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[Report] Tanzânia JUL 2023

agnusporfius

Membro Conhecido
Continuando viagem, iriamos iniciar a visualização de muitos hipopótamos, pois andávamos junto da água
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Um apressado Javali
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Uma calma Zebra
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Os vigilantes TOPI...e sempre que possivel na conquista do monte
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Passámos, de novo, na poça onde os leões estavam refastelados, mas hoje a fauna era outra
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Ainda vimos uma atentas ave
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Vimos uma fêmea cheetah, com crias a caçar, mas infelizmente estava longe e a máquina mal conseguiu apanhar
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agnusporfius

Membro Conhecido
Ao longo do nosso caminho, deparámo-nos com um leão em deslocamento e pequena paragem para beber água
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E lá seguimos viagem para as piscinas de hipopótamos, parecem pedra, mas são hipopótamos
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Que os hipopótamos estão sempre dentr de água é um mito, além de sairem de noite para se alimentarem, também de dia saem, pese embora nunca se afastam muito da água
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Uma avestruz, aparentemente chateada
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E um grupo de leões em descanso à sombra de uma árvore
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agnusporfius

Membro Conhecido
E eis que chegamos a mais um grupo de Leões. Uns no chão, outros no cimo das rochas
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E dali seguimos para uma outra zona, também com leões, onde pudémos observar o Leão que ganhou o título de "LEÃO MAIS FEIO DO ANO"
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e sua companheira
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Iniciamos então o percurso de volta, mas ainda era tempo de termos o incidente da viagem, o Jeep atascou numas pedras, tapadas pela erva, bem pertinho de um Leão, na verdade dois, pois havia um que estava mais perto e não se via, estamos a falar ai de uns 10 metros, para o mais afastado.

O mais afastado
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E o que estava escondido

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Um empurrãozinho de um outro jeep e foi o quanto bastou. Seguimos então para o local onde tinhamos almoçado à vinda e depois fomos seguindo o caminho em direção à zona de conservação de Ngorongoro
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E chegávamos ao miradouro para a cratera, aqui fica o registo
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E porque o dia já ia longo e a hora limite de saida aproximava-se, fomos para o nosso hotel, onde já tinhamos estado, o KANKARI LODGE, em Karatu. Mas antes os procedimentos de saida desta área, e enquanto isso lá estavam os babuinos
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A vista do nosso quarto, da última vez tinhamos ficado junto à estrada, nos quartos que se vêm daqui (os telhados), os quais eram mesmo uma tenda, à excepção da casa de banho. Desta feita eram mesmo em betão.
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Feito algum descanso, preparámo-nos para o jantar
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E a entrada tinha este aspecto
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agnusporfius

Membro Conhecido
21JUL - Ngorongoro crater tour

A área de conservação de NGORONGORO contém desde planaltos, savana, zonas de savana arborizada e florestas. Foi estabelecida em 1959 e tem diversas utilizações do solo, tendo a vida selvagem a coexistir com os semi-nómadas pastores Masai, os quais praticam a criação tradicional de gado. Nesta área, inclui-se a espectacular CRATERA DE NGORONGORO, que é a maior caldeira do mundo. Esta área tem uma importância global para a conservação da biodiversidade dada a presença de espécies ameaçadas globalmente, tal como o rinoceronte preto, a densidade de vida selvagem na região a par com a migração anual de Wildbeast, Zebras, Gazelas e outros animais para as planícies do norte.

A cratera foi formada na sequência da explosão e colapso de um vulcão à 2 a 3 milhões de ano, tem 610 m de profundidade e cobre uma área de 260 Km2. Estima-se que a altura do vulcão original andaria entre os 4800 a 5800 metros. A base da cratera está a 1800m acima do nivel do mar. Foi eleita uma das 7 maravilhas naturais de Africa em Fevereiro de 2013.

Erupções vulcânicas como a de Ngorongoro, da qual resultou a cratera existente na Tanzânia, eram frequentes. Colapsos similares ocorreram, como é o caso de OLMOTI e EMPAKAAI, mas muito mais pequenas tanto em magniyude como no impacto criado.

Dos dois vulcões recentes a nordeste da caldeira EMPAKAAI, KERIMASI e OL DOINYO LENGAI, Doinyo Lengai ainda está ativo e teve grandes erupções em 2007 e 2008. Erupções menores de cinzas e fluxos de lava continuam a preencher lentamente a cratera atual. Seu nome em Maasai significa 'Montanha de Deus'.

Após um pequeno almoço, sairiamos em direção à cratera, pois ainda tinhamos uma hora de viagem, com os procedimentos administrativos, de entrada, a ter em conta. Assim tivemos, depois do dia de ontem, o primeiro vislumbre do que nos esperava
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Era tempo de iniciar a inclinada descida
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Concluida que estava a descida, era pois tempo de começar a disfrutar, começando por umas zebras
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Um pouco mais à frente o binómio tipico (Zebra + Wildabeast)
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E uma BLACK MAMBA, apressadsamente atravessava a estrada
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Mais à frente, encotrariamos outro grupo do binómio, desta feita com grande número
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agnusporfius

Membro Conhecido
Zebras
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Uma calma travessia de estrada
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Tudo na tranquilidade
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Seguimos viagem, monte acima, eis quando vemos um grande aglomerado de viaturas. O que seria?
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Nada!!! Apenas a vista do vale.
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Era tempo de agora começar a ir para a base da cratera
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agnusporfius

Membro Conhecido
Continuando, lá vimos o descanso do hipopótamo, mas fora de água
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E mesmo ao lado, como nada se passasse, lá andavam as zebras
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Até mesmo os Wildbeast estavam descontraidos
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Algumas Zebras estavam, inclusive, entusiasmadas
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Mais em pormenor

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E era tempo de seguir viagem
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Mais uns Hipopótamos a descanasar ao sol, o que vale é que não estava muito calor
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Para os Wildbeast também era tempo de descanso
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Daqui seguimos para a zona de floresta, onde encontrámos um jovem Leão em descanso....numa árvore
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E vista de panorama
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Era tempo de irmos para o nosso local de almoço, mas no caminho vimos o passeio de uns Hipopótamos
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agnusporfius

Membro Conhecido
No caminho, ainda passámos por umas zebras, uma das quais tinha-s safado de uma ataque, vejam a ferida no quarto traseiro esquerdo
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Uma avestruz, sempre desconfiadas e em stress
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Assim como a sua companheira
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E chegávamos ao local de almoço, junto a uma lago
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A panorâmica do local
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E como a mesa já estava posta, era tempo de almoçar neste ambiente
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Almoçámos, mas bem acompanhados
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Ainda que alguns tentassem disfarçar
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Era tempo de seguir, para o período da tarde, mas antes uma visita ao WC. Enquanto uns iam, observou-se que o lago era habitado
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Os aviso sempre presentes
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Seguimos então viagem, mas como me "saltou a tampa", o CLIFFORD, o nosso motorista/guia, apanhou-a
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agnusporfius

Membro Conhecido
Dirigiamo-nos agora para o lago alcalino da cratera, on de iriamos ver os flamingos e pelicanos, mas pelo caminho...

Wildbeast
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E chegávamos ao lagoa alcalino, o que permite criar umas algas, algas essas que são a alimentação dos flamingos
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E ai estavam eles, no seu rosa maravilhoso
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agnusporfius

Membro Conhecido
Entretanto, algo assustou as Zebras, ou apenas lhes apeteceu correr
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Uns alongamentos
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Exercícios de aquecimento para o voo
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Os pelicanos estavam na sua vida calma
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Flamingos e Hipopotamos cohabitam semproblemas
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E vistos os Flamingos era tempo de seguir, e encontramos um caal de GRAND HERON
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Sendo que nos brindaram com o seu voo
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Vimos então outro HERON
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agnusporfius

Membro Conhecido
Era tempo de seguir para o lago, onde iriamos ver hipopótamos e mais algumas aves
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Junto ao lago, lá estavam os javalis
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Os Javalis têm uma forma curiosa de descansar, aqui fica o registo
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Seja individual, seja em grupo
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Com as Zebras a observar
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Voltamos aonde tinhamos estado de manhã, pois segundo informações que o guia recebeu, dali veriamos o dificil BLACK RHINO
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A verdade é que estivemos ali bastante tempo, a tentar vero o dito cujo no final da mancha verde mais escura, o meu colega com o zoom de 30X diz ter visto, mas....
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Era agora tempo de sair, pois o tempo corria rapido e tinhamos que estar fora antes das 18H00. E assim começámos a subida, aproveitando para ir dando a última olhadel neste local fantástico
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E assim se concluia mais um dia.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
22JUL - Full day Game drive no Tarangire

TARANGIRE NATIONAL PARK

É um parque nacional situada na região de MANYARA. O nome do parque deriva do rio, do mesmo noem, que o atravessa. O rio Tarangire é a principal fonte de água para os animais neste ercossistema durante a época seca. Este ecossistema é definido pelos animais migrantes de longa distância, tais como os Wildbeast e Zebras. Durante a época seca, milhares deste animais concentram-se no parque vindos das regiões circundantes, onde estiveram na época chuvosa e das regiões de reprodução/nascimento das crias.

Tem uma área aproximada dos 2850 Km2. É caracterizado por maciços de granito, o vale do rio e os pântanos. A vegetação é uma mistura de bosques de Acácias, de Cobretum e das zonas alagadas em determinadas alturas e, claro, as famosas Baobab (Imbondeiros).

O parque é famoso, fundamentalmente por duas coisas, a grande concentração de elefantes e os imbondeiros..

A entrada do parque
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Esta região é também conhecidas pelas térmitas
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Era agora tempo de ir explorar o parque
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Mal entrámos no parque e eis que vimos um dos ícones dete parque, o imbondeiro
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O aspecto desta região é um pouco diferente dos outros paruqes, situa-se a mais baixa altitude e isso determina a vegetação
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Daqui seguimos para um pequeno lago, onde alguns animais repunham os níveis
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Seguiamos viagem, deixando as Zebras atravessar a estrada, e ao fundo vê-se umas viaturas junto ao que descobririamos serem Leões, os quais tentaram caçsr, mas com muita pena nossa sem sucesso
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agnusporfius

Membro Conhecido
Continuamos e fomos venndo uns animais aqui e ali a aproveitar a sombra
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Uns em caminhada
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Apressados na travessia do caminho
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E seguindo viagem chegámos ao rio onde vimos outros dos ícones detes parque, o Elefante
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Acompanhados de perto por uma Girafa
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Continuando, fomos bafejados, mais de perto por Elefantes
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agnusporfius

Membro Conhecido
Deslocamo-nos para outra zona do parque e encontramos um Leão refastelado numa árvore
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Continuando deparamo-nos com uma familia de WATERBOCK, o único antílope que não é caçado, pois em situação de nervos tem uma glândula que segrega uma substância tornando o sabor intragável
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E tal como o Elefante, também nós seguimos viagem
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E acabámos por encontraar um grupo de Girafas
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agnusporfius

Membro Conhecido
Era tempo de ir almoçar a mais uma área de picnic, onde tinhamos a companhia dos macacos ladrões, como este
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A vista no local era fantástica, sobe o vale do rio Tarangire
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Alguns macacos, apanhando turistas menos atentos roubavem-lhes comida, como fica aqui o registo do resultado de um dos vários roubos que assistimos
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Almoço tomado, energias respostas, seguimos viagem para o resto da tarde, a qual foi encurtada, pois a maioria queria era ir para a piscina do Hotel. Desabafos à parte. Tínhamos mais girafas nas imediações
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Seguimos então para uma massa de água, mas não deixamos de reparar num embondeiro carregado de ninhos
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Na massa de água, entre outros, estava um lagarto a banhar-se
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Uma águia pesqueira atenta
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Alguns animais bebendo água, outros aproveitando a sombra
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Era tempo de regressarmos, onde nos esperava a surpresa da viagem no Hotel, a mesa já estava pronta, como de costume
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E tivemos direito a bolo, foi uma atenção da gerência, pois o Hotel tinha aberto no mês passado e nós fomos o primeiro grupo a estar tanto tempo, 4 noites
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23JUL - Tarangire para Arusha com Game drive no Tarangire

Assim que entramos ali estava um MOONGOOSE atento
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Chegávamos a uma hiena em pleno descanso, mas não muito descontraída
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agnusporfius

Membro Conhecido
E em pormenor, para percebermos se era menino ou menina
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Continuando
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Mudámos de área de novo
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Uma familia de Javalis
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Que entendeu por-se a andar
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Um Bufalo solitário
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E de novo mais girafas
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E voltamos ao lago do dia anterior, aquele que tinha o lagarto a banhar-se, e a história repetia-se, mas com outros animais
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Seguimos para a zona onde existe o imbondeiro que servia de abrigo aos caçadores furtivos, este é o aspecto da região
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agnusporfius

Membro Conhecido
Seguimos então viagem e vemos uma girafa com a sua filhota
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Um pouco mais à frente estavam uns elefantes a descansar à sombra
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O dia ia ser rico em termos de elefantes, vimos mesmo muitos
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E para quem pensa que os elefantes não se deitam, aqui está a prova que assim não é
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Depois destes dois grupos de Elefantes, não muito longe estavam uns ruidosos macacos
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agnusporfius

Membro Conhecido
Junto destes macacos, estava um grupo de Elefantes, com jovens elefantes e muito protectores dos mesmos
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Era agora tempo de regressar a Arusha e prepararmo-nos para o regresso a Portugal. E assim nis colocámos a caminho.
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Uma vez chegados a Arusha, e como ainda era cedo, fomos dar uma voltinha nas imediações do Hotel.
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A loja de sofás, o chateaux d'ax lá do sitio
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Era agora tempo de descansar e preparar para o dia de regresso que seria longo.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
24JUL - Plantação de café, queda de água de Materuni e viagem de regresso

Chegados à Vila, fomos fazer o check in para o percurso de cerca de 40 minutos, pra cada lado, até às quedas de água. Optámos por não ir, pois o chão estava todo enlameado e escorregadio e estando nós preparados para a viagem, não quisémos correr riscos
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Assim, dali fomos para a plantação de café que foi uma experiência extraordinária. Ficam aqui alguns registos desse momento

O grão antes de torrado e depois de lavado tem este aspecto
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O processo começa por uma lavagem, onde os grãos impróprios ficam a flutuar
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Depois da lavagem são moídos, para tirar a casca, tudo isto feito com o acompanhamento musical dos demais membros, verdadeiramente espectacular
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Retirada a casca, vai para a torra
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Depois de torrado e moido, é misturado com água ao lume, fervendo, para depois se poder beber
Aqui está o processo de torra
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Sempre a mexer o café
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Depois de torrado e moido
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É juntar a água a ferver ao lume, servir e beber

Os pequenos, bem cedo começam a aprender a arte
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Depois fomos almoçar com esta gente fantástica
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Daqui fomos para o aeroporto e efectuamos a viagem de regresso
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E assim se acabaram as férias.

NOTAS E CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O lago Manyara e cratera de Ngorongoro são ecossistemas muito particulares, pelo que serem vistos antes ou depois do Serengeti não lhes diminui a grandiosidade. Por outro lado, ir ao Tarangire após o Serengeti, poderá saber a pouco. Depende dos gostos e expectativas de cada um.

Optando por uma classe mais baixa de alojamento, por vezes as distâncias para a entrada do parque pode ser maior, como foi o caso de estar em Karatu para a Cratera de Ngorongoro, cerca de 1 H e estando em Karatu para o Tarangire, cerca de 1H30. Tentarem que dentro da mesma classe de alojamento se possa ficar mais perto.

Arranjarem um grupo com o total de 6 passageiros diminui o custo por cabeça do Safari.

Quanto à altura do ano a irem, como é sabido a grande migração é anual, estando esta 9 meses na Tanzânia e 3 meses no Quénia. Querendo ver o Serengeti inundado de animais, deverão ir fora dos meses de JULHO a SETEMBRO, pois nesta altura estão no Quénia.

Quanto ao passeio de Balão. É bastante caro, cerca de 530 USD por pessoa, mesmo sendo considerado o melhor passeio de balão do mundo, considero excessivo. A fazerem, deverá ser sempre quando está repleto de animais, significando que na Tanzânia de Outubro a Junho e no Quénia de Julho a Setembro. Caso contrário podem sair com as expectativas defraudadas e preparem-se para levantarem-se muito cedo.

A visita à aldeia Masai. Pese embora seja uma aldeia verdadeira, considerei as visitas que fiz no Quénia mais autênticas. Achei aqui que era demasiado negócio e, no meu caso, o guia Masai demasiado arrogante, até mesmo mal educado.

Espero que tenham gostado, pus muitas fotos, pois julgo que são mais esclarecedoras e poderão ajudar mais do que apenas palavras ou palavras e poucas imagens.

Qualquer dúvida ou esclarecimento que julguem precisar, disponham.
 
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