Novidades

Viajar com um menor em Portugal

betokid

Membro Novo
Boas,

Ontem fui buscar a documentação para as minhas férias no Porto Santo. Vou sozinho com o meu filho ( menor ) e, a determinada altura, o tipo da agência sai-se com esta: não se esqueça de levar a declaração da mãe a autorizar a saída da criança. Pergunto-lhe eu: saída de onde? Porto Santo ( que eu saiba ,e apesar do Alberto João ) ainda é Portugal. E ele insiste: se vai andar de avião tem que ter autorização. E eu para não estar a discutir o sexo dos anjos com o Senhor, vim-me embora.
O que me dizem disto?

Cumps.
 

betokid

Membro Novo
Para ir para o estrangeiro, tem toda a razão. Agora para voos internos? Continuo a insistir que não. Aliás já fui com o meu filho para a Madeira, para os Açores e fiz um Lisboa-Porto e nunca tal me foi pedido. Agora para sair do país, concerteza.

Cumps.
 

MARTINHA

Membro
Ola Alberto!
Também acho que o "tipo" da agência tem razão.. Mas é simples, ligue para o SEF e coloque essa questão.

Muito provavelmente vão-lhe dizer para levar essa declaração assinada e autenticada pelo notário e ainda mais provavél é não lhe pedirem essa declaração no aeroporto, de qualquer das formas para quê facilitar?

Martinha
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Alberto,

Efectivamente, em nenhum lado (SEF, ANA, TAP) aparece informação de viajar com menores dentro de Portugal....

Agora o que a experiência me diz, é o seguinte:

Mesmo que o SEF diga que sim, a Companhia Aerea é soberana, se disser, não viaja, não viaja mesmo.....

Resumindo, tudo isto tem a ver com quê?????
Com trafico de menores, pedofilia......

As C. aereas antes facilitavam..... mas agora não.... se acontecer alguma coisa a alguma criança, a C. aerea é bastante penalizada e a pessoa que fez o check-in, tambem....

Todos somos sérios, mas a verdade é que as coisas acontecem....

Acredito que é uma situação um pouco "estranha".... pois se fosse possivel ir de carro até a Porto Santo não haveria problema nenhum.....

Como a martinha já escreveu, penso que seja melhor não facilitar..... e levar a autorização...

Pai viajar com o filho.....

nesta situação, mesmo que os pais estejam separados, mas no bilhete de identidade do pai (ou mão) esteja com o estado civil de casado...... ninguem vai pedir autorizações......

Espero ter ajudado.....
 

betokid

Membro Novo
Bem. Desde já o meu muito obrigado a todos pela vossa ajuda. O único problema aqui é não vou conseguir uma declaração com assinatura reconhecida, pois a mãe chega com o filhote de férias na 6ª à noite e partimos no Sábado. Como, oficialmente ainda somos casados, vou levar só um papel assinado e com o titulo sugestivo:

Autorização de saida de território continental para ilhas de menor nacional.

Mais uma vez Obrigado.

Cumps.
 
Olá!

Ora bem, eu dava uma sugestão... se tiver um amigo advogado, não precisa de ir ao notário, porque os advogados também podem fazer essas declarações, isto é, vai ao site do SEF, faz download da declaração e o advogado certifica-a, a qualquer hora, basta ter um acesso à internet, impressora e o respectico carimbo do advogado. Apenas precisa do bi da mãe e do pai.

Importante não esquecer que todas as fohas certificadas têm de ter o carimbo do advogado, mesmo os versos em branco.

Espero ter ajudado.
 

Car_lota

Membro
betokid disse:
Boas,

Ontem fui buscar a documentação para as minhas férias no Porto Santo. Vou sozinho com o meu filho ( menor ) e, a determinada altura, o tipo da agência sai-se com esta: não se esqueça de levar a declaração da mãe a autorizar a saída da criança. Pergunto-lhe eu: saída de onde? Porto Santo ( que eu saiba ,e apesar do Alberto João ) ainda é Portugal. E ele insiste: se vai andar de avião tem que ter autorização. E eu para não estar a discutir o sexo dos anjos com o Senhor, vim-me embora.
O que me dizem disto?

Cumps.
Pelo sim pelo não é sempre bom pedir. Se a companhia é a TAP eles por vezes implicam com isso das autorizações. Basta fazer a autorização em documento word e levar ao notário. A assinatura é presencial.
 

joker

Membro Conhecido
Sempre viajei de avião com a minha filha menor e nunca tratei de tal documento e nunca mo foi requesitado.
 

Car_lota

Membro
Durante muito tempo tb nunca me pediram nada, mas numa das minhas últimas viagens a TAP quase me deixou a pé por falta do documento com autorização do pai. E no entanto eu sou solteira, logo para todos os efeitos sou eu que detenho a tutela. Se houver uma fiscalização as companhias é que são responsabilizadas, daí que tenham todo o interesse em cumprir os procedimentos. Por isso acho que convém não facilitar. Há sempre uma primeira vez.
 

betokid

Membro Novo
Boas,

Só para que conste, na Portela, ninguém me pediu documentação nenhuma, o que não invalida tudo o que foi dito acima. Vamos ver o que reserva o futuro.

Boas férias para todos.
 

Roque

Membro Novo
betokid disse:
Boas,

Ontem fui buscar a documentação para as minhas férias no Porto Santo. Vou sozinho com o meu filho ( menor ) e, a determinada altura, o tipo da agência sai-se com esta: não se esqueça de levar a declaração da mãe a autorizar a saída da criança. Pergunto-lhe eu: saída de onde? Porto Santo ( que eu saiba ,e apesar do Alberto João ) ainda é Portugal. E ele insiste: se vai andar de avião tem que ter autorização. E eu para não estar a discutir o sexo dos anjos com o Senhor, vim-me embora.
O que me dizem disto?

Cumps.
Pois amigo tanto quanto sei isso é obrigatório.
Abraço.
Roque
 
Top