Novidades

Viagem pelo interior Norte de Portugal

agnusporfius

Membro Conhecido
Bom dia,

Estou a planear realizar uma semana de férias em Portugal. A minha primeira ideia seria ir para o Norte de Portugal, concretamente Trás-os-montes e alto douro. Já fiz umas pesquisas pela NET, mas estou um pouco baralhado. A viagem será realizada por 2 adultos e duas crianças (12 e 14 anos).

Das pesquisas que fiz deparei-me com o parque do alvão, o parque de montesinho e o parque do Douro Internacional. A ideia seria ter um pouco de natureza e ficar alojado em opções não muito caras, ficando preferencialmente numa base e a partir dai ver o que há.
Como vou com 2 crianças, isto apresenta algumas restrições, no entanto estou aberto a sugestões por parte de quem já o fez ou conhece bem.

Necessitava de saber locais a visitar (trilhos, praias fluviais, monumetos), alojamento, alimentação, parques a ver percursos.

O meu muito obrigado
 
Última edição por um moderador:

PatMagui

Membro Ativo
Olá agnusporfius,

vivo em Bragança e sou natural de Mogadouro por isso acho que posso ajudar em alguma coisa.

O Parque do Douro internacional é lindíssimo. Há uma opção de casas de habitação num sítio lindíssimo (e os donos ainda fazem passeios de barco). Sei que os preços são melhores para grupos, mas nada como falar com eles http://www.naturisnor.com/. Estas casas são entre Mogadouro e Miranda do Douro. Esta última é uma cidade muito bonita e merece bem a visita.

Já no parque natural de Montesinho a minha sugestão é o Parque Biológico de Vinhais. Penso que se vem com crianças é mesmo o ideal. Nada impede depois que visite a aldeia com o mesmo nome do parque (Montesinho), a cidade de Bragança (recomendo o Castelo, o Museu de Arte Contemporânea Graça Morais, Museu Abade de Baçal, Centro de Ciência Viva).

Ao ir embora, por exemplo, paragem obrigatória na Praia Fluvial do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, bandeira azul há muitos anos, e uma das 7 Maravilhas das Praias de Portugal. Se pretender ficar hospedado em Macedo de Cavaleiros sugiro o Hotel Muchacho, no centro da cidade e a 10Km do Azibo. Já agora, se passar em Macedo, espero uma visita ao meu restaurante Rodízio ;)

Infelizmente quanto ao Parque do Alvão não posso ajudar, mas qualquer coisa que precise é só dizer!
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Muito obrigado pelas dicas PatMagui, pois isto era exactamente o tipo de informação que procurava. Vou olhar atentamente para isso e tratar de realizar as opções que se apresentem mais viáveis para o passeio.

Muito obrigado
 

Aladino

Membro
Para uma semana passada na região que refere sugeria que entrasse pelo Gerês que é uma zona lindissima, verde e relaxante. Além de albufeira e do rio estará rodeado de verde sempre e poderá percorrer alguns trilhos naturais.
Dali pode depois seguir para a região que diz querer visitar, seguindo transversalmente por trás os montes e assim absorvendo toda a beleza rustica. Alojamentos encontrará facilmente em residenciais simpáticas e familiares ou em hotéis locais. Tem sempre a opção de casas mas isso iria prendê-lo a um ponto.
Como aqui se referiu já, visitar Montesinho e aproveitar a proximidade dando um salto à região de Sanábria é também boa opção, assim como Miranda ou Mirandela são cidades com interesse.
Priveligie as estradas em vez das AE quando andar já por terras acima do douro e detenha-se a olhar os socalcos do rio douro. Se não vier com orçamento apertado fique numa das quintas do Douro na passagem ou veja a paisagem de um passeio de barco.
Parabéns pela escolha de destino e...boas férias!!
 

sifpereira

Membro Ativo
A minha zona é toda ela um encanto, sobretudo a nível gastronómico, mas reconheço que as sugestões apresentadas são mais aliciantes para esta altura do ano. :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Se pretender conhecer o parque natural do Alvao, o seu ponto de alojamento podia ser a cidade de Vila Real. Aconselho vivamente "perder-se" pelo parque e se tiver tempo ir conhecer as fisgas de ermelo que fica em caminho, Mondim de Basto.
Na cidade de Vila Real ha muitos bons restaurantes típicos e se tiver interesse conhecer os nossos monumentos (Palácio de Mateus, entre outros).
Como ja disseram aproveite para passear pelo Douro, pela zona do Pinhão e Regua, zonas fantásticas.
Qualquer duvida nao hesite em perguntar.
 

RuiRocha

Membro
Para uma semana passada na região que refere sugeria que entrasse pelo Gerês que é uma zona lindissima, verde e relaxante. Além de albufeira e do rio estará rodeado de verde sempre e poderá percorrer alguns trilhos naturais.
Dali pode depois seguir para a região que diz querer visitar, seguindo transversalmente por trás os montes e assim absorvendo toda a beleza rustica. Alojamentos encontrará facilmente em residenciais simpáticas e familiares ou em hotéis locais. Tem sempre a opção de casas mas isso iria prendê-lo a um ponto.
Como aqui se referiu já, visitar Montesinho e aproveitar a proximidade dando um salto à região de Sanábria é também boa opção, assim como Miranda ou Mirandela são cidades com interesse.
Priveligie as estradas em vez das AE quando andar já por terras acima do douro e detenha-se a olhar os socalcos do rio douro. Se não vier com orçamento apertado fique numa das quintas do Douro na passagem ou veja a paisagem de um passeio de barco.
Parabéns pela escolha de destino e...boas férias!!
Acho que nunca me vou cansar do Gerês. Excelente. Tudo é desculpa para lá voltar e não é que se descobre sempre algo novo? Excelente sugestão. Não menosprezando todas as outras claro.
Aconselho "perderem-se" até de automóvel pelas variadas estradas de terra batida. Recordações que ficam para sempre e descobertas fantásticas. Fica a dica para os mais aventureiros
 
Top