Novidades

Viagem a Marraquexe pós terramoto

ploferreira

Administrador
Staff
Olá, viajantes!

Como sabem, na semana passada ocorreu um terramoto de magnitude 6.8 em Marrocos com impacto na região de Marraquexe
Tenho uma viagem marcada para no início de outubro e estou um pouco apreensivo.

Contactei o riad onde tenho a reserva no sentido de perceber se estavam bem e qual a situação atual na cidade, informaram-me que estão bem e que o estabelecimento sofreu alguns danos ligeiros, que serão reparados em breve.
Também me disseram que a cidade está segura para receber turistas e que não há razão para alterar as datas da minha viagem, apesar da destruição occorrida principalmente na zona da Medina.

Por um lado, compreendo que é importante continuar apoiar o comércio local após um desastre como este, por outro lado, não sei até que ponto a situação condicionará a visita.

Alguém mais está na mesma situação? Opiniões são bem-vindas
Obrigado!
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Não vou a Marrocos mas deixo a minha opinião: se a viagem fosse nos dias seguintes ao terramoto quase de certeza não iria mas sendo em Outubro iria sem dúvida até porque, como referes, é importante apoiar o comercio local e o povo marroquino que vive essencialmente do turismo.
No grupo "Amantes de Viagens" do Facebook tem aparecido vários posts nestes últimos dias com a mesma questão e tirando a imensidão de comentários disparatados que não ajudam ninguém, aparecem muitos comentários de turistas que lá estão e que referem que o pior foi nas montanhas e que em Marraquexe, apesar de se ver alguma destruição, já está tudo bastante limpo e que continua a existir turismo pelas ruas e continuam a fazer visitas guiadas na Medina.

Se manténs o plano de visitar apenas Marraquexe e talvez um dia em Agafay, não me parece que exista problema pois está desaconselhado é viajar para a zona das montanhas do Atlas.
 

rum

Membro Conhecido
Pelo que me lembro de ter lido, do que escreveste, a ideia seria Marraquexe e uma experiência de deserto. Se o intuito fosse o Atlas, acho que estaria fora dos planos porque nos próximos tempos não deve ser muito convidativo tal como os acessos devem estar limitados. Quanto a Marraquexe deve ser seguro, mas certamente que há zonas principalmente na Medina que devem estar limitadas, mas mesmo assim eu iria.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Eu subscrevo o que o rum acabou de dizer. Tudo tem a haver com aquilo que pretendes ver e fazer no destino e as condições em que esses locais possam estar, bem como o trajecto para lá chegar, não esquecendo que o "tempo" em África é substancialmente mais lento. Avalia esses factores e depois decide.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá.

Obrigado a todos pelas respostas!

Sim a ideia é apenas Marraquexe e eventualmente um dia em Agafay - este último não consegui confirmar e acabei por reservar a estadia completa em Marraquexe, deixando a decisão de Agafay para quando estivesse por lá.

Ontem à noite vi um post de um conhecido que está por la e a zona de Jemaa el-Fnaa parecia muito "normal"
A principal preocupação é não "atrapalhar" os esforços de ajuda e recuperação da cidade, mas lá está por outro lado se todos cancelarmos vai ser mais um golpe na principal fonte de rendimento do país.

Uma decisão já tomei, mesmo alterando o destino não irei cancelar a reserva pois não é justo com o Riad, já está pago é assumir e seguir em frente.
Em relação aos voos também dificilmente conseguirei alterar pois estão a operar normalmente.

Até lá vou vendo como evolui a situação.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Podes sempre aproveitar e fazer voluntariado 😀
O mais aborrecido é o centro histórico ter ficado bastante destruído, mesmo a praça que referes... devia ser o mais interessante de ver
Uma vez lá, também podes organizar visitas a outras cidades. Fez está a uma hora de avião, Mazagão 3 horas de carro...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Entretanto parece que as coisas começam a voltar ao normal...

A antiga cidade de Marraquexe, em Marrocos, começou a receber turistas, mais de uma semana depois de um terramoto mortal ter matado milhares de pessoas no país do Norte de África.

Cerca de 3.000 pessoas morreram e 6.125 ficaram feridas quando um terremoto de magnitude 7 atingiu o centro de Marrocos, a sudoeste de Marrakech, em 8 de setembro, segundo dados oficiais.

O tremor causou danos a vários locais turísticos e históricos de Marraquexe, Património Mundial da UNESCO, e de outras cidades marroquinas.

Entre os locais que sofreram danos em Marraquexe estão a zona antiga da cidade conhecida como Medina e as suas antigas muralhas e vielas estreitas, a mundialmente famosa praça e mercado Jemaa el-Fna e os imponentes minaretes de Kotoubia.

Mas agora grupos de turistas começaram a regressar à cidade após o terramoto da semana passada.

“Os turistas agora visitam em grande número a maioria dos monumentos históricos da cidade”, disse o guia turístico Mohammad al-Rouweisi à Anadolu.

Ele disse que as forças de segurança instalaram barreiras ao redor dos edifícios e muros danificados em Marrakech como medidas de segurança para residentes e turistas.

"A recuperação do turismo na Cidade Vermelha [Marraquexe] está agora a ganhar impulso", disse al-Rouweisi. "A praça Jemaa el-Fna retomou a sua atividade após uma paragem na sequência do terramoto."

O terremoto foi o mais forte a atingir Marrocos em um século, segundo o Instituto Geofísico Nacional do país.
Morocco’s Marrakech welcomes back tourists after earthquake
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Acabei de regressar de Marraquexe e posso agora confirmar que, pelo menos em Marraquexe e Agafay está tudo "normal"
Bastantes turistas e tudo a funcionar perfeitamente, vimos algumas obras na zona da Medina mas nada de substancial.
 
Top