Novidades

Uma semana na Bélgica - Qual o melhor itinerário?

marsupilami

Membro Novo
Saudações a todos!

Após muita pesquisa e reflexão, decidi que este ano vou passar uma semana de férias na Bélgica, um país aqui tão perto e com tanto para oferecer. 😊

Vou no final de Setembro, o que julgo ser uma boa altura (o tempo ainda está agradável e não é época alta, pelo que não será tão caro). A minha ideia é visitar Bruxelas, Bruges, Ghent e, se possível, Antuérpia. Penso serem estes os melhores locais para se visitar na Bélgica e que não estou a ser demasiado ambicioso em querer fazê-lo numa semana. Afinal, estão todos relativamente próximos uns dos outros e existem diversas opções de transporte.

Relativamente às horas dos voos de ida e regresso, deverão ser em princípio estas:
  • De Lisboa a Bruxelas: 07:15 – 11:00
  • De Bruxelas a Lisboa: 20:55 – 22:45
Com tudo isto em mente, tenho estado a estudar várias hipóteses de itinerários e alojamento que se podem resumir às seguintes três opções:

Opção A
Permanecer sempre alojado em Bruxelas, de modo a não ter de andar constantemente com as malas atrás e a fazer check in em hotéis. Bruxelas seria, portanto, a minha "base" durante toda a semana. Visitaria Bruges, Ghent e Antuérpia, mas teria de ir e voltar no mesmo dia.

Ou seja, em termos de dias, o itinerário ficaria organizado mais ou menos assim:
  1. Bruxelas
  2. Bruxelas
  3. Bruxelas
  4. Bruges
  5. Ghent
  6. Antuérpia
  7. Bruxelas
Opção B
De forma a aproveitar melhor os locais e a não ter de ir e voltar no próprio dia, ficar alojados duas noites em Bruges, Ghent e Bruxelas. Assim, ficaria sempre um dia inteiro em cada cidade. Antuérpia ficaria, neste itinerário, excluída.
  1. Bruges
  2. Bruges
  3. Ghent
  4. Ghent
  5. Bruxelas
  6. Bruxelas
  7. Bruxelas
Estive a verificar os horários do FlixBus e há um autocarro que parte diretamente do aeroporto de Bruxelas para Bruges às 12h35. Ora, a hora de chegada do avião é às 11h00. Não será muito apertado para sair do avião e apanhar o autocarro? 🤔 Sobretudo quando é a primeira vez que vou estar no aeroporto de Bruxelas?

No ano passado, cheguei ao aeroporto de Bérgamo às 13h20 e apanhei o FlixBus às 15h20 no próprio aeroporto sem qualquer stress, mas sempre tinha duas horas de intervalo...

Opção C
Como rapaz moderno que sou, lembrei-me de pedir ao ChatGPT para me elaborar um itinerário pela Bélgica. 😄 Em traços gerais, o resultado foi o seguinte:
  1. Bruxelas
  2. Bruxelas
  3. Bruges
  4. Bruges
  5. Ghent
  6. Antuérpia
  7. Antuérpia
Ou seja, segundo o ChatGPT, um dia basta para conhecer bem Ghent e é preferível passar dois dias na Antuérpia. Aqui teria o possível inconveniente de ter de fazer a viagem da Antuérpia até Bruxelas e apanhar o avião no próprio dia. De qualquer modo, a distância entre Bruxelas e Antuérpia é mínima... Por um lado, seria uma pena só ter um dia para Ghent, mas tinha o benefício de incluir mais uma cidade no meu itinerário.

Enfim, o difícil é escolher qual o melhor e mais adequado! No que toca a custos com alojamento, fiz as contas e são ela por ela.

Se me puderem ajudar a esclarecer as minhas dúvidas e a escolher o melhor itinerário, ficarei muito agradecido! 😊
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá de uma forma geral parece-me bem

Eu fiz uma coisa parecida, fiquei mais dias em Bruges mas 2 dias serão suficientes para ver o essencial.
Ghent creio que se vê bem num dia também, não sei como se vai deslocar entre cidades, mas não são muito distantes.
 

marsupilami

Membro Novo
Olá de uma forma geral parece-me bem

Eu fiz uma coisa parecida, fiquei mais dias em Bruges mas 2 dias serão suficientes para ver o essencial.
Ghent creio que se vê bem num dia também, não sei como se vai deslocar entre cidades, mas não são muito distantes.
Não vou alugar carro, pelo que as deslocações serão sempre de comboio ou de autocarro. 😊

Falando em transportes, alguém sabe se é fácil apanhar o comboio no aeroporto de Bruxelas com destino a Bruges? A hipótese de começar o itinerário a partir de Bruges não está ainda posta de parte...
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Eu das 3 opções escolheria a Opção A.

Aliás, já fiz uma viagem à Bélgica assim desse género da Opção A, mas tinha menos dias disponíveis, tive de fazer Gent e Bruges no mesmo dia: [Report] Bruxelas, Gent, Bruges e Antuérpia

Como tens mais tempo, melhor ainda :) E não tinhas que "ter de andar constantemente com as malas atrás e a fazer check in em hotéis", chegar à cidade e ter de ir pousar as malas, etc.

Mas também não é mal pensado (apesar da questão das malas) se ficares as primeiras noite em Bruxelas e depois saltares de cidade para cidade com dormida na mesma. Tipo:
  1. Bruxelas (dormir em Bruxelas)
  2. Bruxelas (dormir em Bruxelas)
  3. Bruxelas (dormir em Bruxelas)
  4. Bruges (comboio cedo para Bruges e dormir em Bruges)
  5. Ghent (comboio cedo para Ghent e dormir em Ghent)
  6. Antuérpia (comboio cedo para Antuérpia e dormir em Antuérpia)
  7. Bruxelas (caminho de volta para o aeroporto)
A ordem do 4, 5 e 6 poderias alterar conforme desse mais jeito, até porque no dia 7 podias aproveitar uma boa parte do dia da cidade que escolhesses dia 6.
 

DaniM

Membro Ativo
Olá,

Eu também optaria por fazer tudo a partir do mesmo sítio para não ter que andar com malas atrás e preocupada com check in etc. Já estive na Bélgica várias vezes e normalmente faço tudo a partir de Antuérpia, mas pelo simples motivo que tenho lá casa.

1 dia em Bruges, Ghent e Antuérpia parecem-me suficientes. Em Antuérpia podes optar por alugar bicicleta e passear por lá.
 

marsupilami

Membro Novo
Eu das 3 opções escolheria a Opção A.

Aliás, já fiz uma viagem à Bélgica assim desse género da Opção A, mas tinha menos dias disponíveis, tive de fazer Gent e Bruges no mesmo dia: [Report] Bruxelas, Gent, Bruges e Antuérpia

Como tens mais tempo, melhor ainda :) E não tinhas que "ter de andar constantemente com as malas atrás e a fazer check in em hotéis", chegar à cidade e ter de ir pousar as malas, etc.

Mas também não é mal pensado (apesar da questão das malas) se ficares as primeiras noite em Bruxelas e depois saltares de cidade para cidade com dormida na mesma. Tipo:
  1. Bruxelas (dormir em Bruxelas)
  2. Bruxelas (dormir em Bruxelas)
  3. Bruxelas (dormir em Bruxelas)
  4. Bruges (comboio cedo para Bruges e dormir em Bruges)
  5. Ghent (comboio cedo para Ghent e dormir em Ghent)
  6. Antuérpia (comboio cedo para Antuérpia e dormir em Antuérpia)
  7. Bruxelas (caminho de volta para o aeroporto)
A ordem do 4, 5 e 6 poderias alterar conforme desse mais jeito, até porque no dia 7 podias aproveitar uma boa parte do dia da cidade que escolhesses dia 6.
Estive a ler o teu report e está excelente! De facto, o roteiro que fizeste é idêntico à minha Opção A, de ficar sempre alojado em Bruxelas e ir visitar outras cidades de comboio ou autocarro. :)

Olá,

Eu também optaria por fazer tudo a partir do mesmo sítio para não ter que andar com malas atrás e preocupada com check in etc. Já estive na Bélgica várias vezes e normalmente faço tudo a partir de Antuérpia, mas pelo simples motivo que tenho lá casa.

1 dia em Bruges, Ghent e Antuérpia parecem-me suficientes. Em Antuérpia podes optar por alugar bicicleta e passear por lá.
Sim, estar sempre com as malas atrás e a fazer check in é capaz de de se tornar aborrecido. Estando sempre alojado na mesma cidade e no mesmo hotel, estou mais à vontade para passear. Além disso, as cidades são todas muito perto umas das outras, pelo que as viagens são rápidas. E obrigado pela dica de passear de bicileta em Antuérpia!

Estou cada vez mais inclinado pela Opção A. Muito obrigado pela vossa ajuda! 😊

Do que li, é muito fácil e seguro andar de comboio pela Bélgica (em especial, entre Bruxelas, Bruges, Ghent e Antuérpia), havendo vários horários de chegada/partida e com as estações bem localizadas no centro da cidade (a exceção parece ser Ghent). É também a vossa opinião?
 
Última edição:

albertoguedes

Moderador
Staff
Estive a ler o teu report e está excelente! De facto, o roteiro que fizeste é idêntico à minha Opção A, de ficar sempre alojado em Bruxelas e ir visitar outras cidades de comboio ou autocarro. :)
Sim, é muito idêntico. A vantagem que tens é que tens mais dias e podes usufruir mais de cada cidade.

Do que li, é muito fácil e seguro andar de comboio pela Bélgica (em especial, entre Bruxelas, Bruges, Ghent e Antuérpia), havendo vários horários de chegada/partida e com as estações bem localizadas no centro da cidade (a exceção parece ser Ghent). É também a vossa opinião?
Sim, é a minha opinião. Só Ghent é que é mais distante um bocado, mas chegas facilmente ao centro.

Antuérpia só pela estação de comboio já vale a pena a visita 😁
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá @marsupilami :)

Em Dezembro de 2022 andei por essas cidades na época dos Mercados de Natal e optei por pernoitar em cada uma delas pois gosto de ver as iluminações e a vida das cidades à noite.

Fiquei 1 dia em Bruges, Ghent e Antuérpia e 2 em Bruxelas... deu para os pontos principais sem correrias (eu já conhecia Bruges e Bruxelas por isso selecionei o principal para mostrar às amigas).
As malas ficaram nos hotéis até à hora de irmos para o comboio e fiz assim:
* Dia 1 - Voo 7h15-11h e comboio para Bruges e estadia 1N
* Dia 2 - À tarde comboio para Ghent e estadia 1N
* Dia 3 - À tarde comboio para Antuérpia e estadia 1N
* Dia 4 - À tarde comboio para Bruxelas e estadia 2N
* Dia 5 e 6 em Bruxelas » comboio para o aeroporto e voo ao fim do dia para Lisboa

Fiz tudo de comboio com bilhetes comprados na hora sem qualquer problema nas máquinas da estação mas podes comprar na App SNCB da Belgian Railways (apenas usei para ver horários e preços).
Em Ghent fui para a Estação Sint-Pieters pois é mais bonita que a Dampoort e de lá apanhei o Tram para o centro.
 

marsupilami

Membro Novo
Antuérpia só pela estação de comboio já vale a pena a visita 😁
Pelas fotos que vi, de facto vale a pena visitá-la!

Fiz tudo de comboio com bilhetes comprados na hora sem qualquer problema nas máquinas da estação mas podes comprar na App SNCB da Belgian Railways (apenas usei para ver horários e preços).
Obrigado! É bom saber isso, já que pretendo usar comboios para a maior parte das deslocações. 😊

Com base nas vossas opiniões, creio que vou avançar com a opção A, ou seja, estar sempre alojado em Bruxelas e visitar os outros sítios num único dia e de comboio. Bem planeado, parece-me que se consegue conhecer bem Bruges, Ghent e Antuérpia num único dia sem ter que andar com as malas atrás e a fazer check ins.
  1. Bruxelas
  2. Bruxelas
  3. Bruxelas
  4. Bruges
  5. Ghent
  6. Antuérpia
  7. Bruxelas
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

É sem duvida um trade-off mas eu optaria por ficar uma noite em Bruges ou Ghent para maximizar o tempo nestas cidades.
Pessoalmente também não passava tanto tempo em Bruxelas, de todas as cidades europeias está no meu top 3 das menos interessantes 😅
 
Top