Novidades

[Report] Roma e Vaticano, Janeiro 2017

Tinker Bell

Membro Conhecido
Se gostam desta fotografia podem seguir-me aqui :) -> Lugar à Janela ☕✈ (@lugarajanela.blog) • Instagram photos and videos
E espreitem o meu blog, obrigada!

Viagem a Roma - Janeiro, 2017
Gastos:

  • Vôos com a Norwegian -> 85€/pax
  • Alojamento Smooth Hotel Rome Termini 3*, 4 noites em regime APA -> 231€ (c/ taxas, para 2 pessoas)
  • Transfers Terravision -> 8€/pax, ida e volta (Fiumicino - Termini)
  • Museus do Vaticano -> 20€/pax (reservado c/ antecedência pelo site oficial)
  • Coliseu + Fórum Romano e Palatino -> 12,50€ + 07,50€ (comprados no dia, um com desconto de cidadão europeu c/ 25 anos)
  • Subida à Cúpula da Basílica de S. Pedro (de elevador) -> 8€/pax
Chegada a Roma por volta das 21h, transfer Terravision às 21.50h.
Nota: O vôo atrasou um pouco mas chegámos a tempo ao transfer, acontece que eles inventaram “um problema” com o autocarro, e tivemos que esperar até ao último, o das 23h… Foi claramente uma desculpa por estar pouca gente para aquele horário (e super antipáticos!), e por esse motivo se tiver que voltar a usar os serviços deles pensarei duas vezes. (cada um com a sua :rolleyes: )

Primeira impressão do hotel muito boa, e ainda bem porque essa noite foi mesmo só para ir dormir… A viagem ia apenas começar na manhã seguinte! Recepcionista super eficiente e despachado, hotel praticamente novo e voltava a ficar lá, excelente relação qualidade-preço. As fotografias que tirei para o PV:

(não sei o que me deu mas esta ficou um bocado torta ... :eek::D )
 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
~Dia 1~ Coliseu

Pela manhã cedinho, depois de um delicioso pequeno-almoço (panna cotta incluída! :D ), lá fomos nós rumo ao Coliseu. Não me vou meter com muitas descrições porque já existe imensa informação sobre este destino…

Pelo caminho passei pelas traseiras da Santa Maria Maggiore e aproveitei logo para umas fotografias. Foi a minha primeira vez em Itália e estava encantada com os edifícios, o trânsito caótico e as lambrettas! :D


Estávamos ansiosos pelo primeiro vislumbre do Coliseu, que se revelou ainda maior e mais imponente do que esperávamos!

Fomos para a fila do Fórum comprar os bilhetes, e em 10/15 minutos estávamos despachados. O meu namorado tinha 25 anos e por isso usufruiu de desconto (50%!), mostrando o seu cartão de cidadão. É de aproveitar! :p Depois foram mais uns 10 minutos na segurança.

As fotografias tiradas neste passeio:

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois do Coliseu seguimos para o Fórum e Palatino, os quais me surpreenderam bastante! Gostei muito de me perder por lá. Mas ocupou várias horas… Para quem quer ver como deve ser, leva bem mais que uma manhã. Saímos de lá já depois da hora de almoço.


À saída desta zona, passámos por este monstro... :eek::eek: Fiquei boquiaberta com o tamanho daquilo!


Após o almoço fomos até à Piazza della Rotonda, onde quase ficava de joelhos, pedindo desculpa a Roma entredentes por ela não estar no meu top de destinos antes… :D:p Nunca mas nunca pensei gostar tanto desta cidade, olhava mais para ela como um cliché (fomos este ano porque ficava low-cost e queríamos uma escapadinha). O quanto eu estava enganada! Naquela praça caiu-me tudo, e o sorriso ficou para o resto do dia. Por entre a espectacular presença do Panteão, uma fonte, edifícios coloridos e pitorescos, gelados, e … um obelisco egípcio… eu já não sabia para onde me virar! :D:)

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
O Panteão era dos locais por que mais tinha curiosidade, pela sua história. Quando lá entrei vieram-me as lágrimas aos olhos, aquela cúpula impressionou-me verdadeiramente. Toda a atmosfera daquele local me marcou… Mesmo depois de uma boa meia-hora a tentar absorver tudo ainda me custava acreditar que aquilo está ali no meio da cidade, tão gigante e ao mesmo tempo tão discreto… :eek: :) Espectacular!


Seguimos caminho até à Fontana di Trevi, chegando lá no lusco-fusco. A quantidade de gente a tirar fotografias ali é também impressionante! Gostei muito da fonte, mas menos da atmosfera.


Nota: Durante todo o tempo que estivemos por lá fomos abordados umas 50 vezes por homens a oferecerem-se para nos tirar fotografias, aparentemente por simpatia, mas que depois (imagino eu) ficam a pedir dinheiro pelo serviço. Na minha opinião a cidade está muito tomada por este tipo de atitudes, a que mais me irritou foi a técnica de me tentarem oferecer rosas, chegando até a esfregar-me a rosa na cara a ver se eu a agarrava - nesse caso o meu namorado teve que intervir, porque o meu insistente não foi insuficiente. Atenção a esses senhores! Vi muitas pessoas caírem na armadilha e depois não as largavam até receber dinheiro… :( Muita pena!
A presença da policia e até militares foi também muito óbvia, durante toda a viagem.

.............................................................................................................................
~Dia 2~ Vaticano


Neste dia havia audiência papal, pelo que tínhamos optado ir até aos museus do Vaticano logo pela manhã, com a esperança de que as famosas multidões estivessem ocupadas a ouvir o Papa e não a passear pelos museus. :D Sim, fui a Roma e não o vi! :p

Como indiquei no início do report tínhamos comprado os bilhetes com antecedência, o que se revelou inútil porque não havia uma única pessoa nas bilheterias quando por lá passámos. Talvez pelo motivo referido anteriormente… Isto foi por volta das 10 da manhã.

Filtrámos os museus, visitando apenas o que mais nos poderia interessar, porque aquilo é gigante! E assim que entrámos fomos directos à Capela Sistina, outro dos locais porque mais ansiava. Já tinha lido textos, ouvido discursos, visto documentários sobre ela… E pronto, palavras para quê? UAU! Ainda bem que é proibido tirar fotografias, porque assim tirei apenas duas :D e o resto do tempo estive sentada a absorver o que me rodeava. Quase impossível de processar… Tantas cores e histórias, tanto trabalho e dedicação… Emocionante ter o privilégio de estar ali.

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Depois do almoço voltámos ao Vaticano, desta vez com o objectivo de visitar a Basílica de S. Pedro. Aí a espera já foi mais demorada, mas valeu cada minuto…


Graças aqui ao amigo Portal das Viagens já ia com a dica de subir primeiro à Cúpula e depois visitar a Basílica, e assim o fiz. Houve uns momentos de pânico porque só podíamos pagar a subida com dinheiro, e não tínhamos €uros… Mas caso alguém tenha o mesmo problema, ficam a saber que se pode ir à lojinha de souvenirs das freiras e levantar lá. :D Adorei as freiras em Roma, sempre muito “para a frentex” e fluentes em inglês!


A subida à Cúpula foi feita com muito nervosismo porque tenho medo de alturas e porque a ideia de estar dentro de uma cúpula, só por si… me estava a dar muitos nervos… Especialmente por causa da história dos tremores de terra em Itália. Mas medos aparte, foi uma experiência fenomenal! Não há palavras para descrever a monstruosidade que aquela basílica é, espreitar cá de cima primeiro foi qualquer coisa, de arrepiar - literalmente! Cada pormenor… dava para ficar dias a ver tudo… Quanta riqueza e opulência…


Ver o altar de Bernini foi memorável, porque se revelou sem exagero 50 vezes maior do que eu imaginava. Não sou religiosa e nunca me senti num lugar sagrado, mas perante a Pietà de Michelangelo também senti uns arrepios, e acho que fica maravilhosamente enquadrada ali. Queria ter ido às catacumbas, mas infelizmente já estavam fechadas quando acabei de ver o resto… :(


Roma presenteou-me com muitos momentos inesquecíveis. Em poucos dias fiquei muito mais rica, ganhei muitas histórias para contar. :) Já para não falar da comida, e dos Baci (comprei 0,5kg)…! :D Roma recomenda-se!

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Saímos da Basílica de S. Pedro quando o sol já se estava a pôr, e que visão isso nos proporcionou! A praça de S. Pedro curiosamente é mais pequena do que tinha idealizado, mas estar por lá não foi menos marcante por isso.


Seguimos rumo ao Castel Sant’Angelo e passeámos junto aos anjos de Bernini sob o céu estrelado. :)


Daí fomos parar ao meu local favorito de Roma, a Piazza Navona (já de noite). Ainda não sabia que ia ser o meu local favorito, mas graças ao amigo Robert Langdon já ia com umas ideias! :p Amei o espaço, aberto e aconchegante ao mesmo tempo, e as fontes! Ainda fomos a tempo de entrar na Chiesa di Sant’Agnese in Agone, um local onde tive que regressar mais à frente nesta viagem. Foi a minha igreja favorita, com aqueles relevos majestosos, e a pequena capela com o crânio da santa.


..............................................................................................................................................
~Dia 3~


Este seria o último dia aproveitável por Roma, pelo que nos restava riscar certos objectivos da lista. Pensávamos nós que ia ser um dia com menos correrias, mas não! Roma não perdoa. Há demasiado para ver, e 3 dias não são suficientes (se a ideia é também ter férias)… Esta “escapadinha” deixou-nos de rastos! Mas nunca ficar cansada me tinha feito tão feliz! :):p

Primeiro objectivo: Santa Maria Maggiore, e prestar homenagem a Bernini visitando o seu túmulo - que foi bem difícil de encontrar! Quem precisar de indicações diga. ;)

 
Última edição:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Segundo objectivo: Santa Maria della Vittoria, que infelizmente não conseguimos concretizar. Quando finalmente lá chegámos estava fechada para “hora de almoço” (mais de três horas! :eek:) e por isso mesmo, e impossibilidade de lá regressar durante as horas de abertura, vim embora de Roma sem ver a igreja por dentro e o Êxtase de Santa Teresa. :( O amigo Langdom não iria aprovar… Ficam as fotografias do que vi.


Terceiro objectivo: Fontana di Trevi sob a luz do dia. Mais do mesmo, só que ainda tinha mais gente! Confesso que não foi dos meus locais favoritos em Roma…


Quarto objectivo: Comer um gelatto na Piazza Navona! :D Aqui já estava o sol a baixar… Dias de Inverno, curtos. :(


Pelo caminho apercebemo-nos da existência de uma igreja com o brasão de Portugal na fachada, e ficámos de investigar a seguir ao gelado. Para os curiosos: chama-se igreja de Santo António dos Portugueses e é… portuguesa! :D Todo o seu interior é com motivos portugueses, tem túmulos e obras de portugueses e uma capela dedicada à Virgem Maria. O tecto é todo dourado e tem um grande órgão, aconselho uma visita. Foi uma experiência engraçada! :) Ouvimos inclusive o padre a falar português.


Quinto objectivo: Piazza del Popolo e Santa Maria del Popolo. Quem conhece Roma já pode ver o quanto este dia foi uma correria…! :p Para aqui ia com mais curiosidade pela capela Chigi, mais uma vez sob influência do amigo Langdom. :D Há qualquer coisa de mágico em visitar um local sobre o qual lemos num livro…! :) Sou fã. Em Roma tive esse prazer diversas vezes, graças a diversos livros. E certamente não serei a única. :p Lá dentro não tirei muitas fotos.


Objectivos cumpridos, fomos ver o pôr-do-sol da Terrazza del Pincio e passear um pouco pelo parque. :)


Depois recolhemos para um café para saborear um dos muitos capuccinos da viagem, e ler um livro… Relaxar… Depois jantar… E no dia seguinte regressar a casa. :)


Qualquer pergunta que queiram fazer, não hesitem em contactar-me! :D Espero que tenham gostado deste report.

Boas viagens!
 
Última edição:

susy4

Membro Conhecido
Maria que report fantástico!!!!!!!!Amei rever os sítios por onde passei em Roma. Grandes fotos.
Grata por mais este "viajar" virtual.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá @Maria B. :)

Parabéns pelo excelente report, gostei muito, Roma está na minha lista. :)
Obrigada pela partilha.
Belas fotos, aquela foto do pôr do sol está espetacular :eek: :rolleyes: ;)

Já estou á espera do próximo report :rolleyes::D:p

Boas viagens ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Parabéns! :) :)
Adorei o report, adorei as fotos e adorei rever Roma. Que saudades!
Arte a cada esquina, só coisas bonitas, cheias de história, e com deliciosos gelados! :D
Obrigada pela partilha, é mais uma prova de que cada um de nós vê os mesmos locais de ângulo diferente, por isso todos os reports são bem-vindos! ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Roma é espectacular e enorme... é impossível não andar quilómetros!
Adorei a cidade e também adorei as tuas descrições e comentários :D
 
Top