Novidades

[Report] Catalonia Playa Maroma (17AGO a 01SET09)

armarques

Membro
Catalonia Playa Maroma (17AGO a 01SET09)

Olá,

Cheguei dia 1 de Setembro, depois de 2 semanas no paraíso – Catalonia Playa Maroma na Riviera Maia.

As expectativas que leva depois de tanto consultar este site eram grandes mas mesmo assim foram superadas.

Clima
Depois de muitas consultas que davam chuva quase todos os dias, o tempo este sempre fantástico. Na primeira semana foram caindo umas chuvitas (ok… aguaceiros daqueles bem tropicais) durante a noite e na segunda semana tive no dia de regresso cerca de 20 minutos de verdadeiro temporal que assim que passou ficou um dia de sol tanto ou mais quente que os anteriores.

Hotel
Já vi este hotel com várias classificações, mas vou deixar aqui a minha opinião. Os quartos embora sem grandes luxos e só tendo duche era bastante espaçoso, limpo e sempre com ventoinha e ar condicionado bem como com varanda. O hotel começa pela recepção estendendo-se até à praia por uma extensa “avenida” no meio da vegetação (cerca de 350 metros), ao longo da qual existem os caminhos que conduzem a 6 empreendimentos todos eles de cores bastantes fortes (3 de cada lado) cada um de 3 andares e com o número máximo de 28 quartos por andares.
ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO091434.jpg


Embora ao inicio achássemos um pouco chato ter que fazer aquela “avenida” cada vez que íamos do pequeno-almoço/recepção até ao quarto/praia, começamos por agradecer ter que fazer aquele caminho diariamente porque senão iríamos ter que comprar roupa nova porque a que levávamos era para esquecer :D.
ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09591.jpg


ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09594.jpg


Animação
Ao nível da animação havia um grupo grande de animadores de várias nacionalidades, nomeadamente mexicanos, italianos e franceses. Sempre muito animados e divertidos. O mesmo grupo que fazia a animação durante o dia (com vários jogos e actividades – fiquei pró no tiro ao alvo) apresentava ainda à noite um espectáculo sempre diferente – com maior ou menos qualidade gostei especialmente de 2 que estavam mesmo muito bons, quer a nível de guarda-roupa como do espectáculo em si: Broadway e Moulin Rouge.
ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO091516.jpg


Restaurante
Para além do restaurante principal existiam apenas dois restaurantes temáticos: mexicano e mediterrâneo. A variedade de pratos e qualidade da comida era bastante boa… tão boa que das duas semanas que lá estive fui três vezes ao restaurante principal: uma porque era noite mexicana, as outras porque já era tarde e os outros estavam fechados.
No bar da praia havia ainda um restaurante snack e uma creperia (o crepe de chocolate era qualquer coisa!!!!) que estavam abertos durante o dia.

Passeios
Apesar das duas semanas lá acabamos por fazer apenas 4 excursões (para além da ideia das férias ser descansar o mais possível os preços também obrigaram a algumas restrições).
Depois de uma manhã perdida com a apresentação dos pacotes pela operadora, que à primeira vista é muito simpática mas tal como em todos os sítios turísticos o que quer é vender, e apesar de pressionados para decidir no momento, acabamos por ir à Playa del Cármen e comprar numa operadora local (Iguana Tour – na avenida dos constituintes), que de acordo com o posto de turismo, que fomos mais tarde para ver se seria de confiança, é de confiança mas não é das mais baratas. No total pelos 4 passeios pagamento 200 euros - no momento da reserva são pagos 10 USD por pessoa e o restante no próprio dia quando nos vão buscar ao hotel.

- Chichen Itza + Valladolid + Cenote (40 USD – na operadora: € 50)

Recomendo sobretudo por Chichen Itza. Ao contrário do grupo de portugueses que foi com a operadora e apanhou chuva nesta visita, no dia em que lá fomos o sol era tanto que só procurávamos uma sombra onde pudéssemos parar uns segundos e ouvir as explicações do guia (que consideramos muito bom).
Existem lá bastantes bancas que vendem desde prata até os souvenirs alusivos aos monumentos por preços desde 1 USD. O único problema é que, conforme o tempo que o guia demora nas suas explicações, nem sempre sobra muito tempo para ver e regatear.
ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09255.jpg



ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09312.jpg



- Tulum + Aldeia Maia + Cenote + Coba (57 USD – na operadora: estavam em dois pacotes 1- Tulum e Xel-há (parque temático): € 90 e 2- Coba + Tankah (aldeia maia): € 65)

Tulum é efectivamente uma imagem única; a mistura de cor de ruínas no verde da relva e com a praia e o mar ali ao lá é qualquer coisa. Foi dos melhores cenários que já vi. Para quem tiver tempo é possível ainda tomar um belo banho no verdadeiro mar das Caraíbas.

ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09652.jpg



ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09684.jpg



ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Pan_Tulum.jpg


Aldeia Maia é completamente dispensável – não foi mais do que uma paragem numa casa num loca sujo, sem condições e apenas para venda de artesanato – talvez seja a realidade local mas não era uma aldeia apenas uma casa, e a venda de artesanato acabou por não resultar já que estava tudo exposto dentro da casa que praticamente não tinha luz logo nem se conseguia ver o que havia.
O cenote foi uma experiência diferente (no de Valladolid não nadei) – é quase como nadar numa gruta; a água é bastante fria mas muito transparente.

Finalmente Coba (depois de um almoço num restaurante lá ao lado que não recomendo mas que não tinha alternativa porque estava incluída no pacote). Já chegamos tarde e acabamos por ver o parque apenas parcialmente. Subir ao templo foi uma verdadeira aventura e descer outra ainda maior, mas a vista é única. O tempo estava contado e acabamos por não ter tempo para ver os crocodilos na lagoa que lá existia.

ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09942.jpg



ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Pan_Coba.jpg



- Xcaret Plus (105 USD – pela operadora € 98)
Mais um parque temático, já muito referido nos vários posts deixados neste fórum.
Na minha opinião vale pelo espectáculo nocturno que é realmente muito bom e encontra-se dividido em duas partes: apresentação da história do povo Maya (que inclui um jogo da pelota) e espectáculo mas musical relacionado com várias tradições no México
Quanto às actividades durante o dia, ia com algumas expectativas relativamente a nadar 800 metros num rio subterrâneo que sinceramente não achei nada de especial – no final do percurso é possível ver alguns peixes daqueles bem coloridos. Vi o aquário (peixes, corais e tartarugas), aldeia maia, alguns animais, mariposário; assisti a espectáculos de nado com golfinhos.

ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO091133.jpg


ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO091170.jpg



ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO091181.jpg



Para quem só fizer uma semana julgo que será preferível fazer apenas o pacote do espectáculo – começa às 19h mas deixam-nos lá 2 horas antes o que dá para dar uma volta rápida e ainda ter aproveitado a manhã de praia.
Em alternativas existem outros parques como é o caso de Xel-há e Xplor.

- Mergulho (75/85 USD por 1 e 2 mergulhos – no hotel € 109 1 mergulho)
Depois de ter experimentado o mergulho com botija no mar vermelho, resolvi repetir a experiência. Como a diferença de preços era mínima aproveitei para fazer os dois. O pacote inclui “aula teórica” na praia de cerca de 30 minutos, sessão de exercício no mar e dois mergulhos de cerca de 40 minutos cada, a cerca de 8-10 e 12 metros respectivamente. A escola era na Playa del Cármen e o preço não inclui transporte até lá (aproveitei o transfer gratuito do hotel). Consegui ver uma tartaruga, lagosta, moreias e muitos corais e peixes dos que se vêm nos aquários. O barco saiu da Playa del Cármen.

Continua...

Rita
 

armarques

Membro
Continuando...

Compras
Sempre com a ideia de que “depois compro” e à procura de melhores preços acabei por perder mais tempo para fazer algumas compras.
O meu conselho é se virem algo que gostem comprem porque os preços não variam assim tanto de uns sítios para os outros (com excepção daquelas paragem estratégicas dos guias – uma senhora que ia connosco na excursão a Chichen Itza pagou cerca de 18 USD por uma réplica do templo numa dessas paragens – em Chichen Itza estavam a vender por 1 USD…). Até no próprio hotel as lojas que havia tinham preços razoáveis, incluindo pratas (alguns iguais a Playa del Cármen), sendo o único senão a variedade da oferta.

Noite
A mais falada e recomendada noite de Cancun ou Playa del Cármen é o Coco Bongo, que acabei por não fazer por achar caro (cerca de 55 USD – com transporte do hotel, bar aberto e espectáculo). No entanto quem já foi diz que é mais do que uma discoteca é uma experiência… ficou a curiosidade… talvez numa próxima.
Acabamos por ir uma noite de táxi a Playa del Cármen. É uma noite muito ao estilo de Espanha – em muitos sítios não se paga para entrar e existe uma grande variedade de música. Gostei bastante… custou foi o dia seguinte!

ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO091356.jpg

Praia
Aquelas praias…. A do hotel era fantástica (Playa Maroma): extensa, areia branca, mar azul bem daquele que dá vontade de entrar e de não sair. O mar não tinha qualquer tipo de rochas. Dava para fazer umas boas caminhadas.

ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Pan_hotel2.jpg


ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09602.jpg


ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09964.jpg





Experimentei também a Playa del Cármen – embora a localização fosse melhor, já que fica numa zona mais comercial de bares, lojas e restaurantes, a praia era pequena quer em largura quer em comprimento e o mar muito sujo (havia muitos barcos a passar)

ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Pan_Carmen1.jpg


ai883.photobucket.com_albums_ac37_armarques_Mexico_AGO09485.jpg




Bem, para já é tudo que me lembro; se entretanto me lembrar de mais alguma coisa acrescento.
Espero ter dado uma ideia do local e do hotel para quem vai e ter feito lembrar os bons momentos passados no México para quem já foi-

Em caso de alguma dúvida é só dizerem.

Boas férias para quem ainda vai; bom regresso ao trabalho para quem já cá está.


Rita

PS: Assim que saiba como fazê-lo
 

heaven2006

Membro Novo
Excelente report! E 2 semanas, que sorte! Já agora se me puderes esclarecer uma questão... foi fácil conseguir o pacote de 2 semanas? É que nas agências que vou parecem ser muito reticentes em vender pacotes assim, principalmente em época alta! E quando o fazem cobram um suplemento bastante alto :s
 

armarques

Membro
Realmente não encontrei pacotes de 2 semanas nas promoções que recebi, mas acho que qualquer agência o faz - têm é de pedir autorização aos operadores por causa dos voos. O preço além do acréscimo por noite implica o pagamento de uma taxa de € 200 por se ficar mais uma semana. Sei que são agências diferentes, de qualquer maneira as pessoas que encontramos no hotel e que ficaram uma semana pagaram cerca de 850 euros cada (tirando um casal que tinham conseguido ir os dois por 1.170 euros) - nos pagamos 1.280 euros pelas duas semanas.
 

petrus

Membro Ativo
armarques, o teu report está brutal! Adorei! Estou quase de partida, ainda que só por uma semana! O dinheiro não deu para mais!

Uma dúvida: levantar dinheiro nos ATM (Cajas de Ahorro) não houve problemas? É que em Portugal há cartões com e sem chip e não sei se as máquinas de lá têm capacidade para interpretar ambos! Já agora, sei que o limite diário de levantamentos é de 5000 Pesos!
 

armarques

Membro
Bem, sei que já tive a minha dose de férias mas bem que ia para lá outra vez :D

Quanto a levantamentos não te posso ajudar já que levei dinheiro de cá - optei por comprar dólares. Os valores maiores foram pagos mesmo em dólares e os mais pequenos muitas vezes também mas o troco era dado em pesos quase sempre a uma taxa de câmbio melhor que no hotel.

5000 pesos corresponde a cerca de 285 euros - o que aconselho é fazeres uma estimativa do que vais precisar e levantares tudo de uma vez já que por cada levantamento cobram um custo que, se não me engano, anda por volta dos 3,25 euros. Na altura em que lá estive o câmbio andava na Playa del Carmen pelos 12,45 pesos = 1 dólar ou 17,45 pesos = 1 euros (no hotel um bocadinho pior - perdia-se cerca de 1 peso por dólar/euro). O hotel tinha máquina ATM.

Posso dizer que para as 2 semanas levei dólares equivalentes a 350 euros e chegou (à rasquinha, mas chegou) para os 4 passeios, a taxa de saída (60 dólares ou cerca de 43 euros) e algumas prendinhas e extras.

Tive de pagar à parte foram algumas compras que fiz no aeroporto - os preços valem a pena: comprei um perfume que custa cerca de € 40 por cerca de € 30 (os perfumes para além de ganhar na taxa de câmbio - os preços lá estão em dólares - tinham ainda desconto de 15%); havia ainda carteiras La coste (para senhora) com 45% de tabaco e o tabaco também compensava.
 

heaven2006

Membro Novo
armarques disse:
Realmente não encontrei pacotes de 2 semanas nas promoções que recebi, mas acho que qualquer agência o faz - têm é de pedir autorização aos operadores por causa dos voos. O preço além do acréscimo por noite implica o pagamento de uma taxa de € 200 por se ficar mais uma semana. Sei que são agências diferentes, de qualquer maneira as pessoas que encontramos no hotel e que ficaram uma semana pagaram cerca de 850 euros cada (tirando um casal que tinham conseguido ir os dois por 1.170 euros) - nos pagamos 1.280 euros pelas duas semanas.
O preço é excelente ;)Eu paguei mais para ir de 17 a 24 de Agosto loool
 

armarques

Membro
O valor foi por pessoa... mas mesmo assim não foi mau. Paguei pouco menos o ano passado por uma semana em punta cana.
 

armarques

Membro
:(Infelizmente viagem grande agora só mesmo para o ano. O destino ainda não está decidido mas de certeza que vai incluir praia.

Entretanto, tenho planos para fim-de-semana alargado numa cidade europeia - Londres, Paris ou Amesterdão - que também terá direito a report.;)

Rita
 
Ana adorei o teu report e deu para matar saudades do Catalónia. Também adorei este hotel pela praia e pela calma, e na altura, também me apetecia ficar mais uma semana.
 

armarques

Membro
Não, o hotel não tem bar dentro da piscina, mas tem um fora, bem perto tanto da piscina como da praia. Para além de funcionar como bar tem ainda uns crepes deliciosos ;)
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Opá, queria tanto ir para um hotel como aquele mas com bar dentro da piscina.. LOLOLOL


Como ias para playa del carmen de dia?
Quando foste comprar as viagens às operadoras locais, deste as infos do hotel onde estavas para te irem buscar?
De noite a animação vale a pena no hotel, ou aconselhas a ir mais vezes a playa del carmen?
Reparei que apenas existe esse hotel nas redondezas, será que não será um pouco chato sempre os mesmos sítios durante 10 noites?
 

armarques

Membro
Pois, o barzinho tem piada mas também é um bocado ilusão. Na Republica Dominicana o hotel tinha e acabei por lá ir 1 vez (mas também com aquela praia e mar fantásticos pouco usava a piscina)

Relativamente às questões colocadas:

1 - o hotel tinha transfer gratuito para a praia del carmen - ida logo de manha e mais para o final do dia e regresso a meio da tarde e à noite. Uma das vezes fui de manha, aproveitei a praia por lá, comprei as excursões, passeei e regressei à tarde (transporte hotel). Da segunda vez, e como era mais tarde, acabei por decidir ir de transporte público - embora o hotel ainda ficasse um bocadinho distante da estrada principal ia a pé quando vimos uns americanos com carro alugado e cravamos boleia - tivemos sorte porque iam para Tulum e acabaram por nos deixar mesmo em Playa del carmen.

2 - Dependendo do que se entende por diversão nocturna o hotel pode ser um bocadinho parado.
Havia sempre os espectaculos preparados pelos animadores que eram assim assim, depois ficava-se pelo lobbie a beber um copo e conversar - uma ou duas noites por semana havia musica ao vivo, noutra noite era a festa na praia/piscina; a discoteca era aquela coisa.. muito vazia, com mais miúdos que graúdos. Se quiseres aproveitar o dia acabas por não aguentar grandes noitadas. Só fui uma das noites à Playa del Carmen (com a tripulação do voo que estava naquele hotel e dominava a zona) - é giro para conhecer, mas acaba-se por gastar algum dinheiro e o outro dia parece que nem rende.

3- O estar sempre no mesmo sitio torna-se um bocadinho repetitivo mas passava.se bem. Acaba-se sempre por conhecer pessoal e acaba por ser divertido. Além disso o tempo voa.........

Espero ter ajudado!
 

sealight

Membro
- Como é a praia do Catalonia Playa Maroma?
Não tem sacos de areia?
Nem rochas?

- E a dimensão das piscinas, é grande?

Infelizmente não vou poder ir para o Hotel que queria e estou a procurar alternativas.

Obrigado.
 

armarques

Membro
Olá,

A praia era fantástica, grande e não tinha nem sacos de areia nem rochas no mar. Tudo muito caraíbas.

Relativamente à piscina não era muito grande, mas sinceramente também não tinha muita gente - fui na altura da Gripe A e por isso o hotel não estava cheio.
Com aquele mar fantástico as piscinas eram mais utilizadas ao final do dia ou pelas famílias com crianças.

O que se vê no site do hotel é o que é por isso por aí também já se tira uma ideia da dimensão das coisas.

Pela minha experiência repetia o hotel e recomendo-o.

Rita
 

sealight

Membro
Obrigado pela descrição.
De facto parece ser um hotel simpático. No entanto estive a ler umas coisas e no trip advisor queixam-se do seguinte:

- Falta de sombra na praia. (Os toldos de folhas que lá estão deixam passar muito o sol).
- Piscina pequena
- Apenas 2 restaurantes temáticos extra buffet e como não aceitam reservas é preciso alguma sorte (ou ficar muito tempo em filas) para se conseguir jantar nos mesmos.

Quanto à praia todos dizem muito bem!
 

armarques

Membro
Relativamente à falta de sombra não dei conta... gosto mesmo de sol por isso quase nunca utilizei a zona dos toldos. Mas das poucas vezes que lá fiquei estive bem e achei que a sombra era suficiente.

A piscina efectivamente não é muito grande, mas também não a utilizava muito. Ia às vezes ao final do dia e como não tinha muita gente estava-se bem.

Os restaurantes era mesmo só dois - um mediterraneo e outro mexicano. Raramente tive de esperar mas também fui numa altura em que o hotel não estava muito cheio.
Tirando 3 ou 4 vezes nas duas semanas que fui ao buffet (fui na noite mexicana e quando voltava das excursões mais tarde que não dava tempo de passar pelo quarto antes do restaurante fechar) utilizei sempre os dois temáticos. A variedade de pratos era grande - acabei por repetir alguns porque efectivamente foram os que gostei mesmo. Mas entre entradas, prato principal e sobremesas dava para variar bastante.

Mas como disse apanhei a época da gripe A em que consegui bons preços, bom hotel e pouca gente ;)
 
Top