Novidades

Vila Portuguesa em Ayuttaya - Portugal e Sião, 500 anos

JMacedo

Membro Novo
Olá a todos,

Comemoram-se este ano os 500 anos de relações entre O Reino do Sião e Portugal (1511 - 2011). Têm sido umas comemorações tímidas com uns lançamentos de alguns livros e que eu saiba 2 eventos culturais para os quais fui convidado, mas por razões pessoais declinei.

Existe algum património Português, quanto a mim com alguma importância, aqui na Tailândia, fortalezas, o bairro de Sta. Cruz cuja Igreja actual nada tem a vêr com a antiga igreja Portuguesa que caíu de madura...

No entanto para quem tiver tempo e estiver a visitar as ruínas históricas de Ayuttaya, metam-se num Tuk-Tuk e tentem ir até à Vila Portuguesa, não é nada fácil de encontrar, não está bem assinalada e não faz parte do circuito turistico.

É uma pena, que as autoridades dos dois países não tenham grande interesse na preservação de tal património.

Em 2006 escrevi às autoridades Portuguêsas sobre várias situações afectando a Embaixada de Portugal em Bangkok e o estado lastimoso da vila Portuguêsa, apesar de juntar fotos, não valeu de nada...

Os últimos esforços foram feitos se não estou enganado pelo já falecido Engº Nuno Abecassis em meados da década de 80...

Em todo caso acho uma visita muito interessante, aqui ficam algumas fotos...



As infiltrações de água são um verdadeiro problema, mas decerto não seria necessário muito dinheiro para resolver a situação, tenho fotos em que as pegadas de animais são bem vísiveis...












oO que terá acontecido aos ossos em falta?








Esta foto foi tirada em Abril 2011 ainda só tinham caído umas chuvinhas, nem imagino como está agora que tem chovido torrencialmente...



Em muito mau estado mas ainda se consegue lêr.



Muito perto existe a Vila Francesa, basta uma foto para vêr a diferença...
 

goncalo82

Membro Ativo
Quem diria Jorge.....

Mais um excelente post teu, reportanto o que de melhor há a 10 mil km de distancia !
Os portugueses eram mesmo os maiores há 500 anos !
 

JMacedo

Membro Novo
Quem diria Jorge.....

Mais um excelente post teu, reportanto o que de melhor há a 10 mil km de distancia !
Os portugueses eram mesmo os maiores há 500 anos !
Obrigado Gonçalo.

O que me irrita é que ainda poderiamos continuar a ser muito bons... mas não vou me alongar, pois que este é um fórum de viagens :D

Muitos Portugueses morreram aqui, lutando ao lado dos Tailândeses e ainda hoje por aqui esse facto é reconhecido. Para quem vem à Tailandia é uma agradável surpresa encontrar os nossos "fios-de-ovos" a serem vendidos em todo o lado.

Aqui em Bangkok, no antigo e castiço bairro de Sta. Cruz ainda existem 2 fábricas de bolinhos portugueses, são os nossos "queques" (já não sei se é assim que se escreve, há muitos anos que não escrevo em Português), bem, há quem diga que o "queque" não é Português mas que foi introduzido pelos Inglêses e que da palavra Inglesa "cake" deu origem ao Português "queque", de qualquer forma fomos os primeiros ocidentais a aqui chegar e trazer tais receitas para cá.

Não podendo estar certo, mas desconfio que hoje em dia algumas das palavras utilizadas pelos Tailandeses derivam do Português. Chá, Café e Jaraqué (Jacaré) são 3 palavras Tailandesas que me intrigam. Espanha só tem influência aqui na Tailândia a partir de 1990 exportando alguns produtos; azeite, azeitonas e vinhos e mais tarde com a abertura da lojas da cadeia ZARA, pelo que não penso que a palavra "café" derive do Espanhol.

Já me ía esquecendo... O Português está quase extincto em Macau mas continuam a vender-se imensos Pastéis-de-Nata por lá... Aqui no Sudoeste Asiático o pessoal pensa que o Pastel de Nata tem origem em Macau e vende-se aqui em centros comercias como "Egg Tart from Macau", há cerca de um ano a cadeia Norte-Americana KFC começou a vender os nossos Pastéis de Nata em força por estas bandas...

 

jfreitas

Membro Conhecido
Excelentes imagens e uma chamada de atenção imprescindivel para quem viaja...

Temos património construido nos 4 cantos do mundo... Quase todo ao abandono! Parte da culpa também é nossa enquanto viajantes por não procurar e visitar esse património. Assim estimulavamos a conservação.

Infelizmente não o podemos conhecer todo. Essa aldeia que me encheu de curiosidade era totalmente desconhecida (para mim claro)

Se um dia voltar à tailandia acredita que fica no topo das prioridades...

Mais uma vez... Obrigado
 

goncalo82

Membro Ativo
E andei eu tantos anos a "perder tempo" nas caraibas...... lol

Continua com estes teus posts, é fantastico saber estas coisas.
 

Bee

Membro Conhecido
Jorge muito obrigado pelo contributo que tem dado ao Portal!
É de informação desta que precisamos... os locais menos conhecidos mas não os menos interessantes!

Não conheco nada da Asia pelo que tenho interesse em toda a informação que por cá encontro para quem sabe um dia ir(entre outros locais) à Tailandia.
Será um dos destinos que me recusarei a ir por agência (está mais que provado que de forma independente se vê muito mais... por muito menos), contudo também confesso que sou um pouco "medricas" para me mandar numa aventura dessas.
Paradoxos! :)

Quando ganhar coragem (e dinheiro :lol:) eu chateio-o!
Até lá vou conhecendo Tailândia com a sua ajuda!

Pode continuar! ;)
 

correia

Membro Conhecido
Boa Noite   JMacedo..
Obrigado  pelo fantastico  testemunho da presença lusitana pelo mundo, é um destino que pretendo conhecer.
Parabens pelo excelente  report.
Bons Passeios.
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Os grandes feitos Portugueses estão intimamente ligados com os descobrimentos e com a afirmação do património e cultura Portuguesa espalhados pelo Mundo.
É importante e gratificante a acção de todos aqueles que se orgulham de tais feitos e ajudam a revelar os testemunhos dos Portugueses por esse Mundo fora.
Com um fórum de viagens pretende-se também isso mesmo.. a partilha de conhecimentos sobre culturas e patrimónios de outros países. E é fascinante saber que muitos dos vestígios aí encontrados se prendem com a nossa história, com a nossa cultura e património.
Obrigada por mais este contributo tão enriquecedor.

«A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ver com novos olhos.» (Marcel Proust)
 

JMacedo

Membro Novo
Excelentes imagens e uma chamada de atenção imprescindivel para quem viaja...

Temos património construido nos 4 cantos do mundo... Quase todo ao abandono! Parte da culpa também é nossa enquanto viajantes por não procurar e visitar esse património. Assim estimulavamos a conservação.

Infelizmente não o podemos conhecer todo. Essa aldeia que me encheu de curiosidade era totalmente desconhecida (para mim claro)

Se um dia voltar à tailandia acredita que fica no topo das prioridades...

Mais uma vez... Obrigado

Mais uma vez, sou eu quem tem que agradecer, muito, muito obrigado.
 

JMacedo

Membro Novo
E andei eu tantos anos a "perder tempo" nas caraibas...... lol

Continua com estes teus posts, é fantastico saber estas coisas.
Muito obrigado, Gonçalo, tentarei colocar mais coisa, mas de facto ando a preparar os exames para a escola, o que me deixa um pouquito mais atarefado do que o usual. Uma vez mais; obrigado.
 

JMacedo

Membro Novo
Jorge muito obrigado pelo contributo que tem dado ao Portal!
É de informação desta que precisamos... os locais menos conhecidos mas não os menos interessantes!

Não conheco nada da Asia pelo que tenho interesse em toda a informação que por cá encontro para quem sabe um dia ir(entre outros locais) à Tailandia.
Será um dos destinos que me recusarei a ir por agência (está mais que provado que de forma independente se vê muito mais... por muito menos), contudo também confesso que sou um pouco "medricas" para me mandar numa aventura dessas.
Paradoxos!

Quando ganhar coragem (e dinheiro ) eu chateio-o!
Até lá vou conhecendo Tailândia com a sua ajuda!

Pode continuar!
Muito obrigado Débora, eu geralmente para onde quer que vá, apenas reservo os vôos, muita pesquisa e informação e depois trato tudo no local, tenho feito muitas caminhadas e até pernoitado nas vilas tribais, quer aqui na Tailândia, Camboja, Vietname e Laos, sózinho e carregando uma mochila com alguns milhares de euros em equipamento fotográfico... até ao momento tudo me tem corrido muito bem e devo dizer que me sinto muito mais seguro por aqui sempre com a carteira no bolso de trás das calças do que em muitas cidades europeias, mas claro está devemos sempre ser cautelosos... "o seguro morreu de velho". :D
 

JMacedo

Membro Novo
Boa Noite JMacedo..
Obrigado pelo fantastico testemunho da presença lusitana pelo mundo, é um destino que pretendo conhecer.
Parabens pelo excelente report.
Bons Passeios.
Eu é que agradeço, O Portal das Viagens tem de facto sido uma muito agradável surpresa com tanta gente tão simpática e comfesso que aproveito um pouco para praticar o meu muito enferrujado Português...
 

JMacedo

Membro Novo
Os grandes feitos Portugueses estão intimamente ligados com os descobrimentos e com a afirmação do património e cultura Portuguesa espalhados pelo Mundo.
É importante e gratificante a acção de todos aqueles que se orgulham de tais feitos e ajudam a revelar os testemunhos dos Portugueses por esse Mundo fora.
Com um fórum de viagens pretende-se também isso mesmo.. a partilha de conhecimentos sobre culturas e patrimónios de outros países. E é fascinante saber que muitos dos vestígios aí encontrados se prendem com a nossa história, com a nossa cultura e património.
Obrigada por mais este contributo tão enriquecedor.

«A verdadeira viagem do descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ver com novos olhos.» (Marcel Proust)
Sábias palavras... concordo plenamente. Muito obrigado.
 

rum

Membro Conhecido
Eu é que agradeço, O Portal das Viagens tem de facto sido uma muito agradável surpresa com tanta gente tão simpática e comfesso que aproveito um pouco para praticar o meu muito enferrujado Português...
Qual enferrujado qual quê... está praticamente perfeito.

Neste post só há um erro de simpatia, "comfesso" escreve-se confesso.
 
Top