Novidades

Truques para combater o jet lag

O Jet Lag é uma alteração do nosso relógio interno provocado por viagens longas, em que as nossas rotinas horárias e padrões de sono são alterados e perturbam assim as nossas funções e a nossa disposição.

O Jet Lag ocorre tanto em viagens para o leste, como para o oeste, mas quanto maior for a diferença horária entre a origem e o destino, mais sofremos.

Para evitar ou minorar as manifestações do Jet Lag (fadiga, mal-estar, fadiga, dores de cabeça, tonturas, náuseas, irritabilidade, apatia ...) aqui têm algumas dicas úteis:

Tome bebidas suficientes para se manter hidratado durante o vôo, mas evite bebidas alcoólicas, com gás e com cafeína.

Antes, durante e depois do voo, coma pequenas quantidades de alimentos, ricos em proteínas e pobres em gordura.

Se o destino for para leste, deite-se mais cedo nos dias anteriores e se for para oeste, deite-se mais tarde do que o habitual. Quanto mais for conseguindo habituar a sua rotina ao horário do destino nos dias anteriores, melhor.

Altere o relógio para o horário do país de destino durante o voo e, assim vai gradualmente acostumar-se ao novo fuso horário.

Se chegar ao destino à noite, deve deitar-se quando chegar e ter dormido menos horas antes de partir, procurando manter-se alerta durante a viagem; mas se chegar de dia, deve ter dormido bastante antes de partir, tentar dormir durante a viagem - se tiver problemas em dormir, pode tomar um relaxante natural, ou "melatonina" - e fazer um enorme esforço para ficar acordado até serem horas de dormir.
 

Xiringuita

Membro Ativo
Bom post Carla!

Há pessoas que acham que independentemente da hora de chegada têm q dormir logo...eu qd chego a algum destino tenho o hábito de ir logo para as horas do sitio onde estou....se chego de manha ou a tarde..aguento até à noite.....posso deitar mais cedo...mas dp levanto cedo e aproveito e ainda vejo o nascer do sol :D
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Eu felizmente não tenho sofrido desse problema, mas ainda assim, quando estive no México, o primeiro conselho que nos deram foi de não irmos logo para a cama (quando chegamos ao hotel eram umas 20:00 locais).

Tento sempre ajustar-me ao horário local e fazer um esforço por estar acordado até horas normais de ir dormir.
 

roller

Membro Conhecido
eu para a Thai cheguei la de noite e fui tentar logo dormir n foi facil pois em PT era 13h mas ainda descansei e entrei logo no ritmo.

quando regressei aterrei em Lx as 14h custei a manter-me acordado nesse dia mas so me deitei mesmo a hora normal. Nos dias seguinte... era 21h e estava a morrer de sono mas "eduquei-me" e só me deitei as hora que devia ser
 

andremarques

Membro Ativo
Obrigado pelas boas dicas Carla.
O meu maior problema é conseguir dormir no avião :(
Realmente é muito desconfortável, se ao menos desse para deitar mais os bancos já se dormia qualquer coisita.
Quando é que começam a usar os aviões da Qatar airways para estas viagem??? :)
 
Última edição por um moderador:

valter_2014

Membro Conhecido
Realmente, está na altura de as companhias aéreas melhorarem o seu conforto para as caraíbas ;)
 
Última edição por um moderador:
Top