Novidades

Roadtrip - Litoral até ao Norte de Portugal

Robalo

Membro Novo
Boa tarde, viajantes.

Este é o assunto que me trouxe pela 1ª vez a esta forum, passo a apresentá-lo:

Em Outubro eu e a minha noiva iremos fazer um género de Roadtrip no nosso Pais. Estamos habituados a viajar para fora com tudo marcado com meses de antecedência, livros sobre as cidades lidos de uma ponta a outra, etc.

Desta vez, queremos experimentar algo mais aventureiro e no nosso próprio Pais. Apesar de termos alguns locais chave definidos, o espírito será decidir diariamente o nosso caminho! Vamos para onde a nossa vontade nos levar, mais para a esquerda, mais para a direita.
Por esta razão, também os hotéis serão apenas marcados diariamente. É um risco, é certo, mas irá fazer parte da aventura! Com a maravilha dos smartphones facilmente se consulta os hotéis nas proximidades com preços que nos agradem e com disponibilidade.

Esta viagem será de cerca de 12 dias (no máximo 14) e o percurso muito por alto será:

Iniciar em Lisboa e subir até Viana do Castelo sempre junto ao Litoral, salvo alguns desvios para visitar algumas cidades / vilas chave pelo caminho.

Após chegar a Viana do Castelo vamos até "meio" de Portugal e descemos novamente até Lisboa por ai, de forma a apanharmos a zona do Gerês, onde queremos dedicar algum tempo.

Posto isto, o que gostaria de ouvir de vocês é:
- Dicas para uma Roadtrip deste género
- Locais "desconhecidos" que sejam bons de visitar. As cidades e Vilas grandes todos conhecemos e iremos lá, mas existem sempre aqueles sitios não tão conhecidos e que são imperdiveis...
- Conselhos e dicas sobre restaurantes, monumentos, vistas que conheçam neste percurso.
- Tudo e mais alguma coisa!

Espero daqui conseguir levar algumas boas dicas de forma a tornar esta roadtrip ainda melhor do que já espero que seja. Se precisarem de mais detalhes sobre esta, é só dizer!

PS: Na altura irá existir um blog em que diariamente irei colocar curiosidades do percurso, fotografias, etc. Estão desde já convidados!

Obrigado,
Robalo
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Boas , a ideia é criar "bases" e depois partir a descoberta dos locais ou sera sempre a "andar"?
 

Robalo

Membro Novo
Bom dia.

Se por "base" quiseres dizer o que eu penso, não iremos ter grandes bases. É ir andando, por exemplo:

1º vamos andando até parar no ponto x, passeamos, almoçamos etc, quando tivermos terminado de ver aquele ponto, seguimos para outro. Ao sair deste 1º ponto já devemos ter uma ideia de onde iremos terminar o dia e por isso reservamos lá o hotel.

De qualquer forma, é possivel ficarmos mais de um dia no mesmo sitio (como irá acontecer por ex no Porto), já que como eu disse o plano da nossa viagem será feito consoante a nossa vontade.

Por isso é mais na base de ir de ponto em ponto, e nao de ficar num instalado e ver os pontos em redor.

Obrigado,
Robalo
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Ok, então vou dar a minha opinião.

Não se pode perder mesmo. Viana do Castelo (monte s. luzia : subir de preferencia no elevador, centro da cidade, comer uma bola de berlim no natario), Afife (praias) , V.P. Ancora (bons rest.), Moledo (praia e forte da Insua) e Caminha (foz rio Minho, centro da vila).

Depois V. N. Cerveira (paisagem fluvial, centro da vila,subir ao monte e ver a paisagem em frente ao rest. cozinha das malheiras. Se tiver tempo subir até ao cervo). A seguir Valença (ir as muralhas , dar um salto a tui pela ponte antiga e meter gasoleo/gasolina) . Continuar até Monção (visitar palacio da brejoeira) , depois Melgaço e entrar para o Gerês.

Depois do Gerês aconselho Arcos de Valdevez , e a não perder mesmo P.Lima (centro histórico, ponte romana ) . A seguir Braga (Sé , Bom Jesus : subir no elevador , Sameiro , comer um bom bacalhau a braga) e depois Guimarães.
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Quanto a locais "escondidos" e restaurantes. Aqui os gostos são pessoais, logo eu vou dar os meus.

Gosto muito do centro histórico de Viana do Castelo , do farol de montedor em Carreço , da praia da Arda em Afife , da praia de Moledo , ir ao monte de Santa Tecla (Espanha ) e ver a paisagem , sentar numa esplanada no centro Histórico de Caminha ou na foz do Rio Minho. Ir a Vilar de Mouros , a paisagem do rest. cozinhas das malheiras em Cerveira (nao e necessario ir para almoçar ou jantar , aquilo é a entrada para um condominio).

Restaurantes gosto do Portobello em Vila Praia de Ancora e a sua parrilhada de peixe , ou um bacalhau a casa no Fonte Nova . Da tasca tone bento em Viana do castelo ou da pizzaria no centro Historico. Do rest. cozinha das malheiras em Cerveira e do Baluarte em Valença (muralhas) para bacalhau . em P. Lima tem que ir ao Carvalheira comer um arroz de sarrabulho ou um cabrito.

Atenção , nesta zona o Bacalhau mais tipico é o "a casa" ou seja a moda de Braga frito com batatas fritas. A vitela assada, o cabrito , o polvo , o robalo, bacalhau assado na brasa , rodovalho , parrilhadas de peixe ou marisco. Marisco.


Perder algum tempo na Confeitaria Natario (V. Castelo)e comer as famosas bolas de berlim. Assim como outras delicias.
 

Robalo

Membro Novo
Rui,

São concelhos e dicas espectaculares. É exactamente esse tipo de informação que espero desta thread, tanto do litoral como do Minho e Douro.

Irei analisar as tuas dicas e sitios sugeridos, caso surja alguma dúvida irei contactar-te!

Mais uma vez, muito obrigado.
Robalo
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Quanto à subida, penso que não vais demorar muito tempo, pois o nosso litoral é algo "pobre" dado o desenvolvimento das cidades... tens um ou outro ponto de interesse, mas de resto é "rápido"... como já deves conhecer o litoral junto a Lisboa eu diria:
  • Peniche - visitar a cidade e se der para fazer refeição de peixe melhor, depois é reservar o dia para ir à Berlenga - vais ver que não te arrependes. Em vez de ires no barco grande, vai antes nas lanchas rápidas... é mais rápido, mais difícil de enjoar, mais divertido e só 1 ou 2 euros mais caro. Como vais em Outubro, só compensa lá ir se o dia for de "bom tempo".
  • Óbidos - se fores pela praia d'el rey, depois tens de dar uma volta muito grande à lagoa, mas podes sempre ir directo de Peniche para óbidos. A visitar tens o castelo/vila, o toupeirinho e pouco mais.
  • Se fores à Foz arelho segue para S. Martinho pela serra.
  • S. Martinho do Porto para ver a baia. Aqui eu aconselho 2 locais "secretos". - 1º ir à ponta de Santa Ana (pelo lado de Salir do Porto) onde podes ir tomar um banho à "baia dos piratas" e ir às ruínas (dentro da baía) onde existe a "pocinha" que é uma fonte de água quente e doce, dentro do mar.
  • Ao sair de S. Martinho, ir direito ao clube náutico e subir a serra por esse lado. as vistas dai são muito boas, em especial no Miradouro de Sto António. Não ir pela nacional 242, mas sim, por cima da Serra sempre junto ao mar... a estrada é pior, mas as vistas são brutais até chegares à Nazaré.
  • Nazaré - tens bons locais para comer, tens boa praia e bom ambiente. Como vais em Outubro não vais encontrar grande confusão nas ruas. podes subir no ascensor e visitar o sitio da Nazaré. Se não quiseres ir de ascensor não à problema, pois aconselho a que sigas para Norte da seguinte forma. Sais da Nazaré e vais em direcção ao sitio (onde podes ver as vistas se não tiveres subido no ascensor) e dai vais ao farol. De seguida segues em direcção à praia do Norte e depois segues sempre em direcção a S. Pedro de Muel. A estrada pelas matas é muito boa e as vistas são melhores. Pelo caminho podes visitar as praias: Falca; Vale furado; Paredes e polvoeira... são praias para boas fotos em especial se o mar estiver "picado".
  • Em S. Pedro, tens a aldeia em sí com a sua arquitectura e misticismo. depois tens o penedo da saudade com o seu farol e podes seguir e beber um café no Old Beach que é um bar de praia na "praia velha" que está aberto 24/dia e tem um ambiente "especial" e por vezes musica ao vivo.
  • Na praia velha, em vez de seguires pela estrada costeira (direcção à praia Vieira), entra antes pelas "matas" e tenta ir ao "ponto novo"... se conseguires vencer as vertigens, consegues tirar fotos inesquecíveis. Depois é voltar e seguir direcção à praia da Vieira pela tal estrada "marginal". Pelo caminho existe uma praia que se chama Samouco... é pouco frequentada e o caminho até ela costuma estar em mau estado, mas é das poucas praias "virgens" que tens em Portugal... é quase impossível ir lá e não ter vontade de ir caminhar um pouco pela praia.
  • Praia da Vieira, na minha opinião não tem nada de especial e mesmo depois, quase não tens nada até chegares à Figueira da Foz. Pelo caminho só se quiseres ir à Lagoa da ervideira (nada de extraordinário na minha opinião).
  • Na Figueira pouco existe a ver, a não ser que queiras ir até Montemor para ver o Castelo. Na figueira, uma visita à serra da Boa Viagem é obrigatória, em especial para te perderes no infinito do verde que vês do Miradouro da Bandeira (?). Já agora, perto do farol existe um caminho que é da Cimpor... esse caminho junto ao mar leva-te á extracção de pó de pedra... ir por lá é porreiro, pois se parares vês que quase todas as pedras possuem fosseis (trilobites)... é sempre um "pisa papeis" engraçado e uma recordação da viagem. Nota: as pedras podes trazer à vontade, pois por incrível que pareça, o fóssil se não for "resgatado", acaba a fazer cimento.


Depois continuo com os "meus conselhos"... é que isto está a ficar gigante... mas antes que me esqueça (e vê se te agrada) eu diria que para a "descida" até Lisboa, pensares em fazer o caminho de modo a passares pelas "Aldeias Históricas de Portugal"... vais ver que vale a pena..
 

martinsjoao

Membro Conhecido
Entre Aveiro e o Porto, a caminho do interior, tens Arouca. Fica a 45min de viagem do Porto e tem vários pontos interessantes de visita.

Tens o Geopark Arouca com diversos geosítios, entre eles alguns raros, como são as trilobites (as maiores do mundo estão por Arouca) ou as pedras parideiras (fenómeno raro no mundo), entre muitos outros.

Para além disso, tens a vila de Arouca, com o seu convento e museu de arte sacra (um dos mais ricos do país). Vale a pena também percorrer as ruas da parte histórica até ao Calvário.

Quanto a sugestões:
- Tens que beber um fino na esplanada do Café Arouquense (mesmo ao lado do convento);
- Arouca é sinónimo de comer bem.... é obrigatório comer uma vitela arouquesa. tens vários locais para escolher, recomendo-te os restaurantes A Tasquinha ou o Parlamento. Tens, também, o restaurante A Varandinha, que tem uma vista soberba para a vila, e fica apenas a 2min de carro, do centro da vila.... se preferires mais ruralidade, tens o restaurante Casa no Campo, já a caminho da serra;
- Se pernoitares em Arouca, aproveita para visitar um dos bares local e apreciares o estilo de vida de uma vila!
- tens que experimentar os doces regionais e vais ver que nunca mais os esquecerás: Morcelas doces, Castanhas doces, roscas de amêndoa, charutos doces, barrigas de freira e, claro, o Pão de Ló de Arouca. Experimenta TODOS, mas principalmente as castanhas doces.
 
Top