Novidades

[Report] Panteão Nacional de Lisboa by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
O PANTEÃO NACIONAL

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1334_zps2f94c6ce.jpg


O monumento situa-se no local de uma primitiva igreja, erguida em 1568 por determinação da Infanta D. Maria, filha de Manuel I de Portugal, por ocasião da criação da antiga freguesia de Santa Engrácia.
Essa antiga igreja, severamente danificada por um temporal em 1681, foi alvo de constantes modificações e alterações, de tal modo que hoje nada resta dela.

A primeira pedra do actual edifício, o primeiro em estilo barroco no país, foi lançada em 1682. As obras perduraram tanto tempo que deram azo à expressão popular "obras de Santa Engrácia" para designar algo que nunca mais acaba.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_1_zps6a8b63a2.jpg


Fundado na 2ª metade do século XVI, o edifício foi totalmente reconstruído pelo arquitecto João Antunes.
Embora nunca chegasse a abrir ao culto, conserva, sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave, animada pela decoração de mármores coloridos, característica da arquitectura barroca portuguesa.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1418_zpsa70121fc.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1374_zps7c6b7494.jpg


A igreja só foi concluída em 1966, 284 anos após o seu início e passou a ter a função de Panteão Nacional a partir de 1916

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1370_zpsd09944e6.jpg


Como Panteão Nacional abriga os cenotáfios de heróis da História de Portugal, tais como D. Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Vasco da Gama ou Luís Vaz de Camões.

Para os que não sabem um cenotáfio é um memorial fúnebre erguido para homenagear alguma pessoa ou grupo de pessoas cujos restos mortais estão em outro local ou estão em local desconhecido.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1360_zps05876da0.jpg


No caso especifico do Panteão Nacional ,as urnas que se encontram sob a impressionante cúpula, , nenhuma delas possui no seu interior os restos mortais pois D. Nuno Álvares Pereira encontra-se sepultado na Igreja do Santo Condestável em Lisboa ,o Infante D. Henrique está no Mosteiro da Batalha em Leiria , Pedro Álvares Cabral está na Igreja da Graça em Santarém , Afonso de Albuquerque está no Convento da Graça em Lisboa e Vasco da Gama e Luis Vaz de Camões estão ambos no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1373_zps30dc6e69.jpg


Nas capelas laterais estão outras ilustres personagens da história portuguesa. Maioritariamente são antigos Presidentes da República e alguns escritores . As excepções a estes casos são Humberto Delgado e Amália Rodrigues.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1376_zpsefa05055.jpg


Uma outra atracção do Panteão é a possibilidade de subir ao Zimbório e aos terraços.
A subida ao Zimborio é feita por escadas e são 3 pisos até ao topo . A meio da subida existe uma zona chamada Coro Alto donde se pode observar de frente todo o altar mor da Igreja agora Panteão. As janelas laterais permitem diferentes observações do Monumento

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1383_zpsc579a6d5.jpg


No final da subida e já no círculo do Zimbório , cada visitante tem a merecida recompensa deste pequeno esforço.
Olhando para o topo , temos bem perto de nós , quase a poder tocar a fantástica Cúpula

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1388_zps00e4c1e1.jpg


As vistas desde o topo do monumento são fantásticas. Dali pode-se observar com facilidade as distintas colorações do chão de mármore que cobre o edifício.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1406_zps79af5f5d.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1390_zps09bb80d1.jpg


Elemento referencial no perfil da cidade e oferecendo desde o terraço pontos de vista privilegiados sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo, está classificado como Monumento Nacional.

ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1398_zpsf958e7a5.jpg


ai1281.photobucket.com_albums_a514_JoaoMarquesComino_IMG_1396_zps2b006f28.jpg


Portugal será dos poucos países no Mundo que possui dois monumentos com a designação de Panteão Nacional.

O estatuto de Panteão Nacional foi reconhecido ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em Agosto de 2003, pela presença tumular dos dois primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e Sancho I . Esse estatuto, agora repartido, aplica-se aos dois monumentos, sendo que a designação de Panteão Nacional referente à Igreja de Santa Engrácia não deverá aplicar-se de forma absoluta.

Para terminar o Panteão Nacional em Lisboa pode ser visitado aos domingos entre as 10.00 Hrs e as 14.00 Hr de forma gratuita. Todos os outros dias da semana ( excepto á 2ª feira ) o custo é de 3 Euros por pessoa

Faça férias cá dentro e divirta-se a ver os nossos fabulosos monumentos.

Divirtam-se

João Paulo
 
Última edição por um moderador:

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá João

Ora aí está, mais um interessante Report teu :).
Aprendemos sempre alguma coisa contigo.

Cumprimentos
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Muito bom! Excelentes fotos.

Um dia destes vou explorar Lisboa com a visão de turista e não "a trabalho".

Realmente Portugal tem um património histórico e cultural imponente.

Parabéns João e obrigado pela divulgação.
 

rum

Membro Conhecido
Um report diferente do que estou habituado (se calhar há mais reports deste aqui no portal e eu é que não sei). Muito bom e interessante. Sem ser aborrecido e chato deves ter dito quase tudo.

Não sou de Lisboa, mas sempre fui da grande Lisboa e vou lá todos os dias... e acho que nunca passei à porta do Panteão. Sei que ele existe sei identificá-lo quando o avisto de algum local da cidade... mas desconheço-o por completo :blush:
 

JJPPMM

Membro Conhecido
toly disse:
Belas fotos e excelente report.
Obrigado por me dares a conhecer a minha cidade.
Olá Toly

Acredita que em Lisboa existem lugares fabulosos e que muitos de nós que sempre aqui vivemos , desconhecemos.
Eu já tenho alguns anos e sempre morei em Lisboa e só agora visitei este monumento e outro que mais tarde mostrarei.
Levanta-te cedo aos domingos e aproveita para conhecer Lisboa á borla.
Abraço
J.Paulo
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha. Como lisboeta, é uma vergonha nunca lá ter ido...

Boas fotos e boa descrição :)
 

Maria33

Membro
Só agora vi este report e chamou-me a atenção precisamente porque já trabalhei no panteão há uns anos atrás, e concordo que está um bom report com informações essencias e boas fotos! até me deu saudades... ;)
 

Jet

Membro Ativo
Não fazia ideia de que se podia visitar gratuitamente!
Falha minha, nunca lá entrei. Obrigado pela dica.
 
Top