Novidades

Milão-Norte Itália

dmoutinho

Membro Novo
Boa noite,

Estou a planear uns dias em Itália, chegada a 20 de Novembro a Milão e regresso dia 24 de Novembro.
Gostaria de fazer uma ida a Verona, Veneza Florença e terminar em Milão, passando pelo Lago de Garda.

Parece-me uma grande correria, mas será viavel?
E o que nos aconselham, utilizar comboio, ou aluguer de carro.?

Grato pela dica, tenho mesmo me despachar a tratar deste tema, e não sei por onde começar.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Um circuito demasiado ambicioso 4/5 dias, impossível não é, não vai é ver metade e aproveitar, eu optaria por escolher menos locais e viver mais cada um.

Carro vs Comboio - Em relação ao preço depende de quantas pessoas forem... A comodidade, já se sabe qual é... A meu ver o único contra de aluguer de automóveis em cidades é o estacionamento, acaba por sair caro, ou por ter de deixar o carro longe do centro. Eu sugeria:

Dia 1 (20/11) - Voo + Aluguer carro + Verona
Dia 2 (21/11) - Verona de manhã + Lago de Garda à tarde e ida para Veneza
Dia 3 (22/11) - Veneza
Dia 4 (23/11) - Manhã em Veneza + Tarde ida para Milão (Pode entregar o carro no dia antes, mas é ver se a diferença compensa em relação aos transportes entre Bergamo e Milão)
Dia 5 (24/11) - Milão + Voo Regresso

Se utilizar comboio em vez de carro, condiciona-o em relação aos horários, e em transportes, tire do roteiro o lago de garda...
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Dário,

antes de responder ao que penso, gostaria de colocar umas questões sobre o voos.
Qual o horário de chegada a Milão e depois qual o horário de partida de Milão para Portugal?
O voo é para Milão Malpensa?

Mas adianto já que a minha opinião é contrária à do Nuno Breia, a ter que retirar alguma localidade do percurso, eu nunca retiraria o Lago di Garda. :)

Cumprimentos
 

dmoutinho

Membro Novo
Um circuito demasiado ambicioso 4/5 dias, impossível não é, não vai é ver metade e aproveitar, eu optaria por escolher menos locais e viver mais cada um.
Carro vs Comboio - Em relação ao preço depende de quantas pessoas forem... A comodidade, já se sabe qual é... A meu ver o único contra de aluguer de automóveis em cidades é o estacionamento, acaba por sair caro, ou por ter de deixar o carro longe do centro. Eu sugeria:

Dia 1 (20/11) - Voo + Aluguer carro + Verona
Dia 2 (21/11) - Verona de manhã + Lago de Garda à tarde e ida para Veneza
Dia 3 (22/11) - Veneza
Dia 4 (23/11) - Manhã em Veneza + Tarde ida para Milão (Pode entregar o carro no dia antes, mas é ver se a diferença compensa em relação aos transportes entre Bergamo e Milão)
Dia 5 (24/11) - Milão + Voo Regresso

Se utilizar comboio em vez de carro, condiciona-o em relação aos horários, e em transportes, tire do roteiro o lago de garda...
Obrigado Nuno, de facto também me parece ambicioso demais ao que acrescento que é a minha primeira ida a Itália.
E pelo que começo a saber, o estacionamento é uma condicionante a ter em conta.
Tenho de começar a fazer o roteiro e preparar estadias.
Ainda volto aqui à carga.
Obrigado mesmo pelas dicas.


Olá Dário,

antes de responder ao que penso, gostaria de colocar umas questões sobre o voos.
Qual o horário de chegada a Milão e depois qual o horário de partida de Milão para Portugal?
O voo é para Milão Malpensa?

Mas adianto já que a minha opinião é contrária à do Nuno Breia, a ter que retirar alguma localidade do percurso, eu nunca retiraria o Lago di Garda. :)

Cumprimentos
Bom dia Nika, e obrigado.

O Vôo é Porto-Milão Bergamo, e somos duas pessas, chegamos Quarta Feira à 20h15.
Regressamos Domingo pelas 17horas
Assim sendo estava mesmo a pensar ficar a primeira noite em Milão e depois avançar para o Lago, Verona e Veneza.
Já percebi que ir a Florença será mais dificil.
Obrigado
 

dmoutinho

Membro Novo
Boa noite,

Grato pelas dicas.
De facto o que nos propunhamos fazer era um pouco doido demais.
Como somos dois, e para não andarmos a correr de um lado para o outro estamos a optar pelo seguinte:

Dia 0 - Chegada a Milão Via Bergamo, Quarta-Feira 20 de Novembro pelas 20h15 e transfer para Milão, onde ficaremos a dormir.
Dia 1 - Milão - Verona - Veneza
Saida de Comboio da parte da manhã para Verona. Visita a Verona durante o final da manha e tarde. Final da tarde saida de comboio para Veneza, para jantar e dormir em Veneza
Dia 2 - Veneza
Dia 3 Veneza-Milão : Comboio da parte da manhã para Milão.
Dia 4 - Milão e regresso às 17horas

Sendo este programa mais realista, quais as sugestões que nos podem dar?
Obrigado
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Dário,

de facto visitar também Florença é complicado. Mas a partir de Abril podem apanhar o voo Porto-Bolonha e fazer, por exemplo, um fim de semana prolongado - ida numa sexta e regresso num Domingo. No aeroporto de Bolonha existe um bus para a estação de comboios, onde podem seguir para Florença (a viagem é inferior a 1h).

Então a minha sugestão para esta viagem, no caso de optarem sempre por transportes públicos:

dia 20 - há um bus da Autostradale do Aeroporto para Milão (5 € p/ pessoa) - horários aproximados ao vosso voo: 20.45, 21.15 (demora 1 hora a chegar a Milão).

dia 21 - Eu não conheço Milão, mas provavelmente a visita não será muito demorada. Aconselhava irem no comboio das 14.05 (chega às 15.27) para Verona, assim ainda conseguiam ver a cidade de dia. Se reservado com antecedência o bilhete fica por volta de 19 € por pessoa.

dia 22 - Visita ao Lago di Garda: Bus LN026 de Verona para Sirmione (alguns horários: 08.10; 09.10 - a viagem demora cerca de 1 hora). Depois regresso a Verona (alguns horários: 16.10, 17.10, 18.10, 18.40, 19.10). Depois, comboio de Verona para Veneza ou Mestre (alguns horários: 18.29; 19.29, 20.29 - demora 1 hora a chegar). Se reservado com antecedência o bilhete fica por volta de 23 € por pessoa.

dia 23 - dia todo em Veneza

dia 24 - regresso de Veneza para Milão de comboio. Vi preços entre os 19 e os 39 € por pessoa, se reservados com antecedência.
Se chegarem cedo, podem dar mais umas voltinhas por Milão antes de tomarem o bus para o aeroporto.


Esta é uma opção.
Mas eu sugeria outra, alugar carro só nos 1ºs dias. Ou seja:


20 - chegada ao aeroporto e levantava o carro alugado. Nesta situação modificava-se o roteiro, não andavam para trás, podiam ir dormir a Verona ou a alguma localidade próxima do Lago. Estive a simular e encontrei preços de aluguer inferior a 60 euros pelo período que vou mencionar.

21 - dia para visitar o Lago di Garda (aconselho Sirmione em 1º lugar)

22- visita a outras localidades do lago da parte da manhã (por exemplo, Malcesine ou outra que apreciem) e Verona de tarde. Ao fim da tarde, sugeria então a entrega do carro e partida de Verona para Veneza ou Mestre (alguns horários: 18.29; 19.29, 20.29 - demora 1 hora a chegar).

23 - Visita a Veneza. E partida ao final do dia para Milão.

24 - Visita a Milão da parte da manhã. E depois bus para o aeroporto.

Este itinerário a mim parece-me mais interessante. :)
Claro que esta "programação" é apenas uma forma de dizer que é possível visitar quase todos os locais que pretendem. :D
Se precisarem de ajuda é só dizer ... especialmente em relação ao Lago di Garda porque há menos informação.

Espero não ter complicado. :p

Cumprimentos



dmoutinho disse:
Boa noite,

Grato pelas dicas.
De facto o que nos propunhamos fazer era um pouco doido demais.
Como somos dois, e para não andarmos a correr de um lado para o outro estamos a optar pelo seguinte:

Dia 0 - Chegada a Milão Via Bergamo, Quarta-Feira 20 de Novembro pelas 20h15 e transfer para Milão, onde ficaremos a dormir.
Dia 1 - Milão - Verona - Veneza
Saida de Comboio da parte da manhã para Verona. Visita a Verona durante o final da manha e tarde. Final da tarde saida de comboio para Veneza, para jantar e dormir em Veneza
Dia 2 - Veneza
Dia 3 Veneza-Milão : Comboio da parte da manhã para Milão.
Dia 4 - Milão e regresso às 17horas

Sendo este programa mais realista, quais as sugestões que nos podem dar?
Obrigado
Bem, enquanto eu escrevia a mensagem anterior, tu escreveste esta ... :D
 

dmoutinho

Membro Novo
Olá Nika, obrigado pela sua resposta!

Depois de muitas voltas à cabeça, acho que vamos optar por:
Quarta-feira - alugar carro no aeroporto e ir directamente para Verona;
Quinta-feira visitar a cidade e dar uma fugida ao Lago di Garda. À noite entregamos o carro e vamos para Veneza.
Sexta-feira visitaremos Veneza e ainda ficamos lá a dormir.
Sábado ao fim da manhã apanhamos 1 comboio para Milão. Ficamos com o resto do dia de sábado para conhecer Milão mais o domingo de manhã.

Acabamos por fazer um 'mix' das suas sugestões com o que tínhamos alinhavado...

Em relação a alojamento há algum hotel que recomende cuja relação qualidade/preço seja aceitável?

Desde já o nosso obrigado pela sua prestável colaboração!

Com os meus cumprimentos,

D. Moutinho
 

dmoutinho

Membro Novo
Bom dia,
Só para dizer Olá, e dar feedback do nosso planeamento:
Noite 1- Chegada a Bergamo, e vamos de automovel para Verona,onde ficamos a dormir.
Dia 1 - Verona, visita à cidade, e depois do almoço saida para Lago Di garda. Ao final da tarde saida para veneza, com entrega de automovel.
Dia 2 - veneza
Dia 3 - Veneza, saida ao final da manha, de comboio para Milão.Visita Cidade e dormida
Dia 4-Milão e Retorno

Agora vamos às marcações, automovel, hotel em Verona (Veneza, ficamos no que nos indicou -Paris), e Transporte de combio, Hotel em Milão,....ehehehehe

Até mais logo.
Dicas....Obrigado
Depois cá estarei para partilhar a boa experiência que me ajudaram a viver
 

Nika

Membro Conhecido
Olá!
Vou ficar a aguardar por essa partilha, especialmente pelas fotos do lago. :D
Em relação a hóteis em Verona não posso ajudar porque na viagem em que fui conhecer a cidade fiquei alojada perto de Pádua. E quando fui ao lago di Garda fiquei alojada em Sirmione.
Se tiver mais alguma questão em que possa ajudar, estou ao dispor.
Espero que se divirtam muito e façam boa viagem.

Cumprimentos
 

dmoutinho

Membro Novo
Nika. disse:
Olá Dário.

Como correu a viagem?
Olá Nika!

Peço desculpa pelo tardar da nossa resposta mas temos tudo mais ou menos relatado... só nos falta o ultimo dia!

Aqui vai:


Trouxe Itália no coração! São estas as últimas palavras que descrevem as nossas férias!

Dia 1
Chegamos a Itália/Bergamo por volta das 20h00! Fomos buscar o carro que tínhamos alugado (um Fiat 500) e dirigimo-nos para Verona! Com obras que encontramos na estrada acabamos por demorar um pouco mais a chegar ao hotel sendo que acabamos por fazer o check in às 23h00! Ficamos hospedados no Residence Hotel Castelvecchio (aqui) e de todo foi o que menos gostei e foi também o mais caro! A única vantagem deste hotel era sem dúvida a localização e o facto de apenas cobrarem 10€ para estacionarmos o carro.
Saímos para jantar mas a cidade dormia… Acabamos por comer 1 crepe junto ao hotel e depois decidimos o nosso itinerário para o dia seguinte.

DIA 2
Manhã em VERONA
Fomos visitar o Castelvecchio; a Ponte di Castel Vecchio; a Piazza Erbe; a casa de Romeo e Giulieta; a Arena di Verona e a Tomba di Giulieta!
Verona é uma cidade de gente jovem… As senhoras eram todas muito elegantes e o meio de transporte de eleição eram as bicicletas e as motas! As montras das lojas eram todas muito giras e decoradas com particular bom gosto! O que mais gostei nesta cidade foi de estar dentro da Arena… Pensar que a sua construção se deu entre os séculos I e III e que aquele anfiteatro tem capacidade para 30,000 pessoas, é de facto uma coisa megalómana!

De tarde fomos até SIRMIONE/LAGO DI GARDA
Sirmione é uma cidade de Verão… Tem inúmeros hotéis e restaurantes que estavam fechados precisamente por ser inverno, por isso torna-se numa cidade quase deserta nesta altura do ano! O tempo nesta tarde não ajudou sendo que estava muito frio e chuva, logo muito desconfortável para caminhar… Saímos por volta das 15h00 em direcção a Veneza Mestre!

Noite em VENEZA MESTRE
Chegamos ao fim da tarde; entregamos o carro e fizemos o check in no Hotel Paris (aqui) que fica a 3 minutos da estação de comboios! Saímos por volta das 19h00 e fomos a um bar, o ‘Soul Kitchen’ onde bebemos pela 1ª vez um Spritz! Pedimos um Spritz Aperol e um Campini sendo que um dos dois era um tanto amargo… A acompanhar trouxeram-nos uma taça com batatas fritas e 2 fatias de pão com mortadela e ali ficamos a apreciar o ambiente! Chovia lá fora e estávamos numa cidade desconhecida… Veneza Mestre é uma localidade com gente de muitas nacionalidades e caminhar por aquelas ruas pareceu-nos perigoso… Acabamos por comprar 1 kebab e jantamos no hotel! Ao contrário de outras localidades por ali não havia muitos restaurantes (pelo menos italianos).

O nosso hotel era simpático e a relação preço/qualidade era muito boa! Era pequeno mas acolhedor!



ITÁLIA, Dia 3




VENEZIA SANTA LUCIA

Veneza… Veneza é sinónimo de água mas também de beleza… Em Veneza não há avenidas, há canais! Em Veneza não há carros, há barcos e gôndolas! Em Veneza respira-se arte e história! Veneza encanta-nos pela sua razão de ser… Em cada viela vemos máscaras venezianas e os artesãos de cristal de Murano! Delicioso vê-los trabalhar… Os Gondoleiros apareciam em todo o lado com o seu típico chapéu de palha e fitas pretas, e as suas camisolas listradas em preto e branco! Senti-me no meio de um cenário… sentia que a qualquer momento podia ver correr à minha frente mercadores medievais! Veneza é sinónimo de comércio… 80% da população em Veneza são turistas! As lojas topo de gama (Gucci, Giorgio Armani, Ermenegildo Zegna, Emilio Pucci, Valentino, Prada, Dolce & Gabbana, Salvatore Ferragamo, Roberto Cavalli, Trussardi, Versace, Krizia, Etro, Miu Miu, Laura Biagiotti, Max Mara, Fendi, Moschino, Missoni, Brioni, Luxottica, Bulgari, Tod's e Louis Vuitton) estavam sempre com clientes, na sua maioria Orientais!
Para mim é a cidade mais romântica que já conheci e inigualável…

O nosso primeiro dia em Veneza foi assim… Apanhamos um comboio às 09h16 que demorou precisamente 10 minutos a chegar ao nosso destino: Venezia Santa Lucia! Fomos directos à Piazza San Marco. A caminho passamos no mercado de pexaria e depois a paragem obrigatória na Ponte de Rialto! Visitamos a Basílica di San Marcoe a praça! Depois bebemos um café no Hard Rock Café para reorganizar a nossa visita à cidade! Passamos no Museu Cívico de Correr; Café Floriano e nos Leões de S. Marcos. Passamos noPalácio Ducale e seguimos pela marginal até ao Arsenal; seguiu-se o Museu Histórico Naval e toda a zona de Gardini até à Bienal Internazionale de Arte!
Entretanto o Principesco tinha avistado o cacilheiro Português Trafaria Praia, que foi transformado numa obra total pela nossa artista Joana Vasconcelos, para a representação de Portugal na Bienal Internacional de Artes Plásticas de Veneza. Tivemos a excelente oportunidade de ver a exposição e sentir orgulho em sermos Portugueses!
Em seguida percorremos os jardins da Bienal e fomos até à zona das artes, paredes meias com o castelo e com o arsenal.
a3.bp.blogspot.com__m4exsubjX4A_UpS_wWkTs8I_AAAAAAAABTE_axuGPU544c7ab9b27a8d69fc153ed9cabd2700.jpg
Basicamente foi um dia passado a percorrer ruas e vielas nesta cidade tão cinematográfica que é Veneza! Ainda passamos em San Zaccaria; Stª Maria del Giglio; Teatro La Fenice; Ponte Dell’Academia; Campo San Barnaba entre outras! Entretanto paramos para beber mais um spritz e comer um arrolato!

À noite jantamos junto ao Grande Canal no ‘Riva del Vin’aqui!



a3.bp.blogspot.com__Sockz2y_M4Q_UpTAMnx2fuI_AAAAAAAABTM_OGW_wda647925b1917c5078d48a3dd780b879f.jpg


a3.bp.blogspot.com__qSRUNU9e0nI_UpTAM6pVlxI_AAAAAAAABTQ_bxMB1B706d0c0d2ac289cef11d03415daafd15.jpg


Veneza é a cidade do Amor!





ITÁLIA, Dia 4, Parte 1




Ainda em VENEZIA SANTA LUCIA

a2.bp.blogspot.com__uwNBfxgBu9M_UpTFpM3DSkI_AAAAAAAABTo_QRNCfq3db60e4bc9e66b0b306e46027676d34c.jpg
Ainda tínhamos mais uma manhã para visitar Veneza e assim o fizemos. Tínhamos planeado passear de barco não fosse a imensa chuva que caiu nesta manhã! As ruas ficaram inundadas (algumas intransitáveis) assim como a Praça de S. Marcos, que só mesmo com galochas apropriadas é que era possível atravessar! Contudo, a população local está preparada para a subida das águas e tendo em conta que estamos em época alta (das águas) havia estrados em todo o lado que rapidamente eram colocados pelas ruas de forma a possibilitar a passagem dos transeuntes! No dia anterior questionei-me de como seria a vida de quem vive ali, dado que a quantidade de turistas era avassaladora. Nesta manhã o cenário era significativamente diferente… Vimos crianças que iam para a escola; pessoas que faziam as suas compras do dia-a-dia, descobrimos lojas tipo supermercados, padarias e outras coisas que nos tinham escapado de véspera! Muito bom!!!




a4.bp.blogspot.com__pyLb5XuYgvA_UpTGOZ4xA_I_AAAAAAAABT0_kT6Qtcb889b9b4a97cd83a92d86d9e3bca3d52.jpg


Chegada a hora de partir apanhamos o comboio para Milão! Outro mundo…

Assim que tenha escrito o ultimo dia envio-lhe!

Obrigada mais uma vez Nika!
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
dmoutinho disse:
Sirmione é uma cidade de Verão… Tem inúmeros hotéis e restaurantes que estavam fechados precisamente por ser inverno, por isso torna-se numa cidade quase deserta nesta altura do ano! O tempo nesta tarde não ajudou sendo que estava muito frio e chuva, logo muito desconfortável para caminhar… Saímos por volta das 15h00 em direcção a Veneza Mestre!
Olá Dário!
Obrigada pela partilha. :) Agora fiquei triste porque não tiveram hipótese de conhecer a Sirmione da forma que eu a vi. :( Em Junho estavam hóteis, restaurantes e lojas, tudo aberto. E apesar de tantos turistas ainda deu para passear à vontade, conhecer tudo e fazer praia.
Ainda bem que simpatizaram com o hotel em Mestre.
E fico contente por terem gostado da Itália ... e pela frase "Trouxe Itália no coração!" ... desconfio que essa foi apenas a 1ª viagem. :D

Cumprimentos
 
Top