Novidades

[Report] Nova Iorque

RedRosa

Membro Novo
Olá a todos!

Peço desculpa desde já por não ter postado isto antes. Vida ocupada, avarias no computador, esquecimento... provocaram esta grande demora em deixar o meu report. Mas mais vale tarde que nunca, certo?

Fui a Nova Iorque em 2010. Era a minha primeira vez nos Estados Unidos.

A TAP estava com uma promoção na altura, portanto o voo de ida e volta custou-me 527€.


Dia 1 (sexta-feira) - Partida do aeroporto de Lisboa ás 11:30. Chegada a Nova Iorque ás 15:30 (hora deles). Primeira coisa a fazer:

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC00961.jpg


Eu estava exausta. Além do voo de 8 horas, demorei mais de 1 hora na longa fila dos Customs... para me tirarem a foto, as impressões digitais, fazerem raio-x á minha bagagem.

Comprei um metrocard "7-day unlimited pass" que custou 29 dólares. Só o comecei a usar no dia seguinte.

Comprei um telemóvel (o mais simples e barato que havia) na Radioshack por 20 dólares e carreguei-o com 10 dólares (dava para 200 minutos de conversação).

Entretanto eram 21:30. Jantei num Tex-Mex algures em Brooklyn. A minha mente exausta só registou que havia um Barnes & Noble do outro lado da estrada. Fui a um supermercado (mais tipo mercearia local) e comprei leite e cereais para o pequeno-almoço. Fui para casa.


Dia 2 (sábado) - Saí de casa ás 8 horas. Fui de metro até Port Authority (demorei cerca de 35 minutos), comprei um bilhete de ida e volta de autocarro (New Jersey Transit, carreira 111) para Jersey Gardens que custou 11 dólares. Apanhei o autocarro, viagem de 40 minutos e lá cheguei...

Jersey Gardens outlet mall.

Assim que entrei dirigi-me ao concierge (recepção), mostrei o meu passaporte e recebi gratuitamente um livrinho de descontos. Chamam-lhe "Licence to Shop".

Em Nova Iorque a roupa não tem taxas se custar menos de 100 dólares. De resto, tudo tem "IVA" de 8%. Mas em New Jersey NADA tem taxas. Além disso, no Jersey Gardens encontram-se muitas lojas que em Manhattan estão espalhadas pelos quatro cantos.

Passei o dia nas compras. Apanhei o autocarro de regresso ás 17 horas e fui para Port Authority. Aí fui a uma Duane Reade.

Em Manhattan é basicamente impossível encontrar supermercados... a coisa mais próxima que encontram é as Duane Reade. Mas aviso desde já que a variedade de comida vendida lá é mínima... batatas fritas, bolachas, sumos, etc. Fiz o cartão de cliente, porque sabia que ia visitar aquela loja muitas vezes.
Já agora... vão encontrar as Duane Reade a cada esquina em Manhattan... mas há pouquissimas em Brooklyn. Só vi uma lá.


Dia 3 (Domingo)

Quis evitar locais com muita gente. Fui à livraria Strand, à New York Public Library, caminhei por Times Square e passei em frente ao Rockefeller Center.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC00973.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC00989.jpg

(Bryant Park, atrás da New York Public Library)


Fui à Grand Central Station, dirigi-me a um quiosque de turismo e levantei imensos cupões de desconto. Foi a razão principal da minha visita lá. Nota: vocês vão reparar no quiosque para turistas, onde têm cupões e panfletos, dentro da Central Station... mas existe outro lá fora que tem alguns cupões diferentes (façam questão de ir aos 2)
Fui à BestBuy comprar um iPod novo, fui à Dunkin Donuts experimentar o café e almocei num restaurante chamado Red Lobster. De todos os sitios onde comi em Nova Iorque, esse foi o melhor (e tem uma longa fila de espera!).

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC00981.jpg

(Grand Central Station)
ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC00984.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC00994.jpg



Dia 4 (Segunda-feira)

Saí de casa ás 9h. Fui a uma department store mesmo em frente ao Ground Zero, a Century 21. É uma espécie de El Corte Ingles com grandes descontos. Comecei por comprar um kit de cremes para oferecer à minha mãe (custou-me 90 dólares) e quando me deram a factura disseram que me dava um desconto em qualquer compra que eu fizesse lá no Century 21 (acho que era desconto de 10 dólares).
Eles têm quase um piso inteiro só para malas... são milhares delas. É um sitio fantástico para comprar coisas de marca com grandes descontos (40, 50, 60%!). Realmente vale a pena visitar.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01019.jpg

(mesmo em frente ao Century 21... o Ground Zero. Estão a construir as torres do novo One World Trade Center, também apelidado de Freedom Tower)

Almocei na Wendy's. É como um McDonald's/Burguer King... mas melhor. Pelo menos gostei mais da comida lá. Gastei quase 7 dólares.

Depois de almoçar desci a avenida Broadway até ao cais e apanhei o Staten Island Ferry. É gratuito e passa minimamente perto da estátua da liberdade.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01024.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01027.jpg



Depois apanhei o metro e fui até ao Rockefeller Center. Subi ao observatório Top-of-the-Rock (custa 20 dólares, mas com um cupão de desconto ficou-me por 18 dólares). É ao mesmo preço que o Empire State Building mas não tem filas de espera. A vista é maravilhosa... se bem que no final achei ser dinheiro mal gasto. Ah... e temos de passar pelo detector de metais e mostrar as malas.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01031.jpg


Fui para casa. Os meus amigos levaram-me de carro a Coney Island (que não é ilha, como o nome sugere). Foi... uma desilusão. O parque de diversões estava fechado. A única coisa na zona era meia duzia de restaurantes (todos de comida frita).

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01050.jpg




Dia 5 (Terça-feira)

Chuva torrencial e vento forte. Tive de alterar os meus planos. Fui ao Brooklyn Botanical Garden, porque só é gratuito ás terças-feiras (não teve grande piada).

Decidi ir à sede das Nações Unidas. Apanhei o metro (a saída era pela Grand Central Station) e caminhei uns 10/15 minutos até lá. Dar as malas para revistar e passar pelo detector de metais, outra vez. Uma vez lá dentro fiquei meeeeesmo feliz. Há muito tempo que sonhava ir lá.
Há pouca coisa para ver lá gratuitamente. Para entrarmos realmente na zona interessante temos de pagar o tour, que se realiza de 30 em 30 minutos. Não é caro e vale a pena. Comprei o meu bilhete por 11 dólares (tive desconto mostrando o meu ISIC - International Student Identity Card). A minha tour só começava daí a 2 horas, portanto tive de esperar.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01075.jpg

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01069.jpg


Vi a famosa sala das nações unidas, onde líderes de vários países se reunem. Infelizmente estavam em reunião, portanto não pudemos passar lá muito tempo, nem pudemos tirar fotos à sala.

awww.september11news.com_Nov10ABushUN4.jpg

(imagem tirada da net, da sala de conferências)

Devo mencionar também que em dias de chuva eles tiram e guardam as bandeiras. Portanto o edificio visto de fora não tem piada nenhuma sem bandeiras.


Dia 6 (Quarta-feira)

O dia em que mais andei a pé. Não chovia, mas o céu estava um pouco nublado. Fui à procura de um restaurante perto da Brooklyn Bridge, que tinha boas reviews no tripadvisor. Caminhei por imensas ruas e pedi indicações, mas custei a lá chegar (e no final era muito simples!). É o Grimaldi's! A pizza é deliciosa e gigante (a pequena é maior do que as nossas familiares). Só consegui comer metade, trouxe o resto numa caixa.
A pizza pequena + uma bebida custou-me 21 dólares. Dei 25 dólares, com a gorjeta. Devo dizer que esta refeição dava para duas pessoas comerem bem. Planeio voltar lá no futuro!

Após me encher de pizza deliciosa fui atravessar a Brooklyn Bridge.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01079.jpg

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01078.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01076.jpg

(reparem na fila de pessoas à porta do restaurante)



Muito agradável! Depois fui ao Metropolitan Museum of Art / MET. Aquilo é mesmo gigante! Paguei 1 dólar para entrar. Também insistem em nos revistar as malas ao entrar.
Tinha planeado ir a outro museu, mas já não tive paciência.

...
 

RedRosa

Membro Novo
ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01087.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01088.jpg




Dia 7 (Quinta-feira)

10h. Fui a South Street Seaport. É um local muito bonito para visitar. Parece um oásis em Manhattan.

Fui à loja da TKTS -- bilhetes para a Broadway com grandes descontos. Passei cerca de 1 hora de pé na fila, sob o sol escaldante. Comprei um bilhete para o "Fantasma da Ópera" por 80 dólares (custava 160 sem desconto). Havia bilhetes mais baratos, mas era para outros espetáculos.

Almocei no Burguer King lá perto.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01100.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01101.jpg



Depois de almoçar fui à 14th street. É uma boa zona para fazer compras, tem imeeeensas lojas. Mas bem que demorei a percorrer aquilo tudo!

Por fim ver o Harlem... que é pouco interessante.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01107_1.jpg


E por fim fui ver o Fantasma da Ópera nessa noite!

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01109.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01117.jpg


Times Square à noite é absolutamente lindo!

Em relação ao Fantasma da Ópera... achei que a versão da Broadway está pior do que a de Londres. Arrependi-me de gastar tanto dinheiro nisso. Mas ver um musical na Broadway é uma experiência única na vida, suponho.


Dia 8 (Sexta-feira)

Os meus pés estavam cheios de bolhas e eu estava sem disposição para ver mais museus. Fui ver lojas na 34th street, depois desci a avenida e fui até à Macy's. Mais uma loja enorme! As coisas não são tão baratas lá, mas se procurarmos bem até se encontram bons preços em algumas coisas. Um par de calças Levi's custou-me 30 dólares. Depois desci ainda mais a avenida porque SUPOSTAMENTE o Loehman's não era longe... mas não o encontrei e cansei-me de procurar. Não me lembro do que fiz no resto do dia.

Dia 9 (Sábado)

Primeira vez que tomei o pequeno-almoço num café/restaurante lá. Comi panquecas de abóbora com nozes e bebi chocolate quente. Delicioso!

Fui a Chinatown! Visitei imensas lojas e comparei os preços. É o melhor sitio para comprar tralha para oferecer. Vê-se turistas por todo o lado com aquelas t-shirts a dizer "I love NY". Lamentei imenso ter deixado Chinatown para o último dia. Da próxima vez que for a Nova Iorque planeio ir a Chinatown nos primeiros dias. Foi o único sitio onde vi comida saudável a ser vendida... peixe, fruta, vegetais.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01123.jpg


ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01124.jpg


Depois fui para casa, fiz as malas e levaram-me ao aeroporto. Almoçámos por lá e fui à free shop. Fiquei desiludida porque haviam poucas lojas.

Comentários de conclusão...

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01005.jpg


Ao escrever isto parece que vi pouca coisa, mas a verdade é que todos os dias saía de casa bem cedo e passava o dia todo a dar corda aos sapatos. Nos últimos dias, ao final da tarde, começavam-me a doer imenso as pernas.
Não coloquei aqui todas as fotos, mas fica o essencial. Não tirei muitas fotos porque queria passar despercebida, não queria revelar-me como turista. Além disso eu andava sozinha a maior parte do tempo, logo não tenho quase nenhumas fotos de mim mesma. xD
Eu planeei bem o que queria fazer, antes de ir para lá. Vi o preço das coisas, vi direcções no google, planeei o itinerário de cada dia. Fui um pouco ambiciosa e no final acabei por não conseguir visitar alguns museus que queria (com o MoMA ou o American Museum of Natural History). Mas já tinha decidido que ia visitar esta cidade mais do que uma vez, portanto fica para a próxima.
É possível que me tenha esquecido de alguma coisa neste «relatório». A memória não é impecável.

ai2.photobucket.com_albums_y5_algelic_Personal_DSC01029.jpg


Um recurso muito útil foi o "Nova Iorque para Mãos-de-Vaca". Li as dicas todas e apontei o essencial.

O que planeio ver na próxima viagem:
- Museum of Modern Art (MoMA)
- American Museum of Natural History
- Percorrer o Central Park (só o vi de fora)
- Passar mais tempo em Chinatown
- Ver Japantown e Little Italy

... e muitas outras coisas que não me lembro de momento.


THE END
 

mokas

Membro Conhecido
Olá! Belo report.

Obrigada por partilhares esta experiência única, com dicas úteis para quem planeia visitar esta cidade. Aqui está NY numa versão lowcost para quem pretende gastar pouco dinheiro.


Cumprimentos,

Mónica
 

Bee

Membro Conhecido
Olá,

Ainda bem que vieste cá contar como correu. Mais vale tarde que nunca.
Obrigado por partilhares a tua experiencia e as fotos...

NY está sem dúvida no topo da minha lista... quem sabe um dia... até lá divirto-me com reports como o teu.
Obrigado mais uma vez!
 

Armageddon

Membro
Estes reports só me dã povontade de ir ate la :) Ainda nao tivbe oportunidade, mas definitivamente é um dos sitios a ir.
 
Top