Novidades

[Report] Cuba 2012

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Este é o report sobre a n/viagem a Cuba de 2 a 13 de Junho (Havana-2 noites) + Varadero-8 noites.
Um dos objectivos é dar a conhecer 2 hotéis sobre os quais não há muita informação aqui no Portal.

Adorámos Cuba e, principalmente, o povo cubano. Mas voltei com um misto de sentimentos em relação a Havana. Por um lado, gostei da cidade, da música que se ouve a cada esquina, dos cheiros, da cor azul esverdeada de grande parte dos prédios, do movimento, dos carros coloridos que nos fazem imaginar que estamos num filme antigo, das pessoas que nos abordam para dar informações e dicas, por outro lado entristeceu-me a degradação dos edifícios, as condições em que vivem os cubanos, o racionamento de alguns alimentos. E eu já sabia o que ia encontrar, porque tinha feito um bocadinho de pesquisa, mas uma coisa é ler e ver fotos, outra é estar lá!! Mas voltava já para a semana, se fosse possível....



VIAGEM
Este ano não se efectuam voos directos de Lisboa, pelo que a viagem foi Lisboa-Madrid-Havana.

Os voos foram pela Air Europa, foi a primeira vez que voei com esta companhia e gostei. Simpáticos, eficientes, com aviões razoáveis. Voo p/Madrid sem atrasos. O voo p/Havana saiu cerca de 1 hora depois do previsto e a chegada a Havana foi atribulada. Estava a chover torrencialmente e trovoada com relâmpagos, a visibilidade e as condições da pista não ofereciam segurança, então andámos cerca de 1 hora no ar, às voltas, a ver se o tempo melhorava, Após duas tentativas de aterragem o Comandante decidiu que não havia condições e, dirigiu-se para Varadero. onde permanecemos dentro do avião fechados cerca de 3 horas. Regressámos a Havana e aterrámos sem problemas. O voo que era para demorar 10 horas, demorou cerca de 14h, por isso quando finalmente saímos do aeroporto passava da meia noite.
O regresso foi sem incidentes.


HAVANA
Como ficámos apenas duas noites, o que dá apenas um dia completo, em Havana (é pouco, mt pouco!!), decidimos conhecer a parte velha toda a pé, e andar por aquelas ruas e praças um pouco ao acaso, e apanhar o Bus Turistico, para ficar a conhecer a outra parte de Vedado e Miramar. Acho que foi uma boa opção, considerando o tempo que tinhamos!
Uma das refeições fizémos num restaurante minusculo, que gostámos bastante, num beco, junto à Plaza das Armas, "Dona Eutimia". Come-se muito bem e barato. Ao entardecer tomámos uns mojitos na esplanada do Hotel Inglaterra, a ouvir música cubana, executada por um conjunto fabuloso.

























IBEROSTAR PARQUE CENTRAL
Escolhemos este hotel porque gostamos desta cadeia Iberostar (México, RD).
O hotel fica extremamente bem localizado, no Parque Central, a 1 minuto do Capitólio e é um excelente ponto de partida para visitar Havana, porque está perto de tudo o que há para ver em Havana Velha.
Ficámos na parte mais antiga, no 7º andar, com uma vista magnifica sobre o Parque. Antes de ir enviei um mail a pedir um quarto com estas caracteristicas e foi exactamente o que nos destinaram. Quando chegámos tinhamos uma garrafa de vinho a dar-nos as boas vindas.
No último andar, onde está a piscina, pode ver-se uma panorâmica de 360 graus de Havana, e de noite tem uma vista magnífica.
Hotel luxuoso, considerando que estamos em Cuba, quarto bastante grande, com LCD, e uma casa de banho enorme com roupões, chinelos, balança, etc.
Pequeno almoço muito bom, com tudo o que se possa imaginar desde uma variedade enorme de queijos, frutas, sumos naturais, até champagne "Moet & Chandon".
Aproveitámos para trocar dinheiro aqui no hotel.
Aconselho este hotel, sem duvida!!!

Vista do quarto


Vista do quarto



Vista do ultimo andar do terraço do Parque Central


Saimos de Havana no dia 4 Junho cerca das 10h, e fizémos a habitual paragem a meio do caminho para beber as Pina Coladas mais famosas de Cuba. E são de facto muito boas, acho que é verdade, são das melhores que já bebi!!


Depois do percurso que leva cerca de 2h e 30m, num autocarro bastante confortável e novo, lá chegámos ao hotel escolhido.

IBEROSTAR TAINOS
Mais uma vez, escolhemos este hotel por já conhecermos vários Iberostar, por ser relativamente pequeno, pela praia e por estar muito bem classificado no Trip Advisor.
Confesso que ia um pouco apreensiva, por ser um 4 estrelas, e porque os hotéis em Cuba são inferiores em relação ao México e à RD. Mas gostei bastante e não me arrependi da opção tomada, apesar de ser um hotel simples. É constituido por um edifício principal, onde ficam a maioria dos quartos e 17 bungalows de dois andares, com 8 quartos cada.

Chegámos ao hotel por volta das 12,30h, erámos os unicos a sair aqui, por isso o check-in foi muito rápido. O quarto não estava pronto, porque eu tinha enviado um mail a pedir um quarto num bungalow, e num 2º andar. Fomos tomar uma bebida no lobby e almoçar, e por volta das 15h quando regressámos já estava tudo pronto. De imediato fomos com o empregado e as nossas malas conhecer o quarto.

QUARTO
Grande, espaçoso, bastante limpo, uma varanda enorme em forma de L. Casa de banho também bem limpa, com banheira. Um roupeiro enorme, com dezenas de cabides, com cofre (paga-se 2CUC/dia). O ar condicionado era excelente e silencioso.
A decoração é antiga e nota-se que, apesar do esforço por parte do hotel na renovação (a mobília é praticamente nova), a televisão é antiquada, a casa de banho só tem banheira, não tem cabine de duche, nem roupões, nem chinelos.

RESTAURANTES
Tem o buffet principal, onde tomávamos o pequeno almoço e jantar, e, por vezes, o almoço. Com ar condicionado.
Tem um restaurante japonês, que gostei bastante e um restaurante cubano que não gostei, por não ter ar condicionado e à noite ter muitos mosquitos. Podemos ir as vezes que quisermos a estes restaurantes, só é necessário fazer a marcação no dia anterior.
Tem um restaurante à beira da piscina, e três bares: um no lobby outro na praia e outro junto à piscina.

ALIMENTAÇÃO
Bastante boa. Considerando que estamos em Cuba e que há dificuldades de abastecimento, foi até melhor do que estava à espera.
Pequeno almoço bastante variado, com queijos, pães, bolos, saladas, ovos confeccionados de diversas formas, ou então omoletas na hora, iogurtes, frutos secos, cereais, frutas frescas (manga, ananaz, goiaba, papaia, banana e melancia) e o melhor de tudo eram os sumos naturais de papaia e ananaz, além de outros, que eram uma maravilha.
Almoço e jantar - no buffet é bom e variado, bastante peixe grelhado, paelha, saladas, camarões e mexilhões muito frescos, carne confeccionada de várias formas, para além dos inevitáveis hamburgers, salsichas e massas feitas na hora. Frutas, queijos e gelados. Só os doces é que não são nada de especial, bonitos mas sabem todos ao mesmo.
O restaurante à beira da piscina, é mais fraco, só hamburgers, salsichas, saladas, pizzas, massas e frutas.
As bebidas e os cocktails são bons, talvez das mais fortes que já bebi. Eu que habitualmente não bebo, antes de jantar tomava sempre um Mojito, ou um Miami Vice ou uma Pina Colada.

ANIMAÇÃO E STAFF
Os melhores que encontrei até hoje. Simpáticos, calorosos, prestáveis e cultos.
Ao contrário do que acontece no México, em que os funcionários se fazem às gorgetas aqui eles são simpáticos por natureza, e no segundo dia já nos conhecem pelo nome, e como há muitos cubanos que estiveram em Angola, gostam dos portugueses, percebem-nos e sabem coisas sobre Portugal.
Os Star Friends que são os animadores, estão sempre a desafiar para jogos, porém não são insistentes.
Os espectáculos nocturnos são engraçados, com banda diária ao vivo, e surpreendeu-me o guarda-roupa variado.
Durante o almoço, junto à piscina, há sempre um conjunto diferente a tocar música cubana. Ao fim da tarde, junto ao lobby há também um saxofonista ou uma banda a tocar.
Um dia fizeram um espectáculo nocturno junto à piscina, que foi a noite cubana, com dançarinos e musicos e até ginástica acrobática dentro da piscina.

JARDINS E PISCINA
Os jardins são bem cuidados e quanto à piscina só fui um dia à tarde, que estava um pouco de vento, mas não gostei. É grande, a agua tem boa temperatura, mas é muito mais confusão de grandes familias com crianças pequenas e barulho.


PRAIA
Pois!!! Guardei o melhor para o fim....
A praia é espetacular, com uma grande extensão de areia, água quente, lisa, transparente azul ou verde, sei lá.....
Tem sempre palapas, não é preciso ir cedo reservar cadeiras, porque tem um funcionário que assim que nos vê, vai ter connosco para saber onde queremos ficar e é ele que tira as cadeiras de uma pilha e as coloca debaixo da palapa. A praia não tem muita gente, e consegue-se estar em sossego a ler um livro ou a ouvir musica.
O tempo estava bom, quente, sempre com sol, apenas um dia fez trovoada à noite, e no último dia o mar estava um bocadinho mais "agitado", em comparação com os dias anteriores.

Quarto



Vista a partir do nosso bungalow

Restaurante de praia

Jardim onde ao fim da tarde actuavam bandas



Dos hotéis Iberostar que conheço (Bávaro na RD e Quetzal no México), o Tainos foi talvez o menos sumptuoso, o que tem o lobby e os quartos mais simples, e a alimentação menos variada, menos quantidade de restaurantes, mas apesar disso não hesito em recomendá-lo, porque temos que ter em consideração que estamos em Cuba, e as nossas expectativas não podem ser tão elevadas como noutros países, apesar de nós sermos exigentes gostámos bastante.
Por outro lado, foi onde encontrei pessoas mais genuinas e mais simpáticas e mesmo não dando gorgetas a toda a hora como fazem alguns estrangeiros fomos sempre muito bem tratados, talvez por isso os hóspedes deste hotel voltam, alguns estavam lá pela 10ªvez!!
Segundo nos disseram, há habitualmente poucos portugueses neste hotel, a maioria dos hóspedes são canadianos, ingleses, argentinos e do Leste.


A Internet é lenta, paga-se 5 CUC por cada meia hora, e é o suficiente para ir ler e enviar uns emails.

Possivelmente, não voltaremos a Cuba tão cedo, porque ainda temos muito Mundo para conhecer mas....

Cuba ficou-nos no coração......


Tenho mais algumas fotos do hotel, mas como há um número limite, vou tentar colocá-las noutro post...
 
Última edição por um moderador:

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Aqui vão mais algumas fotos de Havana e do Iberostar Tainos:




Palavras para quê????

Das melhores praias onde já estivémos




Sala de refeições junto ao buffet principal

Vista dos bungalows a partir do edificio principal
 
Última edição por um moderador:

ANOBRE

Membro Ativo
Olá Ana
Bonito report.
Nunca fui a Cuba, mas é um país a considerar.
Cumprimentos
Anabela
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Bom report
Sem duvida se os € permitirem será a minha proxima visita as Caraibas
Desaconselharam-me este Hotel....dizendo q estava a cair de podre :censored: :blush:
 

TeK

Membro Conhecido
Bom report.

Embora sendo um Iberostar, não trocava o Tainos pelo Sol Palmeras, em termos de instalações são muito parecidos, mas o bungalow pra mim foi uma mais valia, pois é mesmo um bungalow só pra mim a 10 metros da praia. Não gostei desse tipo de bungalows muito coloridos e com 8 quartos!

Em relação ao povo/empregados, penso que cada vez mais é uma questão do hotel em si (não da cadeia), pois a minha experiência revelou o oposto, em Varadero faziam-se à gorjeta, tal como na República Dominicana (aqui ainda mais), no México nunca, associo isto ao tipo de clientes mais habitual em cada hotel :)

De qualquer modo, o Iberostar em Havana, fica muitos pontos acima do normal e até me deixou surpreso!

E quanto à alimentação versus embargo, em Havana (Trip Habana Libre) foi onde já tomei um dos melhores pequenos-almoço de sempre :)
 

Atlântida

Membro Novo
Dos hotéis Iberostar que conheço (Bávaro na RD e Quetzal no México), o Tainos foi talvez o menos sumptuoso, o que tem o lobby e os quartos mais simples, e a alimentação menos variada, menos quantidade de restaurantes, mas apesar disso não hesito em recomendá-lo, porque temos que ter em consideração que estamos em Cuba, e as nossas expectativas não podem ser tão elevadas como noutros países, apesar de nós sermos exigentes gostámos bastante.
Que saudades...

E só porque ali noutro tópico se discute a qualidade hoteleiro nos diversos países, quero só ressalvar que, se não estou em erro, os hoteis que refere no México e na RD são 5* e este é um 4*. Tem que haver diferenças óbvias.
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Bom report
Sem duvida se os € permitirem será a minha proxima visita as Caraibas
Desaconselharam-me este Hotel....dizendo q estava a cair de podre :censored: :blush:
Hugo
Pode acreditar que o hotel está em muito boas condições, e estão a renová-lo a pouco e pouco. O que eu achei é que a decoração é um pouco antiquada, as televisões são antigas (mas também não vamos para ver televisão), mas apesar disso gostei bastante, apesar de já ter estado em hoteis bem melhores. Mas foram umas férias maravilhosas....

Ana
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Hugo
Pode acreditar que o hotel está em muito boas condições, e estão a renová-lo a pouco e pouco. O que eu achei é que a decoração é um pouco antiquada, as televisões são antigas (mas também não vamos para ver televisão), mas apesar disso gostei bastante, apesar de já ter estado em hoteis bem melhores. Mas foram umas férias maravilhosas....

Ana

Obrigado Ana

Sem duvida q vai ser 1 hotel a ter em conta....pelas imagens parece-me bastante razoavel.
portanto,aconselha a zona dos Bungalows???
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Que saudades...

E só porque ali noutro tópico se discute a qualidade hoteleiro nos diversos países, quero só ressalvar que, se não estou em erro, os hoteis que refere no México e na RD são 5* e este é um 4*. Tem que haver diferenças óbvias.
Atlântida
O Tainos é efectivamente um 4 *, e as diferenças que achei em relação ao Bávaro (RD) e ao Quetzal (México) foram as que mencionei no report, mas isso não impediu que as férias não fossem inesquecíveis. Se pudesse voltava para a semana...

Ana
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
Obrigado Ana

Sem duvida q vai ser 1 hotel a ter em conta....pelas imagens parece-me bastante razoavel.
portanto,aconselha a zona dos Bungalows???
Hugo
Sim aconselho os bungalows. Como só têm 4 quartos no rés do chão e 4 no 2º andar são muito mais calmos do que o edifício principal, e como o resort é relativamente pequeno, estão perto da praia, do buffet e do lobby.

Achei que a relação preço qualidade é muito boa. E está muito bem classificado no Trip Advisor em 6º lugar.

Ana
 

TeK

Membro Conhecido
E só porque ali noutro tópico se discute a qualidade hoteleiro nos diversos países, quero só ressalvar que, se não estou em erro, os hoteis que refere no México e na RD são 5* e este é um 4*. Tem que haver diferenças óbvias.
Basta simplesmente, o de Cuba não ter um médico 24h ao contrário dos outros no México e RD, só isto faz logo com que o hotel passe a categoria 4, de resto até "podia" ser tudo igual e vendo a situação, num caso assim, seria bem melhor estar no de Cuba que noutro, pois mesmo não tendo o médico 24h, teria acesso à medicina cubana que não deixa dúvidas...

Daí muitas vezes, alguns 4 estrelas, serem melhores que outros de 5. ;)
 

Paula Mag

Membro Novo
Obrigada pelo report, é sempre bom com muita saudade que vejo imagens de Cuba.
Os hoteis em Cuba, mesmo os 5 estrelas sao sempre inferiores aos das restates Carabas, mas isso tem a ver com politica, pois mesmo sendo hoteis de cadeias internacionais, quem manda em tudo ,mas mesmo tudo (funcionarios, quantidade/qualidade da alimentação, preços, etc) é o governo cubano.
Para mim, por exemplo o Sol Palmeras de 4* é melhor que o Melia Varadero de 5*.
Acho que vem vai a Cuba deve ter noção que a hotelaria é diferente e inferior a Republica, Mexico ...mas quanto a mim superior em termos de praia, povo, ambiente,....
Eu nunca fui de dar gorjetas, alias por norma so dou no final da estadia a quem eu acho que merece e nunca me senti discriminada pelos que passam o dia a distribuir notas.
Uma vez mais Obrigada
 

Bee

Membro Conhecido
Obrigado por partilhares...
Com o calor que hoje se faz sentir, ver uma praia assim é para meter inveja a qualquer um!!!
:)
 

TeK

Membro Conhecido
Para mim, por exemplo o Sol Palmeras de 4* é melhor que o Melia Varadero de 5*.
Completamente de acordo.

Mas também não generalizo, pois o Iberostar em Cuba, parece ser superior a alguns outros mesmo fora deste país, pela qualidade do serviço descrito no report.
 

Atlântida

Membro Novo
Os hoteis em Cuba, mesmo os 5 estrelas sao sempre inferiores aos das restates Carabas, mas isso tem a ver com politica, pois mesmo sendo hoteis de cadeias internacionais, quem manda em tudo ,mas mesmo tudo (funcionarios, quantidade/qualidade da alimentação, preços, etc) é o governo cubano.
É curioso, porque só me leva a pensar que, das 2 vezes que estive em Cuba, tive muita sorte, e tive menos sorte nos outros locais.

;)
 

Paula Mag

Membro Novo
Sim eu so dei um exemplo dos que conheço, acredito que existam mais situaçoes.
relativamente ao Iberostar nao me prenunciei pois so conheço por fora e não faço ideia dos serviços.
O que pretendi dizer foi que de uma forma geral a hotelaria em Cuba é inferior a dos restantes paises,principalmente a nivel de serviços, pois tenho varios amigos em Cuba a trabalhar em hoteis e como representantes de operadores portugueses e sei o que se passa a nivel hoteleiro, das dificuldades que têm e como funcionam as coisas.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Que saudades de Cuba, de Havana, de Varadero, e do Iberostar Tainos, tambem gostei do hotel dos funcionarios, e aquela praia fantastica, a melhor onde estive, até estrelas do mar tinha. Parabéns pelo report e por matar um pouco das saudades, e ao mesmo tempo abrir o apetite para uma proxima visita.
 
Top