Novidades

[Report] Riviera Maya - Riu Yucatan (21 julho a 28 Julho de 2015)

Olá a todos, depois das fantásticas férias e tive no México, venho postar o meu report, que espero de possa ser útil para quem tenciona fazer umas belas férias, ou apenas para recordar, quem teve o privilégio de poder viajar para o paraíso.

Assim sendo, e para começar, compramos esta viagem na feira da abreu, sei que para muitos não é a melhor solução, contudo foi a mais barata que consegui, (embora saiba que à quem compre online, mas como foi a minha primeira viagem grande tive receio de me aventurar por esses caminhos).
Partimos no dia 21 de julho de Lisboa, com um prognóstico bem negativo quanto ao que íamos encontrar, já à algum tempo que sabíamos da questão das algas em várias zonas costeiras das caraíbas, ainda para agravar a situação a previsão meteorológica também não era animadora, pois dava chuva para quase toda a semana, contudo a viagem estava paga não podíamos voltar a trás.

1º Dia
O voo da Orbest com destino a Cancun partiu de Lisboa pelas 12.35h, sem atrasos. Quanto ao serviço prestado pela companhia, devo dizer que me agradou, a tripulação era portuguesa, todos muito simpáticos e prestáveis. A comida era boa, atrevo-me a dizer que foi a melhor que comi num avião. Após 9.10h chegamos a Cancun, com um calor e humidade infernal, depois passamos pela emigração e fomos buscar as malas, esta parte foi muito rápida. Após entrarmos no autocarro fomos em direção ao hotel, esta viagem custou mais do que a do avião, antes de nos deixarem no nosso hotel ainda passamos por outros resorts, chegamos ao Riu Yucatan passadas umas 2 horas.
Já no hotel, o check in foi cerca de 15 min. A escolha do hotel foi uma decisão de última hora, pois estávamos indecisos entre este e o Riu Tequila, contudo penso que acertamos na escolha, pois o yucatan fica na 1º linha de praia e do nosso quarto à praia era 1min.

ll
Os quartos são muito agradáveis e sempre muito limpos, tínhamos disponível um mini bar no quarto com várias bebidas (pepsi, águas, cervejas e bebidas brancas).
A comida é muito boa, existe muitas ofertas para todos os gostos, só não consegui gostar da sopa e estava à espera de encontrar mais peixe. Quanto aos restaurantes temáticos existem 3, sujeitos a marcação (esta é no próprio dia das 7h-10h), nós fomos ao Asiático e ao Steak house, o mexicano não fomos porque não gostamos muito da comida.

2º Dia
No nosso 2º dia acordámos as 4:30h da manha, pois tínhamos os sonos todos trocados e não conseguimos dormir mais, assim aproveitamos para ver o nascer do sol na praia e verificar a questão das algas, que se confirmou, mas menos do que eu esperava.

Durante a manhã, funcionários do Hotel estivaram a fazer trabalhos de limpeza na praia. À tarde o mar estava com a água super quentinha e a praia apresar de ter a água um pouco turva relativamente a a outros dias estava aquele azul que ansiávamos.

Devo dizer que nem todas as praias estiveram assim, vi fotos de pessoas noutros hotéis que tinham mais de 6 metros de algas e era impossível ir ao mar!

3º Dia
Aqui começou a nossa saga das excursões 3 dias seguidos, foi a nossa opção assim, de forma a deixarmos os últimos dias para descansar, e sinceramente penso que foi a melhor opção!!
Assim sendo, neste dia fomos fazer a Tour Chichén Itazá, Maya ecopark Hubiku (onde podemos ver um cenote, o museu Tequila e uma aldeia típica maya), as viagens já iam reservadas de portugal e a operadora foi a Alestal, agência local (preço por pessoa - 39 usd)
Esta viagem começou com muitos contratempos, o ponto de encontro foi a 700 metros do hotel, havia muitas pessoas para vários destinos o autocarro chegou um pouco atrasado e depois nós não constávamos das listas, contudo entramos e passado alguns minutos de viagem o autocarro parou e a senhora que estava a coordenar a viagem pediu-nos para sairmos, pois não tinha lugar para irmos, nós saímos bastante indignados e pegamos num táxi e fomos à Alestal, que já sabia do sucedido, eu estava muito irritada....ao perceber o que se passou tentei compreender a situação......resumindo nós realmente não constávamos daquela lista pois o autocarro em que deveríamos ir tinha tido um acidente...eles perante a situação levaram-nos ao encontro desse mesmo autocarro, pagaram-me o Táxi e pediram muitas desculpas.....ao chegar novamente ao autocarro todos se riram de estarmos a voltar....andamos uns km e trocamos para uma carrinha de 12 lugares, junto com outras pessoas que se encontravam na mesma situação, o que até foi bom porque a viagem é mais rápida em veículos mais pequenos e com grupos menores. Após esta confusão tudo correu muito bem....o guia era maya e falava inglês e espanhol, mas percebe-se muito bem!

Aproveitamos para trazer alguns requerdos de Chichen-itza pois é onde se conseguem fazer melhores negócios, tudo tem de ser negociado... :)
4º Dia
Tour Isla Contoy e Isla mujeres (preço por pessoa 80usd+10usd de imposto local)
Este tour também pela operadora Alestal correu super bem, foram buscar-nos a hotel, foram super pontuais, fomos numa carrinha pequena e bastante confortável. Ao chagarmos ao porto deram-nos um lanche e partimos de barco para o recife coral onde fizemos Snorkeling. Adoramos!!!

Estivemos cerca de 40 min no recife, nós levamos o nosso equipamento de snorkeling, mas eles fornecem a quem não levar, vimos imensos peixes e um tubarão (daqueles vegetarianos)...mais uns 40 min de barco e chegamos à isla Contoy , onde podemos desfrutar da maravilhosa praia e onde almoçamos...deixo-vos algumas fotos.....
.


Por fim partimos em direção à isla Mujeres que apesar de ser bonita, tem muita gente e a praia está muito cheia....Esta excursão repetiria de certeza se voltasse ao México, adorei...

5º Dia
Tour Tulum + Coba + Cenote (preço por pessoa - 59 usd)
Tal como no dia anterior foram-nos buscar ao hotel, até tulum foi cerca de 1h de viagem, adoramos, foi muito bonito, apesar do calor que fazia.



Depois de Tulum e durante a viagem tivemos direito a lanche e águas ...a paragem seguinte foi a praia Paraíso, que estava cheia de algas mas mesmo assim, dava para ir ao banho...

Após esta pequena paragem seguimos rumo a Coba, onde paramos para almoçar no caminho, o restaurante era típico mexicano, nós não gostámos muito, mas porque não gostamos da comida mexicana, mas estavam umas espanholas connosco que comeram bastante... :)

Após o almoço fomos à Zona Arqueológica de Cobá, vale a pena ir....poderíamos ir até à pirâmide de bicicleta ou em triciclo, mas optamos por ir a pé...são cerca de 2 km, mas faz-se num instante, podemos desfrutar da natureza e de outros monumentos durante o percurso.

Após a fantástica vista do cimo de Cobá o pior foi descer...já que tenho um pequeno problemas com as alturas....
Continuamos a viagem até a mais um cenote na região...

No local do cenote encontrei 2 fosseis, um de uma concha e outro de um búzio.

Nos restantes dias aproveitamos o hotel, que era excelente e a praia, à noite fomos duas vezes à Playa del Carmen e à 5ª avenida...

No regresso a viagem foi tranquila, apesar do cansaço....tencionamos um dia voltar pois o México tem tantas coisas para fazer....fizemos as nossas opções de viagens...foram 3, que até foram muitas para uma semana...mas não nos arrependemos...
Deixo algumas notas que acho importantes:
- Não se preocupem com o tempo, a previsão para a semana que fui era de apenas um dia de sol....no entanto nunca choveu;
- A Alestal apesar do que aconteceu resolveu o problema e até me pagou o que gastei com o táxi....todavia a alestal, tal como quase todas as operadores contratam uma operadora maior, ou seja, eu fiz excursões em conjunto com pessoas de várias operadoras, variam apenas os preços (para terem a noção encontramos pessoas que fizeram as viagens comigo a um preço muito superior ao que eu paguei).
- As excursões paguei em dollar que trouxe de portugal, o restante dinheiro troquei por pesos no hotel...pois é mais fácil para negociar nas compras;
- Achei muito seguro sair fora do condomínio;
- As algas vão aparecendo, mas no caso do nosso hotel como podem ver era tranquilo, na isla contoy e isla mujeres não à nem uma alga;
- Levem um bom protetor (50+), after sun e repelente de mosquitos, nós gastamos quase tudo;

Tenho de dizer que conhecemos pessoas fantásticas durante a nossa viagem e permitiram que esta ainda se torna-se mais especial.
Espero que tenham gostado do report e que ajude a quem tencione visitar o México, pois para mim as vossas partilhas foram essenciais para que a nossa viagem se tornasse inesquecível.

Já estamos com saudades!:p
 

LUCIAA_GARCIAA

Membro Novo
Neuza muito obrigada pelo report! Vou para o mesmo hotel em setembro e é sempre bom saber a opinião de outras pessoas que lá estiveram recentemente! :) Espero aproveitar tambem!
 

Mariana Marques

Membro Conhecido
Muito obrigado Neuza pelo report :) Adorei ...
Estou ansiosa que chegue Setembro.
Quanto ás excursões estou a pensar fazer as mesmas que tu menos Coba , fazer TUlum por mim apanhando um colectivo e também pela alestal. :D
 

Daniela Carvalho

Membro Ativo
Olá Neuza, gostei imenso do teu report!
Vou em Setembro para o mesmo Hotel e é bom saber que gostaste! Já agora qual o bloco de quartos que aconselhas?
Voltando ao report, foi bom ver que até não apanhas-te muitas algas, pois para quem vai esta situação está a dar muitas dores de cabeça! :confused: Quanto as excursões também vou pela Alestal e vou fazer as mesmas tirando Coba e Tulum vou por minha conta!
As fotos da Contoy são maravilhosas...
Obrigada pela partilha :):D
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabéns pelo exelente report:)
Saudades do México, relembrei aquelas prais mas sem algas :) mas são sempre bonitas.
Só uma duvida, como e aonde pagas-te as excursões tipo foi no dia delas, tiveste que ir a Alestal mesmo?
Obrigada pela partilha;)
 

Lipe

Membro Conhecido
Gostei do teu report.. claro e sucinto! Adorei aquela foto da baía.. penso que da Isla Mujeres! Brutal!
México tem mesmo muito para ver e acabamos por nem disfrutar do hotel em TI (que também já pagámos).
Quando estive no México, também saí várias vezes até à Playa del Carmen e foi tranquilo. Tanto a pé como de taxi.
Fomos a Playa Maroma e Xcaret e a Cancun.. e se fossem 2 semanas, mas sítios iriamos :)
Obrigado pela partilha
 

PatMagui

Membro Ativo
Parabéns pelo report. Eu fiquei em Cancun, mas é sempre incrível recordar o México. Um dos sítios que mais gostei de visitar!
 

_Marafado_

Membro Conhecido
Parabéns pelo bom report, deu para recordar alguns sítios onde fui e deu para descansar o pessoal que vai para o México e tá com medo das algas, pelo que vi não teve assim tão mal quanto isso.
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Maravilhoso México!! Saudades e muita vontade de lá voltar! E essa praia, tantas banhocas eu tomei aí! :p
Fui a quase todos esses lugares e é tão bom relembrar... Quanto ao clima, é sempre uma sorte, e eu já nem me preocupo em ver o tempo... Quando fui tinha passado um furacão por lá uns dias antes e no entanto apanhei um dia de chuva...
Ainda bem que gostaste e aproveitaste, o México é realmente um dos melhores destinos de férias do mundo!! :)
 

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá :)
muito obrigada pela partilha.
Ainda bem que apanharam a praia, em razoável estado. Assim já não ficaram tão desiludidos. ;)
Também fiz as excursões pela Alestal, e gostei muito do serviço, como vocês não gostamos muito do restaurante mexicano na excursão.
Que maravilha em recordar o México :D
ai que maravilha de fotos da ilha Contoy (numa próxima visita pretendo visitá-la)
Boas viagens :)
 
Parabéns pelo exelente report:)
Saudades do México, relembrei aquelas prais mas sem algas :) mas são sempre bonitas.
Só uma duvida, como e aonde pagas-te as excursões tipo foi no dia delas, tiveste que ir a Alestal mesmo?
Obrigada pela partilha;)
Olá Cristina, eu reservei e tirei todas as dúvidas das excursões através da net e apenas paguei no dia. No dia que chegas deves mandar um email ou ligar à operadora a dar o número do teu quarto e a confirmar a reserva....boas férias, qualquer dúvida que possa ajudar estás à vontade!

Ainda bem que gostaram do report, foi o meu primeiro aqui no forum, mas para mim foi importante retribuir com o meu melhor, pois os reports dos colegas que já foram ao México foram muito importantes para a minha viagem. Por isso agradeço a todos!

Olá Neuza, gostei imenso do teu report!
Vou em Setembro para o mesmo Hotel e é bom saber que gostaste! Já agora qual o bloco de quartos que aconselhas?
Voltando ao report, foi bom ver que até não apanhas-te muitas algas, pois para quem vai esta situação está a dar muitas dores de cabeça! :confused: Quanto as excursões também vou pela Alestal e vou fazer as mesmas tirando Coba e Tulum vou por minha conta!
As fotos da Contoy são maravilhosas...
Obrigada pela partilha :):D
Olá Daniela, eu tive sorte, não foi necessário pedir outro quarto, porque o que me foi atribuído era muito bem localizado, pois fiquei no segundo andar e no bloco 2, que fica entre a praia e o loby, fica mais ou menos a meio de tudo!! Mas fica aqui o mapa para poderes consultar....beijinhos
 
Última edição por um moderador:

Rui Araujo

Membro Conhecido
Bom Report , gostei bastante!
Essa praia e qualquer coisa, e estar a beber um copo a noite em frente a ilha de cozumel com uma brisa quente é algo fenomenal.
Notei que não foram a nenhum parque , mas fica para uma próxima! Agora tem ai uma falha grave, faltou uma ida a Mandala e a CocoBongo :rolleyes: ah e a discoteca do Riu Tequila :p
A isla contoy pela fotos é algo de fabuloso, nunca la fui , ja estive na isla mujeres a andar de carrinho de golfe .
Eu não acho a comida Mexicana muito diferente da nossa, tem mais salsas e picantes , usam a tortilha mas tem carne, peixe, arroz , saladas , feijoes . mas se tentam um pincantes daqueles, ui ui.
Obrigado pelo report
 

lopest14

Membro Novo
Boa tarde!

Gostaria de saber se no Riu Yucatan as tomadas são como as europeias, ou é preciso adaptador.

obrigado!
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Olá Neuza,
Obrigado por me fazeres recuar 10 anos... tens aí locais por onde passei, ai que saudades e outros que quero conhecer, com muita urgência :D .
Parabéns pelo Report.
 
Top