a minha opinião
Pegando no que disse noutro tópico, aqui vai a minha opinião sobre este assunto
Acho que classificar os turistas em tugas e não tugas, americanos e não americanos é um erro grosseiro.
Acho sim que deviamos classifcar as pessoas em bem e mal comportadas, educadas e mal educadas.
Nos muitos hoteis em que estive, muitos deles em resorts de praia, nunca reparei sequer em comportamentos "anormais" de portugueses.
Se me disserem que os italianos são por norma "espalhafatosos" é certo, falam alto, são extrovertidos mas não deixam de ser educados. Já estive nas Maldivas numa ilha em que havia dois portugueses (eu e companhia) um casal espanhól e 80/90 italianos. Tirando o fartote que apanhei de pastas e risotos e mais não são o quê, não tenho nada a apontar.
Nas caraíbas acho que se nota claramente a falta de civismo do turista americano. Reclama, abusa, ri a 300 décibeis, comporta-se como se todos estivessem lá para o servir e para o aturar. Mas isso é problema cultural de quem pensa que domina o mundo e pertence a uma raça superior.
Nada como pô-los na ordem quando é preciso (tipo madá-los parar de comer dentro da piscina porque já tomámos o pequeno almoço e não queremos comer os resto dele quando estivermos a nadar.
Dizer que se escolhe um hotel porque não há "tugas" acho que nem merece comentários. Em 50 factores de escolha esse não pesa e não pesará nunca nas minhas escolhas. Acho que é exactamente o tal comportamento "americano" de quem se sente superior (sou Tuga mas não me misturo com os tugas... como se eles próprios não fossem.)
Quanto às reclamações sem nexo. Acho que têm mais a ver com intolerância e incompreensão do que com nacionalidades. O que leva a reclamar na maior parte das situações, é quem se esforçou para fazer uma viagem, cria expectativas do tamanho dos himalaias e depois dão-lhe o Kilimanjaro e ollham para êle como se fosse uma montanhazita!!! Acabam por não ver a "excelência" em que estão de tão defraudadas que ficam as expectativas
O outro tipo são os que pensam que porque pagaram uma "fortuna" para passar umas férias isso lhes dá direito a tudo e mais alguma coisa. Então reclamam por razões perfeitamente ridiculas criando mau estar permanente para quem está por perto.
Já se falou aqui do Algarve e aí sim, foi onde senti descriminação e mau serviço. Foi onde me irritei muitas vez por me sentir estrangeiro em minha casa.
Acima de tudo onde vi comportamentos de "pessoas da hotelaria" dignas de um filme de terror.
Num dos rarissimos fins de semana que passei no Algarve, o ano passado em Agosto, jantei com um grupo de 8 pessoas no centro da Quarteira. A dada altura a empregada espalhou-se ao comprido com um tabuleiro de chávenas cheias de café que... por azar dos azares nos apanhou em cheio a todos. A minha "mais que tudo" acabou com um golpe num pé e num rasto de sangue direito á casa de banho. Com muito esforço consegui dois pensos rápidos e um aviso para não estragar o 2º se não o utilizasse.
A mesa ao lado que apanhou uns salpicos que nem se podiam comparar com o estado em que ficámos, de inglêses mereceu um pedido de desculpas. a nossa mesa mereceu as toalhas trocadas sem comentários...
Depois de pagarmos a conta e sair... o dono do restaurante vem atrás de nós e para espanto nosso... "desculpem lá mas enganei-me na conta e estão a dever uma água" isto claro á frente de toda a gente.
Paguei a água e no mesmo tom e volume de voz só lhe perguntei se ele tinha consciencia de que havia uma pessoa ferida ( o sangue ainda não tinha sequer estancado) de que havia roupa cara estragada e que que se eu fosse tão besta quanto ele lhe podia dar cabo da vida e para isso bastava-me chamar a policia e o 112. E tinha razões para o fazer.
A resposta foi simples: ok ofereço-lhe a água... Claro que não aceitei e simplesmemnte voltei as costas porque não havia mais nada para dizer...
Portanto se aguento isto no meu país... também aguento qualquer coisita que corra menos bem em qualquer lado.
O que não tolero é comportamentos descriminatórios (copos de vidro para A e de plástico para B por exp.) e comportamentos arrogantes e de falta de educação que ponham em causa o meu bem estar, quer de turistas quer de empregados dos hoteis.
Não é fácil que sejam irritações dessas a estragar-me as férias, e já tive problemas com ares condicionados, com inundações, etc etc. tudo se resolveu sem chatices, com alguma paciência.
Falar nos "Tugas" como responsáveis por mau ambiente nos hoteis... acho francamente de mau gosto e muito, mas mesmo muito abusivo.
Preparem-se para o turismo russo massificado... já o apanhei este ano nas Maldivas e há-de ser igual ou pior do que o americano.
A mesma arrogância, o mesmo comportamento incivilizado mas ainda mais grosseiro.
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Quanto a dar gorgetas, dou a quem merece, normalmente a quem não as recebe (jardineiros, manutenção, etc) e nunca aos tipos do bares só para ter a ilusão de que as minhas bebidas são melhores que as dos outros.
Não esqueço nunca que as pessoas que trabalham no turismo ganham mal, com a desculpa de que parte do ordenado está nas gorgetas (e está mesmo).
Se não ganhassem mal, não tinhamos destinos paradisiacos a preços acessiveis...
Portanto guardo sempre uns $$$ que são destinados a cumprir com " a minha parte" neste processo