Novidades

Madeira x Galiza

PauloBR

Membro Ativo
Olá, eu novamente por aqui a perturbar os amigos portugueses...

Eu gostaria de fazer uma enquete (ou é inquérito que se diz em Portugal?): Madeira ou Galiza?

O período que estou pensando é na 2ª quinzena de Junho ou 1ª quinzena de Setembro. Seria uma viagem de Porto Alegre (Brasil) a Lisboa, Sintra e depois à Madeira ou Galiza.

Sei que Madeira e Galiza cada uma tem seus encantos próprios, mas eu e a "patroa" estivemos conversando sobre esta possível viagem a Portugal. Pensamos que talvez nossa idéia inicial, de passar alguns dias entre Sintra e o norte de Portugal e depois uma semana na Galiza, pode ser "mais do mesmo". Quer dizer, como sabem, percorremos boa parte de Portugal em 2010, menos esta zona que eu falei...

Por outro lado, pensamos que talvez fosse melhor ficar uns poucos dias em Lisboa, apenas para visitar a zona de Sintra, e depois passar o resto das duas semanas na Madeira. Talvez a Madeira seja um destino melhor para o que estamos pensando, algo como 80% de "férias" e 20% de "viagem". Neste sentido, talvez passar pelo menos uns 10 dias na Madeira seriam bem melhores do que ficar uma semana na Galiza...

O que é que me dizem, Madeira ou Galiza? (indepentemente de questões "patrióticas"...)

Abraços!
 

HappyGirl

Membro Novo
Como vc mesmo falou ... cada um tem seus encantos próprios ;-) mas ....
Depende do q vc procura :D .... acho q para viagem "cultural" sej melhor ... norte de Portugal e Galiza .
Acho q Madeira é mais "parecida" com o Br ... :rolleyes: ... lidíssima , sem dúvida mas ....
Vc de Caminha pode atravessar para Galiza por Ferry boat ... é mto legal ;-)
Não entendi se vc conhece o norte de Portugal .... se não conhece ..... não tenho qq dúvida : Norte + Galiza !
Boas férias ;-)
:)
 

PauloBR

Membro Ativo
Como vc mesmo falou ... cada um tem seus encantos próprios ;-) mas ....
Depende do q vc procura :D .... acho q para viagem "cultural" sej melhor ... norte de Portugal e Galiza .
Acho q Madeira é mais "parecida" com o Br ... :rolleyes: ... lidíssima , sem dúvida mas ....
Vc de Caminha pode atravessar para Galiza por Ferry boat ... é mto legal ;-)
Não entendi se vc conhece o norte de Portugal .... se não conhece ..... não tenho qq dúvida : Norte + Galiza !
Boas férias ;-)
:)
Obrigado pelas sugestões.

Nós conhecemos boa parte do norte de Portugal: Porto e V. N. de Gaia, Vale do Douro até a Régua, Paredes (vale do Souza), Viana do Castelo, Guimarães, Braga, Montalegre, aldeias do Gerês no lado de Montalegre e Caldas do Gerês, estradas de Trás-os-Montes desde Montalegre até o Freixo, via Chaves, Valpaços, Mirandela e Vila Flor.

Se optarmos pela Galiza, a idéia é ficar uns dias em Sintra, uns dias em e Aveiro ou Coimbra e depoir ir para a Galiza.

Disseste que a Madeira é mais "parecida" com o Brasil quanto às paisagens ou também quanto ao clima quente? É que nós moramos no extremo sul do Brasil e não gostamos nem um pouco de calor excessivo...

Já agora, na Madeira os preços de hospedagem, alimentação, transportes, combustível são parecidos com os preços do continente ou são mais caros?

Um abraço!


 

LIGIA

Membro
Bom... De facto a Galiza está muito próxima de Portugal, quer em termos geográficos quer em identificação cultural (não é de hoje que os Galegos têm uma simpatia pelos Portugueses e identificam-se connosco mais até do que com os seus próprios compatriotas Castelhanos. Mas do que conheço da Galiza posso dizer que apesar que é diferente do Norte de Portugal. Por isso se optar por esta viagem penso que vai conhecer locais novos e culturas diferentes.
Quando fala em 80% férias está a referir-se a quê? Praia e descansao? Então a Galiza talvez tenha melhores condições, principalmente na zona de Sanxenxo e La Toja. E o marisco é muito bom!!!
Mas, e sendo Portuguesa tenho de votar na Madeira... primeiro porque é Portuguesa e no ano passado passou por uma situação muito dificil (não sei se tem conhecimento) e todos os turistas que a escolham como destino irão permitir que se volte a erguer! A MAdeira é uma pérola no Oceano onde vai encontrar hospitalidade, cultura, beleza Natural e uma excelente gastronomia. Se optar por ficar lá as duas semanas pode dar um salto a Porto Santo que tem excelentes praias!!
Boas escolhas e aguardo o próximo report pois é muito interessante conhecer o meu país através dos seus olhos!
 

LIGIA

Membro
Já agora os Açores também são uma excelente opção ainda que um pouco mais cara do que a Madeira ... é revoltante que fique mais caro viajar para as ilhas do próprio país do que para ilhas estrangeiras... enfim, é o país que temos!!
 

PauloBR

Membro Ativo
Bom... De facto a Galiza está muito próxima de Portugal, quer em termos geográficos quer em identificação cultural (não é de hoje que os Galegos têm uma simpatia pelos Portugueses e identificam-se connosco mais até do que com os seus próprios compatriotas Castelhanos. Mas do que conheço da Galiza posso dizer que apesar que é diferente do Norte de Portugal. Por isso se optar por esta viagem penso que vai conhecer locais novos e culturas diferentes.
Quando fala em 80% férias está a referir-se a quê? Praia e descansao? Então a Galiza talvez tenha melhores condições, principalmente na zona de Sanxenxo e La Toja. E o marisco é muito bom!!!
Mas, e sendo Portuguesa tenho de votar na Madeira... primeiro porque é Portuguesa e no ano passado passou por uma situação muito dificil (não sei se tem conhecimento) e todos os turistas que a escolham como destino irão permitir que se volte a erguer! A MAdeira é uma pérola no Oceano onde vai encontrar hospitalidade, cultura, beleza Natural e uma excelente gastronomia. Se optar por ficar lá as duas semanas pode dar um salto a Porto Santo que tem excelentes praias!!
Boas escolhas e aguardo o próximo report pois é muito interessante conhecer o meu país através dos seus olhos!
Olá, LIGIA, é um prazer falar novamente contigo!

Quando eu falei em 80% "férias" e 20% viagem, o que eu quis dizer é que nesta viagem gostaríamos de ficar mais dias em cada lugar, para conhecer melhor a região. Isto não significa nessariamente a praias. O "descansão" pode vir sob a forma de estar numa cidade qualquer, poder caminhar sem pressa pelas ruas, poder almoçar com calma e com muito vinho . Como estamos acostumados às praias do Brasil, que mesmo no Sul do país tem águas mais quentes do que as praias de Portugal e Galiza, não esperamos muito das praias por aí no que se refere à agua do mar...No ano passado, entre fim de Maio e início de Junho, estivemos uma semana na Praia da Rocha, e a água do mar estava gelada "de doer".

Sobre a Madeira, eu sei da tragédia que se abateu sobre a ilha no ano passado. Acompanhei tudo pela TV SIC (nós costumamos assistir quase todos os dias o "Jornal da Noite"). Eu lembro inclusive que na época eu manifestei o meu pesar aqui no Portal das Viagens. Aliás, tragédia semelhante ocorreu na Serra do Rio de Janeiro há alguns meses atrás. As causas foram muito parecidas: um fenômeno meteorógico incomum e a ocupação desordenada das encostas das montanhas...

(Eu não gosto de mariscos ou coisas deste tipo: dos "frutos do mar", eu só gosto de peixe, de preferência grelhado. Já a minha esposa gosta de camarões, lulas, etc., mas não de mariscos)


Quanto ao Report, pode deixar que se fizermos mesmo esta viagem, seja para a Galiza ou para a Madeira, pode deixar que é claro que farei um.

Um abraço!
 

LIGIA

Membro
Olá, LIGIA, é um prazer falar novamente contigo!

Quando eu falei em 80% "férias" e 20% viagem, o que eu quis dizer é que nesta viagem gostaríamos de ficar mais dias em cada lugar, para conhecer melhor a região. Isto não significa nessariamente a praias. O "descansão" pode vir sob a forma de estar numa cidade qualquer, poder caminhar sem pressa pelas ruas, poder almoçar com calma e com muito vinho . Como estamos acostumados às praias do Brasil, que mesmo no Sul do país tem águas mais quentes do que as praias de Portugal e Galiza, não esperamos muito das praias por aí no que se refere à agua do mar...No ano passado, entre fim de Maio e início de Junho, estivemos uma semana na Praia da Rocha, e a água do mar estava gelada "de doer".

Sobre a Madeira, eu sei da tragédia que se abateu sobre a ilha no ano passado. Acompanhei tudo pela TV SIC (nós costumamos assistir quase todos os dias o "Jornal da Noite"). Eu lembro inclusive que na época eu manifestei o meu pesar aqui no Portal das Viagens. Aliás, tragédia semelhante ocorreu na Serra do Rio de Janeiro há alguns meses atrás. As causas foram muito parecidas: um fenômeno meteorógico incomum e a ocupação desordenada das encostas das montanhas...

(Eu não gosto de mariscos ou coisas deste tipo: dos "frutos do mar", eu só gosto de peixe, de preferência grelhado. Já a minha esposa gosta de camarões, lulas, etc., mas não de mariscos)


Quanto ao Report, pode deixar que se fizermos mesmo esta viagem, seja para a Galiza ou para a Madeira, pode deixar que é claro que farei um.

Um abraço!
Pois eu esqueço-me que vens do Brasil... o país das mil e uma praias maravilhosas!!! Mas esse tipo de programa é sem dúvida possível fazer aqui em Portugal e na Madeira... e pronto, na Galiza também !!!! Se não gostas de Mariscos mas se é adepto de uma boa gastronomia a Madeira é um excelente sítio para ficar uns dias. Eu não ficaria 2 semanas aproveitaria para ficar em Sintra (um encanto...) e depois dar um salto a Coimbra como tinha dito anteriormente! Se no ano passado foi conhecer o Vale do Sousa, onde cresci, podia agora conhecer Coimbra terra que me acolheu e onde resido!!! E dar um salto a Aveiro comer uns ovos moles e dar um mergulho naquele mar fresquinho (se o mar da praia da Rocha estava gelada o que me ria se experimentassem esta água, de gelar até os ossos!!:devil:)
Mas agora a sério, seja o destino que escolher pode ter a certeza que fará a escolha certa!!!
 

PauloBR

Membro Ativo
Hum, acho que a Madeira vai ganhar...

Acabo de saber que o vice-presidente da TAP anunciou hoje, num fórum de turismo no Brasil, que a TAP vai fazer uma promoção para aumentar o turismo de brasileiros na Madeira. Atualmente, visitam o arquipélago um milhão de turistas ao ano, dos quais apenas cinco mil são brasileiros. Pela promoção, os brasileiros que comprarem o bilhete Brasil - Lisboa ida e volta, ganharão gratuitamente o trecho Lisboa - Funchal ida e volta.

Resta saber se no caso de bilhete prêmio, esta promoção também será válida.... Se for, não há dúvida: visitar a Madeira sem o custo do transporte áreo, certamente vai valer mais a pena do que ir para a Galiza

Vamos aguardar os acontecimentos....

Abraços!
 

Welelele

Membro Novo
Boas...

Eu já estive na Madeira, e nos Açores. Embora dos Açores não tenha conhecido quase nada, estive lá 3 dias, "de passagem".
A Madeira é lindíssima, é uma ilha com muita cor, com paisagens de se lhe tirar o chapéu, com uma gastronomia muito muito boa, e com umas tradições interessantes de se conhecerem. No entanto 10 dias acho que seja demais...Porque não opta por ficar uns dias no Continente, e apenas uma semana na Madeira?
Seja como for... ao ir à Madeira, tem que obrigatoriamente fazer aquela descida nas cestas...
 

PauloBR

Membro Ativo
Boas...

Eu já estive na Madeira, e nos Açores. Embora dos Açores não tenha conhecido quase nada, estive lá 3 dias, "de passagem".
A Madeira é lindíssima, é uma ilha com muita cor, com paisagens de se lhe tirar o chapéu, com uma gastronomia muito muito boa, e com umas tradições interessantes de se conhecerem. No entanto 10 dias acho que seja demais...Porque não opta por ficar uns dias no Continente, e apenas uma semana na Madeira?
Seja como for... ao ir à Madeira, tem que obrigatoriamente fazer aquela descida nas cestas...
Olá, Welele.

Se optarmos pela ida à Madeira, o plano é ficar uns dias na região de Sintra/Cascais, logo na chegada do Brasil e só depois ir para a Madeira, onde queremos ficar uma semana.

Muito legal (se diz "muito gira" em Portugal?) a descida nas cestas, acabo de ver uns vídeos no Youtube. Realmente, é um programa imperdível. Como é que se faz este passeio? Vai-se de autocarro até lá em cima e contrata-se uma dupla de "condutores" de cesta, é isto?

Na volta da Madeira, acho que uns bons dias em Lisboa seria muito bom. Já conhecemos Lsiboa, mas é uma cidade que gostamos muito e onde sempre tem alguma visita a fazer a algum sítio desconhecido.

Em Lisboa, um ótimo programa para encerrar a visita a Portugal seria passear durante algumas horas pelas ruas da Alfama, ao cair da tarde e apreciar o pôr de sol lá de cima.... Melhor ainda se logo depois, à noite, pudermos encontrar uma restaurante com um bom cantor ou cantora de fado. Alguma recomendação? Nós gostamos muito das vozes e dos estilos de Camané e de Ana Moura.

Um abraço!
 

Welelele

Membro Novo
Olá, Welele.

Se optarmos pela ida à Madeira, o plano é ficar uns dias na região de Sintra/Cascais, logo na chegada do Brasil e só depois ir para a Madeira, onde queremos ficar uma semana.

Muito legal (se diz "muito gira" em Portugal?) a descida nas cestas, acabo de ver uns vídeos no Youtube. Realmente, é um programa imperdível. Como é que se faz este passeio? Vai-se de autocarro até lá em cima e contrata-se uma dupla de "condutores" de cesta, é isto?

Na volta da Madeira, acho que uns bons dias em Lisboa seria muito bom. Já conhecemos Lsiboa, mas é uma cidade que gostamos muito e onde sempre tem alguma visita a fazer a algum sítio desconhecido.

Em Lisboa, um ótimo programa para encerrar a visita a Portugal seria passear durante algumas horas pelas ruas da Alfama, ao cair da tarde e apreciar o pôr de sol lá de cima.... Melhor ainda se logo depois, à noite, pudermos encontrar uma restaurante com um bom cantor ou cantora de fado. Alguma recomendação? Nós gostamos muito das vozes e dos estilos de Camané e de Ana Moura.

Um abraço!
Sim, "Muito gira", "Muito fixe", "Em grande"... Depende do contexto também :)
Sim, na altura aquilo parecia um "leilão" tinham lá várias cestas e condutores a pregoarem as suas capacidades.
Lá em cima tem um Restaurante muito bom também. Não me lembro do nome.

Em Lisboa, não posso ajuda-lo muito, gosto de Sesimbra... mas conheço pouco.
 

PauloBR

Membro Ativo
Sim, "Muito gira", "Muito fixe", "Em grande"... Depende do contexto também :)
...
Atenção que "muito legal", "legal" ou "que legal" são expressões típicas do sul do Brasil e quase não são usadas no resto do país .

Um carioca diria: "bacana" ou "muito bacana" e esta é a expressão que "está na moda" hoje em dia no Brasil.

Um abraço!


 

PauloBR

Membro Ativo
Olá a todos,

A Madeira venceu a disputa! Eu a "patroa" conversamos muito e consideramos as vantagens/desvantagens de cada destino, Galiza ou Madeira. Chegamos à conclusão que ir à Madeira será uma viagem bem diferente das que fizemos atá agora, nos últimos anos.

Claro que a região Centro de Portugal e a Galiza continuam nos nossos planos, mas vão ficar para outra viagem. Os principais atrativos que vemos nestes destinos são o aspecto cultural e o histórico, dos quais já tivemos uma boa "dose" no ano passado. Não é que nos fartamos deste tipo de atrativos, pois nós gostamos muito da nossa viagem por Portugal no ano passado.

Em relação à Madeira, é um destino diferente para nós, sem dúvida. Há quem ache a Madeira parecida com o Brasil, porém mesmo sem a conhecer em pessoa, eu não penso assim. No Brasil, os chamados destinos tropicais do nordeste tem um clima que para nós, que moramos no sul do país, é exageradamente quente. O clima da Madeira é exatamente o tipo de clima que preferimos: um pouco de calor no verão, mas sem exageros. Já com relação à geografia e relevo da Madeira, isto não existe no Brasil.

Dito isto, hoje eu emiti os bilhetes de Porto Alegre a Lisboa, com ida e volta ao Funchal. A ida ao Funchal será no início da viagem, vamos apenas fazer a conexão em Lisboa. Na Madeira, ficaremos por 9 noites. Como o nosso voo vindo de Lisboa chegará às 14:30, teremos um pedaço de uma tarde e mais oito dias completos. Penso que será um bom tempo para conhecermos a Madeira e ao mesmo tempo, descansar...

O hotel que escolhemos na Madeira é o Pestana Palms Aparthotel. Este hotel está muito bem localizado. Todos os quartos tem varanda com vista para o mar e contam com uma kitchenete. Em frente ao hotel, do outro lado da rua, existe um supermercado Pingo Doce. Isto é muito bom, pois assim poderemos, em alguns dias, comer alguma coisa na varanda do quarto, em frente ao mar e ao mesmo tempo economizar alguns Euros

Depois da nossa temporada na Madeira, ficaremos por 6 noites em Lisboa. Queremos alugar um carro por 3 dias e fazer diversos passeios pela região de Estoril, Cascais, Sintra, Óbidos e talvez Caldas da Rainha. Os dois dias restantes ficam reservados para passeios na própria cidade de Lisboa e também para algumas comprinhas...

Vou abrir tópicos específicos sobre a Madeira e a região de Lisboa.

Abraços!
 

ZoltanPluto

Membro Ativo
Ja tive em Ambos os sitios a galiza é bonita mas acho a Madeira superior!alias se preferires a Galiza tens que obrigatoriamente ir ao Gerês e depois segues de vigo para cima!mas eu preferiria a Madeira!
 
Top