Novidades

Viagem à América do Sul - Dicas?

Marta Pereira

Membro Novo
Olá

Pretendemos realizar uma viagem à América do Sul, em Setembro ou Novembro, durante um mês. Gostaríamos que nos dessem algumas dicas acerca dos locais a visitar, transporte públicos, viagens, situações a evitar, entre outros. Um dos pontos que temos a certeza é o de visitar a Patagónia. Pretendemos ir de mochila e por nossa conta, com viagem a entrar numa ponta e sair noutra. Que países e aeroportos recomendam?
Agradecemos infromações e outras dicas que considerem úteis...

Obrigado

MP
 

rum

Membro Conhecido
Bom, não posso ajudar grande coisa porque não conheço a região.. só do que me contaram e do que li.

Um mês parece ser muito, mas para uma zona tão vasta é muito pouco. É bom ter um ponto de referência para "nortear" a viagem. O ponto de partida, parece-me obvio que será Buenos Aires... saltemos então até lá.

Estando em Buenos Aires é imperativo conhecer a cidade e dedicar uns dias a ela (não muitos) porque senão lá se vão os 30 dias. Depois há diversas formas de se chegar à Patagónia. Alugando carro atravessar toda a Patagónia até Ushaia e repetir o caminho inverso, autocarro ou avião.

Eu iria pela última opção e a partir de Ushuaia explorar aquela zona... é verdade que apesar de estarmos na Patagónia não a atravessamos de maneira a ser totalmente vista, mas por uma questão de tempo (30 dias) era o que faria.

A partir daqui saltaria depois para o Chile e atravessava o país, depois de ver a Terra do Fogo e os parques nacionais, de autocarro. Visitando o que fosse possível, Até à Bolivia ou Peru. Regressando de um destes países.
 

Mkimm

Membro Ativo
Bem a Patagónia é muito grande. Eu visitei a Patagónia Argentina e um pouco da Patagónia Chilena.
A minha viagem á Patagónia começou em USHUAIA província da Terra del Fogo (avião de Buenos Aires até Ushuaia cidade do Fim do Mundo. Visitei o Parque Nacional e viajei no Trem do Fim do Mundo. O Parque é imenso e tem curiosidades que vale a pena. Podemos apreciar a atividade dos castores que introduzidos na região para terem um aproveitamento comercial das peles transformou-se num desastre comercial e uma praga para as árvores. Hoje o governo Argentino paga para matarem os castores mas segundo dizem tão pouco que não compensa, e assim os lagos artificiais acabam por provocar a morte de muitas árvores que não suportam ambientes com tanta água. Existem zonas com paisagens “lunares” troncos de árvores despedias pois só estes resistem. A viagem no trem do fim do mundo recria o percurso dos condenados que diariamente iam para a floresta cortar madeira.
Existe rota desde Buenos Aires que dista 3.079 Km de Ushuaia e tem muitos motoqueiros que fazem esta rota “Ruta Nacional nº 3”.
A minha viagem continuou num cruzeiro pelos canais do estreito Magalhães. O cruzeiro foi espetacular tripulação chilena muito competente e com informações sobre todos os lugares visitados, viajávamos normalmente de noite e durante o dia visitávamos os pontos mais interessantes. O cruzeiro durou 3 dias e visitamos: Cabo Hormes, Ilha Margarida (pinguins) e canais e glaciares. Percebi que o nosso Fernão Magalhães é altamente respeitado e prestigiado por Terras Chilenas e que os Chilenos têm dos Argentinos opinião um pouco depreciativa.
Desembarquei em Punta Arenas (Chile) e viajei em carreira normal para Puerto Natales onde fiquei num hotel design Hotel & Spa Indigo Patagónia com uma decoração minimalista mas com um serviço super super.
Aqui visitamos a gruta natural “ Cueva del Milodon “ que impressiona e o parque Torres del Paine enorme bonito espetacular.
Voltamos á Argentina para terminar em Calafate e no glaciar Perito Moreno que merece a pena ver de terra mas também de barco e admirar como aquela “parede de gelo” de mais de 60 m de altura nos esmaga e intimida ainda mais quando um bloco de gelo se desprende e cai com estrondo na água.
Fiquei mesmo assim com uma pequena visão da Patagónia e por onde passei deixei desejos que aquela paisagem ainda virgem seja conservada por muitos mais anos a bem de nós todos.

Estou a organizar um conjunto de fotos para por aqui no portal …… até lá aproveita e viaja.
 

Marta Pereira

Membro Novo
Bem a Patagónia é muito grande. Eu visitei a Patagónia Argentina e um pouco da Patagónia Chilena.
A minha viagem á Patagónia começou em USHUAIA província da Terra del Fogo (avião de Buenos Aires até Ushuaia cidade do Fim do Mundo. Visitei o Parque Nacional e viajei no Trem do Fim do Mundo. O Parque é imenso e tem curiosidades que vale a pena. Podemos apreciar a atividade dos castores que introduzidos na região para terem um aproveitamento comercial das peles transformou-se num desastre comercial e uma praga para as árvores. Hoje o governo Argentino paga para matarem os castores mas segundo dizem tão pouco que não compensa, e assim os lagos artificiais acabam por provocar a morte de muitas árvores que não suportam ambientes com tanta água. Existem zonas com paisagens “lunares” troncos de árvores despedias pois só estes resistem. A viagem no trem do fim do mundo recria o percurso dos condenados que diariamente iam para a floresta cortar madeira.
Existe rota desde Buenos Aires que dista 3.079 Km de Ushuaia e tem muitos motoqueiros que fazem esta rota “Ruta Nacional nº 3”.
A minha viagem continuou num cruzeiro pelos canais do estreito Magalhães. O cruzeiro foi espetacular tripulação chilena muito competente e com informações sobre todos os lugares visitados, viajávamos normalmente de noite e durante o dia visitávamos os pontos mais interessantes. O cruzeiro durou 3 dias e visitamos: Cabo Hormes, Ilha Margarida (pinguins) e canais e glaciares. Percebi que o nosso Fernão Magalhães é altamente respeitado e prestigiado por Terras Chilenas e que os Chilenos têm dos Argentinos opinião um pouco depreciativa.
Desembarquei em Punta Arenas (Chile) e viajei em carreira normal para Puerto Natales onde fiquei num hotel design Hotel & Spa Indigo Patagónia com uma decoração minimalista mas com um serviço super super.
Aqui visitamos a gruta natural “ Cueva del Milodon “ que impressiona e o parque Torres del Paine enorme bonito espetacular.
Voltamos á Argentina para terminar em Calafate e no glaciar Perito Moreno que merece a pena ver de terra mas também de barco e admirar como aquela “parede de gelo” de mais de 60 m de altura nos esmaga e intimida ainda mais quando um bloco de gelo se desprende e cai com estrondo na água.
Fiquei mesmo assim com uma pequena visão da Patagónia e por onde passei deixei desejos que aquela paisagem ainda virgem seja conservada por muitos mais anos a bem de nós todos.

Estou a organizar um conjunto de fotos para por aqui no portal …… até lá aproveita e viaja.
Estou a ver que um mês é pouco. Já tinham tudo organizado quando sairam de Portugal ou foram organizando lá?? E as viagens de avião? Como fizeram?
 

Mkimm

Membro Ativo
Bem nós organizamos tudo aqui através duma agência.
Começamos cerca de 10 meses antes porque decidimos passar o fim de ano em Buenos Aires e quisemos garantir tudo estadia, festa de fim de ano e depois visita á Patagónia.
O programa foi adaptado com sugestões e ideias de muita gente e correu tudo muito bem. Partimos 27/12 viagem extremamente cansativa (Lisboa - Madrid partida 16horas Madrid Buenos Aires partida ás 24 horas chegada a Buenos Aires cerca das 13 horas + 2 horas para passar os tramites de fronteira.) Passamos em Buenos Aires até dia 01/01 (Visita da cidade, Delta del Tigre, etc.) A cidade é muito bonita com rua de comércio muito movimentadas Rua Florida, uma zona tipo as nossas Docas o Porto Madeiro com ótimos restaurantes, e com muito para ver a nível arquitetónico. Tem também bairros pouco recomendáveis mas nunca senti grande problema de segurança.
De buenos Aires para Ushuaia fomos de avião linha interna (iem um aeroporto mesmo dentro da cidade para estes voos e no regresso de Calafate a Buenos Aires igual.
O que me surpreendeu agradá
avelmente é que todas as marcações que tinha organizado daqui correram sempre bem. A ligação da agência aqui em colaboração com os operadores na Argentina foi perfeita os nossos tours ou foram feitos apenas eu e a minha mulher ou com mais 2 ou 4 pessoas em pequenas carrinhas de 7 lugares e isso aconteceu em Buenos Aires em Ushuaia em Puerto Natales e em Calafate. Soube depois que deveria ter ido também a Bariloche cidade onde todos os turista vão mas o tempo não deu para mais porque quis regressar novamente por Buenos Aires e porque já não tenho 30 anos para andar num corre corre desgastante. Regressamos a 17/01.
Um tour interessante que também fizemos foi uma saída em Calafate num TODO TERRENO por trilho impressionante com uma vista total da cidade (subimos cerca de 800metros).
Calafate é a zona por excelência dos glaciares (perito moreno o principal) uma pequena cidade de interior típica uma rua central e pouco mais.
A minha viagem foi em 2009 e nessa altura os preços eram muito convidativos os melhores hotéis e os melhores restaurantes estavam perfeitamente dentro das nossas possibilidades.

Como dará para perceber talvez repita fazendo agora o Chile que não visitei e Machu Picchu ....

BOas viagens
 

Mkimm

Membro Ativo
Se estiveres interessada vou contando mais

E vou ver se consigo por fotos aqui no Portal prometo Ok


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_th_IMG_0721.jpg


Ushuaia Vista Geral




ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0736.jpg


Parque Nacional "Tierra del Fuego"



ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0933.jpg_d57b9214c95980257155b78f81b0908c.jpg


LENGA – Árvore nacional existente no Sul da Argentina. Leva dezenas e dezenas de anos a crescer e é igualmente difícil de destruir naturalmente. Esta deve ter séculos .....
Existem grandes parques naturais com estas árvores que não crescem acima dos 500; 600 metros de altitude.

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0929.jpg_4802cd064a564d50d8944851b10a6e62.jpg


Acima dos 500/600 metros estas árvores não crescem

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0862.jpg_e88c1ce685ee54a123c29e51155c2624.jpg

Preparando a viagem no Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo - trem reconstruido em via muito reduzida viagem dos arredores de Ushuaia (estação do Fim do Mundo) pelo Parque Nacional da Terra do Fogo. É uma réplica do Trem que levava os presos desde Ushuaia até às zonas florestais para cortar madeira usada no aquecimento. Paragem na Cascata da Marcarena, visita a uma reconstrução dum aldeamento indígena e lindas paisagens.

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0895.jpg_59205b6990e2dd1d587f7a45c6f687dc.jpg


Reconstituição de um aldeamento indígena

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0900.jpg_fe9deb4e59a0a98c1dd0bd8d7b48c01e.jpg


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0901.jpg

Vista geral do Trem

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0947.jpg_85c047b8d43408a80ccdf12b28d6e469.jpg

Paisagem vista do parque
ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1054.jpg_fe9deb4e59a0a98c1dd0bd8d7b48c01e.jpg

Vista de Ushuaia com o edifício da antiga cadeia dos presos em destaque.
ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0955.jpg_fe9deb4e59a0a98c1dd0bd8d7b48c01e.jpg


Parque a 17.848 Km do Alaska .....
No fim de semana vou colocar mais ... Cabo Hormes, Ilha Margarida, Calafate e Perito moreno, Buenos Aires ....
 

Mkimm

Membro Ativo
Depois de USHUAIA embarcamos num cruzeiro pelos canais do estreito Magalhães, realmente um grande emaranhado de canais em Terras Chilenas e que na época de Fernão Magalhães sem os equipamentos modernos muito dificeis de navegar ainda por cima com ventos perdominantemente do Pacifico para o Atlantico.
Como disse o nosso Fernão Magalhães é um herói nuito rexconhecido.

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0983.jpg



O nooso barco que nos iria levar durante 4 dias até Punta Arenas / Puerto Natales no Chile.
Tripulação Chilena muito simpática e muito competente, com briefings antes das visitas. Saiamos em botes de borracha tipo Zebros militares ou apenas nos aproximávamos dos glaciares quando a navegação era impossível


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1038.jpg



A viagem começou com uma recepção onde não faltou uma demostração do tango .....


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1070.jpg


Desembarque


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1078.jpg



Vista do cabo Hormes.

Dia surpreendentemente limpo e com muito boa visibilidade o que segundo nos disseram é muito raro (apenas alguns dias por ano).
A descida do barco para o cabo só foi confirmada na madrugada do próprio dia.








ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1073.jpg_fe9deb4e59a0a98c1dd0bd8d7b48c01e.jpg



A subir para o Cabo Hormes

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1081_1.jpg



Cabo Hormes monumento Nacional


Uma paragem muito interessante foi na Ilha Margarida com milhares de pinguins

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1151.jpg




ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1149.jpg





ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1134.jpg





ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1144.jpg




ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00139.jpg


Claro que os glaciares também estiveram presentes

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00167.jpg


As temperaturas embora em pleno Janeiro eram de meter respeito ....


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00163.jpg


Cascatas de água

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00131.jpg




ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00157.jpg



Deixo já uma foto do Perito Moreno já em Calafate. Foto tirada de terra onde se pode observar uma perna do glaciar, depois coloco uma vista de barco onde se observa o ponto de fecho das duas pernas do glaciar.
O Perito Moreno impõe respeito embora todo mundo fique a uma distância considerável do glaciar que tem mais de 70 metros de altura de parede. O estrondo do despreendimento de blocos de gelo é impressionante.
Mas antes a nossa viagem continuou de barco por terras Chilenas até Punta Arenas e Puerto Natales



ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1420_Cpia.jpg
 

Marta Pereira

Membro Novo
Olá pessoal.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a informação disponibilizada.

Como sempre, por motivo de trabalho tive que me ausentar do portal.

Aqui estou outra vez e após consulta dos reports, estou a esboçar o meu circuito (3.º versão e ainda não concluída):
Lima
Cuzco
Matchu Pichu
Copacabana - Ilha do Sol
La Paz
Uyuni
San Pedro de Atacama
Santiago
Mendonza (?)
Bariloche
El Calafate
Puerto Natales (Torres del paines)
Ushuaia
Buenos Aires
Foz Iguazu
Buenos Aires

A minha dificuldade está em conseguir um circuito em círculo. Se houver dicas agradeço.

Obrigado

Marta
 

Mkimm

Membro Ativo
Olá Marta
Grande viagem. De tudo o que tens em projecto não conheço nada da primeira parte Peru, Bolívia e parte norte do Chile. Espero ainda fazer essa viagem.
A segunda parte Puerto Natales, Calafate, Ushuaia, Buenos Aires e Foz do Iguazu já percorri.
Penso que seria melhor fazer primeiro Puerto Natales e o Parque Torres del Paine antes de Calafate (as fronteiras do Chile para a Argentina e vice versa são demoradas e com controle apertado alimentação etc) Puerto Natales e Calafate são relativamente próximos. Eu fiz a viagem de autocarro normal mas demorou um bom bocado. De calafate para Ushuaia tem também autocarros e avião linhas internas da Argentina. Calafate merece uns dias para ver tudo. As visitas aos glaciares quer por terra quer de barco são imperdíveis. Também aqui fiz uma expedição aos arredores de Calafate em Jipe todo terreno interessante. Ushuaia também exige algum tempo (Parque Natural e Trem do Fim do Mundo)
Como já disse antes a minha viagem foi organizada por uma agência aqui que fez todos os contactos com os operadores locais o que posso dizer é que tudo correu impecável percebi que existem muitos pequenos operadores locais que organizam estas visitas quase privadas com carrinhas de 8 lugares, que estão nos locais combinados e tudo no meu caso funcionou bem sem conhecer ninguém.
Eu já coloquei algumas fotos aqui no portal
Chile - Cueva del Milodon e Parque Torres del Paine

Algumas coisas já iam pagas aqui outras contratei e paguei no local.
Pelo que me disseram merece fazer a viagem juntando a Patagónia Argentina com a Chilena pois será mais difícil ir apenas á Patagónia Chilena.

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1708.jpg



Boa viagem
 

badbones

Membro Conhecido
Ola

A unica coisa que te posso aconselhar é a consultares o site da Gadventures.
Eu tambem prefiria marcar as coisas por minha conta mas descobri esta agencia (canadiana) e eles são impecaveis em termos de organização e não são caros. Têm imensos percursos e imensas formas de viajar (que vão desde o transfer em privado aos autocarros publicos).

Eu fiz o meu percurso no Peru com eles e adorei. Dá uma vista de olhos porque se encontrares alguma coisas que te interessa poupas imenso tempo em pesquisas e evitas chatices de burocracias.
 

Antônio123

Membro Novo
Olá Caros!
Pode ser que esta reportagem http://www.ermitage.com.br/viagem/conhecendo-os-estados-brasileiros/
ajudem a vc´s na hora de decidir para onde viajar! O meu Brasil é maravilho. Basta saber achar os pontos turísticos certos :)
Um abraco e boa sorte!
A.
 
Mkimm disse:
Depois de USHUAIA embarcamos num cruzeiro pelos canais do estreito Magalhães, realmente um grande emaranhado de canais em Terras Chilenas e que na época de Fernão Magalhães sem os equipamentos modernos muito dificeis de navegar ainda por cima com ventos perdominantemente do Pacifico para o Atlantico.
Como disse o nosso Fernão Magalhães é um herói nuito rexconhecido.

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_0983.jpg



O nooso barco que nos iria levar durante 4 dias até Punta Arenas / Puerto Natales no Chile.
Tripulação Chilena muito simpática e muito competente, com briefings antes das visitas. Saiamos em botes de borracha tipo Zebros militares ou apenas nos aproximávamos dos glaciares quando a navegação era impossível


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1038.jpg



A viagem começou com uma recepção onde não faltou uma demostração do tango .....


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1070.jpg


Desembarque


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1078.jpg



Vista do cabo Hormes.

Dia surpreendentemente limpo e com muito boa visibilidade o que segundo nos disseram é muito raro (apenas alguns dias por ano).
A descida do barco para o cabo só foi confirmada na madrugada do próprio dia.








ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1073.jpg_fe9deb4e59a0a98c1dd0bd8d7b48c01e.jpg



A subir para o Cabo Hormes

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1081_1.jpg



Cabo Hormes monumento Nacional


Uma paragem muito interessante foi na Ilha Margarida com milhares de pinguins

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1151.jpg




ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1149.jpg





ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1134.jpg





ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1144.jpg




ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00139.jpg


Claro que os glaciares também estiveram presentes

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00167.jpg


As temperaturas embora em pleno Janeiro eram de meter respeito ....


ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00163.jpg


Cascatas de água

ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00131.jpg




ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_DSC00157.jpg



Deixo já uma foto do Perito Moreno já em Calafate. Foto tirada de terra onde se pode observar uma perna do glaciar, depois coloco uma vista de barco onde se observa o ponto de fecho das duas pernas do glaciar.
O Perito Moreno impõe respeito embora todo mundo fique a uma distância considerável do glaciar que tem mais de 70 metros de altura de parede. O estrondo do despreendimento de blocos de gelo é impressionante.
Mas antes a nossa viagem continuou de barco por terras Chilenas até Punta Arenas e Puerto Natales



ai1249.photobucket.com_albums_hh504_mkimm011_IMG_1420_Cpia.jpg
 
Bela reportagem, com excelentes fotos.
Gostaria de te perguntar, visto que penso fazer o mesmo cruzeiro em Dezembro e me tem dito que a empresa do barco tem ao dispor das pessoas equipamento de frio (botas, calcas e blusões). É mesmo verdade isto? Ou é melhor ir prevenido?
 
Top