Novidades

Trenitalia ou Italotreno?

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Olá a todos

Vou para Veneza e Florença em Setembro.

Andava a pesquisar o preço das viagens de comboio entre Veneza e Florença no site da Trenitalia e, acabei por ir parar, por acaso, ao site do Italotreno que desconhecia completamente.

As viagens são mais baratas e nos mesmos horários.

A minha dúvida é se estes comboios são confortáveis, pontuais e se será seguro comprar on line. O site parece fiável. E pelo que percebi as estações são as mesmas.

Não sei se será preferivel comprar no próprio dia na estação ou se ficará mais barato antecipadamente. Por exemplo a viagem Veneza-Florença para o dia 11 de Setembro já está em 58€/2 pessoas no Trenitalia.

Alguém já viajou na Italotreno?

Obrigada
Ana
 

Buga

Membro
Olá,

vou dentro de 2 dias para Itália e vou viajar nos 2. Vou fazer o percurso Bolonha - Veneza - Bolonha com o Italotreno e o percurso Bolonha - Florença com trenitalia (frecciarossa). Sobre como são os comboios ainda não sei. Sobre a compra, ambos me pareceram fáceis de adquirir, com opção até de escolher o lugar.

O meu critério de compra foi apenas o preço. Onde consegui o preço mais baixo comprei. O único inconveniente do Italotreno é que utiliza algumas estações secundárias, mas no caso de Veneza e Florença usa as principais estações.

espero ter ajudado.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Ana,

Atenção, que eu tenho ideia que o ItaloTreno não viaja para algumas estações principais ...

No caso de Roma, por exemplo, a ItaloTreno não utiliza a estação de Termini.
Mas para Florença e Veneza não deve haver problema, vi que pára em Firenze S.M. e Venezia S.L.

Cumprimentos
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Obrigada Nika

E já agora parabéns pelos excelentes reports. Têm-me servido de ajuda para esta viagem.

As estações que eu quero são Veneza e Florença Sta Maria Novella.

Ana
 

Nika

Membro Conhecido
Obrigada Ana Maria :)
Pelo que diz no site, nessas estações dá.
Por acaso viajei sempre com a Trenitalia, já estive para usar esse site para reservar comboio de Roma para Pisa, mas como vi que a estação usada não era Termini ... desisti.

Ana Maria, uma dica, reservas com uma antecedência de 1 mês e meio/2 meses na Trenitalia costuma conseguir-se um bom desconto .... pagámos Pádua/Roma, Florença/Bolonha e Roma/Pisa a metade do preço de bilheteira ...
 

Niseaz

Membro
Italotreno não conheço, mas relativamente à Trenitalia, o ideal é comprar pela net com antecedência, pois comprar no próprio dia na estação costuma sair muito mais caro.
Uns amigos meus há uns meses atrás conseguiram comprar bilhete pela net de Veneza para Florença por 18€
(com uns 2 meses de antecedência), e no próprio dia o preço subiu para 93€ por pessoa para quem estava a comprar na estação.
Não sei se acontece sempre isso, mas eu não arrisquei e preferi comprar tudo pela net também.
 

Buga

Membro
Olá,

regressei ontem de Itália. Com tempo vou tentar fazer um report. Sobre o Italotreno e frecciarossa, posso dizer que são ambos muito comfortáveis e rápidos. Diferenças:

1. Comboios da trenitália sempre completamente lotados. Italotreno fiz 2 viagens com carruagens quase vazias. Deu para mudar de lugar à vontade.
2. Carruagem bar no freacciarossa. Italotreno tem maquinas com bebidas quentes e outra com snacks e bebidas frias.
3. Wifi no frecciarossa gratuito mas só com nº tlm italiano para registar. Wifi no Italo gratuito sem restrições.

Em resumo se o preço for equivalente e pararem nas mesmas estações eu prefiro o Italo por ser mais calmo.

Espero ter ajudado
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Buga

Já comprei os bilhtes para o Italotreno.
Já não havia a tarifa mais barata para os dias e horários que eu quero viajar, comprei para a classe Prima e mesmo assim foi mais barato que o Trenitalia.

Ficamos à espera do seu report..

Obrigada pela ajuda
Ana
 

jotaele

Membro Novo
Olá AnaMariaViajante,

O ano passado realizei uma viagem Roma-Florença/Florença-Roma nesta companhia. É nova, pois verificou-se na Itália há pouco tempo a liberalização dos caminhos-de-ferro. Talvez por isso não é tão conhecida dos turistas.

Em relação às suas questões: na minha viagem os comboios foram sempre pontuais, estavam limpos e eram bastante confortáveis (fui em 2ª classe). Tive acesso à Internet durante a viagem e funcionou perfeitamente. Comprei os bilhetes no site e não houve qualquer problema. Tenha apenas atenção aos lugares que o site atribui automaticamente. Pode sempre optar por outros lugares... é que ir naqueles de quatro pessoas cara a cara quando não se conhece quem vai em frente não é muito agradável.

Em suma, acho que não tem que se preocupar em viajar com a Italo.
 

Fabulastica

Membro Novo
Seja numa companhia ou outra, é melhor comprar os bilhetes com antecedência? Depois de ler este tópico, fiquei com medo que os preços na altura sejam muito mais caros.... e eu vou andar muito de comboio... Milão Centrale - Verona Porta Nuova - Veneza Mestre - Florença Sta M. Novella - Pisa Centrale - Roma Termini
 

Nika

Membro Conhecido
Helga Costa disse:
Seja numa companhia ou outra, é melhor comprar os bilhetes com antecedência? Depois de ler este tópico, fiquei com medo que os preços na altura sejam muito mais caros.... e eu vou andar muito de comboio... Milão Centrale - Verona Porta Nuova - Veneza Mestre - Florença Sta M. Novella - Pisa Centrale - Roma Termini
Olá Helga!

Na Trenitalia há um preço fixo de bilheteira mas reservando pela net com antecedência conseguem-se bons descontos.
Uma sugestão: simulas o preço de um bilhete para hoje para esses destinos e depois simulas para a altura da viagem e compara se pelo valor do desconto te interessa ou não ficar limitada a horários. :)
Cumprimentos
 

Fabulastica

Membro Novo
Nika. disse:
Olá Helga!

Na Trenitalia há um preço fixo de bilheteira mas reservando pela net com antecedência conseguem-se bons descontos.
Uma sugestão: simulas o preço de um bilhete para hoje para esses destinos e depois simulas para a altura da viagem e compara se pelo valor do desconto te interessa ou não ficar limitada a horários. :)
Cumprimentos
Isso é uma dica muito boa!
Mas agora fiquei sem saber o que fazer..lol

Realmente os Frecciabianca ficam um pouco mais caros, quase 10€ a mais, mas se eu simular para hoje já me aparecem os regionais que são bem mais baratos... E se eu for sem comprar com antecedência? Das duas uma: ou apanho um regional mais barato, ou pago um balurdio pelo Frecciabianca...
 

Nika

Membro Conhecido
Helga Costa disse:
E se eu for sem comprar com antecedência? Das duas uma: ou apanho um regional mais barato, ou pago um balurdio pelo Frecciabianca...
Os regionais tem o inconveniente de demorar mais tempo. :(
Regional usei de Pisa para Florença; de Pisa para a Liguria; nas Cinque terre e de Pádua para Vicenza.
Lembro-me que de Veneza para Desenzano del Garda (estação seguinte após Verona) o desconto era muito pequenino por isso não reservei e comprei na hora. Se quiseres ver os valores da altura (2012/13) podes espreitar os meus reports ... julgo que coloquei a maioria dos preços (os links estão na minha assinatura).
 

Fabulastica

Membro Novo
Nika. disse:
Os regionais tem o inconveniente de demorar mais tempo. :(
Regional usei de Pisa para Florença; de Pisa para a Liguria; nas Cinque terre e de Pádua para Vicenza.
Lembro-me que de Veneza para Desenzano del Garda (estação seguinte após Verona) o desconto era muito pequenino por isso não reservei e comprei na hora. Se quiseres ver os valores da altura (2012/13) podes espreitar os meus reports ... julgo que coloquei a maioria dos preços (os links estão na minha assinatura).
Olá novamente!
Já decidi, vou comprar os bilhetes com antecedência, saem mais baratos pela Trenitália. Uma pergunta, se eu falhar a hora do comboio, posso utilizar aquele bilhete noutro comboio seguinte com as mesmas características? Eles dizem no site: "biglietto modificabile prima della partenza con integrazione e non riemborsabile". Não é preciso validar nas maquinas amarelas pois não? Estes comprados pela net entramos logo no comboio certo?
 

Nika

Membro Conhecido
Fabulastica disse:
Uma pergunta, se eu falhar a hora do comboio, posso utilizar aquele bilhete noutro comboio seguinte com as mesmas características? Eles dizem no site: "biglietto modificabile prima della partenza con integrazione e non riemborsabile". Não é preciso validar nas maquinas amarelas pois não? Estes comprados pela net entramos logo no comboio certo?
Olá Helga!
Eu já comprei bilhetes de comboio com tarifas "Base" (na bilheteira), "Economy" e "Super-Economy" (pela net) ... não mencionaste qual o tipo de bilhete que vais comprar ... há diferenças. Eu nunca precisei de alterar hora dos bilhetes mas sei que no Super-Economy não podia, se for o Economy julgo que permitia mas com pagamento de uma taxa. Ao lado do tipo de bilhete aparece um "i" para informações, clica e vês o que te permite fazer face ao tipo de bilhete que pretendes comprar. ;)
Os que comprei pela net (Frecciargento e FrecciaBianca) nunca validei, tem lá o PNR (código), os que comprei na bilheteira (regionais) tive sempre que validar antes de entrar.
Cumprimentos
 
Top