Novidades

México - Riviera Maya 2009

Sofia Nobre

Membro Novo
Boas!

Sou membro do portal há muito pouco tempo, no entanto considero-o já uma preciosa ferramente no tocante ao planeamento das minhas, ainda poucas, viagens. Por assim ser, considero justo também partilhar algumas memórias e fotos da minha viagem ao México - Riviera Maya em 2009, que poderão ser, eventualmente, úteis aos restantes membros e visitantes do portal.

Dia 1

Viagem pela White. Muito apertadinhos! Viagem muito longa, mais de 12h. Tivemos que parar em Santa Maria, Açores, supostamente para reabastecer... Viagem muito cansativa, pelo tempo e pelo desconforto provocado pela falta de espaço.

Chegada ao México, tudo dentro da normalidade, preenchimento de papelada, transfer para o Hotel (Riu Playcar). O guia era muito simpático, conhecia Portugal...

Chegada ao Hotel... aconteceu o que mais temia, esperava-o nos aeroportos mas aconteceu durante o transfer... E eu que tanto avisei os meus amigos e afinal foi-me acontecer a mim... hehe... desapareceu a minha mala! No Hotel foram tomadas todas as providências e cerca de 1h depois já tinha a minha mala intacta no meu quarto... por engano tinha ficado noutro Hotel antes do nosso.

Chegámos mesmo em cima da hora de fecho do buffet, julgo que já depois das 22h, portanto tivemos que ir até ao buffet junto á piscina e praia. Clima fantástico, temperatura da água fantástica!



Dia 2


Dia de explorar o Hotel. Começamos o dia com a reunião da praxe com o representante do operador no lobby do Hotel.

Decidimo-nos pelo parque Xcaret, Tulum e ida à CocoBongo e um dia de compras por Cancun. Prelos já não me recordo ao certo mas deve ter ficado tudo perto de 300 euros. Agora acho que fui roubada. Lool. Mas na altura era a primeira viagem e estava com alguns receios.


O dia foi passado na praia. Infelizmente tinha os tais sacos de areia que retiram muita da beleza à praia, pelo efeito estético essencialmente. :( Mas nada que atrapalhasse o nosso divertimento.

Almoçamos no buffet junto ao lobby, muita quantidade de comida e bebida, e muita variedade.

Alguns amigos utilizaram as motos-de-água... por 50 dls cada. Uii. Não foi coisa que atraísse.

Ah! O quarto... não tinha um ar muito luxuoso, para um hotel 5*, mas pelo que tenho visto das fotos de outros reports, está dentro da normalidade. Os meus amigos cheiraram as toalhas da casa de banho e disseram que cheiravam muito mal, julgo que falaram no mofo, depois disso decidi não experimentar cheirar Lool. Agora também já sei que esse cheiro pode ser normal nestes destinos, mas na altura... bahhh... paguei esta fortuna para ter toalhas a cheirar mal?! Lool.

Mas o quarto era diáriamente limpo e arrumado e nunca desaperecu nada... também nunca deixámos nada de importante fora das malas e do cofre. Mais vale prevenir. Também pelo sim, pelo não, deixei diáriamente uma pequena gorgeta para os empregados, e a verdade é que o nosso quarta estava sempre em melhores condições que os restantes.


Julgo que foi logo neste dia que fomos jantar ao Mexicano... não valeu nada! Horrivel. Depois disso fomos comer ao Buffet!

Dia 3

Ida a Xcaret. Simplesmente lindo! Fantástico, valeu cada cêntimo! Compramos o Plus, com tudo incluido, para o dia todo.

Snorkel nos rios subterrâneos... lindo... o material utilizado é que tinha um aspecto... pouco higiénico, riscado, manchado, enfim... mas ultrapassou-se! Tivemos direito a balneários, e cacifos.

Não há palavras para descrever aquela imensidão. Adorei todos os espetáculos, a praia artificial, a vegetação, a recriação do cemitério mexicano (muito giro mesmo).

Pago à parte fizemos uma actividade que não me recordo o nome mas era basicamente uma espécie de mergulho, mas andavamos de pé não com botijas mas com um capacete pesadissimo, vimos uns meia duzia de peixes, tiramos fotos e pagámos 50 ou 60 dls. Não valeu o dinheiro pago!

Almoço buffet enorme, muita quantidade de comida, peixe, marisco... uii marisco! Pensei, finalmente vou comer marisco... quando comei a comer... era doce! Loool. Almoçámos numa esplanada, em cima de uma espécie de falésica, em "cima" do mar.

Entramos numa espécie de viveiro com imensas borbuletas que poisavam em nós! Tirámos fotos lindissimas.

Vou destacando algumas coisas que ainda me estão mais frescas na memória, mas relativamente á oferta do parque podem verificar tudo no site do parque.

O último espetáculo, no anfiteatro é muito bonito!

Chegámos ao fim do dia, já bastantante tarde e não conseguimos ver tudo! Mais uma correria até ao hotel na tentativa de ainda apanhar o buffet aberto! Conseguimos, por pouco! :)

Os dias começavam sempre muito cedo, e quando chegava a noite... não aguentavamos, nem chegámos a usar a discoteca do resort! Viamos um pouco da animação/espetáculos no Hotel e caminha!

Dia 3

Dia passado no Hotel e na piscina. Este Hotel tem os famosos "bares aquáticos", na piscina, assim como jacuzzi (quer na piscina quer no spa).

Não há bar na praia (tem que se usar o da piscina), e as unicas sobras existentes são as das palmeiras.

Os empregados, na nossa opinião, eram maioritariamente pouco simpáticos, com ar de gozões! Aliás, já tinha lido num outro report alguém que também tem a mesma opinião, mas com experiência noutro hotel. O gerente era uam coisa... assim... de uma simpatia forçada, quase lambe botas... :p

Foi mais ou menos nesta altura que fomos informados, pelos nossos familiares que estavam em Portugal, que haviam noticias sobre a gripe suina! Ahh. Completamente desinformados, praticamente já só comiamos pizzas! Loool. Evitavamos tudo o que era carne... ! Loool.

Bem... mais... os copos usados na piscina tinham um aspecto... blark... (ok ok eu sou mto picuinhas no que toca a higiene)...

E as bebidas alcoolicas levavam muito sumo e muito gelo e pouco alcool! Á única coisa susceptivel de embebedar alguém eram as famosas tequilhas bum bum (shot). Muito forteeee! Hehe.

Num destes dias realizaram uma pequena feira com bancas de artesanato (com vendedores exteriores). Coisas muito bonitas. Atenção os preços dos recuerdos no México é muito elevado mesmo. Mesmo regateando, mesmo sendo ó país que é, não esperem pechinchas...se não regatearem então... Uiiii.

Segundo ouvi dizer o restaurante asiático era bom. Não cheguei a provar. :p

Dia 4

Toca a acordar bem cedo, é dia de ir até Tulum. Os acessos viários na zona são bons. os táxis são automoveis recentes, normamelnte vans equipadas com ar condicionado, bastante confortáveis, espaçosas.

Compramos a entrada à entrada do "parque", com a opção de ir de "comboio", em vez de ir a pé, pago à parte. As ruínas muito bem preservadas e com uma guia fantástica, de uma humildade e simpatia espetacular, como não chegamos a ver na restante estadia! Mereceu de todo a gorgeta dada pelo nosso grupo. :)

Nesse dia estava muito vento e a querer chover, portanto não chegámos a descer até à praia... fica para a próxima. Uma paisagem deslumbrante, sem dúvida.



Cá fora existem uma série de "lojas" muito rudimentares com muito muito artesanato, muito regateio, mas tudo muito carote. Acabei por fazer algumas compras, mas hoje não as teria feito lá. Para contrastar, existe lá uma loja/ourivesaria super luxuosa onde vendem prata mexicana, coisas lindissimas, uma espaço que contrastava de todo com o que se passava lá fora! Estranho! Loool. :D



Voltámos ao Hotel, almoço, tarde passada no Hotel. Á noite era dia de Cocobongo, em Praia Del Carmen. Julgo que pagámos 50 ou 60 dls. Entrámos logo, mas não nos deram mesa (?!) como já li (depois) aqui no portal. Grr. Estava atulhada de espanhóis que não respeitavam ninguém! Grrr. Como já tem sido aqui descrito, aquilo não tem nada a ver com as discotecas que conhecemos em Portugal, ali fazem-se uma série de espetáculos, espécies de musicais, etc, com os artistas pelo "ar", etc! Apesar de não ser uma grande apreciadora de discotecas, recomendo vivamente, e quando voltar ao México, voltarei certamente. Bebidas á descrição. :) Espaço enorme, mas acaba por ser pequeno para tanta gente. :)

Dia 5

Manhã passada no Hotel, à tarde foi dia de visitar Cancun.

A viagem foi um pouco atribulada, o taxista era uma personagem... hum... conduzia de forma muito sinistra, parecia que ia quase a dormir, aos S. Era o pessoal só a falar com ele para ver se ele não se deixava dormir, apesar de ele dizer que não tinha sono. Lool. Pedimos-lhe para nos levar a um locar onde pudessemos fazer compras (baratas), a nossa vontade foi feita. Mas levou-nos para uma parte da cidade mais antiga, mais pobre. Uma espécie de centro comercial fechado mas feito em barracas. Lol. Comerciantes que olhavam imenso para nós, bastante assédio, com ar duvidoso na sua maioria, e o taxista informou-nos para não nos afastarmos dele. Assim foi.

Depois, já noite, fomos até Cancun rica...hotéis, restaurantes, muito luxo!!! Muita imponência!! Espetáculo. :)

Dia 6

Dia passado no Hotel, aproveitamos para ´"gastar os últmos cartuchos" e conhecer finalmente o restante resort, pelo menos conseguimos ainda conhecer, salvo erro, o Lupita. Condições muito semelhantes ás nossas, no entanto o nosso era o único (conjuntamente com o Palace) que ficava em frente à praia. O Lupita, Playcar, Tequilha ficavam a uma distância relativa da praia.

Num dos dias em que ficámos no Hotel fomos até ao Banco Santander que existia no complexo Playcar (um condominio fechado com hoteis e vivendas luxuosas). Onde existia também um pequeno centro comercial, onde se podia comprar artesanato com um pouco mais de qualidade. Com o regateio normal.


Dia 7

Dia de regresso! Ohhhh. Snif.

Esqueci-me de referir que considerei quer a Riviera Maya quer Cancun relativamente seguros, e nas estradas existiam esquadras (que eram umas barracas) e os policias usavam metralhadoras (ou lá o que eram, sei que era armas enormes, tipo espingardas) Loool.




 
Top