Novidades

Turismo negro e turismo de guerra

lcardoso

Membro Conhecido
ola a todos ,

o tema é morbido diria mesmo que dá uma certa adrenalina....

alguem ja teve este tipo de experiencia turistica ?

por exemplo alguem visitou Auschwitz ??

alguem esteve no Iraque em turismo de guerra ?
 

roller

Membro Conhecido
Olá!

Auschwitz infelizmente não visitei porque os meus planos foram alterados quando estive em Berlim. Mas a razão pela qual passei pela Bósnia no ano passado foi para ver as marcas que a guerra "recente" deixou naquele pais. Mas na verdade revelou-se um destino que tem muito mais para oferecer que prédios ainda cravados em rajadas de metralhadoras
 

lcardoso

Membro Conhecido
roller é isso mesmo que aqui debato, que sensaçao tiveste na bosnia ao ver td marcado pela guerra? em cuba ainda existem edificios com marcas de tiroteio mas ja nao da pra "sentir" nada nao se sente tristeza pelo que se ve.

e na gambia tony? o que se ve/sente por la?
 

roller

Membro Conhecido
Na Bónia, o centro de Sarajevo o que têm de marcas de guerra é deixado como "recordação" dos confrontos esta td reconstruido e com bom aspecto, mas só mesmo o centro histórico pois basta andar 2 ruas para o lado e ainda ha muitas marcas.

É triste e falando com os locais eles pouco ou nada gostam de falar sobre isso. Eles valorizam muito mais os jogos olímpicos de inverno que tiverem em 1984, ainda tem souvenirs dos jogos!

É um pais que tem muito para oferecer turisticamente e tem um historia recente arrepiante, eu recomendo ir! mas recomendaria também a quem ló for que e um salto a Belgrado (Servia) e assim percebem os dois lados da história!
 

lcardoso

Membro Conhecido
e turismo negro ? ninguem em portugal o pratica ou praticou? ao fim e acabo o que li a respeito do mesmo nao é assim tao macabro quanto se possa pensar.

senao vejamos o nosso premio nobel da literatura , saudoso Saramago , conheceu a Pilar num cemiterio espanhol.

se se visita uma catedral , uma igreja , porque nao um cemiterio ? eu respondo , porque temos medo do que nos vai acontecer , é a nossa cultura , muitas outras nao pensam assim.

mais uma curiosidade , sabiam que se fazem "excursoes" nos estados unidos a hoteis assombrados? organizam-se passeios e estadias em locais que dizem foram palco de homicidios suicidios etc etc etc e a ideia é sentirem a energia negativa do local. ( taradisses , ou nao....)



( devia ter aberto este topico no dia 1 de Novembro :D )
 

Loulou

Membro Ativo
Olá,
Nos guias de Paris surge o Cemitério do Père-Lachaise, onde está o Jim Morrison entre outros.
Mas não é o tipo de turismo que aprecio, por isso não fui a esse ponto "turístico" de Paris.
 

badbones

Membro Conhecido
Ir a um cemitério é turismo negro?

Normalmente vou sempre a um (sobretudo fora da Europa) para ter uma ideia como são.

O mais bonito de todos os que visitei foi em Santiago de Cuba. Estão sepultados neste cemitério grandes nomes da historia cubana como por exemplo José Martí, Compay Segundo, Emilio Bacardi y Moreau e muitos outros heróis da independencia e personalidades do mundo da musica.

Sou um grande fã de Compay Segundo e confesso que senti um arrepio na espinha por ir ver a sepultura dela. Coisas estupidas mas que acontecem.

O da Ilha da Reunião parecia retirado de um filme de terror. E os da Irlanda (os mais antigos) tem um ar super misterioso.
 

lcardoso

Membro Conhecido
badbones , visitar cemiterios é considerado turismo negro , gostei de saber que os visitas , acredito que seja algo extraordinario ver os locais onde estao pessoas historicas , ver para o que vamos.

muita malta que nos esta a ler deve estar a dizer estes gajos sao marados , mas na verdade muitos vistaram o mausoleu do Bob Marley, a campa do Elvis e mais simples ainda muitos ja estiveram junto ao tumulo do ilustre Camoes.

curiosamente tb ha variantes de cemiterios ca em portugal , no norte seplulta-se de uma forma no alentejo de outra.enfim um tema nada animado para ser debatido mas a meu ver nao deixa de ser interessante.

gostava de poder visitar um desses locais "macabros" da irlanda.
 
Top