dias no gerês só por muito, muito azar. O mesmo em relação ao Algarve, onde existem restaurantes excelentes...

Colocar a discussão numa guerra norte sul é que não é correcto nem saudável.

As más experiências existem e acontecem a todos. Não tenho boas memórias do algarve mas isso não significa que tenha comido mal ou até caro. Claro que numa zona predominantemente turística os preços não são iguais ao interior do Alentejo (por exemplo). É expectavel e não surpreende. Comer comida estragada não tem nada a ver com o algarve. Tem a ver com irresponsabilidade de quem gere o restaurante. Para isso existem autoridades de fiscalização e as queixas são para ser feitas, não são para ser pensadas.

Claro que o tratamento no Algarve, sobretudo nas épocas altas está virado para o turismo inglês. (muito menos do que à 10/15 anos) mas continua. Desde ementas exclusivamente em inglês à animação nos hoteis exclusivamente em inglês, já apanhei de tudo. Ser mal tratado nos restaurantes é frequente mas tb é frequente em todas as praias movimentadas do país, não é exclusivo do Algarve. Onde há confusão.. não há tratamento personalizado.


Tenho de fazer um reparo à CrisIsa... realmente não me parece muito adequado referir que têm um nivel de vida superior e por isso podem frequentar sitios onde pagam mais.. podia citar dezenas de amigos com bom nível de vida que têm casas de férias no algarve. Que frequentam bons restaurantes.

Não passo férias no Algarve mas este ano já fui de propósito (pelo menos 4 vezes) a faro para almoçar com amigos que lá vivem... e estou a 250km... !!

Resumindo... acho que a polémica está encerrada
 

CrisIsa

Membro
Acho que fui mal interpretada relativamente ao custo de vida dos algarvios em geral em relação a outras zonas mais interiores de Portugal. Acho que se ganha bom dinheiro cá, para quem gosta de trabalhar, claro! Isso cá como em qualquer lado do pais.
Aquilo que aqui vim tentar explicar no meu ponto de vista, é que azares há sempre. Como eu acho que tive azar no geres quando lá fui. Não venho é para aqui a desvalorizar uma zona de Portugal.
Todos anos faço férias do algarve e cada vez mais valorizo o meu pais e o nosso povo. Este ano na republica dominicana, numa grande cadeia, foi a desilusão toral. Desde ter que me levantar às 7 da manha para poder ter uma cadeira na sombra e desde de so ligarem aos americanos porque sao os unicos que dao grojetas. Ganham mal?! Acredito que sim, mas para fazerem o trabalho de um portugues é necessario 3 republicanos.
Peço para valorizarem o vosso pais um pouco mais....más experiencias há sempre. Maus profissionais há em todo o lado.
jfreitas espero que continuo a frequentar o algarve muitas mais vezes....
AProveitem este sol maravilhoso, estas praias lindas e claro a nossa boa gastronomia. Para não falar do barrocal algarvio que têm paisagens lindissimas.


Empate técnico:D :D

Acho que tiveram os dois um azar terrivel porque comer mal 5 dias no gerês só por muito, muito azar. O mesmo em relação ao Algarve, onde existem restaurantes excelentes...

Colocar a discussão numa guerra norte sul é que não é correcto nem saudável.

As más experiências existem e acontecem a todos. Não tenho boas memórias do algarve mas isso não significa que tenha comido mal ou até caro. Claro que numa zona predominantemente turística os preços não são iguais ao interior do Alentejo (por exemplo). É expectavel e não surpreende. Comer comida estragada não tem nada a ver com o algarve. Tem a ver com irresponsabilidade de quem gere o restaurante. Para isso existem autoridades de fiscalização e as queixas são para ser feitas, não são para ser pensadas.

Claro que o tratamento no Algarve, sobretudo nas épocas altas está virado para o turismo inglês. (muito menos do que à 10/15 anos) mas continua. Desde ementas exclusivamente em inglês à animação nos hoteis exclusivamente em inglês, já apanhei de tudo. Ser mal tratado nos restaurantes é frequente mas tb é frequente em todas as praias movimentadas do país, não é exclusivo do Algarve. Onde há confusão.. não há tratamento personalizado.


Tenho de fazer um reparo à CrisIsa... realmente não me parece muito adequado referir que têm um nivel de vida superior e por isso podem frequentar sitios onde pagam mais.. podia citar dezenas de amigos com bom nível de vida que têm casas de férias no algarve. Que frequentam bons restaurantes.

Não passo férias no Algarve mas este ano já fui de propósito (pelo menos 4 vezes) a faro para almoçar com amigos que lá vivem... e estou a 250km... !!

Resumindo... acho que a polémica está encerrada
 

amvba

Membro
Olá a todos!
Sem querer contrariar ninguém, porque de certa forma, penso que todos nos revemos um pouco em cada uma das opiniões dadas aqui, gostava de deixar a minha opinião.
Desde pequena que sempre fiz férias no Algarve com os meus pais e mesmo depois dos meus filhos nascerem, já fui para lá cerca de 3 vezes com eles e nunca tive razões para reclamar pela forma como fui tratada. Da 1ª vez ficamos alojados no Vau e nas outras duas, no Hotel Adriana na Falésia. Não posso falar mal dos alojamentos, especialmente do hotel Adriana... embora lá as refeições devessem melhorar. Mas sou da opinião que os alojamentos no Algarve são exorbitantes. Dou um exemplo: quando viajo para a Gran Canaria fico num hotel de 5 estrelas, com os meus 2 filhos, por metade do preço que pagaria por um hotel da mesma categoria no Algarve. E mesmo um hotel de 4 estrelas (que não tem as mesmas condições que os de Espanha), fica tão ou mais caro que o de 5 estrelas em Espanha. Tendo em consideração que actualmente já existem viagens de low cost para alguns destinos é caso para ponderar... se contarmos com a gasolina, as portagens e as refeições que se fazem durante a viagem... feitas as contas o Algarve, infelizmente, em termos financeiros, não compensa.
 

CrisIsa

Membro
Pergunto so uma coisa.
os hoteis 5 estrelas em espanha têm a mesma categoria que os hoteis em portugal?
Na minha opinião que conheço um pouquinho de espanha é que não é. Apesar de serem mts x as mesmas cadeias acho que a nivel de atendimento, refeiçoes e acolhimento nos somos mt superiores.

Olá a todos!
Sem querer contrariar ninguém, porque de certa forma, penso que todos nos revemos um pouco em cada uma das opiniões dadas aqui, gostava de deixar a minha opinião.
Desde pequena que sempre fiz férias no Algarve com os meus pais e mesmo depois dos meus filhos nascerem, já fui para lá cerca de 3 vezes com eles e nunca tive razões para reclamar pela forma como fui tratada. Da 1ª vez ficamos alojados no Vau e nas outras duas, no Hotel Adriana na Falésia. Não posso falar mal dos alojamentos, especialmente do hotel Adriana... embora lá as refeições devessem melhorar. Mas sou da opinião que os alojamentos no Algarve são exorbitantes. Dou um exemplo: quando viajo para a Gran Canaria fico num hotel de 5 estrelas, com os meus 2 filhos, por metade do preço que pagaria por um hotel da mesma categoria no Algarve. E mesmo um hotel de 4 estrelas (que não tem as mesmas condições que os de Espanha), fica tão ou mais caro que o de 5 estrelas em Espanha. Tendo em consideração que actualmente já existem viagens de low cost para alguns destinos é caso para ponderar... se contarmos com a gasolina, as portagens e as refeições que se fazem durante a viagem... feitas as contas o Algarve, infelizmente, em termos financeiros, não compensa.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Acho que fui mal interpretada relativamente ao custo de vida dos algarvios em geral em relação a outras zonas mais interiores de Portugal. Acho que se ganha bom dinheiro cá, para quem gosta de trabalhar, claro! Isso cá como em qualquer lado do pais.
Aquilo que aqui vim tentar explicar no meu ponto de vista, é que azares há sempre. Como eu acho que tive azar no geres quando lá fui. Não venho é para aqui a desvalorizar uma zona de Portugal.
Todos anos faço férias do algarve e cada vez mais valorizo o meu pais e o nosso povo. Este ano na republica dominicana, numa grande cadeia, foi a desilusão toral. Desde ter que me levantar às 7 da manha para poder ter uma cadeira na sombra e desde de so ligarem aos americanos porque sao os unicos que dao grojetas. Ganham mal?! Acredito que sim, mas para fazerem o trabalho de um portugues é necessario 3 republicanos.
Peço para valorizarem o vosso pais um pouco mais....más experiencias há sempre. Maus profissionais há em todo o lado.
jfreitas espero que continuo a frequentar o algarve muitas mais vezes....
AProveitem este sol maravilhoso, estas praias lindas e claro a nossa boa gastronomia. Para não falar do barrocal algarvio que têm paisagens lindissimas.
CrisIsa, claro que vou continuar a ir ao algarve... e a todo o lado onde se coma bem :D por acaso e só por acaso nasci no gerês e acho que é dos sítios onde se come muito bem. Acho que se come melhor no minho... e no alentejo ainda se encontram uns petiscos valentes... No algarve tenho comido bem, sempre que lá vou.

Não discuto a qualidade dos hoteis. São bons. Não gosto do Algarve para passar férias porque não gosto de espaços massificados e não me diz nada andar a procurar um espaço de 1m2 para estender uma toalha... o mesmo para as outras praias, inclusivé do litoral alentejano nos fins de semana de agosto...

O que defendo é que pelo dinheiro que gasto em 15 dias de algarve a fazer um tipo de vida sem andar a contar cada centimo, consigo alternativas muito mais ao meu gosto. Falo da republica ou do méxico por exemplo. Mas não falo de cancun ou de punta cana... falo de algum trabalho de pesquisa em encontrar locais sem massificação e hoteis de dimensão aceitável. No Algarve, tb se conseguem encontar recantos se sonho, mas não é durante o verão... e no resto do ano...os meus ossos recusam-se a entrar na água... por muito esforço que faça para os convencer...

A última vez que passei férias no algarve foi em monte gordo (aparthotel vasco da gama salvo erro) e a razão de queixa que tenho é muito simples. Recuso-me a passar uma tarde na piscina a ouvir falar inglês (animação e avisos) e depois de reclamar continuei sem ouvir uma palavra em português... Nas caraíbas ainda noto um esforço para falarem em várias linguas... O ano passado estive um fim de semana na quarteira... tive uma pessima experiencia num restaurante (descrita noutro tópico). Em época baixa acho o Algarve excelente mas em época alta nem me atrevo. Da mesma forma vou à nazaré jantar muitas vezes e em julho / agosto nem me atrevo a passar perto... e conheço os restaurantes todos...

Como disse o Nuno em cima... acima de tudo lamento que não se olhe para o turismo em Portugal como um factor a explorar e aproveitar. Temos mais horas de sol, melhor clima, praias mais bonitas... mas...não existe coordenação, não existe controlo dos agentes turísticos, Parece que vivemos do que está a dar... se são inglêses viramo-nos todos para eles, se são nórdicos idem... com um mercado cada vez mais global continamos a viver para os que "está a dar" no momento. O problema é quando chegar a vez dos portugueses serem a principal fonte de receita do turismo... muitos já fugiram para mercados onde eram mais bem recebidos.
 

Car_lota

Membro
Boa noite novamente,
realmente acho engraçado compararem o algarve ao méxico ou a qq pais das caraibas. Passo só a fazer uma simples pergunta: será que nós somos tratados iguais aos residentes lá? Ou somos tratados lá como turistas?!
Sim porque voces querem comparar hotes de 5 estrelas se calhar por pensoes em que ficam quando cá veem?!
Quem já foi por exemplo dormir no Sheraton do Algarve ou Real Santa Eulalia? Arcredito que a vossa opinião mudaria num abrir e fechar de olhos. Acho que se come aqui muito bem. Agora vos digo nós temos aqui uma qualidade de vida um pouco superior a outras zonas fora do algarve. Não ganhamos mal e isso dá-nos a possibilidade de frequentar sitios com melhor qualidade.
Ja me coloquei a disposição para dar boas referencias para comer ou ficar no algarve, acredito que mudem bastante de ideia. Mas quando volta ao Porto e ao Geres vou vos consultar tb, pk posso dizer que em 7 pessoas algarvias que fomos ninguem conseguiu ter uma alimentação de jeito em 5 dias de viagem.

É precisamente por nunca ficar em pensões que digo que o Algarve é caro, pois há que compará-lo com locais de idêntico preço/qualidade para sermos justos (e o problema é que é mais caro e geralmente com qualidade inferior). E ainda bem que menciona os hoteis de 5 estrelas das Caraíbas. Acredita que as Caraíbas (COM hotel de 5 estrelas) saem mais baratas que o Algarve (SEM hotel de 5 estrelas)? Quem quiser fazer umas férias do nível das Caraíbas no Algarve tem que abrir e bem os cordões à bolsa. Mas o Algarve não é só mais caro que as Caraíbas.
 

badbones

Membro Conhecido
Vou tentar esclarecer a minha critica ao Algarve:

1- A ideia não era fazer uma guerra N/S, até porque em ambos os casos sou sempre turista. Só fiz a comparação ao norte porque nos ultimos anos tenho feito ferias ou fds prolongados no Norte e a verdade é que, além de ser mais barato, fui sempre melhor tratado.
2- Valorizo imenso o nosso pais. Só este ano em Portugal fiz fds prolongados em Evora, Sintra, Praia do Guincho (Cascais), Carvoeiro, Sesimbra e agora Olhão/Albufeira. Precisamente por o valorizar é que não gosto que estas coisas aconteçam.
3- Quanto à questão das reclamações isso já tem a ver com a minha forma de ser. Como vos disse em 8 refeições só uma correu bem. Se tivesse de reclamar nas sete que me correram mal que raio de descanso/descontracção é que tinha tido?
4- O que mais me impressionou mesmo foi a atitude dos funcionarios. A falta de respeito/consideração para com o turista (o turista em geral. O português "sofria" um bocado mais mas houve situações onde percebi que tambem se estavam nas tintas para os ingleses) é que me choca. E choca a sério. Ao ponto de não querer voltar a estes locais.
5- Nunca vou ao Algarve em época alta pelo que as minhas observações são relativas a situações onde não existia o caos das grandes multidões.
6- A minha experiencia em relação a hoteis no Algarve é boa o pior são os preços.

A questão dos preços pode ser subjectiva porque cada pessoa dá valor a factores diferentes mas no meu caso posso fazer esta comparação (casal sem filhos):
  • 15 dias em Agosto no Hotel Grande Real Santa Eulalia (preços retirados do booking para quarto vista resort) + 30 refeições em restaurantes (preços medios conforme os que paguei) + chapeu na praia + portagens + gasoleo ronda os 6000€/6500€
  • 7500€ por 15 noites em Agosto (época alta) no Quenia com 1 Noite em Nairobi + 7 dias safari (em que estava incluido: aguas, refeições, entrada em 5 parques) + 5 noites na praia em regime de TI (em bungalow com vista mar) - Valor que paguei por isso é real
Como disse esta questão é subjectiva porque depende do que cada pessoa valoriza mas no meu caso acho o Algarve carissimo.

Mas a questão principal é o que o jfreitas referiu. Ninguem olha para o turismo de forma estruturada e pensada para durar vários anos. "Ok temos o sol por isso eles vêm cá ter" parece ser o pensamento dominante. Mas o Sol não chega.

Ainda a semana passada li (não sei se é verdade) que a Thomas Cook e a TUI (dois dos maiores operadores ingleses) vão deixar de operar para o Algarve na época baixa. Preocupante, não?

Mas para não ficarem chateados comigo informo que devo voltar ao Algarve (Martinhal em Sagres) em Maio do ano que vêm.
 
Boa noite malta, sou novo aqui pelo forum e vivo numa cidade altamente turistica, Albufeira, já trabalhei durante alguns anos na hotelaria em hoteis de 4 e 5 estrelas, a minha namorada tem um restaurante cá e por tanto acho que estou um pouco dentro do assunto.
Não venho aqui defender nenhum dos pontos que foi focado, eu acho que o Algarve é maravilhoso, já tive oportunidades de sair para fora do algarve e para fora do país a nivel profissional e a ganhar bem melhor, mas nunca consegui, o Algarve é simplesmente bom demais!!! Acho que todos vocês têm um pouco de razão. Na minha opinião há o muito bom e o muito mau é uma questão de sorte ou de informação, é bom que haja foruns para que troquemos impressões sobre destinos, sitios, serviços... Também eu me ofereço para ajudar que queira informações sobre Albufeira e arredores. Em relação aos maus serviços e preços altissimos, na minha opinião a culpa é principalmente da sazonalidade. Muitos dos restaurantes como os que aqui foram falados durante o inverno têm menos funcionários, prejuizos alguns até estão fechados. Quando vem época de mais trabalho, só se pensa em conseguir os lucros que permitam sobreviver o inverno! isto é tambem culpa de impostos e taxas q o nosso governo nos obriga a pagar... O iva no mexico são 11% já pensaram nisso? será que um bar no méxico precisa de pagar direitos de autor e mais um outro que inventaram mais recentemente só para passar uns miseros cd's? e será que pela esplanada precisam pagar á camara municipal uma taxa por metro quadrado? e mais a medicina no trabalho? e mais segurança social? e mais todo o tipo de exigencias feita pela ASAE? Enfim é só para colocar aqui um outro factor na conversa é que para ter um negócio sazonal como um restaurante no algarve é preciso obter um lucro muito elevado no verão para sobreviver no inverno, daí muitas das vossas más experiencias... num México o negócio não é sazonal e os custos para as empresas são outros... vão ao Algarve sim, mas a restaurantes que os algarvios frequentem :D vão ao Algarve sim mas a sitios onde não há multidões (em agosto é dificil) e enquanto o governo não mudar um pouco as regras vai ser muito dificil competir com destinos como as caraibas...




Comentem, obrigado
 

jfreitas

Membro Conhecido
Boa noite malta, sou novo aqui pelo forum e vivo numa cidade altamente turistica, Albufeira, já trabalhei durante alguns anos na hotelaria em hoteis de 4 e 5 estrelas, a minha namorada tem um restaurante cá e por tanto acho que estou um pouco dentro do assunto.
Não venho aqui defender nenhum dos pontos que foi focado, eu acho que o Algarve é maravilhoso, já tive oportunidades de sair para fora do algarve e para fora do país a nivel profissional e a ganhar bem melhor, mas nunca consegui, o Algarve é simplesmente bom demais!!! Acho que todos vocês têm um pouco de razão. Na minha opinião há o muito bom e o muito mau é uma questão de sorte ou de informação, é bom que haja foruns para que troquemos impressões sobre destinos, sitios, serviços... Também eu me ofereço para ajudar que queira informações sobre Albufeira e arredores. Em relação aos maus serviços e preços altissimos, na minha opinião a culpa é principalmente da sazonalidade. Muitos dos restaurantes como os que aqui foram falados durante o inverno têm menos funcionários, prejuizos alguns até estão fechados. Quando vem época de mais trabalho, só se pensa em conseguir os lucros que permitam sobreviver o inverno! isto é tambem culpa de impostos e taxas q o nosso governo nos obriga a pagar... O iva no mexico são 11% já pensaram nisso? será que um bar no méxico precisa de pagar direitos de autor e mais um outro que inventaram mais recentemente só para passar uns miseros cd's? e será que pela esplanada precisam pagar á camara municipal uma taxa por metro quadrado? e mais a medicina no trabalho? e mais segurança social? e mais todo o tipo de exigencias feita pela ASAE? Enfim é só para colocar aqui um outro factor na conversa é que para ter um negócio sazonal como um restaurante no algarve é preciso obter um lucro muito elevado no verão para sobreviver no inverno, daí muitas das vossas más experiencias... num México o negócio não é sazonal e os custos para as empresas são outros... vão ao Algarve sim, mas a restaurantes que os algarvios frequentem :D vão ao Algarve sim mas a sitios onde não há multidões (em agosto é dificil) e enquanto o governo não mudar um pouco as regras vai ser muito dificil competir com destinos como as caraibas...




Comentem, obrigado
Olá André

Obrigado pela tua (excelente) participação nesta "discussão"... estou totalmente de acordo contigo no que se refere à sazonalidade e acho que já tinha referido isso numa msg anterior. Afecta mais o Algarve porque tem mais turistas por M2 que qualquer outra zona do país. Dei até o exemplo da Nazaré onde costumo ir comer umas caldeiradas, mas no pico do verão recuso-me a passar perto.

Aceito o que dizes e entendo o que dizes mas essa não pode ser a posição do turista que vai quando quer e tem de ser bem servido. Não costumo reclamar em lado nenhum... têm que se esforçar muito para me obrigarem a reclamar mas quando reclamo é a sério... No Algarve já me aconteceu mais do que noutros locais... (admito que dos outros fujo e faço a gestão das épocas em que frequento)

Há bons restaurantes no Algarve, muito bons mas não no verão... (e aí tavez tb existam mas para quem conhece, não para o turista)

Qaunto aos preços, não dá para esconder que o Algarve é caro, relativamente a outros destinos. Não culpo os Algarvios mas culpo alguma inércia das autoridades, da falta de regulamentação e sobretudo da falta de fiscalização... A um nivel superior, como já tinha dito o nuno, somos o país com mais horas de sol. Por que raio é que só pensamos em cativar tursitas no verão?

A sazonalidade que referes podia ser muito atenuada com melhor planificação e aí não é só o governo que tem culpa... os agentes turísticos também têm... e muita!

Do Algarve da década de 80 e boa parte de 90 prefiro nem falar... porque aí acho que os algarvios tiveram culpa sim... quando hordas de ingleses começaram a massificar o algarve e o turista português era deliberadamente mal tratado. Hoje as coisas são diferentes mas sou daqueles que não esqueço e para não dizer que não perdoo, digo que tenho muita dificuldade em perdoar. É um estigma que só os algarvios e as novas gerações vão conseguir ultrapassar totalmente. Assim o espero.
 
estamos a chegar a um entendimento :D é isso mesmo, concordo plenamente. Posso dizer-te que por exemplo no restaurante da minha namorada trabalhamos o ano todo, fazendo um imenso esforço para não encerrar no inverno, e acredita que era bem mais fácil se o fechassemos e pronto, mas a pouco e pouco temos a recompensa, temos clientes de todos os pontos do país o ano todo, pessoas que têm casa em Albufeira e que sempre que vêm cá abaixo nos visitam, são quase como familia, e é muito gratificante para nós, Alguns são clientes á mais de 10 anos... Algum significado deve ter. Agora tambem vos digo, em agosto há sempre reclamações, é inevitável!!! algumas com razão outras sem razão nenhuma. É dificil por exemplo prestar um serviço de qualidade quando entram 40 pessoas num intervalo de 10 a 20 minutos e pedem todos a sua refeição, como é obvio é dificil cumprir horários ao agrado de todos... É o Agosto!!!!! Mas é verdade que á por ai muito restaurante q só pensa em tirar o dinheiro do bolso do turista sem prestar o minimo de qualidade naquilo q faz. Eu como residente tb já o senti na pele. Mas tal como já foi aqui referido e concordo plenamente, já muito melhorou, e cada vez mais acho que a má qualidade está a ficar para traz e as coisas estão a melhorar de ano para ano. É de louvar iniciativas como este forum ou outros em que os turistas se podem informar e ir preparados para ums férias que se querem de sonho;) . Mais uma vez refofço a ideia, perguntem, não se vem a estes sites apenas para obter informações, mas tb para prestar ajuda.
 

CrisIsa

Membro
Andre como se chama o teu restaurante?

:)

Pode ser que seja a minha proxima visita!


estamos a chegar a um entendimento :D é isso mesmo, concordo plenamente. Posso dizer-te que por exemplo no restaurante da minha namorada trabalhamos o ano todo, fazendo um imenso esforço para não encerrar no inverno, e acredita que era bem mais fácil se o fechassemos e pronto, mas a pouco e pouco temos a recompensa, temos clientes de todos os pontos do país o ano todo, pessoas que têm casa em Albufeira e que sempre que vêm cá abaixo nos visitam, são quase como familia, e é muito gratificante para nós, Alguns são clientes á mais de 10 anos... Algum significado deve ter. Agora tambem vos digo, em agosto há sempre reclamações, é inevitável!!! algumas com razão outras sem razão nenhuma. É dificil por exemplo prestar um serviço de qualidade quando entram 40 pessoas num intervalo de 10 a 20 minutos e pedem todos a sua refeição, como é obvio é dificil cumprir horários ao agrado de todos... É o Agosto!!!!! Mas é verdade que á por ai muito restaurante q só pensa em tirar o dinheiro do bolso do turista sem prestar o minimo de qualidade naquilo q faz. Eu como residente tb já o senti na pele. Mas tal como já foi aqui referido e concordo plenamente, já muito melhorou, e cada vez mais acho que a má qualidade está a ficar para traz e as coisas estão a melhorar de ano para ano. É de louvar iniciativas como este forum ou outros em que os turistas se podem informar e ir preparados para ums férias que se querem de sonho;) . Mais uma vez refofço a ideia, perguntem, não se vem a estes sites apenas para obter informações, mas tb para prestar ajuda.
 
Secalhar não é correcto estar a divulgar aqui o nome do restaurante. Poderá ser entendido como publicidade. Envio-te por mensagem :D
 

PAM

Membro Novo
boas

todos os anos vou passar uns dias ao algarve, por norma marco sempre para apartamento, pois assim faço o comer e não me chateio em restaurantes.
obviamente que tb como fora e raras exepcoes a coisa corre bem.

em julho estive em cabanas e jantei tres ou quatro vezes fora, uma delas a conta vinha com coisas que não foram pedidas, a outra pedi como entrada berbigão à bulhão pato. veio ao natural e cheio de areia, chamei o funcionario que me respondeu logo " isso é a bolhão pato ".
claro que a confusão começou e terminou com um colega a dizer " no algarve fazemos de maneira diferente ".
palavras para quê... nem o peixe se aproveitou.


mas tb existem outros lugares em que se come muito muito bem, e em cabanas existe um que é uma maravilha, os donos e empregados são simpaticos, o espaço é agradavel e os preços são em conta.
o unico problema, convem marcar no dia anterior.
 
Obrigado pelo contributo PAM fico contente que gostes de vir ao Algarve, é verdade que existem restaurantes como esse que não te correu bem, mas é como em todo e qualquer lugar, há os bons, os menos bons e os horriveis! Gostava muito que houvesse um index com hoteis e restaurantes de portugal e espanha onde se pudessem fazer criticas e atribuir pontuações, algo credivel, sem publicidades e sem interesses, mas é dificil...

Mais uma vez obrigado pelo contributo, é bom haver trocas de ideias assim...
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas,

venho aqui ressuscitar este tema já que o Verão do Algarve está ai à porta e vamos lá ver como correm as coisas este ano.

Pessoalmente, vou ao Algarve 1 ou mais vezes por ano desde 1990 sem nunca falhar um ano e por vezes vou 3 e 4 vezes no mesmo ano... Faço bem 600Km só por 2 dias lá. Confesso... Adoro o Algarve.

Face aos meus "pergaminhos" sinto-me com direito de dar a minha opinião, e aqui vai ela:

Quando comecei a ir para o Algarve (com meus pais e outros familiares) não se comia muito em restaurantes pois os escudos eram todos gastos na viagem e alojamento, mas ia-se a supermercados e obviamente que se ia ao a um bar comer uns "gelados gigantes" depois da janta. Em 2 ou 3 vezes lá se fazia uma refeição num restaurante. Dessa experiência nos anos 90, posso dizer que sempre fui/fomos excelentemente bem tratados e por vezes o ser "tuga" até trazia vantagens pois era-mos melhor servidos, os empregados falavam muito connosco, etc... Posso dizer que não compreendo quem diz que nesses anos os "tugas" eram mal recebidos no Algarve, pois a minha experiência foi exactamente o inverso.

Introduzo aqui o tema das gorjetas, pois podem dizer que esse é um factor de diferenciação entre turistas, mas adianto que os meus pais sempre tiveram uma atitude anti-gorjeta obrigatória da qual eu partilho, pois servir num restaurante é como qualquer outra profissão e ao pagar o jantar estou a pagar o serviço de atendimento. Não existe lógica de dar gorjeta só porque o empregado fez bem o seu trabalho. Já vi muitas pessoas serem extremamente bem recebidas no Continente, no Aki, no Pingo Doce ou noutro local qualquer e nem por isso as vejo a dar gorjetas a esses funcionários... simplesmente não compreendo a diferenciação, tal como não compreendo porque existem pessoas que vão ao café lá da aldeia onde são tratados como família e pagam 50 cêntimos pelo café e não dão gorjeta e depois nas férias, só porque estão de férias, pagam 1 € pelo café e ainda dão outro de gorjeta mesmo depois de terem sido ignorados durante 1 hora.... simplesmente não compreendo.
No entanto, posso dizer que também eu já dei gorjeta, mas apenas em casos em que eu considero que o preço pago não correspondeu à realidade, e já dei gorjeta em cafés, restaurante e até ao carpinteiro... se eu considero que o bem/serviço superou o preço não me custa dar gorjeta... agora gorjeta por obrigação NUNCA...

Voltando ao tema, depois da introdução do Euro, ai sim vi uma mudança drástica no Algarve. Milhares de portugueses que antes não podiam ir de férias passaram a conseguir o seu lugar ao sol e o Algarve foi literalmente invadido por "tugas". A partir desse momento vi sim grandes mudanças na forma como era recebido.
Pessoalmente sou uma pessoa extremamente calma e compreensiva, por isso não me faz confusão ser ignorado ou despachado num restaurante quando a casa está cheia, pois sei que apesar de não ser agradável, é difícil para os funcionários manterem um trabalho concentrado. O que me irrita é estar num restaurante de 60 mesas, onde só 2 estão ocupadas e ter de esperar mais de 1 hora para ter o 1º prato.
Mesmo apesar das diferenças de atenção ao cliente a que assisti, não posso dizer que tenha sido mal tratado, pois o que faço é ignorar determinadas atitudes, pois se estou de férias, quero é relaxar e não me preocupar com determinadas situações. Por exemplo, são frequentes os enganos "na conta" sempre para cima e o que faço é pedir para corrigir. Já tive situações em que o funcionário me confrontou mas a tal atitude de não me chatear sempre levou a melhor... entra por um ouvido e sai pelo outro... o que faço é nunca mais lá pôr os pés... O livro de reclamações é um direito, mas que confesso que no Algarve nunca utilizei, embora tenha utilizado noutras zonas do país.
Reafirmo que apesar de tudo, e agora que faço férias no Algarve quase sempre a comer fora, no geral tenho sido muito bem servido e tenho tido a sorte de um razoável atendimento, mas confesso que também se deve dever à minha atitude muito relaxada, pois já vi um funcionário estar a tratar-me como um amigo pessoal e na mesa ao lado estar quase a insultar as pessoas. No geral confesso que tenho assistido a um degradar de atendimento onde subscrevo que existe muita falta de formação na restauração Algarvia.

Agora quero contar um caso surreal que me ocorreu o ano passado a 1 de Agosto.
Ora bem, após um excelente jantar num restaurante da praia da oura (mesmo junto à praia), fui dar uma caminhada pelas ruas e acabei por entrar num bar sem consumo. Estive lá uns 5 minutos a dançar e acabei por pedir 2 cocktails (um para mim e outro para a minha namorada). Paguei e dancei mais uns 30 minutos... depois começaram com o Karaoke e fomos até ao bar ao lado tb de consumo livre. Como já estava "seco", fui para pedir outro cocktail mas a minha namorada disse para esperar mais 5 minutos pois estava a dar uma musica que adora e queria dançar primeiro... larguei o "menu" e lá começamos a dançar junto ao balcão. Ora, nem 2 minutos passaram até que o barman me puxa pela gola da camisa e me pergunta ao ouvido o que queremos beber... confesso que no momento nem liguei muito ao "puxão" mas o pior veio depois... perguntei à minha namorada se ela queria pedir já e ela disse "depois da musica"... assim que disse isso o barman, começa aos gritos a expulsar-nos do local e a dizer que aquilo era um local para beber não era para dançar... fomos literalmente empurrados até à rua pelo barman e pelos seguranças e nesse momento sim senti uma enorme raiva, pois nunca na minha vida tinha sido tratado tão abaixo de cão... senti uma enorme frustração por ser tão mal tratado no meu próprio pais e ainda para mais por não perceber bem o motivo. Ainda estive para chamar a PSP que costuma andar por lá a fazer rondas para me acompanhar no pedido do livro de reclamações, mas a minha namorada insistiu para seguir-mos pois estávamos a comemorar o aniversário de namoro e não queria acabar a noite na esquadra a prestar declarações... o que é certo é que esta situação estragou-nos completamente a noite, pois a revolta era gigantesca.
Ainda hoje não compreendo bem o que se passou, pois quando entrei no bar, entrei com um grupo de ingleses que também veio do bar ao lado e esses sim tinham motivos para expulsar pois traziam garrafas e copos na mão ainda do outro bar. Este foi um caso claro de discriminação e só não sei se foi por sermos "tugas" ou se foi pelo facto da minha namorada usar cuecas por baixo da saia.
Este caso fala por sí e penso que nem é preciso dizer mais nada.

Quanto ao Algarve, no próximo dia 22 lá vou eu, pois apesar destes incidentes e percalços o Algarve continua a ser um bom destino para uns dias. A minha maior revolta é mesmo para com as pessoas que vivem e trabalham numa zona que podia dar muito, muito mais, mas que preferem continuar a cuspir na mão que as alimenta.


Sinto que ainda tinha mais para dizer, mas isto já está grande como tudo... fica para a próxima
Cumps
RR
 
Top