Novidades

[Report] Marrocos 2023 - Hotel Iberostar, Saidia

Gonçalo Martins

Membro Ativo
Bom dia viajantes!

Este ano decidimos fazer as nossas férias em família em Marrocos (por diversos motivos, nomeadamente a vontade de descansar e não nos preocuparmos com as responsabilidades quotidianas habituais), e tendo em vista o orçamento que tínhamos, Marrocos foi a escolha.
As espectativas eram médias, lê-se muita coisa, e muitas vezes divergente, pelo que a cautela e o "relevar" era a palavra de ordem.

Como sempre, marcámos pela Bestravel (agência de Coimbra).

Voo pela Ibéria no dia 2 julho, aeroporto do Porto, tudo normal.

Voo carregado de tugas, malta a falar como se tivessem na sala de casa, coisas pelo ar, putos aos berros, enfim... a toirada normal destas situações. Chegada a Oujda um pouco antes da hora prevista.

Recebidos pelo operador turístico à saída do aeroporto, pela frente 1 hora de caminho até ao hotel, e as férias a começarem e a fasquia a começar a elevar-se. As cores, os locais, as pessoas, isto através do vidro sujo e quente do autocarro.

IMG_20230702_161309_edit_398670769906352.jpg

Melancias de metro vendidas por todo o lado

IMG_20230702_161549_1_edit_398763675750088.jpg


IMG_20230702_162650_1_edit_398995715062553.jpg

Posto da polícia fixos, na berma da estrada

IMG_20230702_162707_edit_399120086531805.jpg

Lojas de cacos... muitas lojas de cacos.

IMG_20230702_164811_1.jpg

As lombas nestas estradas são um pouco diferentes das nossas. Existem "delimitadores de velocidade" deste tipo em vários locais. É garantido que a malta anda devagar aqui...

IMG_20230702_164512_edit_399206940566166.jpg


A fronteira.

Ao longo da semana, fomos ouvindo histórias de separação e da vontade dos reencontros, da hostilidade e das vontades de ambos os povos. Quando os governantes não se entendem, é sempre o povo que paga. Pelo que ouvimos dos locais, é mais um destes casos.

A fronteira com a Argélia encontra-se fechada, e as relações entre ambos os países muito limitadas. A presença militar é constante, e o arame farpado de um lado, e o fosso de 3 metros do outro, indicam que ainda haverá um caminho a percorrer, até que a vontade de ambos os povos prevaleça. Há algo de... comum.. de familiar, quando se fala abertamente com uma pessoa marroquina. Há algo que nos liga. Não sei o que é, mas irei continuar a tentar perceber, com certeza.

Chegada ao hotel, a presença policial (normalmente 2 polícias e um carro "anti-motim) estão no acesso ao resort. Pelo que percebi, é o mesmo nos restantes resorts da zona.

Recebidos pelos funcionários do hotel numa sala, incluindo a sub-gerente do hotel que é a Sara, uma portuguesa que trabalha há vários anos no grupo, que é muito simpática e gosta de ajudar. Check in feito de forma rápida, parabéns pela organização.

O Hotel:



IMG_20230703_224136.jpg


IMG_20230703_210357.jpg


Não tenho grandes fotos do hotel, porque também não há grande coisa para ver. Existe muita foto na net, para quem quiser.

O Iberostar é um hotel normal, para este contexto. Nem novo nem velho.. nem grande nem pequeno. Bonito em alguns locais, mas nada de especial. Não há grande coisa a dizer, honestamente.

Na receção trocam euro por dirham (moeda local), mas não o contrário. A taxa é normal.

A piscina principal é uma confusão, quem gosta de "animacion" está lá bem. As outras são relativamente calmas.

A praia é bonita e limpa, água quentinha, existe animação (voleyball normalmente) mas ou se vai de madrugada, como quem vai à carne ao Pingo Doce ao sábado de manhã, ou não há sombras disponíveis nos horários em que a sombra é necessária. Utilizámos muito pouco a praia, infelizmente, pois esquecemo-nos dos chapéus de sol em Coimbra...

A equipa de animação é excelente, para quem gosta de animação. Já li comentários que é fraca, mas suponho que a partir de julho a coisa mude, pois havia animação de manhã até à noite, na piscina, bares, sala de espetáculos, etc... são todos muito simpáticos, metem-se com as pessoas, para quem gosta é muito bom. De minha parte, estavam bem era quietos, mas isso sou eu que sou velho e rabugento.

O pessoal é genericamente muito simpático.

A limpeza do quarto foi EXCELENTE! Foi esta a nossa experiência. Extremo cuidado, ótima limpeza, trocavam as toalhas do quarto todos os dias. Eu nem sou disso, mas fui à receção fazer um elogio formal ao profissionalismo das pessoas. No resort, a limpeza também é muito boa, de manhã andam sempre a lavar tudo.

Os bares... o buffet... enfim, vou tentar ser meigo.

As bebidas incluídas no TI são más. Já estive em 7 resorts desde as caraíbas, ilhas espanholas e maldivas, e é do pior. Os senhores que lá estão a trabalhar são pouco conhecedores do ofício, ou arrogantes (principalmente os da noite). Há quase sempre filas para pedir uma bebida... enfim, é mau demais para não se mudar alguma coisa.

O Buffet é o mais limitado e desorganizado onde já estive. A variedade é pouca, a qualidade é fraca, a quantidade é... triste de ver. Fruta, por exemplo. Havia sempre melancia a toda a hora. Para quem fosse na primeira hora, havia melão, às vezes laranja, às vezes pêssego, ameixas, umas maçãs... e está feito. Se me dissessem, antes de ir para lá, que neste buffet não havia banana ou ananás por exemplo, eu diria que estavam a gozar comigo.
O local onde está o buffet é apertado, há encontrões por todo o lado, filas... enfim.

As pessoas no buffet...
É difícil despir o papel de europeu ocidental, que gosta de comer a comida do prato e de não sujar a mesa, cadeira, chão e as mesas do lado. Mas tenho de dizer que é uma experiência... inquietante, ver alguns frequentadores do resort a comer. A levar 4 e 5 pratos cheios de comida para a mesa, deixar metade sem sequer lhes tocar (para os empregados depois levarem para o lixo), e deixarem as mesas e o ambiente em redor cheio de comida, como se tivesse passado ali um javali. E pronto, tenho dito. Permitam-me não me adiantar mais no assunto, mas nunca tinha visto tal, em lado nenhum. E isto aconteceu todos os dias, em todas as refeições, numa parte considerável das mesas.


Relativamente às férias propriamente ditas, as visitas que fizemos foram excelente experiências.

Saidia,

Alugar o taxi do hotel (o motorista é extremamente simpático, e prestativo) é barato e um excelente meio a lá chegar. São 10 minutos, e consegue-se contactar com alguma realidade marroquina a sério (apesar da cidade ser basicamente um posto balnear).

IMG_20230708_115110.jpg


Homens (e sempre só homens) tilintam chaves o dia todo, para saberem que têm casas para alugar.

IMG_20230708_115352.jpg




IMG_20230708_121135.jpg


IMG_20230708_130028_edit_506474961968547.jpg


IMG_20230708_125721.jpg


Mercado pequeno, mas interessante de se visitar. Parte velha com alguns recantos bonitos, gentes simpáticas e acolhedoras, praia grande mas interessante de se visitar.

Para arejar do resort, é uma boa opção.


A famosa Marina fica perto do hotel, cerca de 3km, caminhada que se faz muito bem pela praia, ou mesmo pelo calçadão (não escolher a hora de calor para ir pelo calçadão!).

Espaço bonito, com muitas lojas fechadas mas vale a pena ir. Eu fui 4 vezes, só para sair do resort. Tem um supermercado com tudo (menos bebidas alcoolicas...), mas não aceitam euros.



IMG_20230704_110817.jpg


IMG_20230704_110842.jpg


Já agora, fica aqui a minha observação: os marroquinos não se deitam em toalhas na areia. Não vim um homem, mulher, criança, deitado no chão em toalhas. Vão para a praia para se sentar em cadeiras de esplanada, mesas à frente, conviver, estar em família, comer (muito, sempre) e beber (água, pouca...).


IMG_20230704_112017.jpg



IMG_20230704_112055.jpg


Fica a faltar a viagem a Oujda com guia, que foi o ponto alto da semana, mas como não dá para colocar mais fotos, depois faço outro report só com essa saída... fintar as regras :)

Em suma, foi uma viagem em família que correu muito bem, por diversos motivos, mas o principal foi as pessoas. Os marroquinos são pessoas incrivelmente simpáticas, de forma natural. Isso foi muito fácil de perceber, fora do hotel. Em diversos locais e contextos, em que não existia interesse nenhum (comercial ou outro), foram extremamente simpáticos e prestáveis connosco. Povo de sorriso fácil, com um calor natural para quem chega. Povo de hábitos e tradições muito diferentes dos meus, o que por vezes choca, outras vezes atrai, mas fica a vontade enorme de voltar a apanhar um avião, para conhecer mais acerca deste país.

IMG_20230709_153927.jpg



IMG_20230709_153736.jpg
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Só conheço Marrocos fora do contexto de resorts e vale realmente a pena!
É como dizes, povo muito simpático e prestável excepto se quiserem vender algo :)
Força para esse regresso pois certamente vai surpreender.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Obrigado pela partilha! Partilho da mesma opinião do povo marroquino, quando estive por lá, foram impecáveis!

Boas viagens ;)
 
Top