Novidades

Ajuda voos Air Europa

Porretos

Membro Novo
Boa noite,
Tenho viagem para Samaná, com saída de Madrid para Santo Domingo mas o regresso já será do airoporto de Samaná.
A minha dúvida é no voo de ligação que pretendo fazer do Porto para Madrid pela Air Europa, como funciona à chegada ao aeroporto? (Levantar malas, check in), não sei mesmo como proceder neste caso. Tenho receio uma vez que só tenho 2.30 entre voos.
Peço a vossa ajuda uma vez que não consigo contactar a Air Europa.
Obrigado.
 
Última edição por um moderador:

ALTF4

Membro Conhecido
Foi comprado em conjunto com o voo para a República Dominicana?? Ou seja, o número da reserva é o mesmo??
 
Última edição por um moderador:

tangerina79

Membro Conhecido
Bom dia,

Sendo duas reservas diferentes à chegada a Madrid terá que sair do avião e recolher bagagem tal e qual como se fosse esse o seu destino final. No entanto, depois em vez de sair do Aeroporto volta a fazer check-in e a despachar as malas para o voo seguinte, com novo controlo de passaportes e passagem pela segurança para a zona de embarque. São dois voos independentes para todos os efeitos.

2h30 é tempo suficiente para isto, mas tem que correr tudo bem sem imprevistos. Já o fiz no passado mas olhando para trás penso que corri um grande risco, pois havendo algum atraso no primeiro voo, o voo seguinte não esperaria por mim. Se tiver possibilidade de ir num voo mais cedo, será mais aconselhável.
 

Porretos

Membro Novo
Obrigado pelo esclarecimento.
Voos mais cedo penso que não há. Vou optar pelo carro.
Já agora sabe-me dizer se e necessário apresentação do teste PCR, tanto na fronteira com Espanha como no embarque para a República?
 
Última edição por um moderador:

DaisyP

Membro Conhecido
Olá Porretos, sim para entrares em Espanha vindo de Portugal necessitas de teste PCR negativo. (Até a data.)
 

tangerina79

Membro Conhecido
Sinceramente, quando a entrada é por via terrestre não consigo perceber muito bem se o teste poderá ser exigido ou não. Tente procurar mais informação aqui Espanha

e também aqui CONTROL FRONTERIZO TERRESTRE ESPAÑA-PORTUGAL

No embarque para a República não deverá ser necessário pois a RD não exige teste à chegada. Agora, no regresso da República e chegada a Espanha já é possível que vos seja pedido teste, sendo que aí o melhor é confirmar com a companhia aérea que terá obrigação de ter as informações atualizadas.
 
Última edição:

Porretos

Membro Novo
Olá Porretos, sim para entrares em Espanha vindo de Portugal necessitas de teste PCR negativo. (Até a data.)
Mas esse teste será pedido na passagem pela fronteira ou no aeroporto, pois a informação e muito diversa.
Obrigado

Sinceramente, quando a entrada é por via terrestre não consigo perceber muito bem se o teste poderá ser exigido ou não. Tente procurar mais informação aqui Espanha

e também aqui CONTROL FRONTERIZO TERRESTRE ESPAÑA-PORTUGAL

No embarque para a República não deverá ser necessário pois a RD não exige teste à chegada. Agora, no regresso da República e chegada a Espanha já é possível que vos seja pedido teste, sendo que aí o melhor é confirmar com a companhia aérea que terá obrigação de ter as informações atualizadas.
No regresso já estou a contar com esse custo, a minha dúvida e mesmo na ida para Madrid via terrestre, uma vez que existe diferentes tipos de partilha de pessoas que já o fizeram que estou na dúvida.
Obrigado
 

tangerina79

Membro Conhecido
Pois, compreendo a dúvida. As coisas mudam em muito pouco tempo, pelo que até é normal que pessoas que tenham ido em datas próximas possam ter tido experiências diferentes.
A leitura que faço da informação que está no Portal das Comunidades é que não há propriamente controlo sistemático de quem entra em Espanha vindo de Portugal por via terrestre ou vice-versa. Ainda assim fazem a ressalva de que certas comunidades espanholas estão com restrições de entrada pelo que deve ser consultada essa lista das restrições por comunidade:

Embora todas as fronteiras estejam operacionais e não esteja em vigor o controlo sistemático dos viajantes, mantem-se a fiscalização nas estradas, após entrada em Portugal, para verificar a origem dos viajantes, dado que para quem venha de países com taxas de incidência a 14 dias, por Covid-19, superiores a 500 casos por 100 mil habitantes (ver a lista aqui), existe a obrigação de realizar um período de isolamento profilático de 14 dias. Alerta-se ainda para o facto de que na entrada em Espanha, desde Portugal, deverá ser tido em conta que certas Comunidades Autonómicas espanholas mantêm o confinamento perimetral (confira a situação aqui), ou seja, existe a proibição de entrada de não residentes e de saída de residentes

Relativamente aos testes, só encontro referência à obrigatoriedade dos mesmos para entradas por via aérea ou marítima. Também está uma infografia neste site que dá a entender isso mesmo (Questão 3 - What happens if I arrive by train or by road?):

AD1E686C-34B6-4111-AD26-9BC8E103346A.jpeg
 

açoriano6750

Membro Ativo
Boa noite.
Eu estou com a mesma dúvida é estou a pensar comprar os voos ao operador para fazer tudo seguido vamos no dia 19 de junho e regressamos dia 4 de julho. Também para samana
 

Porretos

Membro Novo
Olha que engraçado vou exatamente na mesma data, eu vou optar por ir de carro uma vez que os horários de voos com saída do Porto são muito tardios.
 

açoriano6750

Membro Ativo
Sim tive o mesmo problema. Por isso falei através da agência com a operadora para reservar as viagens em conjunto assim despacho a bagagem no Porto e levanto em Santo Domingo deixo de ter esse problema. Então vamos nos encontrar no El Portillo.
 

tama

Membro
Tenho a mesma dúvida de entrada em Espanha por via terrestre. Se não for exigido o teste na fronteira, será que podem exigir no aeroporto?
Estou a pensar ir de carro pelo mesmo motivo da escassez de voos e do risco de ser cancelado...
 

Damiana

Membro Novo
Boa tarde Tama
Tenho filho a passar a fronteira de Espanha pelo menos 2 vezes por semana e nunca pediram teste. Embora seja motorista, e quando as fronteiras estavam "fechadas" ele passava por um lado diferente dos carros ligeiros, neste momento todos passam pelo mesmo local e nunca viu pedirem resultado de teste algum. Isto em várias fronteiras porque ele não entra e saí sempre pela mesma.
No aeroporto, pelo que sei, não pedem teste se for de carro, só se for via aérea.
 
Última edição por um moderador:
Boas,
reservei viagem pela Soltour para Samaná. O próprio pacote da Soltour inclui o voo de lisboa - Madrid e Madrid - Santo Domingo. A escala em Madrid é de 2h20 e ambos os voos são efetuados pela Air Europa.

Qual será o procedimento quanto a bagagens e ao resto? Sendo tudo o mesmo pacote o que poderá acontecer se o voo de Lisboa para Madrid atrasar-se?
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Em relação as bagagens, faz o check-in para os dois voos em Lisboa, as malas seguem até Santo Domingo, em Madrid sai do avião tem que passar pelo controle de passaportes, e dirigir a porta de embarque.Em relação aos atrasos se o voo Lisboa-Madrid se atrasar a responsabilidade é da Air-Europa.
 
Em relação as bagagens, faz o check-in para os dois voos em Lisboa, as malas seguem até Santo Domingo, em Madrid sai do avião tem que passar pelo controle de passaportes, e dirigir a porta de embarque.Em relação aos atrasos se o voo Lisboa-Madrid se atrasar a responsabilidade é da Air-Europa.

Obrigado! O não ter que me preocupar com as malas já ajuda um pouco. Não consigo perceber os operadores... o pacote da soltour (exatamente o mesmo que partindo de madrid, mesmas datas e hoteis) fica bem mais barato com o voo de Lisboa para Madrid do que partindo diretamente de Madrid. Andava a ver partidas de Madrid porque normalmente compensa bem mas quando vi isto nem pensei duas vezes.
 
Última edição por um moderador:

NunoCorreia

Membro Conhecido
Também vi exatamente a mesma coisa.
E há outros exemplos ainda mais ridículos como por exemplo:

Lisboa Miami sem escalas 500€
Madrid Miami via Lisboa 350.
 
Top