Novidades

Agradecem-se dicas para Roma

ladym

Membro Conhecido
Bom dia!
Vamos passar 4 noites a Roma de 13 a 17 de Fevereiro. :brr:
Depois de vasculhar o máximo possível, pensar nos roteiros e mudar de hotel (passou a ser o Downtown Acommodation, Via Cavour,275, perto do Coliseu), ainda persistem algumas duvidas:

- Para quem foi em Fevereiro, as filas no Coliseu e Museus do Vaticano são assim tão gigantescas, quanto na época mais alta? (só para fazer uma estimativa....)
- Há algum restaurante com um ambiente romântico que aconselhem?(já ggoglei, mas preferia opiniões de malta aqui do PV)
-E por outro lado, há algum sítio onde devamos evitar comer?
-Apanhando o Comboio regional de Fiumicino, quando se sai na estação ostiense, tem que se andar muito para se chegar á estação de metro (linha B) pirâmide, ou o transbordo é directo?
-Quando se fala na insegurança da zona de Termini isso estende-se á estação? Ou seja, se por voltas das 23 horas trocar de metro na estação Termini (para passar da linha A para a B), vou sentir um ambiente "pesado", ou isso acontece mais a nível exterior?
-O metro funciona bem sem grandes atrasos (por exemplo para ir de termini até ao vaticano) ou compensa mais ir de bus?

Acho que é tudo!(por agora) :blink:
Muito obrigada por todos os esclarecimentos que me possam prestar :) :bye1:
 

Subbuteiro

Membro Ativo
i) Eu fui em Janeiro do ano passado, e havia filas no Coliseu e Vaticano. Para o Coliseu safamo-nos com o Roma Pass. Para o Vaticano, os bilhetes on-line;

ii) Restaurantes românticos há muitos, mas certamente que os melhores ficarão em Trastevere. De longe, o melhor sítio para refeições;

iii) Não sei...

iv) Acho que já alguém o disse aqui no PV, que é directo... Mas espera pela confirmação...

v) A insegurança na Estação de Termini deve-se à zona envolvente no exterior, apenas...

vi) O Metro em Roma... estamos a falar de italianos, e não ingleses, pelo que atrasos há sempre. Mas o Metro é sempre preferível aos bus, dado o trânsito caótico em Roma

De resto, só te deixo algumas sugestões: gelados, a Igreja de Santo António dos Portugueses perto da Piazza Navona, gelados, Roma Pass, gelados, muita atenção às passadeiras e aos semáforos, gelados, Gianicolo, pizzas, massas e gelados!
 

umbelina

Membro
Bom dia Ladym. Eu fui a Roma em 2006 (há muito tempo!), nos ultimos dias de Abril primeiros de Maio. Gostei muitissimo. Para além de andar muito a pé, pois só assim se consegue ver e apreciar toda aquela bela arquitectura, e quando menos se espera lá está mais uma igreja ou uma capela, a ponte, as fontes, tudo fantástico. Adorei a Piazza Navona (tem sempre animação!, e as suas 3 fontes divinais), a Piazza di Spagna (bela escadaria sempre com pintores amadores mas soberbos), a Piazza del Popolo, a Piazza Venezia e muitas muitas mais.(quando lá fui tinha acabado de ler o livro Daw Brown então deliciei me com os lugares!). O metro funciona bem (a menos que tenhas o azar que eu tive que apanhei uma greve do metro e só nos apercebemos do verdadeiro caos à noite quando quisemos voltar para o hotel-mas o nosso hotel era o Ibis e era longe do centro de Roma), todos os outros dias foi soberbo. Quanto aos restaurantes temo não te poder ajudar, mas à noite todos eles são verdadeiramente românticos, há sempre uma velinha na mesa e todo o envolvente é propicio ao romantismo. Em relação ás piazzas notei diferença, as que comemos em Portugal têm um gosto bem diferente. Durante o dia paravamos em quiosques e comiamos a fatia de pizza para não perdermos muito tempo (e mais em conta), à noite iamos aos restaurantes e são sempre servidos dois pratos da para dois por pessoa o que na altura dava para dois (agora não sei! :huh: ). Não deixes de ir ver o Coliseu (já na altura é um pouco caro mas valeu bem a pena!), a Fontana di Trevi (é imperdoável ir a Roma e não a visitar!), o Panteão, o Forum Romano e claro o Vaticano. O Vaticano tem sempre muitas pessoas, convem ires muito cedo mas vale toda a espera. Não deixes de subir à Basilica tem uma vista fantástica, divinal mesmo sobre Roma, e a Praça de S. Pedro apesar de ser bem mais pequena do que parece (em comparação com Fátima minuscula mesmo) tem um ambiente mágico...

Aproveita muito e um dia eu também quero voltar! :D
 

ladym

Membro Conhecido
i) Eu fui em Janeiro do ano passado, e havia filas no Coliseu e Vaticano. Para o Coliseu safamo-nos com o Roma Pass. Para o Vaticano, os bilhetes on-line;

ii) Restaurantes românticos há muitos, mas certamente que os melhores ficarão em Trastevere. De longe, o melhor sítio para refeições;

iii) Não sei...

iv) Acho que já alguém o disse aqui no PV, que é directo... Mas espera pela confirmação...

v) A insegurança na Estação de Termini deve-se à zona envolvente no exterior, apenas...

vi) O Metro em Roma... estamos a falar de italianos, e não ingleses, pelo que atrasos há sempre. Mas o Metro é sempre preferível aos bus, dado o trânsito caótico em Roma

De resto, só te deixo algumas sugestões: gelados, a Igreja de Santo António dos Portugueses perto da Piazza Navona, gelados, Roma Pass, gelados, muita atenção às passadeiras e aos semáforos, gelados, Gianicolo, pizzas, massas e gelados!

Muito obrigada...Sim, já tenho umas 12 gelatarias anotadas (vai ser bonito, andar a saborear gelados com temperaturas de 5 graus....), e a igreja também (tuga power!).Só vamos dispensar o Roma Pass, porque apenas vamos visitar o Coliseu(e os museus do vaticano), pelo que os 30 euros não irão compensar.Muito obrigada :)
 

ladym

Membro Conhecido
Bom dia Ladym. Eu fui a Roma em 2006 (há muito tempo!), nos ultimos dias de Abril primeiros de Maio. Gostei muitissimo. Para além de andar muito a pé, pois só assim se consegue ver e apreciar toda aquela bela arquitectura, e quando menos se espera lá está mais uma igreja ou uma capela, a ponte, as fontes, tudo fantástico. Adorei a Piazza Navona (tem sempre animação!, e as suas 3 fontes divinais), a Piazza di Spagna (bela escadaria sempre com pintores amadores mas soberbos), a Piazza del Popolo, a Piazza Venezia e muitas muitas mais.(quando lá fui tinha acabado de ler o livro Daw Brown então deliciei me com os lugares!). O metro funciona bem (a menos que tenhas o azar que eu tive que apanhei uma greve do metro e só nos apercebemos do verdadeiro caos à noite quando quisemos voltar para o hotel-mas o nosso hotel era o Ibis e era longe do centro de Roma), todos os outros dias foi soberbo. Quanto aos restaurantes temo não te poder ajudar, mas à noite todos eles são verdadeiramente românticos, há sempre uma velinha na mesa e todo o envolvente é propicio ao romantismo. Em relação ás piazzas notei diferença, as que comemos em Portugal têm um gosto bem diferente. Durante o dia paravamos em quiosques e comiamos a fatia de pizza para não perdermos muito tempo (e mais em conta), à noite iamos aos restaurantes e são sempre servidos dois pratos da para dois por pessoa o que na altura dava para dois (agora não sei! :huh: ). Não deixes de ir ver o Coliseu (já na altura é um pouco caro mas valeu bem a pena!), a Fontana di Trevi (é imperdoável ir a Roma e não a visitar!), o Panteão, o Forum Romano e claro o Vaticano. O Vaticano tem sempre muitas pessoas, convem ires muito cedo mas vale toda a espera. Não deixes de subir à Basilica tem uma vista fantástica, divinal mesmo sobre Roma, e a Praça de S. Pedro apesar de ser bem mais pequena do que parece (em comparação com Fátima minuscula mesmo) tem um ambiente mágico...

Aproveita muito e um dia eu também quero voltar! :D
Obrigada :) Eu já estive em Roma, mas só durante um dia, e há uns 15 anos!!! e apenas estive na basilica S. Pedro e no Coliseu e andei por lá a passear....acho que já li o Guia American express umas 5 ou 6 vezes para não me escapar muita coisa, mas tb acho que numa cidade anda-se bem é a pé ...mas se voltar a nevar temos que ter um plano B (ou M, de metro...ehehehe).E claro, a fontana, vamos lá especialmente no dia em q fazemos 10 anos de casados .Muito obrigada :)
 

mokas

Membro Conhecido
hellooooooooo :)

Ambiente romântico para jantar Trastevere. ;) É o sítio ideal e com imensos restaurantes. Tenta ver em alguns sites o que aconselham nesta zona.

O metro É o meio mais rápido para se andar em Roma devido ao trânsito. No entanto, da estação de metro atÉ à porta de entrada do Vaticano ainda tens de andar um bocadito.
 

NITO

Membro Novo
Estive agora em Roma 4 dias e apanhei a neve:) o que foi bom e foi mau. Mau pq com o mau tempo, em Roma os museus todos fecham, o coliseu fecha, e os autocarros em vez de serem reforçados são diminuidos, vá se lá entender estas coisas...mas por outro lado foi mto bom pq em Roma nevar é algo mto mto mto raro. Estive na Fontana di Trevi com flocos de neve a caira pacotinhos, algo que poucas pessoas devem puder dizer que presençiaram.
Desta vez não pude ir ao Coliseu pq ele esteve fechado a conta do mau tempo nos 4 dias em que lá estive, mas isso é só mais uma razão para lá voltar :)

Qto ao Vaticano, eu fui lá numa quinta feira por volta das 12h30 (hora de almoço) e não apanhei fila nenhuma, em 5 minutos tava lá dentro e subi a cupula sem ter que esperar nada e sem engarrafamentos. Aviso já que não compensa comprar o bilhete com direito a elvador, os primeiros 200 degraus (os q podem ser substituidos por elevador) são mto faceis de subir, os outros é que já complicam pq são mto estreitos e altos, logo com mta gente deve ser horrivel subir, mas a vista é deslumbrente e compensa o esforço :)
 

ladym

Membro Conhecido
Estive agora em Roma 4 dias e apanhei a neve:) o que foi bom e foi mau. Mau pq com o mau tempo, em Roma os museus todos fecham, o coliseu fecha, e os autocarros em vez de serem reforçados são diminuidos, vá se lá entender estas coisas...mas por outro lado foi mto bom pq em Roma nevar é algo mto mto mto raro. Estive na Fontana di Trevi com flocos de neve a caira pacotinhos, algo que poucas pessoas devem puder dizer que presençiaram.
Desta vez não pude ir ao Coliseu pq ele esteve fechado a conta do mau tempo nos 4 dias em que lá estive, mas isso é só mais uma razão para lá voltar :)

Qto ao Vaticano, eu fui lá numa quinta feira por volta das 12h30 (hora de almoço) e não apanhei fila nenhuma, em 5 minutos tava lá dentro e subi a cupula sem ter que esperar nada e sem engarrafamentos. Aviso já que não compensa comprar o bilhete com direito a elvador, os primeiros 200 degraus (os q podem ser substituidos por elevador) são mto faceis de subir, os outros é que já complicam pq são mto estreitos e altos, logo com mta gente deve ser horrivel subir, mas a vista é deslumbrente e compensa o esforço :)
Obrigada pela resposta...receei imenso a neve em Roma pq apanhei neve em amesterdão ha 2 anos e a visita tornou-se muito gira para fotos, mas muito má para tudo o resto ;) Chegamos sexta feira passada de Roma e ainda apanhamos muitos locais com gelo e o coliseu só abriu quinta feira... De resto correu tudo 5 estrelas, fora eu ter magoado o pé no forum o que fez com q tivesse q andar de bus no ultimo dia e pagar mais para subir á cupula ;)
 

ladym

Membro Conhecido
Regressada de Roma, vouresponder ás minhas proprias perguntas com base na minha experiencia :)



Para quem foi em Fevereiro, as filas no Coliseu e Museus do Vaticano são assim tão gigantescas, quanto na época mais alta? (só para fazer uma estimativa....)
resposta minha: para nós que compramos o bilhete online não havia fila...alias...não estava ninguem á nossa frente, entramos ás 9:20 na boa...mas para quem não tinha reserva havia uma fila de umas 200 pessoas

- Há algum restaurante com um ambiente romântico que aconselhem?(já ggoglei, mas preferia opiniões de malta aqui do PV)
Vou fazer uma especie de report com todos os restaurantes por onde passamos, uma vez que tentámos não comer só pizzas e pastas; ja agora para romantico aconselho a "Casa copelle"

-E por outro lado, há algum sítio onde devamos evitar comer?
Na piazza venezia, um dis cafes que fica de frente para a piazza (ha la uns 4 ou 5)....foram muito antipaticos!Chama-se antigo qq coisa...(grande ajuda, bem sei...eheheheh)

-Apanhando o Comboio regional de Fiumicino, quando se sai na estação ostiense, tem que se andar muito para se chegar á estação de metro (linha B) pirâmide, ou o transbordo é directo?
A melhor opção para nós...para quê pagar 15 euros no express se podemos ir no regional por 8 euros? e o regional até partiu mais cedo:) Fizemos aeroporto-->ostiense; aí saimos do comboio e andamos em direcção ao metro uns 5 minutos, mas sempre por tuneis e escadas rolantes.Tudo simples.

-Quando se fala na insegurança da zona de Termini isso estende-se á estação? Ou seja, se por voltas das 23 horas trocar de metro na estação Termini (para passar da linha A para a B), vou sentir um ambiente "pesado", ou isso acontece mais a nível exterior?
Acabámos por não ir para essa área á noite, só de dia e de passagem apenas na área do metro, por isso não deu para avaliar, mas não sentimos insegurança em lado nenhum

-O metro funciona bem sem grandes atrasos (por exemplo para ir de termini até ao vaticano) ou compensa mais ir de bus?
Apanhamos o metro para ir para o vaticano, correu tudo bem, ía mt cheio ás 9 da manhã mas nada de extraordinario.Havia metro de 5 em 5 minutos ou com mais frequencia.Também apanhamos metro para s Paolo, para o nosso jantar de s valentim e não tivemos que esperar nada.
 

lcardoso

Membro Conhecido
Nao vais sentir ambiente pesado nenhum, é tao perigoso la como cá!

Evidente que o facto de por la passarem muitos individuos de varias culturas o ambiente torna-se diferente mas nada especial.

Havias de expeimentar entrar numa Medina na Tunisia.....isso sim da m cagaço do caraças e no entanto ninguem nos faz mal.
 

ladym

Membro Conhecido
Nao vais sentir ambiente pesado nenhum, é tao perigoso la como cá!

Evidente que o facto de por la passarem muitos individuos de varias culturas o ambiente torna-se diferente mas nada especial.

Havias de expeimentar entrar numa Medina na Tunisia.....isso sim da m cagaço do caraças e no entanto ninguem nos faz mal.
Oh Lcardoso...eu já fui e ja vim :)))))) LOLOL :D
Os meus pais na Tunisia levaram porrada quase...ehehehehe
 

ladym

Membro Conhecido
ladym,

sempre visitaste a Igreja de Santo António dos Portugueses? Que achaste?
Sim visitei!....custou um pouco a dar com ela porque tinha a morada errada mas visitei sim, e gostei....claro que nbão é uma igreja enorme como tantas outras que vimos, mas é bem bonita e ainda trouxe um postalinho com uma oração em português :) O altar estava a ser renovado para pena nossa :(Vou fazer um pseudo report (pseudo porque vou focar pontos não muito focados)e depois coloco lá fotos ;)
 
Aproveito o teu tópico para pedir a opinião da malta em relação aos audioguias.

Andei a pesquisar na Net por audioguias e encontrei alguns grátis. Costumam utilizar? Aconselham ou não há grande necessidade de se levar o MP3?
 

ladym

Membro Conhecido
Aproveito o teu tópico para pedir a opinião da malta em relação aos audioguias.

Andei a pesquisar na Net por audioguias e encontrei alguns grátis. Costumam utilizar? Aconselham ou não há grande necessidade de se levar o MP3?
Olá...nunca usei.Eu normalmente levo o guia American Express (o grande) devidamente sublinhado e "post-it-izado" :D e isso basta-me. ;)
 

carlos_lopes

Membro Novo
Olá

Em abril vou passar 5 dias a Roma e gostava de saber qual será a maneira mais rápida para chegar ao centro a partir do aeroporto Ciampino.
Falo no centro porque ainda não sei onde irei ficar. Tenho andado a ver preços e até fico :blink: :blink:

Alguns B&B chegam a custar verdadeiras fortunas (800 a 1000 euros por cinco noites) Não está fácil.

Já agora quem tiver algumas dicas para uns bons sitios para se ir jantar a preços aceitaveis agradecesse.

Outras dicas serão sempre bem vindas ;)

Um abraço
 
Top