Novidades

RYANAIR - ROUBO NA BAGAGEM DE MÃO ( CUIDADO )

LEODAN

Membro Ativo
hoje dia 07/05/2014 a minha filha viajou de Madrid para Porto na RYANAIR e como não havia espaço para as malas de todos os passageiros , logo por azar a mala dela foi a (obrigado) comtemplada para ir para o porão , então retirou o tablet ipad para se entreter durante a viagem . sorte a dela pois quando chegou ao porto para recolher a dita mala na passadeira ja lhe faltava a carteira , a maquina fotografica o portatil e o volume de tabaco que tinha comprado no voo de punta cana para madrid .
Dado conta do ocorrido , foi a policia para reclamar visto que ao balcão da Ryanair não é possivel pois não funciona a noite , e entao Sr policia disse : "pode apresentar quiexa mas.... isso não vai dar em nada , porque já não é o primeiro a quiexar se e não dá em nada ....
concluindo : este mundo esta cheio de ladrões e de empresas como a Ryanair que sabe destas situações e inflizmente nada fazem para mudar .

***************************CUIDADO COM ESTA SITUAÇÃO ********************************
 

j_santos

Membro Ativo
Realmente, é de lamentar o sucedido, e também partilho da opinião que deviam ter apresentado queixa.
Contudo, acho que aqui o menos importante é a companhia aérea, uma vez que já ouvi relatos de acontecimentos semelhantes noutras companhias aéreas.. Há dias vi um video no youtube que mostrava como é que era possível abrir uma mala, sem a chave do cadeado... o mais indicado é mesmo não levar valores na mala de porão...
 

LEODAN

Membro Ativo
j_santos disse:
Realmente, é de lamentar o sucedido, e também partilho da opinião que deviam ter apresentado queixa.
Contudo, acho que aqui o menos importante é a companhia aérea, uma vez que já ouvi relatos de acontecimentos semelhantes noutras companhias aéreas.. Há dias vi um video no youtube que mostrava como é que era possível abrir uma mala, sem a chave do cadeado... o mais indicado é mesmo não levar valores na mala de porão...
Era a mala de mão que fui obrigado a mandar para o porão à ultima hora, a culpa é da companhia porque foi a companhia
que a obrigou a mandar a mala para o porão, por isso deveria se responsabilizar por esse bem
 

Rodrigo Santos

Membro Novo
Eu acho que deve sim apresentar queixa na polícia, aliás devia tê-lo feito imediatamente independentemente de dar ou não dar em nada, e depois, no primeiro horário possível, aí então contactava as reclamações de bagagem da Ryanair - mas já com a queixa da polícia. Isso seria essencial para, eventualmente, os responsabilizar pelo ocorrido na bagagem, nos termos da legislação europeia.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde,

Desde já lamento a situação, contudo na minha opinião a culpa não pode ser atribuída à companhia aérea mas sim a quem faz o handling da companhia.

Acho que é de todo conveniente apresentar sempre a reclamação independentemente do que possam dizer.

Como é uma situação "anormal" = despachar bagagem de mão para o porão, recomendo que num futuro "exijam" que seja entregue na porta do avião e recolhida também na porta do avião, na chegada.... ( em alguns dos aviões da Portugália isso acontece) ... penso que aqui o risco é mínimo..
 

Kufrua

Membro Conhecido
No passado domingo aconteceu-me exactamente o mesmo numa viagem de Palma para o Porto pela Ryanair, e também me obrigaram a meter a mala no porão, disse que não e que não e foi me dito que ou a mala ia para o porão ou então eu era impedida de embarcar, resumindo tive de a deixar ir (muito contra vontade), tirei tudo de valor lá de dentro e fui para o avião carregada de coisas, quando me apareceu a mala na passadeira vinha aberta, por sorte estava lá tudo. É de lamentar estas situações, até porque no Porto quando fiz o chek in da minha outra mala de porão perguntaram-me se me importava de a mandar para o porão, disse que não e não houve nenhum problema.
 

Sofia Pereira

Membro Novo
Nuno Breia disse:
Desde já é de lamentar o sucedido...

Mesmo que não dê em nada, eu acho que deve fazer queixa, fica o registo. Mas uma dica a reter, levar sempre um cadeado na bagagem de mão...
Acho que o cadeado não resolve nada nesta situação. Há variados meios de abrir uma mala sem ser com a chave, ou em último caso podem sempre arrombá-lo. O ideal mesmo é, como disseram, não levar os valores na mala de porão.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
A meu ver o cadeado serve e muito. Se a mala for fechada com cadeado e for aberta de outra forma (rasgando a mala), é muito mais fácil provar junto da empresa de handling responsável que houve violação de conteúdo da bagagem.
Se uma mala vai para o porão, seja no check in/drop off seja na porta de embarque ou já dentro do avião, deve sempre ir com cadeado. Tanto quanto sei, só a Easyjet garante que a bagagem de mão vai junto dos passageiros e é com a medida mais reduzida. Se for com a medida menos restrita mas também autorizada, ninguém garante que a mala não possa ter de ser despachada.
Sempre que viajo em grupo relembro toda a gente a levar o cadeado pois situações como estas podem acontecer.
Além disso, foi postado aqui no portal (e a meu ver de forma muito pertinente) uma situação de posse de droga na bagagem. Se uma mala vai sem cadeado para o porão, muito facilmente se pode cair numa situação de "correio" para o tráfico de droga, ou de outra coisa qualquer.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Acho que não há nenhum método infalivel, esse selo só seria soluçao se fosse registado por alguma entidade oficial e credenciada para o efeito a nivel Mundial, de outra forma, o dono pode até saber que a mala foi aberta e mexida, mas nao serve de prova.
O cadeado ajuda, o plastico ajuda, mas todo o cuidado é pouco... Acho que o melhor é mesmo evitar valores nas malas, portáteis, tablets, etc... E quando vamos de férias é bom tirar férias também das ferramentas que temos no dia a dia, eu por exemplo viajo sempre sem tablet e sem portátil! E não termos o azar de ser comtemplados com esses acontecimentos infortunos.
 

isa99

Membro Ativo
Vim hoje de Madrid com a Ryanair.
Enquanto que à ida no aeroporto do Porto perguntaram quem não se importava de, voluntariamente, colocar a bagagem de mão no porão, no aeroporto de Madrid, na porta de embarque, simplesmente etiquetaram-nas como mala de porão grátis e, ao entrar no avião, queriam colocá-las no porão. Recusamos, eles reclamaram um pouco que não havia espaço no avião, que as malas eram muito grandes e que se fosse preciso seriamos obrigados a colocar no porão.
Uma delas ainda cedemos pois tiramos a camara fotografica e só tinha roupa e líquidos. A outra mala foi debaixo do assento do passageiro à minha frente. Afinal, é para isso que aquele espaço sempre serviu desde que viajo com a ryanair - quando não há espaço em cima, coloca-se debaixo do banco da frente.

Conselho a todos: nunca mandem bagagem de mão para o porão. Coloquem debaixo do banco à vossa frente que cabe (se tiver as dimensões correctas) e vão descansados.
 

Filipe Lobo

Membro
Boas,

atenção na Transavia acontece o mesmo.

Quando saí da Madeira fui obrigado a colocar a mala no porão "Já não há espaço". Claro, as pessoas colocam os casacos todos no lugar das bagagens e depois espaço para as malas: nada!

Quando cheguei ao Porto constatei que fui assaltado.
Fui fazer queixa na polícia do aeroporto. Resposta do polícia: olhe que isto vai demorar muito... muito mesmo. O melhor é fazer no seu local de destino!

Queixa na Portway. deu em nada. Não conseguiam provar se foi no Funchal ou no Porto.

E lá foram uns bons euros...
 

roller

Membro Conhecido
Fogo isso é assutador...

A verdade é que quem faz isso sabe que tudo o que é de valor vai na mala de mao, logo a última da hora pedem para por no porao e nem se pensa. é lamentavel que isso aconteça. A easyjet ja tem essa regra logo caso aconteça, nunca mas nunca mandem qualquer coisa de valor lá principalmente carteiras , maquina fotografica, portatil tablets etc etc.
 

Mrs Covas

Membro
Viajei esta semana pela TAP e quando cheguei vi que tinham aberto a mala de porão (fechada com cadeado).
Só tinha roupa e líquidos e até ao momento não dei pela falta de nada. Quando vi a noticia da portuguesa detida na Republica até estremeci!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Só mais uma achega!
Não é só na Ryanair que isso acontece. Conheço quem fez a viagem Porto-Lisboa num embraer da Tap, foi-lhe solicitado que a bagagem fosse para o porão, pois aqueles aviões têm muito pouco espaço na cabine para colocar bagagem e quando o avião aterrou no Porto e lhe foi entregue a mala, a mesma também já vinha aberta e faltavam coisas.
A solução do cadeado deve ser mesmo a melhor!!!! :(
 
Top