Novidades

A minha opinião de Ibiza

Lu1980

Membro
Olá a todos, vim agora de uma semana de Ibiza, final de Junho início de Julho e decidi escrever aqui a minha opinião sobre a ilha, pois pelo que pesquisei no portal antes de ir, todos gostam, porém como vim com uma opinião tão negativa, achei bem partilhar.
Estive no hotel Abrat, já um pouco fora da confusão de Santo Antoni, e recomendo em tudo. Muito bom mesmo. Quartos modernos, bom pequeno-almoço e staff simpático. Hotel para famílias e remodelado. Fiquei num quarto com vista para a baía, creio que faz toda a diferença.
Quanto ao transporte usámos sempre o autocarro que funciona lindamente. Basicamente não há paragens até ao destino final. Apanha-se na central de autocarros que fica no centro de Santo Antonio. Os bilhetes rondam os 2,5 euros por viagem. Não acho que seja necessário carro, de todo. Todos os dias íamos para uma praia diferente, que não diferem muito umas das outras: paradisíacas sem dúvida, porém muitíssimo pequenas e encontrar lugar para estender uma toalha foi sempre um desafio, isto no final de Junho, em Agosto nem imagino como será. Tarida e Santa Eularia têm mais areal, mas mesmo assim, pouco.
Fiquei surpresa com a temperatura da água: gélida como em Lisboa. Custa-me a crer porque ouvi que era quente como as Caraíbas, vou acreditar que foi azar. Nem em Formentera nos safamos. Era preciso andar a ganhar coragem para entrar.
Formentera foi das poucas coisas que gostámos. Lindíssimo, mas novamente apinhado e sem lugar para toalha/chapéu. Cometemos o erro de ir num barco que durou 1h50, e cujo regresso foi muito cedo. Aconselho a irem num outro mais caro que demora 30m, acho que compensa muito. O bilhete custou 29 ida e volta a sair de Santo António. Lá saem imensos barcos para quase todas as praias importantes, porém o preço é mais caro que o autocarro. Se forem a Formentera já fazem um passeio de barco e acho que basta. Rondam os 10 euros ida e volta para praias a 20 minutos de distância.
Visitei Cala Salada, Cala Gració, Santa Eularia, Cala Bassa (desilusão total, uma confusão terrível), Cala Comte e Cala Tarida. Aconselho todos a levarem uma sandes e snacks que se encontra facilmente em Santo Antonio porque os preços na praia são ridículos.
Quanto ao ambiente, passei por Santo António apenas para comer. Os preços das refeições são semelhantes aos de cá. Maioritariamente grupos de homens e de mulheres, muitos ingleses e italianos, muita bebida e um ambiente de festa deprimente. Pensei que fosse como a nossa Albufeira mas é bastante pior.
O famoso Cafe del Mar... Bar bonito, mas apenas um bar.
Resumidamente, não gostámos e não recomendaria. Talvez para jovens com poucos critérios de selecção. Muito fraco, fiquei sem entender o fascínio de Ibiza, que vive duma reputação e glamour que eu não vi nem de longe.
Espero que possa ajudar a quem esteja a pensar neste destino, mais vale gastar um pouco mais e ir para um lado com qualidade.
 
Última edição por um moderador:

karreto

Membro
Opiniões são opiniões e temos de as respeitar todas mas... Ibiza é famosa pela sua vida noturna que nunca para durante o verão dai ser "normal" encontrar muitos grupos sempre já com alguns copitos a mais. Não é claramente sitio para se ir em Ferias familiares principalmente com crianças. Não digo que não se possa mas não é de facto o melhor sitio
Concordo com a parte da agua fria pois também apanhei e o café del mar o mesmo....
Se calhar também teve azar.. eu quando la estive fiquei em Playa d'en Bossa e gostei muito. chegou a visitar mesmo a cidade de Ibiza?
 
Última edição por um moderador:

Lu1980

Membro
Não estive em Playa d'en Bossa porque pelo que li aqui era só festa e rambóia e nós não estávamos para aí virados. Sabiamos que era uma ilha que vivia da noite mas também das praias, que era o nosso principal interesse. Mas quando vamos para a praia e encontrar um pedaço minimo de areia para estar, é um desafio todos os dias...torna-se uma maçada diária. Confesso que já íamos para as praias apenas para que o dia passasse mais rápido porque no fim são todas muito parecidas. Portinaxt não fui para seria o único lugar que ainda teria ido espreitar.
É a minha opinião e como disse, partilho-a para que pessoas que vão atrás de uma boa praia como eu, não vão ao engano. Depende de pessoa para pessoa, claro. Não gostei, não recomendo e aqui como há tantas trocas boas de informações das quais já usufrui, achei que devia deixar também o meu contributo.
 
Última edição por um moderador:

valter_2014

Membro Conhecido
A temperatura da água do mar nas ilhas espanholas, costuma ser boa entre Julho e Agosto, curiosamente são as alturas mais caras para ir de ferias.
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Já falei de Ibiza algumas vezes pois é uma ilha que tive a sorte de visitar por 2 ocasiões.
Das experiências que refere posso dizer 2 ou 3 coisas:
- Das duas vezes estive em pleno Agosto, e posso dizer que na segunda vez cheguei a estar sozinho com a minha namorada na praia. Noutros dias cheguei a estar na praia com mais 2/3 grupos de pessoas;
- Ibiza pode ser e é glamorosa, se teve a infelicidade de apanhar esses "grupos" é porque esteve "no local errado";
- Água fria, não é normal mas é possível... a primeira vez que fui ao mediterrâneo foi por intermédio de um Espanhol que falava em águas acima dos 20 graus... muita gente o confirmou... fui iludido e em pleno Agosto, na zona de Málaga, apanhei água gélida pior que em Portugal e que dava caimbras...
tenho fotos extraordinárias em que as praias estão "à pinha" e na água só meia dúzia de pessoas... depois disso estive novamente na costa Sul de Espanha 2 ou 3 vezes, em Ibiza 2 vezes, Maiorca outras tantas e sempre com água quente inclusivamente em meses pré-verão.

A ideia que deixo acerca de Ibiza é que lá é essencial alugar carro ou outro meio de transporte, ao contrário do que diz, pois se não o fizer terá obrigatoriamente de se limitar à rota turística que é batida por milhares de pessoas, em especial os "jovens" que vão atrás do "sonho".

Este destino, tal como a maioria (na minha opinião) é mau se se limitarmos ao produto pré-fabricado pelas agências de turismo, mas poderá ser extraordinário se soubermos traçar o nosso próprio caminho. Para ter uma ideia, entre os quase 20 dias que estive em Ibiza repartido em 2 viagens, o conjunto de praias que mencionou não me ocupou mais de 1 dia no total, pois em cada uma dessas praias devo ter estado apenas 1/2 horas... e sim... são más...
 
Última edição por um moderador:

Lu1980

Membro
Maravedi, é a sua opinião. A minha já a dei e vale o que vale, o mesmo que o destino: nada.
 

hydra

Membro Conhecido
Estive em Ibiza por duas vezes, uma em Agosto e outra em Setembro. Apanhei sempre água a 25º ou mais e bom tempo.
Passei por praias e locais muito bonitos e calmos e por opção mantive-me afastada das festas e confusões.
Na minha opinião Ibiza é muito polivalente, agrada um pouco a todos, com alguma pesquisa conseguimos manter-nos afastados da confusão e descobrir locais únicos.
Quanto a Formentera... pra mim é um dos locais mais bonitos onde estive...
A verdade é que cada um gosta do que gosta e isso não é questionável, mas dizer que Ibiza é um destino para jovens com pouco critério de selecção é demasiado redutor e enganador.
Apesar de já não ser tão jovem quanto gostaria e ter (o meu) critério de selecção, recomendaria Ibiza juntamente com umas boas dicas de planeamento.
 
Última edição por um moderador:

ladym

Membro Conhecido
Maravedi, é a sua opinião. A minha já a dei e vale o que vale, o mesmo que o destino: nada.
Eu percebo esta posição mais ou menos: eu tenho essa opinião de Varadero, por exemplo, porque tudo o que era para correr mal, correu mal, especialmente com os nativos... :) E nem quero ouvir falar de regressar lá :D Claro que não vou dizer que o destino vale nada...porque é apenas a minha experiencia e opinião ;) Eu gostei de Ibiza porque saí do circuito turistico onde toda a gente vai, mas também já foi há muitos anos...
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Offtopic: @ladym tens aqui no portal report dessa viagem a Varadero? Gostaria de saber o que pode correr mal por lá.
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

HSoares

Membro
Opiniões e gostos não se discutem. Adorei Ibiza e sempre com água quente, fui em finais de Julho.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Já visitei Ibiza há 10 anos, no entanto a minha opinião é totalmente diferente da que aqui escreveu.

Se interpretei bem o seu Post:

Gostou:

  • Do Hotel
  • Do sistema de transportes
  • Formentera

Não Gostou:

  • Praias pequenas e muito cheias
  • Temperatura da Água
  • Barco muito demorado para Formentera
  • Preços na Praia
  • Ambiente em Santo António

Analisando os fatores que a levaram a não gostar e considerar este destino mais apropriado para jovens com poucos critérios de selecção, creio que apenas teve azar com a temperatura da água, tudo o resto parece-me decorrente de escolhas erradas e ou expectativas face ao destino.

Por escolha errada refiro-me ao Barco, uma vez que quando la estive também analisei as suas opções e rapidamente cheguei a conclusão que o barco mais demorado não compensava em custo/beneficio pois o pouco que se poupava fazia-nos perder um par de horas em Formentera.

Sobre as praias que enumerou, de facto sendo praias de boa qualidade,é normal contar com muita gente e preços inflacionados é o preço a pagar, eu estive em Setembro as praias ainda estavam muito cheias imagino em Junho... no entanto e como já referiram existem outras praias menos conhecidas (e nem por isso menos boas) em que esse problema já não se colocaria

Por fim, em relação a Santo António, foi precisamente a zona onde fiquei hospedado, isto porque sendo 10 anos mais novo, pretendia uma zona mais movimentada e perto das discotecas/bares, se quisesse uma estadia mais tranquila escolheria Santa Eulária provavelmente.

Apesar de ser uma zona com muita movimentação noturna e muito frequentada por Ingleses não vi nada demais... apenas pessoas a divertirem-se e sempre com respeito

Em suma, as opiniões são livres, no entanto não creio que pelos factos apontados se possa considerar este destino como fraco ou sem qualidade.
 

André Vieira

Membro Conhecido
Olá,
regressei hoje de uma semana em Ibiza, Cala Tarida, e tenho uma opinião completamente diferente da sua. Ibiza fascinou-me. Estava à espera de uma confusão total, muita bebida e muitos excessos mas a verdade é que não encontrei nada disso. É claro que existe sempre um ou outro caso mas Ibiza marcou-me pela maneira como as pessoas se divertem. Adorei ver o sunset junto ao Café del Mar e ao Café Mambo. Ver milhares de pessoas sentadas nas rochas a ver o por do sol ao som de música chill out... fascinou-me! Não estou com isto a tirar valor à sua opinião, mas recomendar Ibiza apenas a "jovens com pouco critério" não me parece o mais acertado. Acho que se todas as pessoas antes de irem para Ibiza fizerem uma pequena pesquisa, vão reparar que as praias mais concorridas por volta das 11h30 da manhã já estão completamente lotadas e assim já vão preparadas. Eu antes de ir estudei bem o que queria visitar e correu tudo às mil maravilhas. Alugámos carro para a semana inteira e tornou tudo mais fácil. Cala Comte e Cala Bassa, que são das mais concorridas. A solução é ir um pouco mais cedo e montar a tenda.
Achei a temperatura da água excelente mas como estou habituado a águas bastante frias pode fazer a diferença.
Quanto aos preços dos bares das praias, acho que é o "normal" pelo espaço que se frequenta. Deve ter reparado que estavam sempre completamente cheios. Apenas não são para o bolso de qualquer um. Para o meu não era... Nós comprámos uma cooler e todos os dias de manhã era carregada com mantimentos para o resto do dia.
Quanto a Formentera, é o paraíso do Mediterrâneo. Apanhámos o AquaBus no porto de Ibiza por 19€ pessoa ida e volta (40 min cada viagem) com saída às 8h00 e regresso às 18h00 e adorámos. Alugámos uma scooter e deu para conhecer um pouco da ilha.
Resumindo: só tenho a dizer bem de Ibiza. Recomendo do mais novo ao mais velho. Apenas convém irmos preparados para o que vamos encontrar. Vou tentar elaborar um report da minha viagem e depois partilho.
 

yara

Membro Conhecido
Não querendo sair do tópico (e já saindo :p), não querendo ser curiosa (mas já sendo :D) será que me pode dizer o que correu mal em Varadero? o_O

Quanto a Ibiza não posso de facto opinar porque nunca visitei...
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Olá,
regressei hoje de uma semana em Ibiza, Cala Tarida, e tenho uma opinião completamente diferente da sua. Ibiza fascinou-me. Estava à espera de uma confusão total, muita bebida e muitos excessos mas a verdade é que não encontrei nada disso. É claro que existe sempre um ou outro caso mas Ibiza marcou-me pela maneira como as pessoas se divertem. Adorei ver o sunset junto ao Café del Mar e ao Café Mambo. Ver milhares de pessoas sentadas nas rochas a ver o por do sol ao som de música chill out... fascinou-me! Não estou com isto a tirar valor à sua opinião, mas recomendar Ibiza apenas a "jovens com pouco critério" não me parece o mais acertado. Acho que se todas as pessoas antes de irem para Ibiza fizerem uma pequena pesquisa, vão reparar que as praias mais concorridas por volta das 11h30 da manhã já estão completamente lotadas e assim já vão preparadas. Eu antes de ir estudei bem o que queria visitar e correu tudo às mil maravilhas. Alugámos carro para a semana inteira e tornou tudo mais fácil. Cala Comte e Cala Bassa, que são das mais concorridas. A solução é ir um pouco mais cedo e montar a tenda.
Achei a temperatura da água excelente mas como estou habituado a águas bastante frias pode fazer a diferença.
Quanto aos preços dos bares das praias, acho que é o "normal" pelo espaço que se frequenta. Deve ter reparado que estavam sempre completamente cheios. Apenas não são para o bolso de qualquer um. Para o meu não era... Nós comprámos uma cooler e todos os dias de manhã era carregada com mantimentos para o resto do dia.
Quanto a Formentera, é o paraíso do Mediterraneo. Apanhámos o AquaBus no porto de Ibiza por 19€ pessoa ida e volta (40 min cada viagem) com saída às 8h00 e regresso às 18h00 e adorámos. Alugámos uma scooter e deu para conhecer um pouco da ilha.
Resumindo: só tenho a dizer bem de Ibiza. Recomendo do mais novo ao mais velho. Apenas convém irmos preparados para o que vamos encontrar. Vou tentar elaborar um report da minha viagem e depois partilho.
Caro André,
É engraçado ver que a sua opinião é um pouco a que tive na minha primeira viagem a Ibiza, se bem que admito que na 2ª viagem foi quando "descobri" verdadeiramente Ibiza.
Na 1ª viagem, já la vão 15 anos, houve várias coisas que me marcaram, nomeadamente:
  • Estar numa praia onde estava um casal a fazer nudismo integral e mesmo colados a eles (2 metros no máximo) estava uma família (pai, mãe e 2 filhas com os seus 9/10 anos) muçulmanos em que a Sra e as filhas estavam de Hijab. Esta situação ocorreu não por breves momentos, mas sim ao longo de todo um dia de praia... naquele dia senti que Ibiza tinha uma aura qualquer que fazia todos sentirem-se em paz e em respeito pelo outro, por maiores que sejam as suas diferenças.
  • A indiferença pela diferença! Ou seja, além do caso anterior, algo que me marcou também foi ver que as pessoas andavam "livres" na rua com as suas diferenças sem que isso fosse "anormal". Cruzei-me com muitas drag-Queens, punks, hipyes, homossexuais, etc... Em 2001 até a homossexualidade em Portugal ainda era um tabu e de repente ali estava eu numa terra onde o "anormal" era normal. Que me lembre foi a primeira vez na vida que vi 2 gays a trocar beijos em publico e confesso que até fiquei surpreendido por isso não me afetar minimamente.
  • Numa das noites sai sozinho com o meu cunhado e entramos num bar/disco associado à disco Pacha mas que era frequentado principalmente pela comunidade gay sem nós sabermos. Uns 5 minutos depois o meu cunhado foi "abordado" mas bastou dizer "solo mujeres" para que respeitosamente tudo ficasse esclarecido e de repente parecia que todos sabiam que eramos hetero. Acabamos por passar lá grande parte da noite num ambiente extraordinário. Já às tantas da manhã ia haver um strip (sim, a primeira vez que assisti ao vivo a um strip foi num bar gay, shame on me... hehehe) e ai sim senti vergonha alheia, pois lá no bar estavam também uns 3/4 casais tugas e posso dizer que o comportamento das senhoras foi tão deprimente que resolvemos vir embora... curioso que no meio de tanta "anormalidade" aquilo que me/nos afectou acabou por ser o comportamento de pessoas "normais" e ainda por cima, portuguesas...
  • Numa visita a um mercado hipye deparei-me com a surpresa de ver rebuçados de marijuana à venda livremente... primeiro pensei que era só "publicidade" e que eram rebuçados normais... mas depois vi chá de marijuana, "tabaco" e por fim até vasos com as famosas plantinhas... e o mais surpreendente e que estava tudo à vista, espalhado em bancas e a policia ali a passear sem fazer qualquer menção como se tudo fosse normal. Note-se que além de marijuana não se via mais nenhum tipo de droga e penso que era isso que fazia a policia "deixar andar".
  • Nessa primeira viagem houve apenas um aspecto que foi extremamente negativo, que foi no castelo de Eivissa ver que nas suas muralhas residia uma comunidade toxicodependente de drogas pesadas. Obviamente não gostei de ver pessoas numa degradação humana brutal.

Na 2ª viagem que fiz, em 2007, fui com a minha namorada e como já conhecia bem a ilha, a preparação foi um pouco diferente o que a tornou numa viagem espetacular. Nesta 2ª viagem o que mais me agradou foi ver que o centro de Eivissa estava recuperado e já não existiam as comunidades toxicodependentes e de sem abrigo e efectivamente a zona do Castelo até estava tornada em spot VIP. Nos mercados hypies também já não era a "liberdade" que assisti em 2001 embora alguns produtos ainda se encontrassem meio escondidos. Em 2007 tinha ido de ferry e levei o meu próprio carro o que só por isso já fazia de si uma viagem diferente.
O bom de Ibiza na minha opinião é que pode agradar a todos e a todas as idades. É conhecida pela noite, pelas festas e pelas praias animadas, mas isso é apenas um pouco da ilha. é verdade que a publicidade e os preços baixos levaram a que a ilha fosse invadida mas a essência continua lá... existem zonas muito ZEN onde o espirito pacifista e de liberdade reinam, existem as festas nas praias e nas discos direcionadas para estes novos invasores mais "rebeldes" e depois existem as praias quase desertas fora dos roteiros, existem as festas "secret", as noites temáticas, etc... a oferta é muita e por isso mesmo é preciso é pesquisar!
 
Última edição por um moderador:

André Vieira

Membro Conhecido
Nem mais Maravedi!
Em Ibiza encontra-se pessoas de todos os feitios mas nunca vi alguém ser excluído por ser diferente. O que vi foi um ambiente de festa e de boa disposição onde existe lugar para todos. Eu que até sou uma pessoa um pouco tímida, conheci imensas pessoas em Ibiza. Vi muitos portugueses a trabalhar em bares/restaurantes e cada vez que nos ouviam falar português era uma festa. A nossa selecção era quase sempre o motivo de conversa :D
Outra coisa que adorei também foi a zona da marina de Ibiza. Iates de luxo, ruas apertadas com restaurantes para todos os gostos... enfim. Adorei mesmo!
 
Top