Novidades

[Report] Aveiro - A Veneza de Portugal - 2015

Diogo Barros

Membro Conhecido

Aqui estou eu mais uma vez para fazer um pequeno report de uma escapadinha realizada a Aveiro no última fim de semana de Maio.

Eu e a minha namorada tínhamos Aveiro de baixo de olho já alguns anos, de um dia para o outro decidimos não aguardar mais e começar a preparar as coisas para fazer uma pequena escapadinha.

Sei que já existem alguns report's de Aveiro aqui no fórum, no entanto, gostaria de deixar o meu report para que possa contribuir para a ajuda de outras pessoas assim como os que já existem me ajudaram a mim a decidir por Aveiro.
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
Notas gerais:

a) Hotel

Aveiro tem bastantes hotéis no centro e todos muito próximos uns dos outros, no nosso caso decidimos procurar um hotel que ficasse bem no centro, que não fosse muito caro mas que tivesse algum conforto.
A nossa escolha foi o hotel Aveiro Palace, é um hotel antigo mas muito limpo, julgo que foi renovado recentemente.

ai288.photobucket.com_albums_ll186_diogobarros9_Aveiro_IMG_7926_zpsc82dq6eg.jpg




O quarto que nos foi atribuído não era grande, assim como a cama, para quem gosta de camas grandes, esqueçam este quarto pois não iriam ficar satisfeitos.
No quarto tínhamos à disposição um LCD com bastantes canais e ar condicionado.
A casa de banho privada não era muito grande, tinha toalhas quanto bastasse e secador de cabelo.

O pequeno almoço não tinha muita variedade, no entanto chegava e sobrava para o que pretendíamos do pequeno almoço.
A sala do pequeno almoço não é muito grande, se o hotel estiver lotado pode torna-se complicado para arranjar mesa para tomar a refeição.
No nosso caso como nos levantamos cedo arranjamos sem problemas mas vi pessoas que chegaram um pouco mais tarde e tiveram de aguardar até conseguirem um lugar.
No hotel tem à disposição três salas de estar, uma com computadores com acesso à Internet, outra para relaxar e ver TV e outra a chamada sala de leitura.

Fotos das salas.






No hotel o acesso wifi é gratuito e funciona muito bem.
O estacionamento não é gratuito, tem um custo de 5€ dia e é realizado no parque do fórum Aveiro que é junto do hotel.

A nossa estadia no hotel ficou em 63€ uma noite para duas pessoas com pequeno almoço incluído e foi reservada através do Booking.
No geral gostamos bastante do hotel e da localização, fica bem no centro de Aveiro e estão perto de tudo. :D

Deixo umas fotos da vista da varanda do hotel sobre Aveiro..






b) Passeio de Moliceiro

No geral em Aveiro os passeios de Moliceiro custam em média 7€ a 8€ por pessoa, se tiverem possibilidade de ir até perto do hotel Meliá, conseguem arranjar passeios de Moliceiro por 6€ adulto e 4€ criança na empresa Ecoria.

Eu por acaso consegui um passeio de Moliceiro para duas pessoas com prova de ovos moles por 8.50€ para duas pessoas num voucher sapo.
Se estiverem interessados procurem na net pois há imensos locais onde podem adquirir os vouchers para passeios de moliceiro na empresa Ecoria.

URL da empresa Ecoria: http://www.ecoria.pt/website/pt/



c) APP's para smartphones

Hoje em dia toda a gente tem smartphones com acesso à Internet, porque não usa-los também para ajudar nas nossas viagens e escapadinhas?

Para a nossa visita a Aveiro foi essencial o uso de algumas APP's no smartphone, sem elas às vezes iria ser complicado chegar a determinados locais.

GPS
MEO Drive - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ndrive.androidtmndrive
Here - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.here.app.maps


Pesquisa e localização de pontos de interesse

Tripadvidor - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tripadvisor.tripadvisor
Triposo - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.triposo.droidguide.world
Maps - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.maps


d) Compra de Ovos Moles

Em Aveiro há dezenas de locais onde podem comprar ovos moles, no entanto recomendo apenas um local para a compra dos ovos, Confeitaria Peixinho.
Os ovos moles são muito bons o preço é que julgo que é um pouco puxado.
Por 500g de ovos moles paguei 11€.

http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g189140-d5519704-Reviews-Confeitaria_peixinho-Aveiro_Aveiro_District_Northern_Portugal.html



 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
1º Dia

A viagem não era longa no entanto tinha-mos planeado sair cedo de casa, ambos queríamos ir com calma e chegar o mais cedo possível para aproveitar o dia ao máximo.

Eram 6 horas e 30 minutos da manhã e já estávamos a seguir caminho, tinha-mos pela frente cerca de 150 km.
Como saímos com tempo, aproveitamos para poupar um pouco nas scuts, por isso entre Viana do Castelo e Porto, apenas apanhamos um pórtico, sempre dá para poupar cerca de 10€ na ida e volta.
Estavam a ser 8 horas e 30 minutos e estávamos a chegar a Aveiro, como era cedo e não havia muito trânsito, aproveitamos para procurar um local de estacionamento próximo do hotel e sem ser a pagar, deixamos o carro estacionado mesmo ao lado do Hotel Moliceiro que fica também perto do hotel que iríamos ficar alojados, o Aveiro Palace.
Pegamos nas nossas "troxas" e lá seguimos caminho à descoberta da fantástica "Veneza de Portugal", passamos junto ao canal da ria e seguimos caminho para o primeiro ponto de paragem, a Universidade de Aveiro.
O recinto da Universidade é enorme, não o chegamos a percorrer todo mas pouco faltou. :agitado:


Capela que se encontra dentro da área da universidade.

Depois de apreciada a universidade seguimos caminho por perto do antigo estádio de futebol de Aveiro até ao parque de Santo António.
Este parque não é muito grande mas é bonito, quem for a Aveiro e nunca o tenha visitado, aconselho a visita-lo.

Visitado o parque e a área envolvente seguimos caminho até ao parque Infante Dom Pedro, mais conhecido por parque da cidade.
Neste parque o que salta mais à vista é o lago enorme situado no centro bem como a área envolvente, foi dos parques que mais gostamos.










Seguimos novamente viagem passando junto ao Museu de Sta. Joana (não o visitamos) e paramos na Sé Catedral de Aveiro ou a chamada igreja de São Domingos.








Saímos da Sé e o estômago começava a chamar por nós, seguimos até ao carro para ir comer umas iguarias que tínhamos trazido prontas de casa.
Como estávamos bem no centro, pegamos no farnel e fomos comer junto à ria no jardim do Rossio.

Estômago saciado então era hora de seguir novamente viagem, desta vez optamos por seguir junto à ria em direcção ao canal que vai ter à praça do peixe.
No caminho até à raça do peixe, passamos por uma casa típica Aveirense, pela pequena explicação que conseguimos obter a casa era de um médico amigo do Salazar e que servia de hospital na altura.



Mesmo em frente ao canal que leva à praça do peixe, foi construída esta magnifica ponte.
Apreciada a vista sobre a ponte, seguimos viagem junto ao canal que nos leva até à famosa praça do peixe.



A praça é pequena, está rodeada de bares no centro da praça podemos encontrar o mercado do peixe que ainda hoje funciona.
Uma visita à noite à praça do peixe é obrigatória. :D



Depois de apreciada a praça seguimos por uma pequena rua que vai em direcção à igreja Vera Cruz, pelo caminho ainda podemos visitar uma pequena igreja.


Visitada a igreja era hora de subir a grande avenida Dr. Lourenço Peixinho e visitar a estação de comboios antiga e ao lado a mais recente.
Aproveitamos para descansar um pouco pois a minha perna já estava a ressentir da rotura de ligamentos cruzados anteriores que tenho desde Fevereiro. :thumbdown: :no:



Estava na hora de voltar ao duro, descemos a avenida e fomos novamente até ao jardim do Rossio para almoçar.
Estômago saciado, era hora de ir até à praça da Câmara Municipal de Aveiro.



Por volta das 14h fomos ao carro buscar a mala e fomos diretos ao hotel fazer o chek in, aproveitamos para conhecer o hotel e no final voltamos à nossa caminhada.

Próximo destino fórum Aveiro.
O fórum Aveiro é qualquer coisa, um shopping completamente diferente dos outros com uma estrutura e um conceito diferente do habitual e numa localização espectacular.




Já passava das 16 horas e como estávamos bastante cansados, decidimos ir até ao hotel descansar um pouco e preparar para o jantar.

Por volta das 20 horas saímos do hotel e fomos novamente até ao fórum Aveiro para ir Jantar ao McDonald's, no final do jantar fomos caminhar pela cidade passando pela praça do comércio e pela praça do peixe, no final voltamos a hotel para descansar, no dia seguinte tínhamos de nos levantar cedo para continuar a visita.
 
Última edição por um moderador:

Diogo Barros

Membro Conhecido
2º Dia

No dia anterior tínhamos visitado praticamente tudo o que tínhamos planeado conhecer nos dois dias, por isso deixamos a manhã deste segundo dia desfrutar da cidade sem pressas.
Neste dia fomos cedo tomar o pequeno almoço, no final e sem pressas percorremos a pé uma grande parte da cidade.
No final do passeio pela cidade fomos ao hotel, fizemos o check out pegamos no carro e fomos até ao terminal da empresa Ecoria que se localizada em frente ao Hotel Meliá Ria para realizarmos o passeio de moliceiro.

Ainda tínhamos de aguardar um bom bocado até à hora marcada para o passeio de moliceiro, aproveitamos e fomos até ao centro de congressos de Aveiro.


Até à hora do passeio marcado de moliceiro estivemos a observar o dia das crianças que estava a decorrer em Aveiro mesmo em frente ao lago artificial do hotel Meliá Ria.




Eram 14 horas, fomos até ao terminal da Ecoria para embarcar a bordo do moliceiro.
O passeio demora cerca de 45 minutos e recomendo quem nunca o fez a fazer, vale bem a pena.

Fotos tiradas a bordo do moliceiro.






Após ter terminado o passeio, fomos até à ultima paragem de Aveiro antes de regressar a casa, visitar o novo estádio de Aveiro.

No geral adoramos Aveiro, sei que ficaram coisas por visitar mas com certeza que regressarei novamente e vamos fazer outro tipo de visitas.
Das várias cidades em Portugal que visitei, Aveiro foi das que mais gostei, vai ser um local que vou visitar novamente e em breve. :D
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá Diogo! :)
Mais um belo report, da linda cidade de Aveiro.
É mesmo uma cidade muito bonita, calma, propícia a vários passeios.
Aquele mercado do peixe vale mesmo a visita, já para não falar dos ovos moles....
Belas fotos e belos recantos que mostraste aqui.
Obrigada por partilhares a tua viagem com o portal.
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Cristina Sousa disse:
Olá Diogo! :)
Mais um belo report, da linda cidade de Aveiro.
É mesmo uma cidade muito bonita, calma, propícia a vários passeios.
Aquele mercado do peixe vale mesmo a visita, já para não falar dos ovos moles....
Belas fotos e belos recantos que mostraste aqui.
Obrigada por partilhares a tua viagem com o portal.
Adorei mesmo Aveiro, aliás foi das cidades que mais gostei de visitar. :D

Logo ainda vou adicionar mais umas fotos. :p
 

Lipe

Membro Conhecido
Obrigado pelo report!

Apesar de já conhecer Aveiro, ando a planear ir lá com a minha "cara metade" e fazer um programa do mesmo género. Tenho ideias de outro hotel, mas a localização desse é muito boa também!
 

Diogo Barros

Membro Conhecido
Lipe disse:
Ha qualquer coisa que me atrai no Melia... mas é uma questão de comparar!
Também é porreiro, o problema é que fica bem mais afastado do centro.
No hotel Aveiro Palace ou Moliceiro ficas mesmo no centro, ficas próximo de tudo, no Melia ficas longe.
 
Top