Novidades

Agências - Porto

Bruno Machado

Membro Ativo
malta, habitualmente dirijo-me a apenas uma agência para fazer a minha marcação. no entanto, acho que está na altura de começar a comparar os preços.

malta do porto, em que agencias costumam encontrar aqueles preços que ninguém iguala?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Por norma comparo sempre as minhas viagens em várias agências (3 no minimo) e verifico que os preços variam bastante, mesmo dentro da mesma marca!

Por norma onde tenho encontrado mais barato (atenção com as comparações, estou a falar exactamente para o mesmo Hotel, mesma companhia aérea) é na Best Travel em Ermesinde.
 

Bruno Machado

Membro Ativo
pois. é isso que acho estranho. como podem os preços variar tanto... é que este ano estou com algum receio. vou em julho, e pretendo destinos onde não há voos charters... falo de africa, asia, e por ai fora... nunca fui de ferias em julho, e tenho receio de deixar para o final e depois ter de me sujeitar aos habituais charters para caraibas ou ilhas espanholas...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Por norma, destinos sem charters, convêm reservar com maior antecedência caso queiras viajar numa data exacta, quando fui ao Egipto, como tinha uma semana em Setembro definida para a viagem (era a única alternativa) reservei logo em Abril, pois corria o risco de não ter lugar no voo (Egyptair)

Aconselho-te a começares já a tua pesquisa, depois de definires o que queres, é só pedir orçamentos, e optar pelo melhor!
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
...(atenção com as comparações, estou a falar exactamente para o mesmo Hotel, mesma companhia aérea)...
Boas ploferreira,

Quando se fala em comparações de preços, essas só são comparações se, forem exatamente para o mesmo Hotel e mesma companhia aérea...
Se assim não for, não será uma comparação...
 

Bruno Machado

Membro Ativo
acho que vou criar hoje um email, e começar ja a mandar uns mails para as agencias. o problema é o numero de destinos... se mando uma lista com 10 destinos... vao-me mandar à pesca
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Bruno,

Em primeiro devias reduzir a lista a um destino, quando muito 2.
Podes correr o risco de não seres levado a sério ou não se esforçarem tanto a dar um bom preço... :)
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
acho que vou criar hoje um email, e começar ja a mandar uns mails para as agencias. o problema é o numero de destinos... se mando uma lista com 10 destinos... vao-me mandar à pesca

Boas Bruno

Acho q 1º devias pessoalmente fazer 1 seleççao de 2 ou 3 destinos,eliminando aqueles q ñ queiras ir tao rapidamente :angel: ,para assim ires com destinos bem definidos para as agencias te apresentarem os orçamentos.


OFF-TopiC ;se te mandarem a pesca,ñ te preocupes,estas mesmo a beira das Docas :p
 

Bruno Machado

Membro Ativo
lololol! isto vai ser o mais complicado. reduzir os destinos. é que este ano é como se fosse o ultimo para umas grandes ferias para mim. porque no proximo ano nao terei hipotese de fazer umas ferias tao alargadas de euros...

e isso do ser levado a serio de facto faz sentido... tou feito ao bife
 

ploferreira

Administrador
Staff
Boas ploferreira,

Quando se fala em comparações de preços, essas só são comparações se, forem exatamente para o mesmo Hotel e mesma companhia aérea...
Se assim não for, não será uma comparação...
Sim, mas muitas vezes ouço "comparações" de preço que são tudo menos comparações do tipo:

"a Agência X é muito cara, a XPTO foi mais barata 400,00€/ Pessoa"

Esquecem-se é de dizer que na Agência X o hotel é de 5* e em TI e a Agência XPTO é um hotel de 4* com PC, por isso referi a importância de comparar produtos iguais
 

ploferreira

Administrador
Staff
Em relação às viagens, não envies e-mail, pelo menos eu tento sempre dirigir-me presencialmente a uma agência, para elém de recolheres sempre informações interessantes em cada agência é mais facil de conseguires uma proposta melhor.

Como te aconselharam e bem, reduz a tua pesquisa a dois destinos no máximo e depois fala com as agências indicando que estás indeciso entre o X e Y e com base nos orçamentos tomas a tua decisão.

Se pedires 10 orçamentos, o mais certo é levares com uma proposta genérica (geralmente mais cara) ou nem te responderem.
 

Bruno Machado

Membro Ativo
certo. vou mesmo ter que reduzir a lista. eu normalmente envio email, recebo as propostas, muitas delas sao prints de orçamentos feitos de preposito para mim. ainda tenho aqui alguns da sicilia do ano passado, coisa que normalmente nao se ve nas agencias...

o mail que mando é normalmente detalhado, de forma a evitar aquilo que voces falaram, o tratamento standard. sinceramente nao gosto muito de ir as agencias assim de passagem, porque acho que é um pouco tempo perdido para eles... eu sei que eles querem é vender mas pronto...

eu costumo ir a solnorte da maia. ha uma senhora fantastica la e que tem sido muito prestavel. ja la fomos duas vezes e fomos muito bem tratados..
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Boas Bruno

Acho q 1º devias pessoalmente fazer 1 seleççao de 2 ou 3 destinos,eliminando aqueles q ñ queiras ir tao rapidamente :angel: ,para assim ires com destinos bem definidos para as agencias te apresentarem os orçamentos.


OFF-TopiC ;se te mandarem a pesca,ñ te preocupes,estas mesmo a beira das Docas :p
esse é o grande mal das agências e é por aí que podem começar a morrer.... eu quando quero uma viagem nunca tenho só um destino, por vários motivos, mas principalmente por causa dos €.

sendo assim, é muito fácil eu chegar lá e pedir preços para o local A, B, C, D e E.... e a agência só tem que dizer se me quer fazer o orçamento ou não! Se sentir má vontade, sigo com queixa a quem de direito.

No ano passado enviei vários emails a pedir vários orçamentos, onde explicava que pretendia duas viagens distintas:
Uma para praia para x pessoas;
Outra um circuito para XX pessoas;

Pedi várias opções, para os dois tipos... entre elas estavam México para a primeira opção e Jordânia para a segunda opção. Recebi várias respostas, umas a pedir para me deslocar presencialmente à loja (é o mesmo que me dizer que não tiveram paciência para o meu pedido), outros mandaram carradas de PDFs (não era o que pretendia, mas ao mesmo tempo dava para ter noção de preços), outros responderam de mil formas e uma respondeu-me assim: "Há mais países no mundo, não está interessado?". Escusado será dizer que contactei de imediato chefias... as quais me ligaram e tentaram por tudo que eu passasse na loja, que tinham todo o gosto em me atenderem e fazerem um bom desconto, bla bla bla.... até me podiam oferecer a viagem, não punha lá os pés.

Porque referi México e Jordânia antes? é que quem me deu atenção, acabou por fazer o negócio comigo... sim, porque o eles dizerem que fazem o negócio com quem querem é uma treta... nós clientes é que decidimos. E quem fez negócio comigo, levou 2 pessoas ao México e 4 à Jordânia.... eu não estava a mentir nem a brincar com o trabalho deles.... há uns que são profissionais e levam a sério o que lhes é solicitado, outros duvidam, mas tentam dar a volta.... outros não querem é fazer nada!

Numa altura em que só falta o cliente comum ter acesso a lugares em "charters" (pelo menos que eu conheça), as agências deveriam ter mais cuidado com o trato aos clientes...

já para não falar de quando começam a "inventar"..... como uma há dias que ficou indignada por eu dizer que preferia sair de Madrid do que de Lisboa.

Só para concluir: sempre que vou a uma agência de viagens, fico com a sensação de que não sou levado a sério...... mas eu não me importo! Se não marcar naquela, marco na do lado... em último caso, marco na melhor agência de viagens: internet.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

eu também concordo... as agências deveriam acabar de uma vez por todas....

afinal não servem para nada mesmo....

Viva a Internet...
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Boas,

eu também concordo... as agências deveriam acabar de uma vez por todas....

afinal não servem para nada mesmo....

Viva a Internet...
não devemos ser tão radicais, porque felizmente dá muito emprego.

só acho que quem está à frente de loja deveria ter mais cuidado e, talvez, uma melhor preparação para o que está a vender.

e nem falo em formações profissionais, que muitas vezes de nada servem, mas de uma formação de interesse pessoal... perder 20/30min por dia a ler qualquer coisa de destinos... e nem é preciso literatura especializada... muitas vezes bastava ler, por exemplo, este Portal das Viagens!
 

Fidelio

Membro Novo
Boa tarde.
Se me permite, posso apresentar algumas formas que torna o pedido mais fácil de "interpretar".
Não há problema em pedir vários destinos (o agente está para trabalhar) mas sim a "lógica" do mesmo. Um agente lê um pedido por exemplo para Maldivas, Mauricias, Tailandia e pelo meio.... Ilhas Espanholas e Cabo Verde. O agente acaba por não perceber se o cliente viaja por qualidade ou por preço ou por destino porque os destinos enumerados a nivel de valor são semelhantes e ao mesmo tempo completamente dispares quer a nivel de voo quer a nivel de preço quer a nivel de qualidade. Daí muitas das vezes se tentar trazer o cliente á agencia para se tentar oferecer algo que vai ao encontro da pretensão do cliente e claro no processo também ajudará o agente a poupar tempo que pode dedicar a outros pedidos.
Uma forma de ajudar também será informar um orçamento máximo de custo, mesmo que o puxe para baixo. Se o agente for bom, irá lhe oferecer alguma alternativa próxima ao que pretende gastar mesmo que fique um pouco mais caro e ao mesmo tempo é feito uma "selecção" daquilo que é viável naquilo que pede de acordo com a informação que forneceu.
Seja de que forma for, seja que pedido for, o agente não pode simplesmente ignorar o pedido porque não acredita na sua viabilidade, isso é simplesmente injustificável...
Quanto á internet, tem os seus prós e os seus contras. Conheço casos do famoso TerminalA onde houve quem ficasse sem o dinheiro que pagou e nunca viu bilhete aereo. A quem é que poderia reclamar? Nunca ninguem lhe atendeu o telefone ou respondeu aos mails... e lá se foram 800eur á vida e a pagar mais de 1300 eur num bilhete novo.
Ao comprar numa agencia de viagens, não compra apenas a viagem, mas a assistencia , a segurança e o conhecimento não apenas de um agente mas da estrutura que o suporta. Mas isso valoriza quem quer...

Cumprimentos e espero ter ajudado...
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Quanto á internet, tem os seus prós e os seus contras. Conheço casos do famoso TerminalA onde houve quem ficasse sem o dinheiro que pagou e nunca viu bilhete aereo. A quem é que poderia reclamar? Nunca ninguem lhe atendeu o telefone ou respondeu aos mails... e lá se foram 800eur á vida e a pagar mais de 1300 eur num bilhete novo.
Ao comprar numa agencia de viagens, não compra apenas a viagem, mas a assistencia , a segurança e o conhecimento não apenas de um agente mas da estrutura que o suporta. Mas isso valoriza quem quer...

Cumprimentos e espero ter ajudado...
e viagens auchan?

Não há problema em pedir vários destinos (o agente está para trabalhar) mas sim a "lógica" do mesmo. Um agente lê um pedido por exemplo para Maldivas, Mauricias, Tailandia e pelo meio.... Ilhas Espanholas e Cabo Verde. O agente acaba por não perceber se o cliente viaja por qualidade ou por preço ou por destino porque os destinos enumerados a nivel de valor são semelhantes e ao mesmo tempo completamente dispares quer a nivel de voo quer a nivel de preço quer a nivel de qualidade.
Eu sou um dos que pode fazer esses pedidos esquisitos... mas para mim, enquanto cliente, eles fazem sentido...
Vamos supor que me arranjam um super-preço para um dos destinos mais exclusivos? eles existem, porque não posso ter eu a sorte de os conseguir apanhar?

Vamos supor que me dizem assim: temos uma viagem preço final de 1500€ para as Maldivas e temos uma viagem por 1500€ para Cabo Verde. Acho um preço muitíssimo bom para as Maldivas e um preço muito alto para Cabo Verde (claro que aqui estamos a generalizar e a não ligar a hóteis, regimes, etc).

Se eu sei que o preço habitual para as Maldivas são 2000€, se me apresentam 1500€ eu posso passar a fazer um esforço para aproveitar.

Uma forma de ajudar também será informar um orçamento máximo de custo, mesmo que o puxe para baixo. Se o agente for bom, irá lhe oferecer alguma alternativa próxima ao que pretende gastar mesmo que fique um pouco mais caro e ao mesmo tempo é feito uma "selecção" daquilo que é viável naquilo que pede de acordo com a informação que forneceu.
A lógica devia ser essa... mas se eu disser a um agente que tenho 1000€ para gastar, ele já sabe que os vai esticar, ao invés de tentar segurar o cliente arranjando um preço mais baixo. Do ponto de vista do negociante, a lógica é correcta: se o cliente tem 1000€, porque há-de vender por 950€? fidelizar clientes era uma boa resposta, mas......

Eu digo o mesmo que disse antes:
Posso considerar 1000€ um preço relativamente alto para ir a Cabo Verde, mas posso considerar 1500€ um bom preço para umas Maldivas.

O que muitas vezes acontece, nos meus casos, é a pessoa que está na agência não dar credibilidade ao meu pedido... talvez por não ir de fatinho e gravata... não sei! (=
 

Fidelio

Membro Novo
e viagens auchan?



Eu sou um dos que pode fazer esses pedidos esquisitos... mas para mim, enquanto cliente, eles fazem sentido...
Vamos supor que me arranjam um super-preço para um dos destinos mais exclusivos? eles existem, porque não posso ter eu a sorte de os conseguir apanhar?

Vamos supor que me dizem assim: temos uma viagem preço final de 1500€ para as Maldivas e temos uma viagem por 1500€ para Cabo Verde. Acho um preço muitíssimo bom para as Maldivas e um preço muito alto para Cabo Verde (claro que aqui estamos a generalizar e a não ligar a hóteis, regimes, etc).

Se eu sei que o preço habitual para as Maldivas são 2000€, se me apresentam 1500€ eu posso passar a fazer um esforço para aproveitar.



A lógica devia ser essa... mas se eu disser a um agente que tenho 1000€ para gastar, ele já sabe que os vai esticar, ao invés de tentar segurar o cliente arranjando um preço mais baixo. Do ponto de vista do negociante, a lógica é correcta: se o cliente tem 1000€, porque há-de vender por 950€? fidelizar clientes era uma boa resposta, mas......

Eu digo o mesmo que disse antes:
Posso considerar 1000€ um preço relativamente alto para ir a Cabo Verde, mas posso considerar 1500€ um bom preço para umas Maldivas.

O que muitas vezes acontece, nos meus casos, é a pessoa que está na agência não dar credibilidade ao meu pedido... talvez por não ir de fatinho e gravata... não sei! (=
Mas nessas questões que coloca é que entra o trabalho do agente. Continuo a dizer, não há problema em pedir vários destinos, mas o agente para poder oferecer o mais apróximado daquilo que o cliente lhe pede muitas vezes necessita de mais informação e daí tentar falar com o cliente pessoalmente na agencia. Falo apenas no método para tentar "ler" o cliente e o seu interesse.
Quanto ao exemplo das Maldivas e Cabo Verde, para isso é o trabalho do agente também. Digo eu que qualquer agente que tenha conhecimento de uma boa oferta não a deixa de oferecer, mesmo que muitas das vezes o cliente nem o peça, quanto muito pelo menos sugira. Mas no exemplo que menciona também se vê o caso contrário onde sabemos de antemão que uma viagem ás Maldivas não se consegue por menos de 2500 eur e tem Cabo Verde a 700 eur (valores por pessoa), e para podermos saber se o cliente tem essa noção ou que está disposto a pagar esse preço para as Maldivas só mesmo falando.
Concordo que é completamente errado julgar a pessoa pela sua "forma", mas sem informação que ajude a perceber o cliente e que este tanto pode estar disposto a dar 2500eur como 800eur torna-se complicado a não ser que o cliente o dê a perceber.
Quanto á fidelização do cliente, há várias formas de o fazer que não só pelo preço. Eu entendo que um cliente se fideliza se há várias ofertas no mercado para o mesmo pacote (voo, hotel, regime) e é oferecido o mais competitivo mas que dê também garantias de ausencia de problemas (dentro do controlável) e melhor assistencia local por exemplo.(overbookings, etc...) Mas isso tudo depende da pessoa, há quem se preocupe com isso há quem queira apenas pagar o menos possível e daí a necessidade de informação.
Informando um valor máximo de custo, o agente também poderá em vez de lhe oferecer o pacote mais barato que encontra, apesar de saber que o hotel é básico por exemplo, pode-lhe oferecer não só o pacote mais em conta mas também alternativas que lhe podem conferir valor á viagem como a qualidade de alojamento por exemplo. Quanto a esta questão é um pau de dois bicos e funciona para os dois lados, no entanto considero que quanta mais informação for dada ao agente melhor é o serviço prestado, até porque hoje em dia a concorrencia encarrega-se de dissipar quaisquer tentativas de aproveitamento.
Em relação ás Viagens Auchan, é de facto um dos casos a apontar, mas quem foi lezado pode activar os meios legais para tentar fazer valer os seus direitos, a lei de proteção ao consumidor é que para não variar estava mal feita o que prejudicou gravemente muitas pessoas que não conseguiram fazer valer os seus direitos. Mas se compararmos em comprar num qualquer site inglês por exemplo ou sediado noutro país qualquer (sim porque muitas das vezes nem se sabe muito bem onde estão sediadas as empresas online) saberá como reclamar e onde no caso de ser burlado? eu pelo menos não saberia... mas posso estar mal informado...
Reconheço que como agente de viagens possa estar a puxar a brasa á minha sardinha ;P mas procuro ajudar porque nem sempre apenas a venda é o fim, mas como em qualquer outra profissão nem sempre é linear..

Cumprimentos
 
Top