Novidades

Rent a car - dúvidas

tasca

Membro Ativo
Boas, pessoal.

Estou a pesquisar sites para alugar carro, durante o mês de Agosto, na ilha de Creta (Grécia).

Como nunca aluguei carro pela net, tenho algumas dúvidas sobre algumas partes do aluguer e por isso precisava de ajuda de quem já alugou.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1- Posso alugar um carro da categoria mini (é a categoria mais baixa/fraca) e, sendo nós 2 passageiros, levar 3 malas de viagem: 1 mala de porão e mais 2 malas de mão?
2.1- Pois nos sites, para os carros de categoria mais baixa, nenhum dá a opção de levar mais do que 1 ou 2 malas............. já alguém levou mais malas do que o recomendado no aluguer e teve problemas?
2.2- Ou seja, será que não há problemas em alugar o carro de categoria mais baixa (que diz que apenas posso levar 2 malas pequenas) e aparecer com uma mala grande e duas pequenas?
3.1- Para já, tenho visto que me vão bloquear o valor da franquia durante o aluguer. Tenho visto valores entre os 500 e os 1300 euros. Para eles bloquearem esse valor no cartão de crédito, tenho de ter na conta esse valor, correcto?
3.2- Na altura da viagem, posso por esse valor nessa conta associada ao cartão de crédito, mas esse cartão de crédito apenas tem 500 euros de plafond. Há problema ou o plafond não tem interferência com o valor bloqueado?
4- Tenho em vista adicionar o reembolso da franquia, mas em muitos sites esse reembolso é apenas para acidentes e não furtos e quebras de vidros (por exemplo na autoeurope.pt)....... será que vale os 3 euros dia, ou será melhor opção sites que possamos fazer o reembolso da franquia, mas que englobe os furtos e quebras de vidro, por uns 6 euros dia?
5- Tenho em vista alugar através da autoeurope.pt ...... sugerem alguma outra companhia que tenham tido apenas boas experiências e que acham que deva considerar???

Agradeço desde já pelas respostas.

Obrigado
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Em relação às malas acho que não há problema, creio que o número de malas é a referência da dimensão da bagageira, se não couber tudo na bagageira podes por uma de mão no banco de trás, acho que não há problema nenhum com isso.

Sobre o bloqueio da franquia, esse valor é retido no cartão, pelo que tens de ter o plafond no cartão na altura caso contrario o valor é recusado, na pratica o que fazem é reter o valor no cartão, como se fizesses uma compra, após devolveres o carro esse valor é disponibilizado novamente no cartão.

Por norma contrato a franquia mínima, quebra de vidros e furtos depende de onde vais deixar o carro, se o hotel tiver estacionamento pode ser dispensável.

Sobre as companhias, eu por norma comparo e alugo na mais barata, nunca tive problemas :)
 

rum

Membro Conhecido
Em relação ás malas, é como diz o ploferreira... enquanto houver banco de trás há sitio para colocar quando não couber na bagageira. Em Miami aluguei um Mustang, e tive essa preocupação... ter uma carro com uma bagageira para 2 malas grandes... surpresa das surpresas... não deu. Teve de ir no banco de trás, se bem que o carro era descapotável, mas não quis saber... vai assim mesmo.

Para a franquia terás de ter plafond no cartão, pede para alterar o plafond para o que necessitas.
 
Última edição por um moderador:

Onerom

Membro Conhecido
Ola @tasca

Acho que já foi basicamente tudo dito:

1- Não te preocupes com as malas desde que de facto o carro (bagageira e assentos traseiros) tenham lugar para elas.

2- Franquia: de facto não importa o valor que tens disponível na tua conta corrente. O que importa aqui é o valor do plafond do cartão de credito, pois é aí que fica retido. Não importa nada se esse valor está ou não disponível na conta associada ao cartão de credito. Tem é que estar disponível em plafond do próprio cartão de crédito. Exemplo: Tens um cartão com plafond de €2000, mas fizeste um gasto de €1000 que ainda não esta pago. Pois nesse caso o teu plafond está reduzido a €1000, e esta é a quantia disponível para qualquer transacção futura, incluindo a franquia de aluguer.
Espero que tenha sido clara.

3- Eu faço como o @ploferreira e comparo e escolho o mais económico/vantajoso. Utilizo normalmente o site em baixo:

Cheap Car Hire - Holiday Autos

Já agora reforço a pergunta numero 5 do @tasca. O que costumam usar?
 
Última edição por um moderador:

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Eu já usei a autoeurope várias vezes e sempre sem problemas...
Recentemente tive uma situação curiosa... fui a Bruxelas sem aluguer feito... no aeroporto das 4 rent-a-cars só a Europcar tinha carros disponíveis mas custava 4 vezes mais do que tinha visto na net no dia anterior nas outras companhias e o dobro do que na própria europcar... fiquei super chateado por não ter levado reserva anterior... mas pronto, sentei-me e fui pesquisar carros disponíveis na cidade mais próxima para ver se ficava mais barato... ao pesquisar deu-me que tinham carros disponíveis aqui no aeroporto na Aviz que estava supostamente sem carros (e tinham mesmo dos mais baratos), aproveitei e fiz a reserva... levantei-me e fui ao balcão pedir o carro com o comprovativo no telemóvel... óbvio que eles ainda nem tinham recebido a reserva... uns 5 minutos depois já tinha tudo tratado... No fim de pagar, disse umas boas palavras à Sra. porque fiquei "fulo" de ao balcão não me disponibilizarem carro, mas pela Net, sim... fartaram-se de inventar desculpas do género que não sabiam que o carro estava disponível... depois disseram que pensavam que eu queria um carro "grande", etc... bom, cá para mim que ninguém nos ouve, acho é que a Europcar dá umas prendinhas aos outros funcionários (trabalham todos na mesma sala) para mandarem os clientes para o balcão da Europcar, pois pelo que li na Net esta situação lá em Charleroi é recorrente... todos os dias as outras companhias estão "cheias" e a Europcar com carros disponíveis e que custam o dobro ou mais que nas outras companhias (no meu caso paguei +-85€ com seguro quando na Europcar ao balcão queriam cerca de 360€).
 

Snider

Membro Conhecido
1, 2.1, 2.2 - Não. Eles alugam-te o carro, e não querem saber onde levas as tuas malas.
3.1, 3.2 - Depende do cartão que vais usar. Se poderes usar o cartão de crédito, basta teres plafond igual ou superior ao valor pedido por eles. Com o cartão de crédito, não precisas de dinheiro. Apenas te bloqueiam o crédito (dinheiro que não tens). Se usares o cartão de débito, tens que ter esse dinheiro na conta a mais. Neste caso bloqueiam-te esse dinheiro (o teu dinheiro).
4-Eu prefiro pagar mais e andar descansado. Se for possível, aumenta o preço de aluguer, para te descerem a franquia (caução que te vão bloquear na conta).
5-Tenta ver na enterprise também.

NOTA: Não aceitam qualquer cartão. O Cartão de Débito, depende de cada companhia, depende de cada cartão. Salvaguarda-te. Se possível, negoceia em Portugal, paga tudo em Portugal, porque já tive uma história desagradável, que acabou bem. Mas podia ter acabado mal.
 

tasca

Membro Ativo
Obrigado a todos pelas respostas. E depois de esclarecido nesses aspectos, surgem agora as seguintes dúvidas:

Estou a simular a marcação em 2 sites diferentes, ou seja três opções:
1ª opção: 250€ aluguer (com 650€ de franquia) + 61€ de redução da minha responsabilidade para 0,00€ ... Ou seja, Total: 311€ no site da Ryanair pelo seguinte:
  • Protecção contra furto
  • Renúncia de danos por colisão
  • Cobertura completa

2ª opção: 296€ aluguer (com 0€ de franquia) ... Ou seja, Total: 296€ no site da Autoeurope pelo seguinte:
  • Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)
  • Seguro de responsabilidade civil
  • Seguro contra incêndios
  • Cobertura contra danos de colisão (CDW) - sem franquia
  • Cobertura contra furto (TP) - sem franquia

3ª opção: 242€ aluguer (com 615€ de franquia) + 24€ de reembolso de franquia ... Ou seja, Total: 266€ no site da Autoeurope pelo seguinte:
  • Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)
  • Seguro de responsabilidade civil
  • Seguro contra incêndios
  • Cobertura contra danos de colisão (CDW) - com reembolso de franquia
  • Cobertura contra furto (TP) - com reembolso de franquia

Que opção acham ser a mais vantajosa/melhor, e porquê???

Obrigado
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Das apresentadas escolhia a 2ª visto ser a mais barata sem qualquer franquia.
 
Última edição:

Onerom

Membro Conhecido
Mas sem franquia por esse valor não vos parece demasiado bom em comparação com as outras ofertas???
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Pessoal, acho que anda ai muita confusão, uma coisa são franquias outra diferente são coberturas. Vejam estes exemplos:

Aluga carro com todas as coberturas e franquia de 500€
Se tem um pequeno acidente com culpa, o condutor é responsável até ao montante de 500€, ou seja, num acidente que origine um dano de 750€, o condutor paga 500€ e a seguradora paga 250€. Se o dano é de por exemplo 300€, então o condutor paga tudo e a seguradora não paga nada.

Quanto às coberturas, é preciso algum cuidado: O Seguro base oferecido é o que nos nossos carros costumamos chamar de seguro contra terceiros, ou seja, em caso de acidente por nossa culpa, o seguro cobre os danos causados nas outras pessoas, mas não cobre os danos do próprio veiculo. Ora, como o veiculo é alugado, em caso de acidente por nossa culpa, "somos" responsáveis pela reparação do veiculo que alugamos, no entanto, os seguros, mesmo os base, costumam ter CDW, que no fundo cobre também danos próprios em caso de acidente (com ou sem franquia).
No entanto, os seguros dos alugueres não abrangem outras coberturas, como é o caso dos vidros, pneus, pintura, roubo, delinquência, etc... ou seja, se alugam um carro, e por exemplo num estacionamento alguém dá um toque, amachuca só um pouquinho e segue viagem sem haver participação ao seguro, então a companhia pode exigir a vocês o montante da reparação. O mesmo acontece no caso de alguém vos partir um vidro, ou se por exemplo furarem um pneu...

Assim, e para os casos apresentados temos:
Entre a opção 2 e 3 as coberturas são iguais, por isso basta olhar para a franquia. Na opção 2 não existe franquia ao passo que na 3 existe reembolso, o que vai dar ao mesmo, logo a opção 3 é melhor pois é igual à 2 sendo que fica mais barata. ATENÇÃO, que existe uma pequena diferença que é: em caso de acidente na opção 2 a franquia NUNCA é aplicada ao passo que na opção 3 a franquia é aplicada e vcs têm de a pagar se for caso disso, o que existe é que o valor é depois devolvido pela AUTOEUROPE. Neste caso a autoeurope está a "vender" um seguro para cobrir o que o seguro não cobre, fá-lo é mais barato que a companhia de seguros "tradicional".

Agora entre o caso 1 e 3 não existe "comparação" monetária, pois têm coberturas diferentes. O caso 1 cobre "tudo" ao que o caso 3 só cobre danos próprios em caso de colisão (não cobre roubo, delinquência, etc...). Aqui é uma questão da pessoa decidir o que pretende e como se sente mais confortável.

NOTAS:
  • Na maioria das companhias é possível alugar pela net com cobertura base e depois ao balcão extender o seguro para cobertura completa. Por norma fica mais barato.
  • Pessoalmente escolho as coberturas conforme o sitio para onde viajo. Se vou para zona "segura" não escolho a cobertura completa, se por acaso vou andar em zonas "complicadas", então tento precaver-me... por exemplo, nas cidades espanholas existe o habito de empurrar o carro da frente quando se está a estacionar, ora isso pode significar que alguém me vai provocar danos sem eu saber, logo ai optaria pela cobertura completa.
  • Atenção que por vezes as pessoas têm seguros de viagem que cobrem franquias, danos em viaturas alugadas, roubos, etc... nestes casos não adianta extender o seguro do aluguer. Confirme se o seu seguro de viagem tem estas coberturas. E ATENÇÃO que por vezes não é preciso fazer seguro de viagem, pois os seguros tradicionais que temos já incluem esse seguro, nomeadamente seguros associados a cartões de crédito. As pessoas não têm noção que por vezes têm seguros a mais, ou seja, têm coberturas iguais em seguros/apólices diferentes, o que significa que estão a pagar a mais, pois em caso de sinistro só se pode activar uma apólice.
  • Leiam sempre as condições dos seguros e vejam quais as coberturas para não serem apanhados desprevenidos
  • Na hora de levantar o carro vejam bem se ele tem danos ou não, em especial a nível de chapa... nos últimos anos, como é fácil, além de apontar no papel da seguradora eu tiro sempre fotos aos danos do carro antes de pegar nele Nunca tive problemas com rent-a-cars mas não quero correr o risco de vir a ter, pois nem todos os funcionários são "honestos" No caso de aluguer sem franquia e com todas as coberturas, esta confirmação não é relevante.
  • Nos carros de gamas mais altas, se não tiverem cobertura contra pneus, vejam sempre a roda suplente, pois a jante é igual às rodas em utilização e nunca se sabe se anteriormente alguém (cliente ou rent-a-car) as trocou, e depois vocês é que pagam.

Espero ter ajudado
 
Top