Novidades

[Report] Gran Bahia Principe Riviera Maya - Maio 2012

Quão útil foi este report no planeamento da sua viagem?


  • Total de eleitores
    32

AMR

Membro Ativo
Caros viajantes,

A melhor forma de agradecer aos utilizadores do Portal das Viagens (PV) pela ajuda dada aquando do planeamento de uma viagem é, após a mesma, deixar aqui um report para que, eventualmente, possa ajudar outros utilizadores no futuro.
Desta forma, decidimos escrever este testemunho após a nossa viagem à Riviera Maya.

Hotel: Gran Bahia Principe Tulum
Período: 7 de Maio a 14 de Maio (7 noites)
Operadora turística: Soltour
Agência de viagens: Top Atlântico – Centro Comercial Colombo, Lisboa

O planeamento: o PV foi o maior contributo para planear a minha viagem. Só comecámos a ler o PV após a reserva do hotel, pelo que o objectivo foi recolher informações para a elaboração de excursões e percursos e recolher diversas informações úteis acerca do México. Optámos por reservar, por email, duas excursões pela Alestal com a Carmen Goncalez. Acordámos um preço pelo ‘pack’ Chichen Itza e Xcaret (45$ + 119$). Optámos por levar dólares pois, como temos um familiar a trabalhar num banco, a taxa de câmbio foi bastante favorável.

A viagem: Lisboa – Cancun, companhia aérea Orbest. Airbus A330 com capacidade para 338 passageiros, com disposição de lugares 2x4x2. Do que vimos, foi praticamente completo. Viagem longa para Cancun, cerca de 10H30M, mais do que inicialmente previsto. Pessoalmente, deixou-nos exaustos. Nem mesmo o entusiasmo pelas férias nos ajudou a suportar a viagem. O serviço da Orbest é bastante razoável. O check-in decorreu sem intercorrências, durante o voo foram prestáveis, com o habitual momento de duty free e venda de snacks. Vendem auriculares para a rádio do avião e filmes transmitidos por 3€ (para o caso de alguém levar auriculares normais, servem para o mesmo efeito). Transmitiram os filmes ‘In Time’ e ‘Rise of the Planet of the Apes’.

Chegada a Cancun: um calor imenso, bastante diferente do de Portugal. No primeiro impacto é difícil fazer uma respiração profunda mas com o passar do tempo acabamos por nos habituar. Dirigimo-nos aos senhores da Soltour que nos indica o autocarro que vai fazer o transfer para o hotel. Se largarmos as malas um segundo lá vem um senhor carregá-las a troco de uma pequena gratificação. Desaconselhável: comprar água à saída do aeroporto - 50 mL = 4$

Aeroporto Cancun - GBP: num autocarro identificado com os hotéis do GBP, a viagem demora cerca de 90 minutos. O GBP é um dos complexos mais longe do aeroporto. Pelo caminho, dá para conhecer as entradas de diversos hotéis junto à estrada. Aqui já se denota o final do sol precoce no território mexicano - são 19h e o céu já está bastante escurecido. Durante o percurso um representante da Soltour dá as boas-vindas, explicado diversos aspectos e enaltecendo o encontro do dia seguinte. Segundo ele, é para falar acerca de "seguro médico, detalhes do dia de saída e... as magníficas excursões que podemos fazer pela Soltour".

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01108640x480_1.jpg

Autocarros GBP

Chegada ao GBP: primeiro impacto: "isto é enorme". Lobby enorme, bebidas à chegada, "Hollas" sorridentes. Check-in sem problemas. Alugámos o cofre à chegada (50 pesos/dia). A ida para o quarto é realizada através dos pequenos carrinhos que circulam constantemente.

O quarto: acolhedor, de cores vivas, bastante espaçoso mas sem grandes luxos. Resumidamente, serve (muito) bem para umas férias. O cofre NÃO é grande. Não nos pareceu que coubesse, por exemplo, um iPad ou um portátil. Utilizámos para guardar os telemóveis, passaportes, carteiras e máquina fotográfica. Devido a um pequeno problema relacionado com a vista do quarto, tivemos duas noites num quarto (Villa 10) e as restantes noutro (Villa 15).

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01117640x480.jpg

Quarto

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01127640x480.jpg

Cofre

GBP Tulum: no planeamento da viagem tivemos que escolher entre o GBP Akumal e o Tulum. Actualmente, não me arrependo nada da decisão tomada. Apesar de muito semelhante em quase todos os aspectos, o Akumal pareceu-nos mais lotado. Uma dia, às 13h quando fomos ao buffet almoçar havia fila na entrada... Fomos ao Tulum e a entrada no buffet foi imediata. Contudo, o GBP proporciona aos seus clientes a possibilidade de utilizar os diferentes hotéis, permitindo uma multiplicidade de experiências bastante agradável.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02230.jpg

Mapa do complexo GBP Tulum

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01552.jpg

Villa GBP Tulum

A praia do GBP: quando comecámos a visitar o PV já tinhamos a nossa viagem marcada para o GBP Tulum e quando comecámos a ler as características da praia ficámos um pouco desiludido com a descrição de alguns utilizadores "praia artificial.. com muitas rochas... sacos de areia". Nossa opinião: quem tem, provavelmente, padrões de comparação melhores (ilhas no Índico ou Pacífico) classificará a praia do GBP como menos atractiva. Na minha opinião, para quem conhece as Caraíbas pela primeira vez, é uma praia bastante acima da média. Rochas: a praia tem uma extensão de, talvez, pouco mais de 1,5 km, e talvez em 50% da sua extensão existam rochas na zona de banho. Mas isso afecta as férias? A nossa resposta, sem qualquer dúvida, é: NÃO! Existem várias zonas agradáveis para o banho. Por exemplo, no GBP Tulum a zona de praia em frente à piscina principal é muito rochosa mas a zona em frente ao restaurante La Gran Tortuga é óptima. Além disso, um caminhada de 5 minutos até à praia em frente ao GBP Akumal permite desfrutar de outro tipo de praia. Apesar de mais lotada, o mar é calmo, a água muito transparente permitindo ver centenas de peixes que por ali fazem vida. Praia artificial? Não é uma praia tipicamente portuguesa mas é muito boa.
Acho que algumas pessoas tentam desvalorizar o complexo GBP em virtude da praia. Não percebo porquê. Encontramos outros aspectos menos positivos no GBP do que a qualidade da praia. Há praias melhores na própria Riviera Maya? Nós só conhecemos aquela (e a de Akumal e Tulum) e para nós foi boa, mas quem conhece outras afirma existirem melhores. Acreditamos e respeitamos.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01159640x480.jpg

Praia GBP Akumal (Hora: 7 am)

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01459640x480.jpg

Zona em frente ao restaurante La Gran Tortuga

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02200640x480.jpg

Praia GBP Tulum (Hora: 6.30 am)

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02093640x480.jpg

Saco de areia na Praia GBP Akumal (Hora 15.30 pm)

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01532640x480.jpg

Praia GBP Tulum - zona rochosa em frente à zona de aluguer de desportos aquáticos

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01478640x480.jpg

Praia GBP Coba


ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02135.jpg

Peixes na Praia GBP Akumal

Jantares à la carte: Numa estadia de 7 noites, é possível reservar 3 restaurantes à la carte em qualquer um dos restaurantes do GBP. Eis a lista actualizada:

GBP Coba
Mediterrâneo (Mediterrânea)
El Pescador (Peixe/Marisco)
Mikado (Japonês)
Le Gourmet (Internacional)
Portofino (Italiano)

GBP Tulum
La Gran Tortuga (Brasileiro)
Tequila (Mexicano)
Don Pablo (Gourmet)

GBP Akumal
Arlequin (Internacional)
Frutos del Mar (Peixe/Marisco)
Dolce Vita (Italiano)

Jantámos no Tequila, Don Pablo e Frutos del Mar. Gostámos bastante da comida dos 3. Os únicos inconvenientes dos 3 foi o tempo de espera prolongado para jantar e as horas tardias das marcações. Devem agendar os jantares a la carte o mais rapidamente possível para encontrar a hora pretendida - nós só conseguimos entre as 21h30m e as 22h.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02159.jpg

Restaurante Tequila

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02164.jpg

Magníficos churros no Tequila



Excursões: pesquisámos muito através dos vários tópicos e reports aqui do PV acerca desta temática. As opções para realizar excursões na Riviera Maya são diversas e incluem Soltour, operadores locais, táxis, colectivos e aluguer de carros, ou ainda a combinação de várias. Optámos por reservar duas excursões pela Alestal (operadora local, sediada em Playa del Carmen), através da reserva prévia à viagem, por email (Carmen Gonzalez - [email protected]). No primeiro email que enviámos, obtivemos resposta em 30 minutos. Nos restantes, o tempo entre emails nunca ultrapassou um dia. A Sra. Carmen enviou-nos um pdf. com os preços e condições das várias excursões e depois foi negociar uma pouco para obter o melhor preço. Reservámos Chichen Itza (incluindo almoço + Cenote + Valladolid) por 45$ e Xcaret Plus por 119$. Havia outra excursão do nosso interesse Tulum + Coba + Playa Paraíso por 49$ que optámos por não reservar logo. Para o pagamento da ida a Xcaret a Sra. Carmen foi ao hotel e o pagamento para Chichen Itza foi realizado a bordo do autocarro.

O famoso táxi do Sr. José Espinoza: contactámos por email o Sr. Espinoza no sentido de combinar alguns percursos e negociar preços. Apesar de ter demorado algum tempo na resposta ao emails, pareceu-me uma pessoa muito prestável. Enviámos os locais que pretendíamos visitar e as suas sugestões incluíam alguns dos sítios que queríamos, outras não. Sinceramente, não me pareceu assim tão personalizado como pensava que seria. Apresento as duas propostas que nos fez:

"Chichen Itza + Valladolid + Museu de Tequila + Cenote + Ek Balam + Comunidade Maya
PREÇO: 2400 pesos/duas pessoas"


Pagámos pela Alestal cerca de 1200 pesos para Chichen Itza + Valladolid + Cenote. Não incluiu o Museu de Tequila mas também não tínhamos interesse em visitar esses locais. Além disso a refeição não estava incluída no percurso do Sr. Espinoza.

A outra proposta...
"Tulum + Playa Paraiso + Cenote + Akumal
PREÇO: 1400 pesos/duas pessoas"


De colectivo consegue-se fazer este percurso por um preço muito mais baixo...

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02053640x480.jpg

Preço do transporte colectivo (afixado no interior de um veículo)

Achamos que o Sr. Espinoza poderá ser uma boa solução mas não para um casal. O preço para duas pessoas é provavelmente o mesmo que para quatro, por isso se forem um grupo provavelmente será uma boa estratégia. Cancelámos as "negociações", depois de percebermos que não seria a melhor solução para nós, e o Sr. Espinoza, como pessoa educada que parece ser, compreendeu.

Chichen Itza: o facto de ser uma das 7 Maravilhas do Mundo dispensa grandes relatos. Atenção ao calor neste espaço. É frequente ver pessoas desmaiar e a sentirem-se mal com o calor. No dia em que lá fomos estavam, segundo o guia, cerca de 40. C. Existem poucos espaços de sombra e quem visita Chichen Itza deve ir preparado para estes aspectos.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01331640x480.jpg

Kukulcan

Xcaret: parque muito diversificado, culminando num espectáculo nocturno muito agradável. O parque demonstra a sua política de preservação da fauna e flora guardando os nossos protectores solares não biodegradáveis e disponibiliza umas pequenas bolsas de protector biodegradável. Apesar da eficácia FPS 45, para muitas peles, a quantidade disponibilizada não será suficiente. Aconselhamos a compra de um protector no interior do parque - 200 pesos.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01820640x480.jpg

Protector solar comprado em Xcaret

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01717640x480.jpg

Praia em Xcaret

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01731640x480.jpg

Almoço delicioso em Xcaret (incluído do pacote Plus)

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01690640x480.jpg

Passeio de jangada em Xcaret

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01758640x480.jpg

Recinto do espectáculo nocturno em Xcaret

Tulum: as ruínas de Tulum são de uma envolvência extremamente bonita. Se a expressão "paraíso à beira-mar plantado" se aplica, então é aqui! A história e a localização fazem daquele espaço, um espaço mítico. A praia é linda, bastante diferente da do GBP. Há algumas ondas e o azul do mar é diferente. Vale a pena ir cedo para este espaço e evitar os aglomerados de pessoas. Utilizámos o colectivo e o preço foi de 40 pesos/pessoa/trajecto. A entrada custou 52 pesos/pessoa.

DSC02028640x480.jpg

Ruínas Tulum

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01943640x480.jpg

Ruínas Tulum

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01945.jpg

Ruínas Tulum

Praia de Akumal: espaço maravilhoso para fazer snorkeling e observar a fabulosa vida marinha. Corais, raias, tartarugas e muitos peixes. Utilizámos o colectivo para a ida (GBP - Akumal) e o preço foi de 20 pesos/pessoa e para a volta (percurso inverso) fomos de táxi, negociando por 50 pesos (os dois). Na praia é possível alugar coletes e material de snorkeling. Não sei os preços do material porque tínhamos o nosso próprio equipamento. Alugámos dois coletes por 70 pesos/cada, sem limite de tempo. É possível fazer um percurso de barco, com guia, com duração de cerca de 2h, onde nos garantem que vamos ver tartarugas, desmotivando para a ida para o mar de forma autónoma. Mas não se torna necessário utilizar este serviço. Basta nadar um tempo e começamos a ver tartarugas. Acredito que depende do tempo, das horas e de outros factores mas nós vimos várias.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_fotografia5.jpg

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_fotografia41.jpg

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_fotografia4.jpg

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_fotografia31.jpg

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_fotografia21.jpg

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_fotografia2.jpg

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_fotografia11.jpg


Cenote dos Ojos: este era um dos cenotes que planeámos visitar. Pretendíamos fazer snorkeling neste famoso Cenote. Deslocamo-nos de colectivo desde o GBP (o Cenote dos Ojos é muito perto, cerca de 5-10 minutos). À entrada (perto da estrada) tínhamos duas opções: 100 pesos/pessoa para entrada no Cenote mas teríamos de caminhar cerca de 3 km até à entrada do Cenote OU 400 pesos/pessoa para fazer snorkeling com guia e levaríamos-nos à entrada do Cenote. Como estava uma temperatura altíssima, optámos por não caminhar os 3 km e como achámos que 800 pesos era um preço demasiado alto, decidimos, com muita pena, não visitar o Cenote dos Ojos.

Coba: outro destino planeado mas cuja falta de tempo não permitiu visitar. Ficará para uma próxima.

Sian Ka'an: esta foi a excursão que mais nos arrependemos de não ter feito. Contudo, o tempo não dá para tudo e foi necessário fazer opções. Ficará, certamente, para a próxima!

Mosquitos: vimos muito poucos (nenhuns?) mosquitos... Utilizámos um repelente chamado Pré-Butix (DEET 25%), comprado na farmácia do Hospital de Santa Maria (aproximadamente 12€). Não sabemos se foi pelo repelente, a verdade é que não voltámos com uma picada. Mas vimos algumas pessoas marcadas...

Dinheiro: levámos dólares para o pagamento das excursões e para mais algumas despesas pontuais. Levantámos pesos em Chichen Itza (a ATM na Hacienda Dona Isabel estava fora de serviço) para despesas do quotidiano. Pagámos cerca de 6€ para o levantamento de 1500 pesos (Banco BPI). Não utilizei euros. Comparativamente, sem dúvida que compensa pagar em pesos. Frequentemente os mexicanos pedem 200 pesos ou 20 dólares quando 200 pesos são, mais ou menos, 16 dólares.
Engane-se quem pensa que o México é um país pobre e que é tudo muito barato. Provavelmente isto até será válido mas não na Riviera Maya. Tudo é caro e tudo funciona para o turista gastar dinheiro. Assim sendo, é indispensável regatear os preços de tudo o que se quer comprar, sendo insistente mas não ultrapassando a barreira da boa educação.

Soltour: existe um balcão da Soltour em cada um dos hóteis do GBP com um representante da empresa que pode ser consultado diariamente. Nós optámos por não realizar nenhuma excursão pela Soltour pelo elevado preço de cada uma. Como nem sequer fomos à reunião do dia seguinte à chegada, no final do dia recebemos uma chamada da Soltour no quarto para saber se estávamos bem... Ficámos emocionados com tamanha preocupação (LOL xD). Perguntaram se era a primeira vez que estávamos no México e que tinham 'fantásticas excursões' e para passarmos no balcão. E assim foi... Passámos no último dia para conhecer os detalhes da saída. Na verdade, o serviço prestado pela Soltour não foi nem bom, nem mau. Foi aceitável.

Meteorologia: nunca choveu, as temperaturas durante o dia oscilaram entre os 30 e os 35 graus, com taxas de humidade muito altas.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01879.jpg

Meteorologia diária exposta no GBP

Fauna: diversa mas com grande incidência de iguanas e osgas! Quem tem medo, habitua-se ao fim de dois dias. Os outros aspectos das férias fazem ultrapassar quaisquer fobias. Tivemos uma osga dentro do quarto (3.º andar)... Como nenhum de nós era capaz de matar o animal, tivemos de telefonar para a recepção! As iguanas são pacíficas e só querem sol e descanso.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01189640x480.jpg

Osgas nos espaços comum do hotel

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC01434640x480.jpg

Iguanas

Carregador/Electricidade: carregámos todos os equipamentos electrónicos no hotel, sem qualquer problema ou necessidade de adaptador.

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02272640x480.jpg

Telemóvel a carregar no hotel, sem adaptador

Compra de souvenirs: de todos os locais onde comprámos souvenirs (Hacienda Dona Isabel, Chichen Itza e Tulum), sem dúvida, o melhor local foi Chichen Itza. Neste espaço, regateando um pouco, conseguem-se preços bastante mais baixos que nos restantes.

Taxas de saída do aeroporto de Cancun: à partida estava previsto o pagamento de 50€. No dia antes da partida foi-nos informado que seriam 55€ ou 1000 pesos. Pagámos uma taxa em euros e outra em pesos.

Erros:
- levámos duas toalhas de praia que não utilizámos uma única vez. O hotel disponibiliza uma toalha por pessoa, que pode ser trocada quando se quiser, e que pode sair do hotel.
- não ter levado mais protector solar. Acabámos por comprar um biodegradável (FPS 45, 200 pesos).
- o aluguer do cofre no quarto permitiu-nos sentir mais protegidos nos primeiros dias mas hoje creio que não havia necessidade (50 pesos/dia).
- não ter mais paciência para regatear os preços
- provavelmente se voltassemos ao México optariamos por outra modalidade para visitar os diversos locais. De todas as disponíveis, provavelmente, escolheriamos o carro alugado. Vimos barreiras policiais mas nada por ai além. Alugar um carro não é assim tão caro e permite gerir os horários e percursos à nossa vontade. As excursões em grupo são confortáveis na medida em que tudo é muito controlado. Transporte a horas, segurança, guias. Mas andar em grupo, com horários rígidos, pode não corresponder à personalidade de todas as pessoas.

Considerações finais: o México é muito mais que resorts fantásticos, por isso, o hotel não deve ser o factor preponderante na viagem! O México são praias de água quente, paisagens deslumbrantes, pessoas amigáveis e sempre prontas a ajudar e uma diversidade enorme de locais para visitar e desfrutar!

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02270640x480.jpg

Amabilidade de um funcionário do GBP que conhecemos numa viagem de colectivo fora do hotel!

Voltar? Sem dúvida...

Boas férias!

ai1246.photobucket.com_albums_gg607_AMAFRA_DSC02345640x480.jpg
 

Xana21

Membro Ativo
Muito bom o report...
Que saudades do México... Ainda agora cheguei de Samaná e já fazia as malas para o México...
 

Xana21

Membro Ativo
Xana não gostaste de Samaná?
Se gostei???
Adorei, ía com uma ideia formada, mas superou todas as minhas expectativas... foi excelente. A praia é uma maravilha, a água tão quentinha, os peixes sempre de volta das nossas pernas. O meu marido veio encantado, diz que não se importava de voltar no próximo ano. ainda bem que me aconselhaste o el portillo em vez do cayo coa, foi uma otima escolha, o hotel é do tamanho indicado, os empregados de uma simpatia. Correu tudo pelo melhor. O meu tomás não queria sair da água, tanto da praia como da piscina.
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Bom report!!! Por momentos voltei ao Mexico, sentada na minha cadeira!!! Que saudades!!!!
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Bom Report sem duvida. Gostei bastante , muito detalhado e boas fotos.
Faltou uma ida a Coco Bongo.

Ps. essa das toalhas e de principiante, qq hotel "oferece" . . Protectores compras bem no Mexico , cofre para mim sempre foi de borla (Riu e Melia) .

Regatear as vezes nem é o pior, pior mesmo é estar sempre alguem a pedir "propina", ate nas casas de banho...
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Ainda ontem cheguei,,e ja me apetece voltar,Hoje (Cat. Playa Maroma)
Quanto ao COCO BONGO;;;;;;LOUCURAAAAAAAAAAAAAA e mtas peripecias q o RUI se calhar ja Viu ou ñ :angel:
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá AMAFRA

Ainda deves estar com a cabeça no México, vies-te à pouco tempo...
Excelente Report :).

Cumprimentos
 

jammer

Membro Novo
"A outra proposta...
"Tulum + Playa Paraiso + Cenote + Akumal
PREÇO: 1400 pesos/duas pessoas""


Esta proposta interessa-me, alguém poderá enviar-me o e-mail do Sr. Espinoza para combinar com ele algo assim?
 

Mr.V

Membro
Olá... Report espectacular... Para quem ainda aqui está (neste momento são 00:38, depois de algumas margaritas e cocoloco's, sem sono) espelha bem o que é o méxico ;)
 
Top