RYANAIR ESTREIA 15 ROTAS DE/PARA PORTUGAL E ABANDONA NOVE NO PRÓXIMO INVERNO
A Ryanair apresentou hoje em Lisboa o seu calendário de voos de/para Portugal no próximo Inverno IATA, de finais de Outubro 2019 a finais de Março 2020, período em que vai deixar de operar nove rotas e começar outras 15 de/para Lisboa, Porto e Faro, mantendo inalterada a programação de voos de/para Ponta Delgada e Terceira.
A informação da companhia indica que, assim, nesse período, que é época baixa da aviação, terá 106 rotas de/para Portugal e que antecipa atingir um total de 11,1 milhões de passageiros/ano nos aeroportos portugueses, com um crescimento homólogo ‘modesto’ de apenas 2,8%.
A programação da low cost para o Inverno 2019/2020 foi apresentada pelo seu Chief Commercial Officer, David O’Brien, que assinalou que “há uma mistura de novidades e reduções para o Inverno”, comentando de seguida que “é normal”.
Em Lisboa, a Ryanair vai ter quatro novas rotas no Inverno, sendo duas completamente novas, Budapeste, com três voos por semana, e Memmingen, com dois voos semanais, e duas que apenas são novas face ao Inverno de 2018/19, uma vez que as começa já este Verão, designadamente Bordéus, com cinco voos por semana, e Clermont, com dois voos por semana.
A low cost, porém, vai deixar de voar de Lisboa para Breslávia e Varsóvia Modlin, indicou David O’Brien.
A transportadora anunciou que assim terá 27 rotas no Aeroporto de Lisboa, nas quais prevê transportar 3,4 milhões de passageiros por ano.
Para o Porto, seu primeiro aeroporto em Portugal e onde é líder de mercado, a low cost vai ter oito novas rotas no próximo Inverno IATA, sendo totalmente novas Budapeste, que terá dois voos por semana, Málaga, que terá três voos semanais, e Toulouse, que também terá três voos por semana, e sendo novas apenas face ao Inverno passado Alicante, Birmingham, Bremen, Brive e Veneza Treviso, todas com dois voos por semana.
Contudo, a companhia aérea tem programado descontinuar no próximo Inverno as ligações do Porto com Nápoles, Varsóvia Modlin, Lorient e Edimburgo.
A previsão da Ryanair para a Invicta, onde terá 50 rotas no Inverno, é transportar 4,35 milhões de passageiros por ano.
Para Faro, a Ryanair programou três novas rotas de Inverno, as quais serão inauguradas já durante o Verão, designadamente Londres Southend, Berlim Tegel e Bremen, todas com dois voos por semana.
A Ryanair, contudo, vai cancelar em Faro as ligações a Colónia, Frankfurt Hahn e Cork.
A operação da Ryanair no Aeroporto de Faro compreenderá assim no próximo Inverno IATA 24 rotas, com previsão de transportar 2,8 milhões de passageiros por ano.
Nos Açores a operação mantém-se inalterada, com voos duas vezes por dia de Ponta Delgada para Lisboa, voo uma vez por semana para Londres Stansted e seis voos por semana para o Porto, a que acrescenta seis voos por semana da Terceira, quatro para Lisboa e dois para o Porto.
As previsões da companhia apontam para o transporte de 405 mil passageiros por ano de/para Ponta Delgada e 105 mil passageiros por ano de/para Terceira.
Ryanair estreia 15 rotas de/para Portugal e abandona nove no próximo Inverno